O GOVERNO NÃO PODE TER MEDO DOS GRITOS DA FARIA LIMA; Rui Leitao

O GOVERNO NÃO PODE TER MEDO DOS GRITOS DA FARIA LIMA; Rui Leitao

A extrema direita, representada pelo mercado financeiro, boa parte da bancada parlamentar de oposição e a mídia corporativa, não se conforma com a política do governo Lula em olhar para as classes mais pobres desse país. Exige responsabilidade fiscal, mas não admite qualquer ação de responsabilidade social.

Tenta jogar para a população uma realidade paralela em relação à economia do país. E conta para isso, com uma ineficiente política de divulgação das ações do governo e dos resultados animadores que vem apresentando. O PIB brasileiro superou o dos EUA e empatou com o da China, crescendo 4 % em relação ao mesmo período de 2023. As reservas internacionais alcançaram um nível exxtraordinário, fechando em US$ 372 bilhões. No mês de novembro foi batido o recorde de emprego, com 103,6 milhões de postos ocupados na indústria, na construção e serviços. Só no ano passado, 8,7 milhões de brasileiros deixaram de viver abaixo da linha de pobreza.

A elite econômica e os políticos da extrema direita ficam incomodados com essa performance do governo e partem para uma campanha negativa de avaliação. Claro, isso tudo contraria os que estão no ápice da pirâmide social. Esquecem que contam com R$ 546 bilhões de isenção fiscal e desoneração da folha de pagamento e ficam pressionando para que o ajuste fiscal seja feito em cima das classes desfavorecidas da Nação. E se afirmam patriotas. Como, se trabalham contra o Brasil?

Diante de um Congresso conservador, que defende as demandas do mercado, propondo corte de direitos trabalhistas e sociais, o governo tem que ter muita habilidade política para enfrentar essa disputa. É uma luta que requer resistência decidida, não se dobrando às chantagens dos empresários da Faria Lima, nem dos parlamentares ultraconservadores. Eles fazem parte da torcida do contra.

Dificilmente um ajuste fiscal pode ser popular. Sempre terá alguém perdendo. Porém, não pode penalizar ainda mais a classe trabalhadora do país, cortando nos programas sociais e nos investimentos públicos que favorecem a população pobre. Quando se falou em aumento de impostos sobre os ricos e no fim dos subsídios, o mundo reacionário gritou. A mesma reação foi ao ser anunciado o corte nos gastos e mordomias dos militares.

Essa é realmente a hora de promover um ajuste fiscal, uma vez que a economia está aquecida, com pleno emprego dos fatores de produção (capital e trabalho). Assim, o momento permite que se pense numa moderação gradual de gastos desnecessários e em como tributar mais os ricos ou cortar subsídios, sem se tornar refém dos desejos dos oposicionistas. Os porta-vozes do capital financeiro vão continuar gritando, procurando impedir um projeto de reconstrução nacional que conseguiu ser vitorioso nas urnas em 2022. Os setores derrotados estão num esforço enorme para retomar a agenda pautada no retrocesso.

O problema a ser encarado é que os golpistas não são democratas e se abespinham quando o andar de cima é atingido com as medidas de ajustes fiscais. O governo precisa se comunicar melhor e fazer com que a população entenda seus propósitos, não permitindo que seja enganada pelos críticos capitalistas encastelados no parlamento e na mídia financiada pela extrema direita.

www.reporteriedoferreira.com.br   Rui Leitão- Advogado, jornalista, poeta, escritor




Final da Libertadores 2025 no Brasil? Presidente da Conmebol diz que ‘há possibilidade’

Alejandro Domínguez falou sobre o tema logo após o sorteio do Mundial de Clubes

Por

iG Esporte

|05/12/2024 19:23

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Foto: Angela Weiss/AFP via Getty Images

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, esteve presente no  sorteio do Mundial de Clubes de 2025, nesta quinta-feira (05), em Miami, nos EUA, e respondeu algumas perguntas dos jornalistas em relação à Libertadores, logo após o término do evento.

Um dos temas abordados trouxe à tona as cidades que são candidatas a receber a final do torneio sul-americano na próxima temporada. O dirigente não descartou a chance de a decisão voltar a ser realizada no Brasil, e citou duas cidades (uma brasileira e uma uruguaia) como pré-candidatas.

“É uma possibilidade. Até agora, duas cidades fizeram propostas para ser sede da próxima final: uma é Montevidéu e a outra é Brasília. Mas até agora não tem documento nenhum, só de palavra”, revelou Alejandro Domínguez em entrevista ao Sportv.

