Alagamento em túnel bloqueia trânsito na região central de João Pessoa

Foto: Divulgação/Semob-JP

As chuvas intensas que atingem João Pessoa desde a madrugada desta quinta-feira (15) provocaram um alagamento no Túnel Damásio Franca, no Centro da capital paraibana, e deixaram o trânsito totalmente bloqueado na região.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o grande volume de água acumulado na saída do túnel impossibilitou a passagem de veículos. O trânsito foi desviado pela Avenida General Osório, uma das principais vias do Centro.

O fluxo de veículos pelo túnel foi liberado por volta das 8h50, segundo a Semob.

Chuvas

João Pessoa segue sob alerta de risco moderado para alagamentos e deslizamentos, conforme boletins do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas para João Pessoa e outras 22 cidades até às 23h59 da sexta-feira (16).

As cidades sob alerta são: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Sapé.

MaisPB/www.reporteriedoferreira.com.br




Agenda do presidente Lula no Sertão da Paraíba deve ser adiada para nova data

João Azevêdo e Lula, durante agenda na Paraíba, em agosto de 2024 (Foto: Aloísio Abrantes – Rede Mais/Portal MaisPB)

A agenda prevista com o presidente Lula (PT), prevista para acontecer na próxima quarta-feira (21), em Cachoeira dos índios, no Sertão da Paraíba, deve ser adiada. Interlocutores informaram ao Portal MaisPB que uma nova data será estudada.

Havia um conflito de logística entre a agenda do presidente com o governador João Azevêdo (PSB). A data para Lula cumprir agenda na Paraíba foi divulgada dois dias após o governador João Azevêdo anunciar a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande também para o dia 21, às 16h.

Em Cachoeira dos Índios, Lula iria participar da inauguração do Trecho 1 do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Ramal do Apodi tem 115,5 km de extensão, inicia na barragem Caiçara (PB) e vai até abarragem Angicos (RN), com capacidade de até 40 m³/s.

Já no Centro de Convenções, o Governo do Estado preparou uma festa com shows de Japãozin, da quadrilha Moleka Sem Vergonha e com um tributo à Biliu de Campina e Antônio Barros. O anúncio foi feito durante o programa semanal ‘Conversa com o Governador’.

“Esse tributo vai contar com uma banda base lá, com Gitana Pimentel, Savanna Aires, com Eloisa Olinto, fazendo esse tributo a esses dois grandes artistas. E vamos ter o show principal, uma atração de Campina Grande que faz muito sucesso, a gente quer prestigiar acima de tudo, então Japãozin vai tá lá tocando para todo mundo”, disse o governador na última segunda-feira (12) durante o programa Conversa Com o Governador, na Rádio Tabajara.




TSE multa Artur Bolinha por gesto associado à supremacia branca em campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o empresário José Artur Melo de Almeida, conhecido como Artur Bolinha e ex-candidato à Prefeitura de Campina Grande, ao pagamento de multa de R$ 30 mil por propaganda eleitoral irregular. A decisão se baseou em um vídeo publicado por ele nas redes sociais durante o período eleitoral de 2024, no qual faz um gesto associado à simbologia da supremacia branca — prática vedada pela legislação eleitoral.

A representação foi apresentada pelo PSOL de Campina Grande, por meio do advogado e ativista de direitos humanos Olímpio Rocha. O partido argumentou que o gesto possui conotação racista, sendo considerado símbolo de ódio pela Anti-Defamation League (ADL) e utilizado de forma velada por grupos supremacistas brancos. A defesa alegou que o gesto fazia referência ao número 30, do partido do candidato, mas essa justificativa foi rejeitada pela Corte.

De acordo com o relator do processo, ministro André Ramos Tavares, o sinal é ambíguo e permite interpretações subliminares com conteúdo inaceitável.

Além da multa — que corresponde ao valor máximo previsto para esse tipo de infração, segundo o artigo 57-D da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) —, o TSE determinou o envio do caso à Procuradoria-Geral Eleitoral. O órgão poderá analisar a abertura de investigação criminal com base na Lei do Racismo (Lei nº 7.716/89) e no Código Penal.

