Publicada convocação de aprovados no concurso da PB Saúde
Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a primeira convocação do concurso público da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizado em 2024. Os convocados devem apresentar documentação prevista no edital no prazo indicado.
Os candidatos terão a partir de segunda-feira (2), até às 23h59 do dia 9 de junho de 2025, para apresentar a documentação necessária para a contratação, via formulário.
O resultado final do concurso foi publicado no Diário Oficial no dia 5 de abril de 2025. Foram oferecidas 4.338 vagas, sendo 1.410 para contratação imediata e 2.928 destinadas à formação de cadastro de reserva. As oportunidades contemplam 87 cargos, com vagas para níveis médio, técnico e superior.
A validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da PB Saúde.
Cícero Lucena abre formação de novos guardas e anuncia programa de monitoramento com tecnologia de ponta
Max Oliveira
O prefeito Cícero Lucena participou, nesta sexta-feira (30), da aula inaugural do curso de formação dos 50 primeiros aprovados no último concurso da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. Durante a solenidade, realizada na Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol), em Jacarapé, o gestor reafirmou o compromisso com o fortalecimento da segurança pública e garantiu que os outros 150 aprovados também serão convocados de forma gradual, a cada nova etapa de formação.
Na ocasião, o prefeito também anunciou o lançamento, já na próxima semana, de um programa de monitoramento inteligente, inspirado no modelo utilizado pela Polícia de São Paulo. O sistema contará com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, capazes de identificar casos de violência urbana, foragidos da Justiça e até pessoas desaparecidas, reforçando a integração entre a Guarda Civil e os demais órgãos de segurança do Estado.
“Buscamos reforçar sempre a questão da segurança para quem vive aqui e de quem nos visita, nesse momento em que a cidade é a referência para o Brasil. Em relação aos formandos, temos um projeto de, efetivamente, avançar cada vez mais na atuação e na qualidade dos serviços prestados pela Guarda Civil Municipal. Tudo o que já fizemos até agora é muito importante, mas eu não me canso de querer fazer mais e melhor”, afirmou o prefeito.
“Por isso, abrimos o concurso, selecionamos 200 guardas e estamos iniciando a formação dos primeiros 50. Assim que concluírem o curso, serão contratados, e em seguida faremos o cronograma para convocar os demais”, projetou o gestor da Capital, durante solenidade.
O curso – Tem caráter eliminatório e classificatório, com duração de três meses. Nessa primeira turma participam os 50 primeiros classificados no concurso com aproximadamente 500 horas, distribuídos em cinco módulos que abordam temas diversos como: Ética e Direitos Humanos; Legislação; Segurança Pública; Técnicas de Mediação e Resolução de Conflitos; Rede de Proteção; Noções de Armamento, Munições e Tiro; Técnica de Preservação do Local da Ocorrência; Condicionamento Físico e Noções de Patrulhamento e Condução de Veículo Oficial.
“Precisamos de agentes que atuem com firmeza — sim, claro que sim —, mas que também sejam capazes de acolher, proteger com humanidade e garantir os direitos de cada cidadão. É fundamental reconhecer o compromisso do nosso prefeito Cícero Lucena, que desde o início da sua gestão, em janeiro de 2021, começou a promover uma verdadeira revolução na Guarda Civil Municipal”, afirmou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares.
Entre os formandos, Luciano Fidelis exaltou o compromisso da Prefeitura em realizar o concurso público para a Guarda, após 12 anos, e chamar os aprovados, reconhecendo o esforço de cada participante. “Estudei muito, agora estou me preparando para fazer o melhor em benefício da nossa cidade. É uma instituição que cada vez mais vem crescendo, onde eu me sinto muito orgulhoso de fazer parte. Se Deus quiser, vou concluir a formação para iniciar minha atuação”, projetou.
A solenidade ainda contou com presença dos vereadores João Almeida e Tarcísio Jardim, da secretária executiva de Segurança Urbana e Cidadania, Capitã Rebeca Barros, além de representantes das Polícia Civil e Rodoviária Federal.
Adolescente é assassinada a facadas em Santa Rita
Jovem ainda tentou fugir, mas foi perseguida e acabou sendo morta em uma rua próxima ao local onde estava
A vítima estava em uma manicure quando foi surpreendida pelo suspeito. (Foto: Redes sociais)
Uma adolescente de 15 anos foi morta a facadas na manhã deste sábado (31) no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Segundo informações da Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o ex-namorado da vítima, também menor de idade. O caso está sendo tratado como um possível feminicídio.
