PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Anotações sobre a cidade de Santa Rita, emancipada em 19 de março de 1890 Sérgio Botelho

 

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Anotações sobre a cidade de Santa Rita, emancipada em 19 de março de 1890
Sérgio Botelho* – A história de Santa Rita é bastante ligada à da fundação da Capitania da Paraíba e da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585.

 

A partir dessa data, começaram a se instalar na região os engenhos de açúcar, com destaque para a várzea do Rio Paraíba, grande parte dela ocupada pelas terras que hoje formam a área santarritense.

Já em 1586, foi instalado em terras da atual Santa Rita o primeiro engenho da nova capitania, o Engenho Real Tibiry, secundado por outros, que formaram a base da produção em que se sustentava a economia paraibana.

 

Dessa forma, o açúcar marcou decisivamente os avanços e recuos da economia local, em toda a sua história. O patrimônio histórico de Santa Rita guarda marcas muito fortes de todo o seu passado.

 

O IBGE registra que Santa Rita foi emancipada pelo Decreto Estadual nº 10, publicado no Diário Oficial, de 19 de março de 1890, no governo estadual de Venâncio Neiva, o primeiro governador republicano da Paraíba.

 

A passagem do Século XX para o XXI marca o período em que a cidade deixou de ser apenas uma velha terra de engenhos para mais rapidamente se transformar em município populoso da área metropolitana de João Pessoa.

Assim, Santa Rita reúne duas camadas de memória que convivem até hoje. De um lado, a várzea colonial, os engenhos, as capelas e os velhos caminhos. Do outro, a cidade moderna, expandida, integrada à região metropolitana e buscando equilibrar crescimento com preservação de seu passado.

(Sobre a história de Santa Rita, convém a leitura do livro “Nordeste, Açúcar e Poder – Um estudo da Oligarquia açucareira na Paraíba” (1990), da professora e historiadora Martha Falcão de Carvalho e Morais Santana, bastante referenciado em trabalhos acadêmicos).

www.reporteriedoferreira.com.br/Sérgio Botelho é jornalista e escritor
https://www.instagram.com/p/DWD7OKSDpPI/?igsh=MThuZXRkM3Z4eGw4Mw==