Parlamentopb




Áudios de agente da PF revelam detalhes de plano golpista; veja

Policial preso por envolvimento em golpe de Estado disse que planejava prender Moraes e que estava pronto para “matar meio mundo de gente”

Por

|

 

O policial federal Wladimir Soares é um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022
Reprodução/redes sociais

O policial federal Wladimir Soares é um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022

A Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um conjunto de provas sobre o plano golpista para manter  Jair Bolsonaro (PL) no poder após as eleições de 2022. Áudios divulgados nesta quinta-feira (15), revelam a participação ativa do policial Wladimir Matos Soares na tentativa de golpe de Estado e indicam a existência de um grupo armado que estaria, segundo as gravações, preparado para agir com violência,  inclusive, para perpetrar o assassinato do presidente eleito, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes..

Em um dos áudios, Soares afirma que participava de uma equipe de operações especiais, com grande poder de fogo, preparada para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nós fazemos parte de uma equipe de operações especiais que estava pronta para defender o presidente [Bolsonaro] armado e com o poder de fogo elevado para empurrar quem viesse à frente. Estávamos prontos”, garantiu.

“A gente ia com muita vontade, íamos empurrar meio mundo de gente, íamos matar meio mundo de gente, não estava nem aí mais”, acrescentou Soares. De acordo com as gravações, o plano era agir para que a posse não ocorresse, mas o grupo não agiu para impedir que Lula assumisse a presidência do Brasil por falta de autorização de Bolsonaro.

“Não ia ter posse, cara. Nós não íamos deixar, mas aconteceu. E Bolsonaro faltou um pulso pra dizer: ‘não tenho general, tenho coronel, então vamos com os coronéis’. Era o que a tropa toda queria”, contou.

Soares ainda detalhou o envolvimento de militares na preparação para o golpe. Em uma das mensagens, ele contou que o Exército estava começando a se mobilizar para “o dia da tomada” e que os acampamentos em frente ao Quartel General (QG) em Brasília seriam desmontados, para dar mais segurança aos integrantes do grupo golpista.

“O Exército está começando a indicar para a gente a desmobilização da área. Porque na frente dos QGs é onde vai ter confusão se o nosso pessoal continuar acampado ali. Então, o Exército já prevendo esse tipo de coisa que pode vir a acontecer, já está começando a tomar algumas medidas”, assegurou o agente da PF, tranquilizando os outros membros da trama golpista.

Nessa mesma mensagem, ele alegou que não havia necessidade de os apoiadores do  ex-presidente Bolsonaro ficarem acampados até o momento da tomada de poder, isso porque, na sua avaliação, a manifestação já tinha legitimado o plano golpista.

“É porque a manifestação já legitimou, então não tem necessidade de se manterem ali milhares de pessoas até o dia da tomada. Não precisa, porque, se isso acontecer, vai ter muito efeito colateral para o nosso lado, de pessoas que não estão prontas para uma guerra”, opinou.

“Então, as coisas estão começando, senhores, a se desenhar. O preparo está sendo feito e, com certeza, o pau vai torar. Esse ladrão não vai assumir, não”, finalizou Soares.

 




Homem é resgatado após cair em bueiro durante chuva em João Pessoa

Acidente aconteceu no bairro Cuiá, sentido Valentina

Por  T5Publicado em 

Resgate motociclista
Chovia no momento do acidente

Um homem de 21 anos foi resgatado na manhã desta quinta-feira (15) após cair com a motocicleta dentro de um bueiro no bairro Cuiá, em João Pessoa, nas proximidades do acesso ao Valentina Figueiredo. O acidente aconteceu durante uma forte chuva, e segundo a Polícia Militar, a situação foi considerada grave.

De acordo com testemunhas, o jovem estava indo para o trabalho quando viu a ladeira do Cuiá alagada. Mesmo com a água acumulada, ele tentou atravessar o trecho. No caminho, a moto travou ao passar por cima de um bueiro encoberto pela água. O motociclista acabou sendo sugado pela correnteza, arrastado por vários metros dentro das galerias pluviais, até ser lançado numa área de mata fechada.

motocicleta também foi arrastada pela água. O rapaz foi encontrado pelas equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, consciente e sem fraturas. Ele teve ferimentos leves, ingeriu água, mas estava orientado no momento do socorro.

