Início » A A » Difusora Rádio Cajazeiras completa 50 anos, Câmara Municipal presta homenagem

Difusora Rádio Cajazeiras completa 50 anos, Câmara Municipal presta homenagem

30/05/2018 00:10 136 views

 

dif
A câmara municipal de Cajazeiras  realizou no sábado ( 31 )  sessão especial em comemoração ao aniversário de 50 anos da Difusôra Rádio Cajazeiras,  comemorado no dia 31 de Maio de 2014.A propositura foi  do presidente da casa Nilson Lopes Meireles Filho (Nilsinho) que justificou a homenagem como um agradecimento a todo serviço prestado pela emissora nesse meio século de existência.Durante a sessão foram  prestadas várias homenagens, dentre elas, ao empresário José Cavalcante, como também a outras figuras importantes que fazem parte da história da rádio que é a “pioneira” da cidade.

Ermerina  de Souza Assis,  filha de Mozart  de Souza  Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira.


Ermerina  de Souza Assis,  filha de Mozart  de Souza  Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira. A solenidade de homenagem  contou com todo corpo atual de funcionários da emissora, como também, como nomes que já passaram com grande sucesso pelos microfones da Difusôra em outrora, a exemplo do primeiro funcionário da empresa o radialista e jornalista Iêdo Ferreira, que com oito anos de idade começava a trabalhar na difusora, quando alto-falantes e aos 10 anos de idade na função de sonoplasta colocava a Rádio no ar pela primeira vez juntamente com Paulo Roberto da Silva ” Jiquiri “,  Mozart de Souza Assis ( proprietário ) Jessé de Souza Assis ( irmão e diretor) José Adegildes Batos ( diretor ) José Nilton Alcântara, Rubens Farias de Albuquerque, José Gonçalves, Antonio Augusto de Albuquerque, Maria José Lima, Lacy Nogueira, Maria Amélia, Iracy Alves, José Freire ( transmissores ), Mailson da Nóbrega (Ministro ), Walter Cartaxo, Pedro Gomes.A sessão solene na Câmara Municipal de Cajazeiras, teve inicio às 18h30  e todo o espaço físico daquele poder legislativo foi tomado por autoridades e convidados.

 

 

JORNALISTA E RADIALISTA IÊDO FERREIRA SENDO ENTREVISTADO

 

Conheça um pouco da história da Difusôra Rádio Cajazeiras.  Foi ao ar pela primeira vez em 05 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de  Cajàzeiras,  no alto sertão da Paraíba. Foram quase 36 anos até que em 19 de março de 1964 fosse posta em prática a ideia de estender a Difusora para uma estação de rádio, para que mais pessoas pudessem escutar seu som e sem sair de casa. Depois de fase experimental, em 31 de maio de 1964 nascia a Difusora Rádio Cajazeiras. Naquela época, contava com um transmissor de 250 watts, prefixo ZYJ-022 e operava na freqüência AM (modulação por amplitude) 1540 kHz.

FUNDADORES DA DIFUSORA RADIO CAJAZEIRAS: JOSÉ ADEGILDES BASTOS, IÊDO FERREIRA E FRANCELINO SOARES

 

Iêdo Ferreira-José Adegildes Batos e Francelino Soares ( Todos fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras )O tempo foi passando, o público ouvinte começou a aumentar e a potência do transmissor também. De 250 watts, passou para 1.000, depois para 10.000 e finalmente para 20.000 watts (20 kW), prevalecendo essa potência até hoje, expandindo o som da emissora por boa parte do estado e algumas cidades do CE, RN e PE, próximas à divisa com a Paraíba. Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a frequência.O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais. A frequência saiu de 1540 kHz e foi para 1070 kHz, ainda em AM. A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir ao vivo direto de Brasília o início da Assembleia Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.

www.reporteriedoferreira.com.br