PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Dom Ulrico Sérgio Botelho



A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou na manhã deste sábado (08) a suspensão da aplicação do Enem 2025 no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, em razão dos danos provocados pelo tornado na noite de sexta (07). Os impactos dos ventos e chuvas fortes danificaram as estruturas de dois colégios em que as provas iriam ocorrer.
Conforme protocolo do Inep para situações de força maior, todos os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida e informada oficialmente pelo Instituto após avaliação técnica das condições locais.
O governo estadual informou que duas instituições estaduais do município, o Colégio Estadual Ludovica Safraider e o Colégio Estadual Ireno Alves, sofreram danos estruturais causados pela passagem do tornado e estão passando por vistoria.
Equipes de engenheiros do Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) atuam desde as primeiras horas da manhã de sábado na avaliação e contabilização dos danos, com o objetivo de orientar as medidas emergenciais que deverão ser adotadas.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, entrou em contato com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que se colocou à disposição para colaborar com o Estado na definição das soluções referentes ao exame e no apoio aos estudantes prejudicados.
O fenômeno também provocou colapsos estruturais, danos à malha viária e interrupções no fornecimento de energia elétrica, deixando parte da população no escuro. Até o momento, o estado registra seis mortes e 750 feridos. Entre as vítimas fatais está uma adolescente de 14 anos, que morreu após ser atingida por escombros.

A reunião aconteceu nessa quinta-feira, 06 , o presidente do SINDAOPCPB, Charles Lustosa, Antonio Erivaldo – Sindspol, participaram dessa importantíssima reunião na Secretaria de Administração (SEAD) com Tibério Limeira e o Delegado-Geral Dr. André Rabelo, para tratar de pautas fundamentais para a Polícia Civil da Paraíba.
Entre os temas debatidos:
✅ Conclusão do texto base da Lei Orgânica, finalizando os trabalhos da comissão especial designada pela Delegacia-Geral;
✅ Atualização e reforma do PCCR;
✅ Retomada da pauta do subsídio, com recomposição salarial e incorporação da última parcela da Bolsa Desempenho a partir de janeiro de 2026;
✅ Recomposição salarial da base com percentual diferenciado;
✅ Paridade e Integralidade, garantindo aposentadoria com dignidade — um tema que não pode mais ser adiado.
O presidente Charles Lustosa saiu otimista com a abertura ao diálogo, bem como Antonio Erivaldo de Souza, e com as discussões colocadas à mesa, o mesmo a com o Dr. Antonio Erivaldo de Souza, que trem lutado insistentemente junto as autoridades buscando uma solução para resolver em todos os sentidos os benefícios da polícia civil, principalmente no que tange a paridade e integralidade dos vencimentos dos policiais civis do Estado da Paraíba.
Com a aprovação da nova Lei Orgânica, a expectativa é que a Polícia Civil da Paraíba avance para um novo patamar, moderno, produtivo e eficiente, em sintonia com as demais Polícias Civis do país, potencializando ainda mais um trabalho exitoso realizado pelo atual corpo da PCPB.
Agora, o foco é o reconhecimento salarial e a dignidade na aposentadoria — compromissos fundamentais com quem dedica a vida à investigação e à segurança pública.