Segundo relatos de socorristas no local, o homem caiu no bueiro e foi levado pela tubulação até cair em uma ribanceira, correndo sério risco de morte. O jovem foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Trauma de João Pessoa onde permanece em observação.




Cícero Lucena entrega Ninho do Saber Maria de Nazaré no Funcionários 3




ALPB celebra 20 anos de autonomia da UEPB durante audiência pública




Trump e Putin não vão nas negociações entre Rússia e Ucrânia

Após dias de especulação, ambos os líderes confirmaram ausência; Zelensky condicionou posição ucraniana à representação russa

Por

|

Donald Trump

Donald Trump/X

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, não participarão pessoalmente das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia marcadas para esta quinta-feira (15) em Istambul, Turquia.

A decisão foi confirmada por dois funcionários da Casa Branca à CNN, após o Kremlin divulgar a lista de sua delegação, sem incluir Putin.

Trump, em viagem pelo Oriente Médio, descartou mudar sua agenda, que inclui paradas no Catar e Emirados Árabes, mesmo após sugerir publicamente que poderia comparecer se Putin estivesse presente.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , afirmou nesta quarta-feira (14) que a posição de seu país nas negociações dependeria de quem representasse a Rússia.

“Estamos prontos para qualquer tipo de negociação para acabar com a guerra”, declarou, referindo-se ao conflito iniciado com a invasão russa em fevereiro de 2022.

Zelensky já havia pedido que Putin participasse pessoalmente, mas o líder russo manteve silêncio público sobre o assunto.

Composição da delegação russa

Segundo comunicado no site oficial da presidência russa, a equipe será chefiada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky, que liderou diálogos anteriores em Istambul em 2022.

Integram o grupo Mikhail Galuzin (vice-chanceler), Alexandre Fomin (vice-ministro da Defesa) e Igor Kostyukov (chefe de inteligência militar).

Especialistas em áreas como política humanitária e cooperação militar também foram incluídos.

Contexto das negociações

As conversas em Istambul ocorrem três anos após o último encontro presencial entre os países em guerra.

O Kremlin afirmou que discutirá “questões políticas e técnicas” com a Ucrânia, mas evitou detalhar o formato do diálogo.

Enquanto isso, Trump alimentou a dúvida sobre sua participação até o último momento, declarando a jornalistas a bordo do Air Force One: “Putin gostaria que eu estivesse lá, e é uma possibilidade. Não significa que eu não faria isso para salvar muitas vidas”.

 




Explosão solar mais forte de 2025 causa blecautes e novos alertas

Erupções no Sol provocaram falhas em comunicações de rádio em diversos continentes

Por

|

Tempestade solar
Nasa

Tempestade solar

Uma tempestade solar  classificada como X2.7, a mais forte do ano, atingiu a Terra, causando blecautes em sistemas de rádio de alta frequência e afetando comunicações na Europa, Ásia e Oriente Médio.

(NOAA), dos Estados Unidos.

As explosões solares são categorizadas em uma escala de A a X, sendo as da classe X as mais poderosas.

Cada nível representa um aumento de dez vezes na intensidade.

A X2.7, embora considerada “moderada” dentro da classe X, emitiu rajada de raios X e radiação ultravioleta extrema que viaja à velocidade da luz, ionizando moléculas na atmosfera e criando interferências em tecnologias como rádio, satélites e redes elétricas.

mancha AR4087 permanece ativa e já liberou duas novas erupções: uma M5.3 e uma M7.74.

Falhas em previsões

Em maio de 2023, um exercício de simulação nos EUA revelou falhas na capacidade de prever e responder a tempestades solares extremas.

Participantes do teste, que incluíam agências governamentais, identificaram limitações na tecnologia de monitoramento, dificultando decisões rápidas durante crises.

O cenário ganha relevância após uma erupção em abril, quando duas ejeções de massa coronal se fundiram no espaço causado auroras em locais incomuns, como Escócia e Polo Sul .




II Encontro Paraibano de Câmaras Municipais já tem mais de 560 inscritos