A final da Libertadores passou a ser disputada em jogo único a partir de 2019. Para o presidente da Conmebol, este formato é o “mais justo” em termos esportivos e será mantido nos próximos anos.

“Não tem volta. É um só jogo, porque a gente busca fazer justiça esportiva. Jogo único tem que dar tudo, tem 90 minutos, 120 minutos, até pode ter pênaltis, mas não tem outra oportunidade. E isso é justiça esportiva, é bom para os dois times. Muitas vezes, como foi o caso do ano passado, não tem como garantir que o estádio vai ser neutro. Mas ter um só jogo é justiça esportiva”, afirmou Domínguez.

Entre em nossa página  e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.




Brasileirão 2024: veja classificados para Libertadores, Sul-Americana e rebaixados

Depois de 38 rodadas de muita emoção, o Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo, com o Botafogo como grande campeão. Além do Glorioso, outras sete equipes tiveram motivos para sorrir ao conquistaram vaga para a Libertadores, sendo cinco delas de forma direta.

O Brasileirão também contou com seis equipes classificadas para a Copa Sul-Americana. Por outro lado, outros quatro foram rebaixados e vão disputar a Série B em 2025.

Classificados para a Libertadores

 

 

  • Botafogo
  • Palmeiras
  • Flamengo
  • Fortaleza
  • Internacional
  • São Paulo
  • Corinthians [Pré-libertadores]
  • Bahia [Pré-Libertadores]

 

Botafogo venceu confronto direto com o Palmeiras na reta final e arrancou para o título — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Botafogo venceu confronto direto com o Palmeiras na reta final e arrancou para o título — Foto: Vítor Silva/Botafogo

 

Sul-Americana

 

 

  • Cruzeiro
  • Vasco
  • Vitória
  • Atlético-MG
  • Fluminense
  • Grêmio

 

Alerrandro comandou o Vitória em arrancada até a Sul-Americana — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Alerrandro comandou o Vitória em arrancada até a Sul-Americana — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

 

Rebaixados

 

 

  • Athletico
  • Criciúma
  • Atlético-GO
  • Cuiabá

 

Cuiabá foi rebaixado pela primeira vez — Foto: Gil Gomes/AGIF
Cuiabá foi rebaixado pela primeira vez — Foto: Gil Gomes/AGIF

Dos 20 clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro, 18 estiveram envolvidos em classificação continental ou rebaixado. Apenas Juventude e Bragantino terminaram a competição sem motivos para comemorar ou lamentar.

Www.reporteriedoferreira.com.br



Botafogo vence o São Paulo e é campeão brasileiro depois de 29 anos

Botafogo vence o São Paulo e é campeão brasileiro depois de 29 anos
Glorioso é soberano e garante mais um título em temporada histórica
botafogo-campeao-scaled-aspect-ratio-512-320


O Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos, nesta quarta-feira (4), e se consagrou campeão brasileiro, encerrando um jejum de 29 anos. Apesar de um começo devagar, Savarino abriu o placar para o Glorioso, William Gomes empatou para o Tricolor, mas Gregore marcou nos minutos finais para confirmar o título nacional e explodir o estádio alvinegro. Agora, sem tempo de comemorar, o a delegação embarca para Doha, onde vai disputar a Copa Intercontinental na próxima semana.Como foi a partida?

Apesar de um início devagar e com o São Paulo oferecendo mais perigo, o Botafogo preferiu não se expor muito nos minutos iniciais. Com uma zaga improvisada e com a vantagem do placar, a equipe de Artur Jorge manteve os pés no chão para armar as jogadas até chegar ao gol de Jandrei. Mas, como de costume, o time guardou as emoções para o final. Nesse caso, para o final do primeiro tempo. Savarino recebeu passe de Igor Jesus, depois de uma roubada de bola de Marlon Freitas, cortou para o meio e bateu por cima do goleiro tricolor. Catarse absoluta no Nilton Santos, que já comemorava o gol do Fluminense sobre o Palmeiras minutos antes. O venezuelano chegou ao seu 14º gol com a camisa alvinegra e ultrapassou Júnior Santos como o jogador com mais participações em gols pelo Botafogo na temporada (14 gols e 12 assistências). A partir daí, o Botafogo foi absoluto e dominou completamente a partida até o fim da primeira etapa.

