BESSA GRILL
Início » Cidades »  Ex-Ministro Fernando Vilar,um dos fundadores do Conjunto dos Bancários morreu aos 69 anos 

 Ex-Ministro Fernando Vilar,um dos fundadores do Conjunto dos Bancários morreu aos 69 anos 

18/01/2018 11:34
Créditos: reporteriedoferreira.com.br

Faleceu nessa segunda-feira,15  em João Pessoa, às 2 horas da madrugada, em Manaira, vítima de Infarto fulminante, o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, também ex-presidente da Federação dos Bancários da Paraíba, Fernando Vilar, 69 anos.

De acordo com familiares, o corpo foi velado na Central de Velórios São João Batista até às 17h, quando o corpo foi trasladado  para Taperoá, onde ocorreu o  sepultado nessa terça-feira (16). Em sua terra Natal, o corpo ficou no prédio da Câmara de Vereadores da cidade para as despedidas e homenagens dos cidadãos, amigos e familiares.

Fernando Vilar pontificou na Justiça do Trabalho quando da fase de Juizes Classistas representando a categoria dos Bancários da Paraiba. Foi na fase dele como presidente da Federação dos Bancários que terminou constituído

Conjunto Residencial dos Bancários: O anonimato da História

Repórter Iêdo Ferreira e o Ministro Dr. Fernando Vilar

Há trinta e oito anos ( 39 )  era construído na zona sul de João Pessoa o Núcleo Habitacional do Bancários e tudo começou por esses dois homens Dr. Fernando Vilar à época Presidente do Sindicato dos Bancários e o Dr. Ariel Farias, Presidente da Cooperativa dos Bancários.

Os radialistas Iêdo Ferreira e Jair Santana ( de saudosa memória ) ambos trabalhavam na Rádio Correio da Paraiba e no Jornal ” O Nordeste ” foram os primeiros a serem contemplados com com imóveis do Conjunto Residencial dos Bancários, já que foram os responsáveis por todas as reportagens realizadas sobre a construção desse Conjunto residencial.

DR.FERNANDO VILAR, EM UMA RODA DE AMIGOS

Bancários é um bairro nobre localizado na zona sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

Sua fundação foi em 26 de abril de 1978. Apresentou vertiginoso crescimento na última década, despontando como uma das áreas de maior crescimento imobiliário da capital paraibana. É atualmente o reduto preferido da emergente classe média pessoense, segmento que vem crescendo a passos largos nos últimos anos devido as condições mais favoráveis da economia brasileira. Apesar de estar fora do eixo turístico da cidade, destaca-se pela localização privilegiada, próximo as principais universidades – UFPB E UNIPÊ – da capital paraibana. Conta com uma razoável infra-estrutura que melhora a cada dia com a implementação de novos e modernos estabelecimentos comerciais na principal avenida do bairro, a Sérgio Guerra, popularmente conhecida como “Retão dos Bancários”.

É considerado o melhor lugar da zona sul de João Pessoa para se morar, possuindo uma grande área de influência formada pelos bairros vizinhos de Jardim São Paulo, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Colibris, Castalo Branco, Mangabeira e Água Fria. Bancários possui ruas largas e arborizadas, constituídas de residências de padrão médio e também por um grande número de prédios, em sua maioria pequenos, que abrigam muitos estudantes universitários. Conta com várias instituições de ensino como Colégio Poligono Sul e Geo Sul entre vários outros estabelecimentos educacionais e comerciais.

Dr. LUIZ HUMBERTO , também participou da
Fundação do Conjunto dos Bancários.

O processo de Verticalização do Bairro dos Bancários

Nos últimos anos, o bairro dos Bancários experimentou um vertiginoso crescimento imobiliário. Esse crescimento extraordinário colabora para aumentar consideravelmente os preços dos imóveis locaizados no Bancários. Grandes empreendimentos imobiliários estão sendo implementados na região dos Bancários, sobretudo no vizinho bairro da Água Fria. Condomínios formados por prédios gigantescos começam a despontar no panorama do bairro, característica que até bem pouco era exclusiva dos bairros da orla da capital.

Pequeno Histórico

Inicialmente, o bairro foi ocupado por servidores da Caixa Econômica Federal, característica essa que implicou no nome do bairro e de algumas ruas, como a avenida Sérgio Guerra, principal dos Bancários.

Pontos de Encontro dos Moradores

Dr. OTINALDO LOURENÇO, fazia parte da equipe responsável pela fundação dos Bancários. Nos Bancários, existe ainda o Shopping Sul e a Praça da Paz que são conhecidos pontos de encontro dos moradores do bairro. A Praça da Paz oferece pista de cooper, academia de ginástica, playground, bares, uma pequena biblioteca (Sesi) e um anfiteatro. A construção desse importante equipamento comunitário ocorreu na gestão do ex-prefeito e atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. O espaço é destinado a prática de esportes e a apresentação de atividades culturais. A área antes era um terreno descampado e escuro.

DR. ARIEL FARIAS E O REPÓRTER IEDO FERREIRA.

Atividades Comerciais

Como já mencionado anteriormente, as atividades comerciais no bairro dos Bancários avançam a medida que o bairro cresce com a implementação/introdução de novos empreendimentos imobiliários. A constatação desse crescimento pode ser facilmente observada nas ruas do bairro, onde é visível a multiplicação de estabelecimentos comerciais, edifícios e de serviços. Um dos marcos na história da região sul da capital paraibana, aconteceu há pouco menos de cinco anos, quando a rede francesa de hipermercados Carrefour construiu uma confortável loja na entrada do bairro. O referido estabelecimento, acusado por muitos de engarrar ainda mais as vias de acesso ao Bancários (além de “puxar” a energia do bairro gerando apagões temporários), trouxe conforto e conveniência aos moradores da zona sul da cidade, que até bem pouco tinham de se deslocar até a zona leste para comprar num estabelecimento desse nível.

 

 

 

 

 

www.reporteriedoferreira.com Por  Wikipédia, a enciclopédia livre