De acordo com a investigação, a vítima estava em uma manicure quando foi surpreendida pelo suspeito, que teria pulado o muro do local e iniciado uma discussão com a adolescente. Em seguida, ela foi atingida por diversos golpes de faca.
A jovem ainda tentou fugir, mas foi perseguida e acabou sendo morta em uma rua próxima ao local onde estava. O corpo foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), onde passará por exames periciais.
Familiares informaram que os dois haviam mantido um relacionamento amoroso por menos de um ano, e estavam separados há cerca de dois meses, após conflitos motivados por ciúmes. Ainda segundo a Polícia Civil, o suspeito havia feito ameaças à vítima por meio de um perfil falso nas redes sociais.
O suspeito foi identificado, mas até a publicação desta matéria ainda não havia sido localizado. A Polícia Civil segue com as investigações.
Informações T5
Quem é Dudinha? Conheça o destaque da vitória do Brasil
Atacante marcou seus dois primeiros gols na partida contra o Japão
Por
Vinicius Lara
|
Lívia Villas Boas / CBF
Dudinha destaque da vitória do Brasil sobre o Japão
Em seu primeiro jogo como titular na seleção brasileira feminina, a jovem Dudinha, de 19 anos, foi o centro das atenções. A atacante marcou seus dois primeiros gols com “Amarelinha” e ajudou o Brasil a vencer o Japão por 3 a 1, em amistoso na Neo Química Arena.
Convocada pela terceira vez por ArthurElias, Dudinha já havia entrado em campo nos amistosos contra Colômbia e Austrália em 2024, mas sem chances de balançar as redes. Agora, a atacante mostrou personalidade e comprovou a confiança que o técnico e a equipe têm nela.
A performance chamou a atenção não apenas da sua ídola Formiga, mas também de Marta, que elogiou publicamente o talento de Dudinha antes mesmo do jogo. A camisa 10 da Seleção destacou a ousadia e o potencial da atacante, reforçando que ela é um nome promissor para o futuro do Brasil.
Dudinha nasceu em 2005 e começou no futsal, com passagens pelo Centro Olímpico e Prata da Casa, antes de chegar ao São Paulo em 2020. Lá, despontou como uma joia da base e ganhou espaço no elenco profissional a partir de 2022, se consolidando no ano seguinte.
“Já vi a Dudinha jogando, estou impressionada. Ela é ousada, consegue se sobressair. É um nome para ficar de olho, porque é um talento do Brasil”, disse Marta em coletiva.
Além do sucesso no clube, Dudinha já vestiu a camisa da Seleção nas categorias de base. Em 2022, disputou o Mundial Sub-17 e Sub-20 e, dois anos depois, foi peça-chave na vitória do Brasil sobre Camarões nas oitavas de final, marcando dois gols decisivos.
No amistoso contra o Japão, a atacante abriu o placar aos 27 minutos, roubando a bola e mandando um chute de esquerda no ângulo. O segundo saiu aos 41 minutos, após passe de Kerolin em um contra-ataque veloz. Dudinha bateu para o gol e, no rebote, empurrou para as redes.
Histórico! PSG atropela Inter e conquista a Champions pela 1ª vez
Paris Saint Germain vence por 5 a 0 e levanta a taça mais cobiçada da Europa após 55 anos
Por
Vinicius Lara
|–
Atualizada às
PSG/ DIVULGAÇÃO
PSG é campeão da UEFA Champions League
Acabou a espera de 55 anos! O Paris Saint Germain é campeão da Champions League pela primeira vez da sua história. A equipe parisiense bateu a Internazionale pelo placar de 5 a 0, neste sábado (31), na Allianz Arena, na Alemanha.
Os gols do título foram marcados por Hakimi, Doué (duas vezes), Kvaratskhelia e Mayulu.
Com cinco gols de diferença, o PSG também entrou para história ao conquistar a maior goleada em uma final de Champions League.
Doué foi o grande destaque da final. Aos 19 anos, ele se tornou o jogador mais jovens a participar de três gols em uma final de Champions League.
