BESSA GRILL
Início » Cidades » Ator Zezé Tonezzi segue em estado crítico cinco dias após acidente

Ator Zezé Tonezzi segue em estado crítico cinco dias após acidente

Pressão foi estabilizada pelos médicos, diz boletim do Hospital Mário Gatti. Artista foi atropelado por um ônibus quando seguia para o teatro no dia 11.

17/07/2012 07:31

Cinco dias após o atropelamento que levou o ator, diretor e professor universitário Zezé Tonezzi para a UTI do Hospital Mário Gatti, em Campinas (SP), ele permanece em estado crítico, conforme informações do  boletim médico, divulgado às 18h desta segunda-feira (16). A pressão arterial do ator está estável desde o domingo (15), devido ao uso de medicamentos, mas ele continua em coma.

Na sexta (13), o hospital informou que foi implantado um cateter no paciente para controlar sua pressão intracraniana. O ator, desde então, foi mantido sob efeito de sedativos, que foram suspensos segundo o boletim de domingo. Ele é alimentado pelo uso de sondas.

O acidente
O motorista do ônibus que atropelou o ator e professor da Universidade Federal da Paraíba relatou à polícia que seguia pela via quando viu a vítima andando sobre uma mureta às margens da avenida. Ele diz que buzinou para alertá-lo e Zezé se assustou e pulou para a pista. O condutor do coletivo não conseguiu desviar. Os bombeiros foram chamados para fazer o resgate do ator, que foi encaminhado para o pronto-socorro do hospital, onde foi estabilizado e encaminhado à UTI.

O filho de Tonezzi questionou a versão dada pelo motorista de ônibus envolvido no atropelamento do seu pai. Segundo Gabriel Selawa Pereira, de 18 anos, o ator não estava em uma mureta no momento do acidente, como foi relatado para a polícia pelo condutor.

“Achei injusto o que o motorista disse”, desabafou. Gabriel afirmou que acompanhava o pai no momento do acidente e, segundo seu relato, Zezé estava na faixa de pedestre quando foi atropelado, e não em uma mureta, como foi registrado no boletim de ocorrência. Apesar disso, ele afirmou que não culpa o motorista pelo acidente.

Zezé Tonezzi, ator de Campinas, vítima de atropelamento (Foto: Arquivo/ EPTV)Zezé Tonezzi durante entrevista à EPTV
(Foto: Arquivo/ EPTV)

O artista
José Tonezzi é ator, diretor e pesquisador, formado pela Faculdade de Artes Cênicas da Unicamp. O artista iniciou a carreira com um grupo de teatro amador e estreou na peça “Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues. Durante vários anos encenou na peça “Diário de um Louco”, de Nikolai Gogol, e chegou a fazer turnê pela Itália.

Em 2003, o ator lançou um livro baseado em sete anos de pesquisa e experiências com o teatro no tratamento de afásicos, pessoas que desenvolvem problemas de linguagem após lesões cerebrais. O trabalho inédito foi complilado na obra “Distúrbios de Linguagem e Teatro: o Afásico em Cena”, que reconta também experiências pessoais do ator. Atualmente, Tonezzi leciona na Universidade Federal da Paraíba.

 

Fonte G1PB