CAJAZEIRAS: Paróquia Nossa Senhora de Fátima se prepara para Coroação da Padroeira nessa sexta-feira (31)
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, se prepara para celebrar a Coroação da padroeira nessa sexta-feira (31).
Tendo como pároco o Padre Antônio Neto, a Matiz Nossa Senhora de Fátima é a igreja primitiva da cidade de Cajazeiras, onde, a partir dela, a cidade se desenvolveu até tomar as dimensões dos dias atuais.
Durante o mês de maio, que é dedicado a todas as mães e a Mãe de Jesus, Maria Santíssima, a Igreja Católica celebra com júbilo aquela que foi agraciada para ser a Mãe do Filho de Deus, concebida sem a marca do pecado original.
Maria, para os cristãos católicos, é a medianeira, aquela que conduz os seus filhos (no caso, os cristãos), para junto do seu diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual toda honra e toda glória são dadas por todos os séculos sem fim. Jesus, o nome lindo, maravilhoso.
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal. São muitos os adjetivos para se tentar humanizar o Divino Pai Eterno, porém, seja de qual credo for, toda língua proclama que Jesus é o Senhor e todos os joelhos se dobram nos Céus, nas Terras e nos Infernos.
Na noite desse domingo (26), o vigário paroquial, Padre Janduí de Sá, foi quem presidiu a celebração da Santa Missa na Matriz Nossa Senhora de Fátima, uma vez que o pároco, Padre Antônio Neto, estava ausente em virtude das festividades alusivas ao seu aniversário.
O Anjo e as três Marias
Nesse mês Mariano, todas as noites são escolhidas três mulheres com o nome Maria, que representam, conforme a narrativa bíblica, as três Marias que estiveram os pés da Cruz durante a Paixão de Cristo. Essas escolhidas fazem a procissão de entrada. As três Marias levam uma vela, o Terço e rosas que são depositas aos pés de Nossa Senhora de Fátima. Também existe uma criança, que pode ser do sexo masculino ou feminino, que representa o Anjo Gabriel, responsável pelo anúncio da Boa Nova à Maria.
Podemos considerar para a resposta estes três nomes.
- Primeira Maria: Maria Mãe de Jesus.
- Segunda Maria: Maria Mãe de Tiago e José.
- Terceira Maria: A Chamada Maria Madalena.
Texto bíblico que facilita a compreensão:
No evangelho de João 19,25 encontramos:
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe (Maria), a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”. (Jo 19,25).
Só Deus basta
A proclamação do evangelho desse domingo teve como texto bíblico o livro de João, capítulo 14, versículos do 23 ao 29, que traz a narrativa em que Jesus afirma que se alguém O ama, guardará a Sua Palavra, e o seu Pai o amará, e nós viveremos e faremos Nele a nossa morada. Quem não ama ao Cristo, não guarda a sua palavra. E a palavra que escutais não é Jesus, mas do Pai que O enviou.
Nesse contexto, o padre Janduí durante sua homilia fez uma breve explanação sobre a mensagem que Cristo quis transmitir nessa passagem.
“Só Deus basta. Nada e nem ninguém é como Deus. Nós só teremos a paz se nos entregarmos ao Cristo. Ele nos dar a verdadeira paz e não uma paz emposta pelos homens da terra. Então, irmãos, creiam nisso: só Deus basta. Ele é o centro de nossas vidas e só nEle alcançaremos a verdadeira paz. Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida possa guiar os nossos passos rumo aos céus”, disse o padre Janduí.
Consagração à Nossa Senhora
Antes da bênção final, é feita a consagração à Nossa Senhora de Fátima, onde os fiéis entoam um Canto Mariano próprio para o ato.
Coroação de Nossa Senhora de Fátima
Está acontecendo todos os dias a novena preparatória para a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, que acontece com uma grande celebração solene na próxima sexta-feira (31), encerrando, assim, as festividades do mês Mariano.
O Padre Antônio Neto e o Padre Janduí convidam todo o povo de Deus para se sentirem convidados a participar da festa. Durante a semana, todas as noites haverá a celebração da Santa Missa, da novena e na parte externa quermesses com venda de comidas as quais com a renda arrecadada será usada para ajudar nos custeios da igreja e das obras sociais desenvolvidas pela mesma.
A celebração ocorre a partir das 19h00 no dia 31 de maio.
Sinta-se acolhido e amado por Jesus e pela Virgem Maria para juntos participarmos dessa grande noite de louvor e adoração ao Divino Pai.
www.reporteriedoferreira.com.br paraíba10