BESSA GRILL
Início » Cidades » PMJP inaugura primeiro centro especializado no tratamento da dor na PB

PMJP inaugura primeiro centro especializado no tratamento da dor na PB

29/12/2012 15:00

O atendimento aos pacientes com dores crônicas, habitualmente oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de modo disperso, ganhou um centro especializado, o Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor). O prefeito Luciano Agra inaugurou a nova instalação nesta sexta-feira (28), no Complexo Hospitalar Tarcísio Burity, Mangabeira. Foram investidos cerca de R$ 600 mil nas obras.

Agra destacou que a instalação de um centro especializado representa mais um avanço na área da saúde, por parte da administração municipal. “Esse serviço já era ofertado, mas não de modo articulado. Agora temos essa integração e um local totalmente equipado e apropriado para atender aos pessoenses”, disse.

O projeto, que começou com dois profissionais, passará a contar com uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro.

O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor vai funcionar como um serviço regulado, ou seja, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico. A iniciativa para a existência de um espaço voltado a pacientes de dor crônica aconteceu em 2010, no Ambulatório da Dor, no Complexo Hospitalar Tarcísio Burity.

Para a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, o centro terá uma importante função social no tratamento dos pacientes. Segundo ela, a SMS conseguiu agregar, em um único espaço, tudo o que é necessário para quem sofre com dores crônicas. “Além da função de atendimento médico, o centro também tem função social, pois os pacientes não precisarão mais se deslocar, terão tudo concentrado em um só local”, afirmou.

 

 

 

 

da Secom