O segundo tempo começou sem muitas emoções. Com a vantagem no placar e a certeza do título, a equipe de Artur Jorge não precisou ser expor muito. Porém, aos 17 minutos, o São Paulo aproveitou a oportunidade depois de um vacilo de Marlon Freitas que perdeu a bola para William Gomes aproveitar a saída do John e chutar no canto para empatar a partida. A festa do Nilton Santos esfriou, dando lugar a um silêncio apreensivo. Para retomar o controle do jogo e a condição física, Artur Jorge fez suas primeiras mudanças: Savarino e Marlon Freitas saíram – muito aplaudidos – para a entrada de Matheus Martins e Allan. Na reta final, ambas as equipes tiraram o pé e nã sofreram grandes riscos. Igor Jesus e Almada saíram para a entrada de Tiquinho Soares e Tchê Tchê, festejados pela torcida. Zubeldía também mexeu: Marcos Antônio e André Silva saíram e deram lugar a Rodriguinho e João Moreira. Em clima festiva, Artur Jorge deu sua última cartada. O lateral-direito Rafael, que se despede hoje dos gramados, entrou nos minutos finais, no lugar de Luiz Henrique, antes de pendurar as chuteiras. No último minuto, Gregore, expulso na final da Libertadores, marcou o gol da vitória, ao som de ‘é campeão!’ e incendiar o Nilton Santos.

Apito final e comoção generalizada na casa do Alvinegro. Três anos depois de subir da Série B, o Botafogo se torna campeão da Libertadores e do Brasileirão em um período de uma semana. E parece escrito nas estrelas que a consagração do título tenha vindo junto à torcida e no aniversário de 82 anos do Botafogo de Futebol e Regatas.

O que vem por aí?
Apesar do fim do Campeonato Brasileiro. O Botafogo ainda tem mais um torneio para disputar. Após a conquista do título, o Glorioso embarca neste domingo (8), para Doha, no Catar, para jogar a Copa Intercontinental, na próxima quarta-feira (11), contra o Pachuca, do México. A bola rola a partir das 14h (de Brasília). Já o Sâo Paulo entra de férias e retorna no dia 19 de janeiro, pelo Paulistão.

✅ FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 SÃO PAULO
BRASILEIRÃO – 38ª RODADA

🗓️ Data e horário: domingo, 8 de dezembro de 2024, às 16h (Brasília)
📍 Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

⚽ ESCALAÇÕES:
BOTAFOGO (Técnico: Artur Jorge)
John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas (Allan); Luiz Henrique (Rafael), Savarino (Matheus Martins) e Thiago Almada (Tchê Tchê); Igor Jesus (Tiquinho Soares).

SÃO PAULO (Técnico: Luis Zubeldía)
Jandrei; Ruan, Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo), Santi Longo, Bobadilla, Marcos Antônio (Rodriguinho), Nestor e Patryck; André Silva (João Moreira) e William Gomes.

🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Anderson Daronco (RS)
🚩 Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
📺 VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

BRASILEIRO A 2024, BOTAFOGO X SAO PAULO

Savarino, jogador do Botafogo, comemora seu gol durante partida contra o São Paulo, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro A 2024. (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

www.reporteriedoferreira.com.br/Lance




Com força mental, Botafogo é campeão da Libertadores ao superar Atlético-MG

Time carioca conquista o maior título de sua história em Buenos Aires, após final emocionante

Luccas Oliveirada CNN

30/11/2024 às 19:02 | Atualizado 30/11/2024 às 19:04

Em uma final histórica, o Botafogo se tornou o grande campeão da Copa Libertadores da América 2024, neste sábado (30), ao vencer o Atlético-MG por 3 a 1, no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires.

O time carioca, alvo de desconfiança por uma suposta instabilidade emocional desde o começo do ano, provou sua força ao superar o Galo mesmo atuando com um jogador a menos desde o primeiro minuto de jogo, após expulsão de Gregore.

Luiz Henrique, Alex Telles, de pênalti, e Júnior Santos marcaram os gols do primeiro título de Libertadores da história do Botafogo, ambos na etapa inicial. É o maior troféu da história do time que revelou lendas como Garrincha e Nilton Santos.

O chileno Vargas descontou no começo do segundo tempo, mas o Galo, campeão pela primeira e única vez em 2013, não conseguiu buscar o empate na Argentina.

www.reporteriedoferreira.com.br/ Cnn




Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

A Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado para o caso Marielle Franco e Anderson Gomes (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou recursos de apelação para aumentar as penas de Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, condenados pelo duplo homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime ocorreu em 14 de março de 2018.

