BESSA GRILL
Início » Cidades » Festa de São Sebastião em Alhandra; diversão para populares e visitantes neste final de semana

Festa de São Sebastião em Alhandra; diversão para populares e visitantes neste final de semana

18/01/2013 14:19

Alhandra

Parques de diversão, barracas de iguarias, apresentações culturais, shows musicais, brincadeiras folclóricas e várias competições de rua. Este será o cenário encontrado por diversos visitantes que se dirigirem ao município de Alhandra neste próximo sábado (19) e domingo (20) em função da realização da tradicional festa de São Sebastião do município. Realizada há mais de 40 anos, a festa tem o apoio da Prefeitura de Alhandra, que mesmo estando no início de uma nova gestão, garantiu os festejos para a população.

O prefeito da cidade, Marcelo Rodrigues (PMDB), que é filho da terra e reconhece a importância do evento tanto para os religiosos como para o desenvolvimento econômico local, disse estar honrando o que prometeu na época de campanha, valorizando, inclusive, os artistas locais. “Todo início de gestão é complicada, pois estamos chegando e precisamos colocar ordem na Prefeitura, mas fizemos um esforço especial e garantimos a Festa de São Sebastião para a comunidade e para todos os visitantes que devem aparecer na cidade”, destacou o prefeito, quemobilizou sua equipe da Secretaria de Cultura para garantir a comemoração.

De acordo com o secretário de Cultura de Alhandra, José Misael da Silva, a programação cultural deste ano terá início neste sábado (19), com apresentações culturais no período da tarde e da noite, além da presença de parques e barracas. No domingo a programação segue com as brincadeiras folclóricas durante o dia e os shows musicais à noite, no bairro do Oiteiro de Cima. Já a comemoração religiosa da festa, conduzida pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, sob o comando do pároco Jairo, teve início na sexta-feira, dia 11, com o Novenário. A realização de missas diárias relativas a São Sebastião acontece até o domingo (20), quando será realizada, a partir das 18h, a tradicional procissão, com saída da Igreja Matriz.

Programação

No sábado à tarde, acontece apresentação do grupo de maracatu de Alhandra, Pantera Nova, e à noite, a partir das 21h, os shows das bandas de Forró de Alhandra: Forró Pega e Não se Apega e Forró da Massa, e a banda de João Pessoa,Forró Bakana. Em seguida, à noite, haverá apresentação, a partir das 21h, com o grupo de capoeira de Alhandra, Birimbau Dourado, do Mestre Coloral, seguido pelos shows das bandas Geração e Forró da Xeta, de João Pessoa, com o DJ Silvio de Alhandra, intercalando as apresentações.

No domingo, a partir das 13h, as brincadeiras folclóricas movimentarão a festa com competições de quebra-panela, corrida de saco, pau de sebo, entre outras. À noite, haverá apresentação a partir das 21h, com o grupo de capoeira de Alhandra,Birimbau Dourado, do Mestre Coloral, seguido pelos shows das bandas Geração e Forró da Xeta, de João Pessoa, com o DJ Silvio de Alhandra, intercalando as apresentações. A maior parte dos artistas e bandas são de Alhandra.

Origem da festa

A Festa de São Sebastião – padroeiro dos militares, agropecuária, pestes e epidemias – teve origem no município de Alhandra há mais de 40 anos com a família do policial e pescador Gilberto Pereira do Nascimento, a partir da recuperação milagrosa da saúde de seu filho, Jurandir, com Dona Inácia. Jurandir nasceu com sérios problemas de visão. Na época, os médicos não conseguiram diagnosticar a doença e curar a criança.  Diante da situação do filho, que chorava sangue, Gilberto decidiu fazer, em segredo, uma promessa para São Sebastião: caso seu filho fosse curado, o pai faria uma festa para o santo todos os anos. O filho foi curado e até hoje a festa é realizada pela família.

 

Assessoria