BESSA GRILL
Início » Cidades » 254ª Romaria de Nossa Senhora Penha sai neste sábado (25) de Jaguaribe, em João Pessoa

254ª Romaria de Nossa Senhora Penha sai neste sábado (25) de Jaguaribe, em João Pessoa

25/11/2017 05:16

Esquema de segurança da Romaria da Penha 2017 conta com 610 policiais, em João Pessoa

A Polícia Militar da Paraíba divulgou no fim da manhã da última segunda-feira (20) o esquema de segurança para a 254ª Romaria de Nossa Senhora Penha que sai no sábado (25) de Jaguaribe, em João Pessoa, até a Penha. Vão ser 610 policiais empregados na segurança dos romeiros, além de 18 cavalos, quatro cães e drones.

Ao longo dos 14 quilômetros, 55 carros e 18 motocicletas da Polícia Militar vão acompanhar os fieis. No percurso vão ter 18 pontos de observação policial e três plataformas elevatórias para os policiais observarem a multidão.

A PM acompanha a romaria desde o começo, previsto para as 22h do sábado, e a operação segue até as 17h do domingo (26). A concentração da Romaria da Penha é na Igreja de Lourdes em Jaguaribe e corta a cidade de João Pessoa até o Santuário da Penha, na praia da Penha.

Arquidiocese da PB revela programação da 254ª Romaria da Penha

A programação começa com o Tríduo (três noites de celebração) em Honra e Preparação para a Romaria

A maior Romaria da Paraíba completa 254 anos em 2017 e deve levar novamente dezenas de milhares de fieis para as ruas de João Pessoa na noite do dia 25 de novembro. Este ano, o tema da Festa e da Romaria de Nossa Senhora da Penha é: “No Sim de Maria, Deus restaurou a criação. Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”.

 

A programação começará com o Tríduo (três noites de celebração) em Honra e Preparação para a Romaria. Será no Santuário localizado na Praia da Penha, em João Pessoa.

 

Primeira noite: dia 22 (quarta-feira), às 18h30, terá o Terço Mariano. Às 19h15: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, da Santinha (localizada na rua que dá acesso ao Santuário) até o Santuário. E às 19h30 vai começar a Celebração Eucarística. Tema da noite: “O Sim de Maria”. Abertura da programação festiva às 20h30 com a encenação do Auto da Penha.

 

Segunda noite: dia 23 (quinta-feira), às 18h45, terá o Terço Mariano. E às 19h30 terá início a Celebração Eucarística. Tema da noite: “Deus restaurou a criação”. Apresentação de grupos culturais às 20h30. E às 22h vão ser realizados shows com artistas regionais.

 

Terceira noite: dia 24 (sexta-feira), às 18h45, terá o Terço Mariano. E às 19h30 vai começar a Celebração Eucarística. Tema da noite: “Viver em comunhão e preservar o meio ambiente”.

 

Dia da Romaria: 25 (sábado), às 6h, terá o Ofício de Nossa Senhora. Às 12h: chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha no Santuário (a imagem vai passar a manhã, fora do Santuário, sendo preparada para ser colocada no andor), seguida de Oração do Ângelus e Catequese Mariana. 16h: Oração do Santo Terço. 17h: carreata de Nossa Senhora da Penha, que vai levar a imagem da Santa da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital, de onde, às 22h, começa a Romaria de Nossa Senhora da Penha. A Bênção de Envio dos Romeiros deverá ser feita pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. O percurso será o mesmo do ano passado. Às 22h, no Santuário, terá uma Noite de Louvor.

 

Domingo: dia 26, às 4h (previsão de chegada da Romaria): Celebração Eucarística campal presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

 

www.reporteriedoferreira.com.br