No recurso, o Gaeco requer pena máxima para os dois homicídios e um tentado: 30 anos para Anderson, 30 para Marielle, 20 para Fernanda Chaves, que também estava no carro, somando 80 anos e mais dois anos pela receptação do carro Cobalt utilizado no dia do crime.

Em 31 de outubro, a Justiça condenou Ronnie Lessa a 78 anos, 9 meses e 30 dias de prisão e Élcio Queiroz a 59 anos, 8 meses e 10 dias. Eles também devem pagar R$ 706 mil de indenização para os parentes de Anderson e Marielle.

No documento encaminhado ao 4º Tribunal do Júri, o Ministério Público destaca a necessidade de revisão das penas, sob o argumento de que aspectos fundamentais relacionados à gravidade dos crimes, como a repercussão internacional e o modus operandi, não foram considerados adequadamente na sentença de primeira instância.

Entre os pontos apresentados pela força-tarefa estão, o uso de arma automática e silenciador, a emboscada planejada no Centro do Rio e a destruição de provas pelos acusados. No pedido, os promotores de Justiça ressaltaram a comoção global gerada pelo caso, que impactou negativamente a imagem do Brasil no cenário internacional.

A apelação também pede maior rigor na dosimetria das penas, incluindo a revisão da tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao ataque, e a ampliação da punição pelo crime de receptação do veículo utilizado no crime.

Por Agência Brasil




Prefeito Cpicero Lucena participa da 1ª Corrida da Imaculada em João Pessoa 

Fé e esporte estiveram juntos na manhã deste sábado (7), na 1ª Corrida da Imaculada organizada pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba. A largada foi às 6h partindo da Quadra de Manaíra, no bairro de mesmo nome, com percursos de 5km e 10 km. A atividade contou com a presença do prefeito Cícero Lucena, que disputou a prova dos 5km e falou da união entre um ato de fé com a prática esportiva.

“Fé e esporte juntos e fazendo bem a gente. É um o momento de muita alegria. João Pessoa cada vez mais se consolida como a cidade do esporte saudável, e agora também com a fé que nós devemos alimentar e manter todo dia. Então, fico muito feliz em estar participando desse evento, exatamente com esse objetivo de nos fazer bem. Parabéns à Arquidiocese da Paraíba por essa iniciativa e todos aqueles que organizaram. É assim que a gente tem uma melhor condição de vida: correndo, trabalhando e rezando”, disse o prefeito.

A ‘Corrida da Imaculada’ teve como objetivo central reunir a comunidade em um momento de celebração, incentivando a prática esportiva e promovendo a união em preparação para o dia da padroeira que será celebrado neste domingo (8).

O padre Luiz Carlos Machado comemorou o sucesso da realização da primeira corrida e falou o que representa esse momento. “Essa corrida é uma iniciativa do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, dos seminaristas, um grupo de jovens que se preparam para o sacerdócio, para serem padres na Igreja Católica Apostólica Romana. Esse evento, diria que é uma expansão do Seminário para a sociedade pessoense, dando visibilidade também a Festa da Imaculada Conceição”, explicou o padre.

Ao final da corrida todos os 300 participantes receberam medalhas e lanches distribuídos pela organização do evento.




Grupos de rebeldes teriam tomado o controle da capital da Síria e derrubado o governo de Bashar al-Assad

Grupos de rebeldes teriam tomado o controle da capital da Síria e derrubado o governo de Bashar al-Assad

Por

AFP

|08/12/2024 06:48

Celebrações em Damasco após anúncio da fuga do presidente Bashar al-Assad, em 8 de dezembro de 2024
LOUAI BESHARA

Celebrações em Damasco após anúncio da fuga do presidente Bashar al-Assad, em 8 de dezembro de 2024

LOUAI BESHARAA aliança rebelde síria liderada por grupos islamistas anunciou neste domingo (8) que tomou o controle de Damasco em uma ofensiva relâmpago e a queda do regime de Bashar al-Assad , que segundo o presidente eleito dos Estados Unidos , Donald Trump, fugiu do país depois de perder o apoio da Rússia.

Dezenas de pessoas saíram às ruas de Damasco , segundo imagens da AFPTV, para celebrar a queda do regime que era controlado há mais de meio século pela mesma família. Várias pessoas pisotearam uma estátua de Hafez al-Assad , pai de Bashar .