O título consagra do trabalho do técnico Luis Enrique, que mesmo sem um elenco estrelado por Messi Neymar e Mbappé, conseguiu a tão sonhada taça da Europa.
O Paris Saint-Germain termina a Champions League com 17 jogos disputados, foram 11 vitórias, um empate e cinco derrotas, um aproveitamento 66%
A Internazionale, por sua vez, deixou de conquistar o seu quarto título da competição pela segunda vez em três anos. Na última vez que chegou na final em 2023, os italianos perderam para o Manchester City. A Inter fez uma campanha com 15 partidas, somando 10 vitórias, três empate e duas derrota. Um aproveitamento de 75%.O jogo
Catorze minutos antes de a bola rolar para a final da Champions League, a banda Linkin Park, que recentemente retornou à ativa, fez uma apresentação especial. Um palco foi montado sobre o gramado para o show. Em seguida, o troféu da Champions foi levado ao campo ao som do violonista alemão David Garrett, tocando Seven Nation , da banda The White Stripes.
Army Javier Pastore, representando o PSG, e Javier Zanetti, pela Inter de Milão, serão os responsáveis por conduzir a icônica “Orelhuda”.
Após as apresentações, as equipes entraram no gramado do Sul da Alemanha e começou o famoso hino da EUFA Champions League.
1º Tempo: domínio do PSG
PSG/ DIVULGAÇÃO
Torcida do PSG na final da Champions League
A partida começou com a saída de bola do PSG, que, logo nos primeiros segundos, buscou pressionar a defesa adversária ao forçar um lateral. Desde os minutos iniciais, o jogo se transformou em uma intensa disputa pelo controle da posse de bola.
Apesar do equilíbrio, foram os franceses que venceram a batalha pela posse de bola. A Inter, postada com uma linha de cinco defensores, aguardava uma oportunidade para atacar, mas foi o PSG quem se saiu melhor.
O PSG abriu o placar aos 11 minutos, após uma bela troca de passes na intermediária. Kvaratskhelia encontrou Doué livre na área, que fez um giro preciso para se livrar da marcação. Sem ser fominha, o atacante rolou para Hakimi, que, sozinho, só precisou empurrar a bola para o fundo das redes.
Aos 19 minutos, Kvaratskhelia recuperou a bola e começou o contra-ataque no campo de defesa. O jogador serviu Dembélé, que recebeu na esquerda e faz ótima inversão para Doué, que dominou e bateu forte para ampliar o placar.
O PSG recuou suas linhas após o gol, e foi a vez da Inter pressionar. Mesmo assim, foram os franceses que tiveram as melhores oportunidades. Assim, a etapa inicial terminou em 2 a 0 para os franceses.
2º tempo: PSG faz história
PSG/DIVULGAÇÃO
Doué é o grande destaque da final da Champions
As equipes voltaram do intervalo buscando mudar o placar da partida. Precisando da virada, a Inter tentava controlar a posse de bola e levar perigo ao gol do PSG, o que não aconteceu.
Os parisienses, por sua vez, continuavam a assustar nos contra-ataques e a pressionar a saída rápida de bola adversária. Aos 17 minutos, Dembélé fez um belo passe de calcanhar no meio de campo, encontrando Vitinha, que arrancou e tocou na medida para Doué marcar seu segundo gol no jogo.
Aos 27 da etapa final, Kvaratskhelia abriu a goleada. Ele recebeu um belo lançamento de Dembélé, saiu sozinho diante de Sommer e bateu colocado para fazer 4 a 0.
Mayulu, entrou para acelerar ainda mais a partida pelo lado do PSG. Aos 40 minutos, o atacante de 19 anos recebeu a bola de cara para gol após uma troca de passes e estufou as redes. 5 a 0.
Programação do São João 2025 de João Pessoa é divulgada
Festa acontecerá em junho, entre os dias 20 e 24 de junho, com shows musicais no Parque da Lagoa.
Por g1 PB
Eliane no São João 2023 de Campina Grande — Foto: Daniel Galdino
A programação completa do São João 2025 de João Pessoa, capital da Paraíba, foi divulgada nesta segunda-feira (5). A festa acontecerá em junho e tem nomes como Eliane, Jorge de Altinho, Zé Cantor e Magníficos entre as atrações confirmadas.
