BESSA GRILL
Início » Cidades » O LIVRO “CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS” : Escrito por Rui Leitão

O LIVRO “CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS” : Escrito por Rui Leitão

20/11/2015 23:15

11222909_1477259012584996_2476001804344329197_nO LIVRO “CANÇÕES QUE FALAM POR NÓS” : Escrito por

Rui Leitão

Crônicas inspiradas nas letras de canções da MPB

A proposta é procurar acender a percepção para as mensagens que nos são oferecidas nas letras das músicas que formam o rico acervo do cancioneiro popular brasileiro. As letras inteligentes da MPB, que falam dos nossos sentimentos, sejam eles quais forem: alegria ou tristeza, encontro ou desencontro, saudade, esperança, otimismo, amor…, transformam poemas em canções, e sua conseqüente divulgação empresta a esses sentimentos um efeito coletivo. Através da música, quando necessário, são propostas transformações sociais com mobilizações políticas e educativas, que às vezes produzem verdadeiros hinos, constituindo-se em referências ideológicas ou culturais.

Um verso contido na letra de uma música, se bem analisado, tem uma mensagem rica que nos permite abrir os olhos para questões que nos afligem ou nos tocam mais profundamente o coração. Uma frase que o compositor coloca na letra de sua música, nos induz a viagens no mundo da imaginação e das sensações.

Neste trabalho foram selecionadas mais de duzentas canções que, de alguma forma, exerceram influência nos diferentes momentos históricos do país, tanto no seu aspecto de formação cultural, quanto no que dizem respeito aos discursos que revelam o pensamento político e sociológico transmitido nas suas letras. Os contextos sociais específicos permitem distintas interpretações ao tentarmos decifrar os textos nelas contidos. Entretanto, a análise crítica ajuda a identificar elementos implícitos nas entrelinhas que numa audição desinteressada temos dificuldade em perceber. O importante é estabelecer o diálogo entre o que se ouve e o que se pensa.

Não há como negar que muitas vezes as melodias conseguem expressar exatamente o que estamos sentindo. Em vários momentos da vida nos vemos reconhecendo na letra de uma música aquilo que gostaríamos de falar. A música exalta as paixões humanas, traduzidas em ritmo e poesia, ao descrever histórias e comportamentos. O canto popular brasileiro é a expressão mais autêntica dos sentimentos em toda a sua versatilidade, tanto no lamento quanto na comemoração, seja na nostalgia quanto na intensidade da vivência de prazeres, seja na declaração de amor quanto na angústia de uma decepção, seja na denúncia política quanto na exortação às lutas ditadas por idealismo. Enfim, “AS CANÇÕES FALAM POR NÓS”.
www,reporteriedoferreira.com  •Lançamento dia 09 de dezembro, às 20 horas, no Restaurante Picui Praia, no Bessa