Na praça dos Omeias, o barulho dos tiros em sinal de alegria se misturava com os gritos de “Allahu Akbar” (“Deus é grande”).

“Esperávamos por este dia há muito tempo”, disse Amer Batha por telefone à AFP da praça. “Não posso acreditar que estou vivendo este momento”, acrescentou, sem conter as lágrimas de alegria.

Na televisão pública, os rebeldes anunciaram a queda do “tirano” Bashar al-Assad e a “libertação” de Damasco.

Também afirmaram que libertaram todos os prisioneiros “detidos injustamente” e pediram a proteção das propriedades do Estado sírio “livre”. Os rebeldes também anunciaram “a fuga” do presidente em uma mensagem no Telegram.

“Assad saiu da Síria pelo Aeroporto Internacional de Damasco antes que os membros das Forças Armadas e de segurança abandonassem o local”, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede no Reino Unido que tem uma ampla rede de fontes dentro da Síria.

A AFP não conseguiu confirmar com fontes oficiais o paradeiro do presidente, que governou a Síria com mão de ferro durante 24 anos. O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Assad “fugiu de seu país” depois de perder o apoio da Rússia.

“Assad foi embora. “Sua protetora, Rússia , liderada por Vladimir Putin , não estava mais interessado em protegê-lo”, escreveu em sua plataforma Truth Social. A Casa Branca afirmou que o presidente em fim de mandato, Joe Biden, acompanha “com atenção os extraordinários acontecimentos” em curso na Síria.

Fim de uma “era obscura”

A Síria é cenário de uma guerra civil desde a violenta repressão em 2011 pelo regime de Assad das manifestações pró-democracia no país, no contexto das denominadas “primaveras árabes”.

Após anos de estagnação, em 27 de novembro uma aliança rebelde liderada por islamistas iniciou uma ofensiva relâmpago no noroeste do país. Os insurgentes conquistaram rapidamente várias cidades, com o objetivo de chegar a Damasco e derrubar o presidente.

Também pediram aos sírios que fugiram para o exterior devido ao conflito que retornem para uma Síria “livre”.

A guerra deixou meio milhão de mortos desde 2011 e dividiu o país em zonas de influência, com forças beligerantes apoiadas por potências estrangeiras.

Em um vídeo publicado em sua conta no Facebook, o primeiro-ministro sírio, Mohamed al-Jalali, afirmou que está disposto a cooperar com qualquer nova “liderança” eleita pelo povo.

“Depois de 50 anos de opressão sob o governo do partido Baath e 13 anos de crimes, tirania e deslocamento (desde o início da revolta em 2011), anunciamos hoje o fim da era obscura e o início de uma nova era para a Síria”, afirmaram os rebeldes.

Ofensiva rebelde

O líder do grupo islamista radical Hayat Tahrir al Sham (HTS), Abu Mohammad al Jolani, que lidera a coalizão rebelde apoiada pela Turquia, pediu a seus combatentes que não se aproximem das instituições públicas e afirmou que devem permanecer sob a autoridade do primeiro-ministro até a “transferência oficial” do poder.

O Hezbollah libanês, um apoio crucial de Assad, retirou suas forças das imediações de Damasco e da região de Homs, no oeste do país, informou à AFP uma fonte próxima do movimento.

A coalizão de grupos rebeldes liderada pelo HTS, um grupo foi vinculado à Al Qaeda, conseguiu um avanço espetacular em apenas 10 dias, tomando as cidades de Aleppo, Hama e Homs até sua entrada em Damasco neste domingo.

A ofensiva começou na província de Idlib, um reduto do HTS no noroeste da Síria, apesar dos ataques aéreos da Rússia, aliada do regime, e das operações terrestres.

As tropas do governo também perderam o controle da cidade de Daraa, berço da revolta de 2011 e localizada ao sul da capital, perto da fronteira com a Jordânia. A ofensiva relâmpago não parou até chegar a Damasco.

 




Cícero Lucena anuncia investimento de R$ 200 milhões para obras de trânsito na Beira Rio

 As obras anunciadas por Cícero Lucena incluem a construção de túnel e viadutos na Avenida Beira Rio. 

TRE-PB, Cícero Lucena, prefeito

Cícero Lucena (Foto: Clilson Júnior)

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou um investimento de R$ 200 milhões de reais para obras de trânsito na Avenida Ministro José Américo de Almeida, conhecida como Beira Rio. Anúncio foi divulgado pelo programa Arapuan Verdade desta sexta-feira (6).