As apresentações musicais acontecerão no Parque da Lagoa, e serão divididas no palco de cultura popular e no palco principal. Os shows acontecerão em junho, entre os dias 20 e 24 de junho.
De acordo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, os festejos juninos terão várias apresentações culturais de quadrilhas e trios de forró em polos espalhados pela cidade, em como nos bairros, Centro Histórico.
O Festival de Quadrilhas Juninas deve acontecer entre os dias 10 e 19 de junho, a partir das 19h, na praia de Tambaú.
Outras apresentações de quadrilhas juninas acontecerão de forma descentralizada, entre 10 e 31 de maio, em todos os sábados e domingos, em polos nos bairros de José Américo, Alto do Mateus, Valentina, Mangabeira, Róger, Torre e Mandacaru.
Estrutura do São João 2024 de João Pessoa — Foto: Divulgação/Daniel Silva
Programação do São João 2025 de João Pessoa
Palco principal
20 de junho
Eliane
Myra Maya
Samya Maia
Cavalo de Pau
21 de junho
Jorge de Altinho
Mara Pavanelly
Bonde do Brasil
Rainhas da Farra
22 de junho
Kelly Silva
Zé Cantor
Banda Cascavel
Danieze Santiago
23 de junho
Nando Cordel
Joyce Tayná
Fabricio Rodrigues
24 de junho
Maníficos
Ranniery Gomes
Banda Encantu’s
Palco Cultura Popular – a partir das 17h
21 de junho
Ciranda do Sol
Dona Odete Cirandeira (Pilar-PB)
22 de junho
Boi de Reis Estrela do Norte
Barca Santa Marina
23 de junho
Cangaceiras de Lampião
Vó Mera e Suas Netinhas
24 de junho
Babau do Mestre Joaquim Guedes (Mestre Vavau)
Grupo Folclórico Catarina (Cabedelo-PB
Programação do São João 2025 de Campina Grande é divulgada
Nomes das atrações confirmadas n’O Maior São João do Mundo, que terá 38 dias de duração, foram confirmados em evento no Parque do Povo.
Por g1 PB
31/03/2025 06h32 Atualizado há 19 horas
Campina Grande iluminada no mês de São João — Foto: Divulgação
A programação oficial do São João 2025 de Campina Grande foidivulgada nesta segunda-feira (31). O lançamento da festa aconteceu em um evento para convidados na pirâmide do Parque do Povo, lugar onde acontece a festa. Este ano, “o maior São João do mundo” acontecerá de 30 de maio a 6 de julho.
O São João 2025 de Campina Grande terá 38 dias de duração, o que totaliza cinco dias a mais que no ano anterior. Luan Santana, Flávio José, João Gomes, Jorge e Mateus, Alok, Alceu Valença, Elba Ramalho, Priscila Senna e Mari Fernandez foram alguns nomes confirmados no evento de lançamento. (confira a programação completa abaixo)
Além da programação oficial, o layout da festa, com o mapa do Parque do Povo, também foi divulgado. O espaço foi ampliado no ano passado (veja aqui o antes e depois), possibilitando o aproveitamento de uma área geral de cerca de 40 mil metros quadrados, e consequentemente, uma ampliação de 28% na capacidade de público.
Em 2024, segundo dados divulgados pela prefeitura do município, 2,93 milhões de pessoas passaram pelo Parque do Povo em 33 dias de festa.
