BESSA GRILL
Início » Cidades » Carneiro Arnaud não paga parcela do 13º e causa revolta no Laureano

Carneiro Arnaud não paga parcela do 13º e causa revolta no Laureano

3/12/2019 02:49

O caos financeiro que tomou conta do Hospital Napoleão Laureano nos últimos tempos chegou ao bolso dos médicos, enfermeiras, técnicos e, enfim, de todo o quadro funcional da maior referência de combate ao câncer na Paraíba. A direção não pagou ainda a primeira parcela do 13º salário e causou uma revolta generalizada, uma vez que muitos fizeram planos com o dinheiro extra que recebem no fim de ano. A previsão, segundo uma fonte de dentro do hospital, é que, talvez, o pagamento ocorra nesta quarta-feira.

“Mas não é certeza que isso aconteça. Os comentários é que a direção fez um empréstimo de cerca de R$ 5 milhões para a compra de medicamentos e para o pagamento da primeira parcela do 13º. Mas ninguém diz nada, nenhum comunicado, daí os comentários pelos corredores são os piores possíveis”, confessou um servidor do hospital.

Os trabalhadores da iniciativa privada que não receberam a primeira parcela do 13º salário no meio do ano, teriam que receber a metade do abono de fim de ano até a última sexta-feira, dia 29. Por lei, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de novembro, mas como a dia este ano caiu num sábado, o depósito deveria ter sido antecipado em um dia.

“O 13º salário é uma obrigação para todas as empresas que possuem empregados, e o seu não pagamento é considerado uma infração (Lei 4.090/62), podendo resultar em pesadas multas para a empresa no caso de autuada por um fiscal do Trabalho. Para se ter ideia, o valor é de 160 UFIRs (R$ 170,25) por empregado, e esse é dobrado em caso de reincidência”, diz conta Fabiano Giusti, consultor trabalhista da Confirp Contabilidade, lembrando que é uma multa administrativa em favor do Ministério do Trabalho e que além dessa, dependendo da Convenção Coletiva da categoria, pode existir cláusula expressa retratando a correção do valor pago em atraso ao empregado.

www.reporteriedoferreira.com.br com fatospb