BESSA GRILL
Início » Cidades » Morre aos 80 anos o médico Delosmar Mendonça, em João Pessoa

Morre aos 80 anos o médico Delosmar Mendonça, em João Pessoa

Médico foi uma referência na obstetrícia, além de professor de medicina e escritor.

19/07/2013 10:36

O médico Delosmar Domingos de Mendonça, de 80 anos, faleceu, na noite desta quinta-feira (19), no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa. Ele era Especialista em ginecologia e obstetrícia e irmão do ex-prefeito Domingos de Mendonça Neto, do ex-vereador Derivaldo Mendonça e pai do advogado Delosmar Mendonça Júnior, Francisco Manoel e Suy-Mey Mendonça.

Delosmar Mendonça foi superintendente da antiga Sucam no Estado e teve participação decisiva na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 1957, ainda estudante de medicina, buscou aperfeiçoamento profissional em cursos de extensão universitária e estágios acadêmicos no Instituto de Assistência e Proteção à Infância e na Casa de Saúde São Vicente de Paulo, em João Pessoa.

Obstetra formado pela Universidade Federal da Paraíba em 1961, o doutor Delosmar Mendonça era um desses raros tipos de homens que adquirem conhecimento e têm uma sede enorme de repassar para outros o que aprendeu na vida e nos bancos da academia.

Os feitos na vida de Delosmar Mendonça são invejáveis. Mais de 10 mil crianças da Paraíba vieram ao mundo pelas mãos do ‘velho parteiro’, que a Medicina moderna hoje chama de obstetra. Professor titular da cadeira de Obstetrícia da UFPB, ele era pós-graduado na área e teve dedicado quase meio século de vida ao ramo da Medicina.

O gosto pela leitura e o hábito de escrever veio de muito longe. Desde os tempos em que, ainda garoto e depois rapazinho, frequentava festas em João Pessoa e galanteava as moças através de bilhetes com sonetos. Dessa brincadeira passou a escrever para o jornal do colégio onde estudava e nunca mais parou.
Ele teve mais de mil pequenos trabalhos publicados na área médica e já escreveu cerca de 19 livros. Uma de suas obras, Obstetrícia – Protocolos de Diagnóstico e Tratamento – é adotado por diversas universidades, principalmente da América do Sul. O livro foi editado pela Editora Revinter, do Rio de Janeiro e distribuído em todo o País.

Da Redação com A União