Governo da Paraíba conclui negociação com policiais e concede 20% de reajuste

Maurílio Júnior

Governo da Paraíba concluiu, nesta segunda-feira (17), a negociação com as entidades policiais, garantindo o maior reajuste salarial do Brasil para as forças de segurança em um único ano. O acordo prevê um aumento de 20%, que será concedido de forma escalonada ao longo de 2025.

  • 5% em janeiro (já implantado)
  • 11% em setembro
  • 4% em dezembro

Além do aumento salarial, o governo manteve a proposta de implementar o pagamento por subsídio a partir de janeiro de 2026.

Atualmente, os servidores da segurança pública recebem vencimentos acrescidos de gratificações, que não são incorporadas à aposentadoria. Com a adoção do modelo de subsídio, os profissionais não sofrerão perdas salariais ao se aposentarem, garantindo maior estabilidade financeira na inatividade.

www.reporteriedoferreira.com.br com informações de Maurílio Júnior



CCJ da ALPB aprova indicação de Alanna Galdino para vaga no TCE

Allana Galdino é indicada para concorrer vaga de conselheira do Tribunal de Contas

Allana Galdino foi indicada para concorrer a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado – Foto: Reprodução/Redes sociais

Após indicação da Assembleia Legislativa da Paraíba(ALPB) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o nome da advogada Alanna Galdino foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) da ALPB. A aprovação aconteceu em reunião da CCJ na tarde desta segunda-feira (17).

Estiveram reunidos para a decisão o presidente da CCJ, deputado João Gonçalves, e outros membros da Comissão.

A advogada Alanna Galdino, filha do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, foi a única candidata inscrita na ALPB e indicada à vaga no TCE-PB. Ela teve o apoio de 32 dos 36 deputados estaduais.

Após analise da CCJ, o nome da candidata será encaminhado para votação no plenário da Assembleia Legislativa. A votação será secreta.

www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb

 




Prefeitura de João Pessoa prorroga prazo para pagamento do IPTU e TCR com descontos em cota única




ALPB registra apenas uma inscrição para o cargo de conselheiro do TCE




Governo Federal prorroga prazo para autorizar novas rádios na Paraíba

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério das Comunicações adiou nesta sexta-feira (14), por mais uma semana, o prazo para que fundações e associações façam inscrições na seleção pública para obter autorização de operação de rádios comunitárias no Brasil.

“A rádio comunitária é um veículo que dá voz aos anseios de cada localidade, com prestação de serviço e cultura para a população. A ampliação do prazo vai permitir uma maior participação da sociedade e aumentar o número de rádios comunitárias no país”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

De acordo com a pasta, o sistema de inscrição das entidades interessadas em participar do edital apresentou problemas técnicos e instabilidade, e portanto, o prazo final para as inscrições encerra-se na próxima sexta-feira (21).

O adiamento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta (14).

O edital completo pode ser conferido neste link [https://www.gov.br/mcom/pt-br/assuntos/radio-e-tv-aberta/copy3_of_SEI_11915604_Edital_186.pdf].

De acordo com o edital, existe a possibilidade de instalação de rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados.

São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.

Outorgas

O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.

Números recordes

O Ministério das Comunicações autorizou nos últimos dois anos (2023/2024) o funcionamento de 206 rádios comunitárias em todo o Brasil. O número é 275% maior que as 55 emissoras autorizadas em 2019 e 2020 (dois primeiros anos da gestão anterior).

Só no ano passado, foram registradas 121 novas autorizações. É o maior número de outorgas concedidas pelo ministério nos últimos 13 anos.




Duas pessoas morrem e dois são resgatados após naufrágio em Cabedelo

Barco enfrentou condições adversas, com chuva intensa, ventos fortes e correnteza no local

Um dos pescadores chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu (Foto: Reprodução Rede Social)

Um barco afundou com quatro pessoas, no fim da tarde deste domingo (16), entre Cabedelo e o distrito de Forte Velho, no Litoral paraibano. De acordo com informações iniciais do Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e duas sobreviveram.

Segundo relatos de um dos sobreviventes, o barco transportava quatro pescadores e enfrentou condições adversas, com chuva intensa, ventos fortes e correnteza no local. Equipes de resgate localizaram uma das vítimas nadando desorientada, enquanto outras buscas identificaram dois corpos submersos.

Um dos pescadores chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu. O SAMU realizou procedimentos de emergência, mas o óbito foi confirmado no local. As autoridades seguem investigando as causas do naufrágio.