BESSA GRILL
Início » A A » NASCE “ALCOÓLICOS ANÔNIMOS” : Há oitenta anos

NASCE “ALCOÓLICOS ANÔNIMOS” : Há oitenta anos

15/11/2016 17:09

NASCE “ALCOÓLICOS ANÔNIMOS”

bolo_aniversario-aa-essaNo dia 10 de junho de 1935, o Dr. Bob tinha agendada uma cirurgia no City Hospital de Akron, onde trabalhava; Bill observou que ele não teria condições de segurar o bisturi devido à tremedeira e ofereceu-lhe uma garrafa de cerveja. A operação foi bem sucedida e aquela cerveja foi a última bebida alcoólica que o Dr. Bob tomou.

Embora tenha havido outras datas importantes na historia de A. A., devido a este fato, é de acordo geral que Alcoólicos Anônimos começou lá, em Akron, no dia 10 de junho de 1935.

No dia seguinte, o Dr. Bob propôs a Bill trabalharem juntos ajudando outros alcoólicos.

 

Após um tempo de trabalho, Bill e Dr. Bob se encontraram em Akron e avaliaram os resultados do movimento: contabilizaram uns quarenta casos de sobriedade, incluindo eles próprios – Bill três anos e Dr. Bob dois anos e meio. Entenderam que o resultado era animador e prenuncio de uma reação em cadeia e “possivelmente um dia poderia atingir o mundo inteiro”.

 

Deduziram que o programa de recuperação, que tinha sido aperfeiçoado durante esse tempo funcionava, e se perguntaram: “como pode essa experiência ser compartilhada e a mensagem difundida? Consideraram então, que deveriam pôr no papel seus métodos; escrever um livro para servir como texto básico e contar a historia e as experiências dos primeiros tempos da Irmandade e, sem distorções, levasse aquela mensagem aos lugares onde não poderiam ir pessoalmente. Ao saber disso, os membros e amigos aprovaram a ideia de se escrever o livro.

www.reporteriedoferreira.com