BESSA GRILL
Início » Cidades » Hospital Geral de Taperoá já definiu agenda cirurgias eletivas para todo o mês de março

Hospital Geral de Taperoá já definiu agenda cirurgias eletivas para todo o mês de março

10/03/2014 19:08

 

H.TaperoáO Hospital Geral de Taperoá ‘Antônio Hilário de Gouveia’ já está com sua agenda de cirurgias eletivas definidas para este mês de março. Ao todo serão realizadas 80 cirurgias, sendo que destas, 50 serão cirurgias gerais e 30 serão exéreses, que são procedimentos utilizados para retirar uma parte ou a totalidade de um órgão ou tecido. A informação é da diretora da unidade hospitalar, Fátima Toledo. Ela destacou que esse é o número máximo de procedimentos cirúrgicos programados realizados mensalmente no Hospital.

Para março, existe o agendamento de laqueaduras, colecistectomias, histerectomias parciais e totais, postectomias e herniorrafias. Ela explicou ainda que a execução do cronograma de atividades está em dia e todos os procedimentos serão realizados na data prevista até o final do mês, seguindo a relação dos encaminhamentos tanto dos médicos que atendem no hospital como dos pacientes que vem à unidade através das Secretarias Municipais de Saúde. A espera do paciente pela cirurgia tem sido de, aproximadamente, 15 dias.

Segundo a diretora, ao procurar o Hospital, o paciente, seja ele encaminhado pela Secretaria ou alguém que espontaneamente procura a unidade em busca de uma consulta para a realização do procedimento, é acolhido por uma equipe multidisciplinar. “Quando o paciente passa pela triagem, pelo risco cirúrgico e está com os exames todos em ordem, então, ele tem o acolhimento da assistente social, das enfermeiras, nutricionistas e da psicóloga e logo tem sua cirurgia agendada”, disse Fátima.

Ela explicou que a internação do paciente acontece uma noite antes da realização do procedimento. Geralmente, eles chegam na segunda-feira, por volta das 17h, pernoitam, e na terça-feira passam pela cirurgia. “No início da manhã sempre acontecem as cirurgias mais demoradas e os casos mais simples são feitos no decorrer do dia”, acrescentou a dirigente, mostrando que até o momento tudo tem saído como programado e isso também tem sempre levado o Hospital a cumprir suas metas.

Vale lembrar que o Hospital de Taperoá presta assistência nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica Geral, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica e oferece mais de 19 tipos de intervenções cirúrgicas no âmbito do SUS em diversas especialidades. Além disso, a unidade hospitalar dispõe de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Ambulatório e presta atendimento de Urgência e Emergência; e Pronto Atendimento com médico de plantão 24 horas. A unidade, que integra a rede estadual de saúde e é administrada pelo Instituto Gerir, também atende demandas da região do Cariri paraibano, a exemplo dos municípios de Parari, Juazeirinho, Assunção, São José dos Cordeiros e Livramento.

Redação com Assessoria

 

 

Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)

Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830

e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br

Twitter: @Elianenews

Facebook: eliane.sobral.50