Concurso da Polícia Civil da Paraíba é prorrogado por mais dois anos
A gestão já convocou mil aprovados e afirma que, em breve, fará o chamamento da terceira turma para o curso de formação

O governador João Azevêdo (PSB) autorizou a prorrogação por mais dois anos do último concurso público da Polícia Civil da Paraíba, que ofereceu 1.400 vagas, o maior da história da corporação, segundo a gestão.
A gestão já convocou mil aprovados e afirma que, em breve, fará o chamamento da terceira turma para o curso de formação.
O concurso da Polícia Civil ofereceu vagas para delegado, escrivão, agente de investigação, perito oficial criminal, perito oficial médico-legal, perito oficial odonto-legal, perito oficial químico-legal, técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista.
Na segunda-feira (10/2), o Ministério Público Estadual (MPPB) ajuizou uma ação civil pública em face do estado da Paraíba para obrigá-lo a suprir um déficit de policiais na estrutura da Polícia Civil. O MP aponta uma defasagem de 5.636 policiais.
Em resposta, o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, chamou de ‘fictício’ o déficit de policiais civis apontado na ação do MPPB que cobra a convocação de concursados para a corporação. Nessa terça-feira (11), Nunes disse que o processo seria avaliado pela Procuradoria Geral do Estado.
Na ação, o Ministério Público solicitou, em caráter de urgência, a convocação imediata dos candidatos aprovados dentro do ponto de corte no último concurso, cujo edital foi publicado em 2021, para que possam realizar o curso de formação.
Segundo o MPPB, o estado conta atualmente com apenas 2.289 policiais civis em atividade, número abaixo do efetivo de 7.925 profissionais estipulado pela Lei Estadual 8.672/2008