BESSA GRILL
Início » Cidades » 1 de 13 Registro de pré-candidatura para conselheiros tutelares de Alhandra já pode ser feitos

1 de 13 Registro de pré-candidatura para conselheiros tutelares de Alhandra já pode ser feitos

As eleições acontecem no dia 19 de maio. Serão eleitos cinco membros através do voto direto

15/04/2013 12:28

A prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Ação Social, já publicou o edital para a escolha dos cinco membros que formarão a chapa para dirigir o Conselho Tutelar do município. As eleições ocorrerão no dia 19 de maio onde serão escolhidos os conselheiros tutelares que serão encarregados de zelar pelos direitos da criança e do adolescente no âmbito municipal. O edital foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura, no dia 08 de abril. As inscrições para pré-candidatura começaram hoje (15) e vão até a próxima sexta-feira (19), na sede da Secretaria de Ação Social do Município.

O conselho da Criança e do Adolescente de Alhandra foi criado no mês de março, em reunião realizada pela secretária de Ação Social, Nadjane Almeida, que contou com a participação dos representantes das secretarias de educação, saúde, esporte e cultura, membros da igreja católica, evangélica e comunidade espírita, além de representante do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar – Sintraf. Para Nadjane Almeida, o conselho da criança e do adolescente de Alhandra, criado pela secretaria de ação social, vai formular políticas públicas que beneficiam essa parcela da população. “A secretaria teve urgência em lançar o edital para a escolha dos cinco membros que farão um trabalho direto com as crianças e jovens de Alhandra. Vamos realizar um pleito onde os cidadãos alhandrenses irão escolher os representantes”, disse a secretaria, ressaltando a importância da democracia na atual gestão.

O conselheiro tutelar tem o papel de ser porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Serão eleitos cinco membros através do voto direto da comunidade, para mandato de três anos. Os interessados poderão solicitar o registro de pré-candidatura se atender aos seguintes requisitos: Reconhecida idoneidade moral; idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há pelo menos dois anos; estar em gozo dos seus direitos políticos; Possuir reconhecida experiência na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, há pelo menos dois anos, comprovada mediante declaração de uma entidade devidamente inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e possuir, no mínimo, o 1º grau completo.

A eleição será realizado no dia 19 de maio, no horário de 8 às 17h. Na localidade de Alhandra haverá urnas para votação na Câmara Municipal dos vereadores e na Escola Municipal Zélia Correia do Ó. Em Mata Redonda, será disponibilizada uma urna na Escola Alfredo José de Carvalho. O conselho de Direito publicará o resultado final da eleição no dia 27 de maio através do edital que será divulgado.

Para mais informações sobre o processo público de escolha dos conselheiros tutelares, os interessados devem ir até a sede da Secretaria de Ação Social de Alhandra, na Rua Carlos Soares s/n, loteamento Bela Vista, Centro, no horário das 8h às 13h.

 

Veja abaixo, tabela com locais e números de seção para a eleição de escolha dos conselheiros tutelares:

 

ALHANDRA

LOCAL: SEÇÕES
Câmara Municipal 107ª – 1ª – 2ª – 3ª – 4ª – 5ª – 6ª – 7ª – 8ª – 10ª – 11ª – 12ª – 95ª – 135ª – 13ª – 15ª – 19ª – 101ª – 112ª
Escola Municipal Zélia Correia do Ó 141ª – 14ª – 16ª – 17ª – 18ª – 99ª – 125ª – 20ª – 21ª – 9ª – 110ª – 162ª – 175ª – 176ª – 178ª – 179ª

MATA REDONDA

LOCAL: SEÇÕES
Escola Alfredo José de Carvalho 22ª – 23ª – 25ª – 108ª – 170ª – 24ª – 119ª – 131ª – 137ª – 155ª

                                                             Fonte: Diário Oficial de Alhandra

Assessoria