As obras incluem a construção de túnel e viadutos na Avenida Beira Rio.

“Começa com uma solução ali na subida do Espaço Cultural da alça da Beira Rio. Tem um outro também próximo à Miramar onde  agente já fez uma ação. Criou um sinal e uma alteração na Beira Rio”, explicou Cícero Lucena.

O anúncio do Complexo Viário da Avenida Beira Rio – Altiplano – Miramar aconteceu durante primeira audiência do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025.

As obras presentem melhorar a mobilidade urbana da região.

Foto: Reprodução

Clickpb




Trump afirma que Zelensky está disposto a estabelecer um ‘acordo’ com a Rússia

Os dois se encontraram na França em uma conversa mediada pelo presidente francês Emmanuel Macron

Por

AF

Volodimir Zelensky (E) se reuniu com Donald Trump (D) e Emmanuel Macron em Paris
Julien de Rosa

Volodimir Zelensky (E) se reuniu com Donald Trump (D) e Emmanuel Macron em Paris

JULIEN DE ROSAO presidente eleito dos Estados Unidos , Donald Trump , afirmou neste domingo (8) que o presidente da Ucrânia , Volodimir Zelensky , está disposto a alcançar um “acordo” para acabar com a guerra com a Rússia, depois que os dois se reuniram em Paris para falar sobre o conflito.

O presidente da França , Emmanuel Macron , atuou como mediador em um diálogo de três partes com Zelensky e Trump no Palácio do Eliseu no sábado (7), em um contexto de medo em Kiev sobre a posição que o próximo governo americano adotará em relação ao conflito.

Durante a reunião, Zelensky destacou que a Ucrânia precisa “de uma paz justa e duradoura, uma que os russos não sejam capazes de destruir em alguns anos”, afirmou o presidente ucraniano neste domingo.

Trump critica abertamente a ajuda militar que os Estados Unidos fornecem à Ucrânia, da ordem de bilhões de dólares, e em uma oportunidade afirmou que poderia acabar com o conflito em 24 horas, sem revelar como.

“Zelensky (…) e a Ucrânia gostariam de fazer um acordo e parar a loucura”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. “Deve haver um cessar-fogo imediato e as negociações devem começar. Muitas vidas são desperdiçadas desnecessariamente, muitas famílias destruídas e, se isso continuar, pode virar algo muito maior e muito pior”, completou.

Zelensky anunciou neste domingo que 43.000 soldados ucranianos morreram e 370.000 ficaram feridos desde o início do conflito, desencadeado pela invasão russa da Ucrânia no final de fevereiro de 2022.

“Garantias de segurança fortes”

O governo ucraniano teme que, para alcançar a paz, Trump exija que Kiev faça concessões significativas a Moscou. Zelensky insistiu que qualquer acordo com a Rússia deve ser “justo”.

“O mais importante é uma paz justa e garantias de segurança, garantias de segurança fortes para a Ucrânia”, afirmou Zelensky, em uma declaração divulgada no site da Presidência ucraniana.

Zelensky agradeceu a Trump por sua “firme determinação” e disse que a conversa no Palácio do Eliseu foi “boa e frutífera”.

O encontro de Zelensky com Trump, pouco antes de ambos assistirem à reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris, foi a primeira reunião presencial entre ambos desde que o republicano venceu as eleições presidenciais, em 5 de novembro.

A viagem de Trump foi a primeira visita internacional do presidente eleito desde sua vitória eleitoral. Os aliados europeus conseguiram uma colaboração muito próxima com o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na crise no Oriente Médio.

Mas a chegada de Trump à Casa Branca pode mudar o rumo, caso o futuro presidente opte por um distanciamento dos europeus e por fortalecer ainda mais os laços com Israel.

Novo pacote de ajuda

Poucas horas após a reunião entre Macron, Zelensky e Trump, Joe Biden anunciou uma nova ajuda militar para a Ucrânia, de 988 milhões de dólares (6 bilhões de reais).

O pacote inclui drones, munições para o sistema de lançamento de foguetes HIMARS, além de equipamentos e peças de reposição para sistemas de artilharia, tanques e veículos blindados, informou o Pentágono.

No campo de batalha, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que Moscou derrubou 46 drones ucranianos na noite de sábado nas regiões fronteiriças e no sul da Rússia.

As autoridades russas também anunciaram que suas tropas conquistaram a localidade de Blahodatne, no leste da Ucrânia, confirmando o avanço do exército de Moscou na frente leste.