Delegado Geral e Líderes Sindicais: Orgulho da Polícia Civil da Paraiba

Equipe econômica do Governo, na tarde dessa sexta-feira (30) realizou reuniões e negociações salariais com as forças de segurança. Na ocasião foi  negociado com policiais civis, militares e penais  o reajuste salarial para este ano de  2026

Foram apresentadas pelas categorias,  propostas de aumentos graduais, implementação de subsídio e correção de perdas, embora as categorias sinalizem que o diálogo ainda  foi insuficiente e os aumentos propostos, aquém das expectativas, gerando protestos e pressão para negociação efetiva com foco na valorização e equiparação salarial regional. 

Ficou acordado, que nessa segunda-feira 02 de fevereiro, o governador do Estado João Azevedo, em seu programa semanal de rádio faça o anuncio oficial e apresente a tabela de aumento destinados as categorias policiais

Principais pontos das negociações e reivindicações: 


OFICIAL: ACORDO NA PGE MUDA REGRAS DA POLÍCIA CIVIL

Reunião com a PGE ontem (30/01) definiu mudanças importantes:

✅ SUBSÍDIO ÚNICO: Vencimento base + riscos + representação serão agrupados em um só. A maioria aceitou. Valerá retroativo a JANEIRO.

✅ LEI ORGÂNICA: PGE prometeu enviar para Assembleia Legislativa até MARÇO.

✅ FIM DO REAJUSTE LINEAR: Categoria investigativa (todos cargos da base) terá reajuste DIFERENCIADO dos peritos. Delegados não terão aumento na data-base.

💰 PERCENTUAIS: Governador deve anunciar os valores até semana que vem. A meta é tirar a PB do pior salário do país.

🔹 Consenso: Peritos buscam nivelamento com delegados (≈ +21%).
🔹 Pleito: Investigativos precisam de +50% para sair da última posição nacional.

📅 Foco agora: Negociações de 2026 já começaram, com pedido de tratamento diferenciado permanente.

Decisões judiciais serão analisadas caso a caso, seguindo decreto já existente.

Expectativa: Anúncio do governo pode ser a virada para recompor salários, após anos de espera.

Mediante o que foi discutido durante a reunião, os policiais civis em particular, teceram elogios ao Procurador -Geral Fábio Brito Ferreira, pela maneira como conduziu a reunião. O mesmo ocorreu com André Rabelo  atual Delegado Geral, cargo que ocupa desde 2021, liderando o planejamento estratégico e as operações da PCPB, que defendeu os policiais ratificando suas reivindicações .

O Procurador-Geral da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) da Paraíba  Fábio Brito Ferreira, que lidera a instituição no fortalecimento da advocacia pública estadual, atuando na defesa dos interesses do estado e na consultoria jurídica ao Poder Executivo, com foco na valorização dos procuradores e otimização dos serviços, conforme demonstram as recentes posses de novos procuradores

 

 

O Delegado Geral da Polícia Civil (PC) é a autoridade máxima da instituição, responsável por definir as diretrizes policiais, administrativas e operacionais, liderando a investigação e o combate ao crime; no estado da Paraíba (PCPB), André Rabelo é o atual Delegado Geral, cargo que ocupa desde 2021, liderando o planejamento estratégico e as operações da PCPB, como as de enfrentamento ao crime organizado.