CONEXÃO BRASÍLIA? PSB quer reforçar chapa federal e Tião Gomes entra no radar do partido para 2026

Com o sistema proporcional exigindo um quociente eleitoral mínimo para eleger parlamentares, a direção do PSB trabalha para formar uma “cauda” robusta — ou seja, reunir nomes competitivos que, mesmo sem chance direta de vitória, somem votos suficientes para assegurar o mandato do principal nome da legenda.
Um dos movimentos recentes aconteceu durante um evento no Brejo paraibano, realizado antes do final de semana, com a presença do governador João Azevêdo (PSB), do deputado estadual Tião Gomes (PSB) e de outras lideranças do partido. Segundo informações de bastidores, João Azevêdo teria feito pessoalmente um convite a Tião para disputar uma vaga de deputado federal.
Tião Gomes, que havia manifestado anteriormente a intenção de não concorrer a nenhum cargo eletivo em 2026, teria ficado balançado com o convite e sinalizou positivamente. A tendência, segundo fontes ligadas ao parlamentar, é que ele aceite o desafio e reavalie sua decisão de não disputar a próxima eleição.
A possível candidatura de Tião Gomes representa um reforço estratégico para a formação da chapa federal, ampliando as chances de o PSB atingir o quociente necessário para manter ou até ampliar sua representação na Câmara dos Deputados.
Nos bastidores do partido, há o entendimento de que, sem uma composição forte, o risco de Gervásio Maia não conseguir a reeleição é real — mesmo sendo um dos nomes mais conhecidos da sigla.
Com o calendário eleitoral se aproximando, a tendência é que novas movimentações ocorram dentro do PSB e que outros nomes também sejam incentivados a entrar na disputa proporcional. A ordem no partido é clara: ninguém pode entrar em 2026 para “marcar posição”, e sim para somar votos e ajudar a manter o espaço político da legenda em Brasília.
Blog do Ninja