São João de Campina Grande 2025: atrações serão divulgadas hoje (31)
Confira a programação completa do São João de Campina Grande 2025
30 de maio (sexta-feira)
Heitor Costa
Raphael Moura
Luan Santana
Walkyria Santos
31 de maio (sábado)
Mari Fernandez
Rafaela Santos
Priscila Senna
Gitana Pimentel
1 de junho (domingo)
Belo
João Gomes
Kadu Martins
Filipe Santos
6 de junho (sexta-feira)
Wesley Safadão
Dorgival Dantas
Rey Vaqueiro
Nathan Vinicius
7 de junho (sábado)
Xand Avião
Léo Foguete
Gegê Bismark
Karkará
8 de junho (domingo)
Natanzinho Lima
Taty Girl
Forró Pegado
Santanna
11 de junho (quarta-feira)
Padre Nilson
Elson Júnior
12 de junho (quinta-feira)
Alexandre Tan
Flávio José
Leonardo
Seu Desejo
13 de junho (sexta-feira)
Simone Mendes
Projeto à Vontade
Brasas do Forró
Jefferson Arretado
14 de junho (sábado)
Joelma
Alok
Barões da Pisadinha
Ranniery Gomes
15 de junho (domingo)
Limão com Mel
Mastruz com Leite
Cavalo de Pau
Stella Alves
18 de junho (quarta-feira)
Murilo Huff
Marcynho Sensação
Matheus Felipe
Eric Land
19 de junho (quinta-feira)
Henrique e Juliano
Ávine Vinny
Grelo
Fabiano Guimarães
20 de junho (sexta-feira)
Fagner
Forró Real
Juarez
Amazan
21 de junho (sábado)
Alceu Valença
Zé Cantor
Os 3 do Nordeste
Fabrício Rodrigues
22 de junho (domingo)
Eduardo Costa
Eliane
Capilé
Mexe Ville
23 de junho (segunda-feira)
Elba Ramalho
Sirano e Sirino
Guilherme Dantas
Diego Facó
24 de junho (terça-feira)
Geraldo Azevedo
Waldonys
Ton Oliveira
Kelvy Pablo
26 de junho (quinta-feira)
Matuê
Hungria
Cavaleiros do Forró
Ramon Schnayder
27 de junho (sexta-feira)
Nattan
Pablo
Vitor Fernandes
Luka Bass
28 de junho (sábado)
Jorge e Mateus
Zé Vaqueiro
Samya Maia
Deanzinho
29 de junho (domingo)
Bruno e Marrone
Manim Vaqueiro
Jonas Esticado
Bob Léo
2 de julho (quarta-feira)
Marcos Freire
3 de julho (quinta-feira)
Raça Negra
Núzio
Toca do Vale
Ramon e Randinho
4 de julho (sexta-feira)
Sorriso Maroto
Iguinho e Lulinha
Matheus Fernandes
Fabiana Souto
5 de julho (sábado)
Japãozinho
Tarcísio do Acordeon
Márcia Fellipe
Desejo de Menina
6 de julho (domingo)
Garotinho
Alcymar Monteiro
Felipe Amorim
Henry Freitas
Programação do São João 2025 de Campina Grande — Foto: Reprodução/Jornal da Paraíba
OPINIÃO – LUCENA, UMA CIDADE ABANDONADA PELA SEGURANÇA PÚBLICA
*CÍCERO LIMA
Delegacia sem delegado permanente e muito menos equipe, fechada durante os feriados e finais de Semana, a Secretaria da Segurança Pública resolveu de uma vez por todas, deixar os turistas, comerciantes e a própria população de Lucena, entregue as ações de uma quadrilha de marginais que recentemente arrombou mais de 12 casas de veraneios e levaram todos os bens, dentre eles, geladeiras, fogões, televisões e as vítimas obrigadas se deslocarem até a cidade de Santa Rita, para registro de Boletim de Ocorrência, porque a Delegacia existe apenas o prédio e uma placa -DELEGACIA DE POLÍCIA.
Advogado e jornalista Cicero Lima, morador de Lucena
A cidade é repleta de políticos que se intitulam representantes da população, mas na verdade só agem quando das eleições para angariarem votos e nada fazem junto ao governo, visando a garantia de segurança pública aos turistas, aos comerciantes e a própria população de Lucena, uma vez que a única Delegacia não tem delegado permanente para receber e apurar as reclamações e fica completamente fechada durante os feriados e finais de semana, épocas que a cidade recebe maior fluxo de turistas, visitantes e as próprias famílias de outras cidades que matem casas para veraneios.
CAMARA DE VEREADORES
A Câmara de Vereadores de Lucena, em fevereiro deste ano, aprovou por unanimidade requerimento do Vereador Jair das Chagas, dirigido ao Secretário Jean Nunes, solicitando providências para normalização das atividades na Delegacia de Lucena, em atendimento aos reclamos da população, dos comerciantes e de turistas que frequentam aquele cidadão do Litoral Norte, mas decorridos mais de 03 meses nenhuma manifestação e assim continua reinando as ações dos quadrilheiros
_________________________________
CÍCERO LIMA é jornalista, advogado criminalista, escritor e morador da cidade de Lucena PB.