BESSA GRILL
Início » A A » Difusora Rádio Cajazeiras completa 50 anos, Câmara Municipal presta homenagem

Difusora Rádio Cajazeiras completa 50 anos, Câmara Municipal presta homenagem

18/09/2019 19:10

dif
A câmara municipal de Cajazeiras  realizou no sábado ( 31 )  sessão especial em comemoração ao aniversário de 50 anos da Difusôra Rádio Cajazeiras,  comemorado no dia 31 de Maio de 2014. A propositura foi  do presidente da casa Nilson Lopes Meireles Filho (Nilsinho) que justificou a homenagem como um agradecimento a todo serviço prestado pela emissora nesse meio século de existência.Durante a sessão foram  prestadas várias homenagens, dentre elas, ao empresário José Cavalcante, como também a outras figuras importantes que fazem parte da história da rádio que é a “pioneira” da cidade.

Ermerina  de Souza Assis,  filha de Mozart  de Souza  Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira.

Ermerina  de Souza Assis,  filha de Mozart  de Souza  Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira. A solenidade de homenagem  contou com todo corpo atual de funcionários da emissora, como também, como nomes que já passaram com grande sucesso pelos microfones da Difusôra em outrora, a exemplo do primeiro funcionário da empresa o radialista e jornalista Iêdo Ferreira, que com oito anos de idade começava a trabalhar na difusora, quando alto-falantes e aos 10 anos de idade na função de sonoplasta colocava a Rádio no ar pela primeira vez juntamente com Paulo Roberto da Silva ” Jiquiri “,  Mozart de Souza Assis ( proprietário ) Jessé de Souza Assis ( irmão e diretor) José Adegildes Batos ( diretor ) José Nilton Alcântara, Rubens Farias de Albuquerque, José Gonçalves, Antonio Augusto de Albuquerque, Maria José Lima, Lacy Nogueira, Maria Amélia, Iracy Alves, José Freire ( transmissores ), Mailson da Nóbrega (Ministro ), Walter Cartaxo, Pedro Gomes.A sessão solene na Câmara Municipal de Cajazeiras, teve inicio às 18h30  e todo o espaço físico daquele poder legislativo foi tomado por autoridades e convidados.
 

JORNALISTA E RADIALISTA IÊDO FERREIRA SENDO ENTREVISTADO

 

Conheça um pouco da história da Difusôra Rádio Cajazeiras.  Foi ao ar pela primeira vez em 05 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de  Cajàzeiras,  no alto sertão da Paraíba. Foram quase 36 anos até que em 19 de março de 1964 fosse posta em prática a ideia de estender a Difusora para uma estação de rádio, para que mais pessoas pudessem escutar seu som e sem sair de casa. Depois de fase experimental, em 31 de maio de 1964 nascia a Difusora Rádio Cajazeiras. Naquela época, contava com um transmissor de 250 watts, prefixo ZYJ-022 e operava na freqüência AM (modulação por amplitude) 1540 kHz.

FUNDADORES DA DIFUSORA RADIO CAJAZEIRAS: JOSÉ ADEGILDES BASTOS, IÊDO FERREIRA E FRANCELINO SOARES

IRACY ALAVES PRIMEIRA CONTROLISTA MULHER DA DIFUSORA RADIO CAJAZEIRAS. ATUALMENTE RESIDE NA RUA DR.COELHO EM CAJAZEIRAS.

Iêdo Ferreira-José Adegildes Batos e Francelino Soares ( Todos fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras )O tempo foi passando, o público ouvinte começou a aumentar e a potência do transmissor também. De 250 watts, passou para 1.000, depois para 10.000 e finalmente para 20.000 watts (20 kW), prevalecendo essa potência até hoje, expandindo o som da emissora por boa parte do estado e algumas cidades do CE, RN e PE, próximas à divisa com a Paraíba. Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a frequência.O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais. A frequência saiu de 1540 kHz e foi para 1070 kHz, ainda em AM. A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir ao vivo direto de Brasília o início da Assembleia Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.

www.reporteriedoferreira.com.br