PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A praia de Santo Antônio Sérgio Botelho

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A praia de Santo Antônio
Sérgio Botelho
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. A praia de Santo Antônio
Sérgio Botelho – Nada do que a região de Tambaú é hoje se parece com o que foi durante séculos, mesmo os primeiros da colonização portuguesa. A não ser a própria praia e suas ondas e conformação das areias, ainda que, um dia, maculadas com a construção do Hotel Tambaú, no início da década de 1970.
Nascida à beira do Sanhauá, a cidade só veio chegar para valer, como opção urbana de caráter massivo e propício para moradia e negócios, a partir da pavimentação da Epitácio Pessoa, na década de 1950. Nos finais do Século XIX e início do XX, o que foi se desenhando no litoral pessoense tinha mais ligação com sítios, fazendas, vacarias e algumas pioneiras casas de veraneio. E, claro, com pescadores. De forma mais específica, com referência ao local preferido pelos pescadores, até hoje, representado pelo Largo da Gameleira e, ainda, pelas areias onde está assentado o já referido Hotel Tambaú, o que ali existia tinha o nome de Praia de Santo Antônio.
Como lembrança da época, além de um pequeno edifício denominado justamente de Santo Antônio, a herança mais forte, do ponto de vista afetivo, é a Igreja de Santo Antônio, padroeiro garantido de Tambaú por força da tradição dos pescadores locais. Sua atual versão, moderna e vistosa, está longe da rusticidade que marcou a construção inicial. O curioso é que sendo São Pedro tradicionalmente padrinho dos pescadores, tenha Santo Antônio vingado, certamente pela tradição de protetor dos humildes.
(Convém anotar que a devoção dos pescadores a São Pedro, em Tambaú, se mantém até os dias de hoje, na forma de uma procissão de barcos que, originada na praia da Penha, chega a Tambaú e tem continuidade a pé e de carros, até a Paróquia de São Pedro Pescador, em Manaíra). É tradicional o pão de Santo Antônio, que remonta à vida do próprio santo. Trata-se de um santo português natural de Lisboa, e que viveu no Século XII, mas com exercício religioso na cidade italiana de Pádua, onde faleceu. Conhecido por sua compaixão pelos pobres, Santo Antônio frequentemente distribuía pão aos necessitados. Assim, virou padroeiro de Tambaú, certamente em função das enormes dificuldades vividas pelos pescadores locais em sua trajetória histórica.
Igreja atual e a mais antiga.
www.reporteriedoferreira.copm.br Por5 Sérgio Botelho- Jornalista, poeta, escritor



Cícero Lucena garante que ônibus elétricos estarão circulando em JP no 1º semestre de 2025

Cícero Lucena garante que ônibus elétricos estarão circulando em JP no 1º semestre de 2025

O prefeito Cícero Lucena garantiu, nesta sexta-feira (29), que os ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa até o primeiro semestre de 2025. O anúncio foi feito durante visita do gestor à Tevx Motors Group, em São Paulo. Cícero Lucena esteve na unidade a convite da direção da empresa, que é uma das fornecedoras de ônibus elétricos no Brasil.

“O projeto, feito em conjunto com o Governo do Estado, dos quatro corredores, dos cinco terminais, tem também a etapa dos ônibus elétricos e viemos conhecer a experiência da Higer, que inclusive já é aplicada em outros municípios brasileiros, onde teremos a vontade de, em fevereiro ou março do ano que vem, poder ter a chance de conhecer eles funcionando na cidade de João Pessoa, para que a população também conheça os benefícios que ele pode trazer”, ressaltou Cícero Lucena.

O prefeito também destacou os benefícios para a mobilidade urbana da cidade com a implantação do sistema de transporte rápido em João Pessoa. “Eu fico muito feliz porque sempre estamos na busca de melhorar a qualidade do transporte da nossa cidade. Após essa etapa, cumprindo todo o papel burocrático, nós poderemos adquirir os 60 ônibus que estão previstos para a cidade de João Pessoa”, disse.

O projeto – Na última segunda-feira (25), o prefeito Cícero Lucena participou do evento que marcou a assinatura de contrato, por parte do Governo da Paraíba, para a concretização da implantação do sistema de transporte rápido em João Pessoa junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A operação de crédito, no valor estimado em R$ 240 milhões pelo Governo do Estado e mais R$ 160 milhões da Prefeitura (contrato já assinado em julho passado), tem o objetivo de implantar projeto de mobilidade e revitalização urbana.

No que diz respeito à mobilidade urbana, o foco do projeto é expandir o acesso ao transporte público e melhorar a acessibilidade, impactando cerca de 550 mil viagens diárias — aproximadamente um terço do fluxo urbano da cidade. Entre as principais ações estão a construção de dois corredores BRS, totalizando 36 km de extensão, que incluirão ciclovias e melhorias na acessibilidade das calçadas. O projeto também contempla um design paisagístico e a reestruturação do sistema de ônibus no Centro Histórico.




João Azevêdo faz aceno a deputados da oposição e líder George Morais lamenta baixa

O governador da Paraíba abriu o gabinete, nessa quinta-feira (21), para deputados de oposição e pelo menos uma adesão já foi conquistada.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), retornou das férias determinado a manter a governabilidade após alguns deputados de sua base ficarem insatisfeitos com posições adotadas nas eleições municipais. O movimento estratégico do chefe do Executivo é interessante.

Antes de aparar as arestas com os parlamentares descontentes, o governador se reuniu com deputados da oposição e fez convites para que se unissem à base do governo, o que pode ser visto como uma forma de aliviar a pressão caso aconteça alguma baixa na sua bancada.

Esse movimento teve seu primeiro êxito com a adesão de Bosco Carneiro (Republicanos), que já comunicou ao líder da oposição, George Morais (União), que está deixando o grupo. Além disso, João Azevêdo recebeu em seu gabinete e formalizou o convite ao deputado estadual Michel Henrique (Republicanos). A coluna apurou que Michel Henrique ainda está consultando seus aliados antes de decidir se aderirá ou não à bancada governista.

Outro fato, que acabou passando despercebido nesta semana, foi a nomeação do secretário parlamentar de Cida Ramos (PT), Thulio Serrano, para o Governo do Estado. O petista, que foi diretor de Desenvolvimento Estudantil do Estado até 2020, retorna à gestão para assumir o cargo de gerente executivo de Assistência Estudantil.

Whats App Image 2024 11 22 at 10 11 23

Nos bastidores, o movimento de aproximação da deputada Cida Ramos com João Azevêdo é visto como provável e natural, fazendo parte de uma integração maior do PT local com o governador. Após uma forte ligação com o ex-governador Ricardo Coutinho, Cida Ramos tem adotado posições diferentes do grupo liderado por ele.

Ainda sobre o PT, João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira, o candidato derrotado à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Mesmo sendo da base do governador, Cartaxo se aliou a Ricardo Coutinho (PT), mas não teve êxito contra Cícero Lucena (Progressistas), apoiado por João Azevêdo. O movimento, aparentemente, foi deixado de lado por Luciano e João.

E a oposição?

A coluna procurou o líder da bancada de oposição, George Morais, para repercutir o movimento do governo. “Lamento, pois nos últimos dois anos os deputados foram ferrenhos opositores ao governo, votando sistematicamente contra as pautas apresentadas pelo Executivo na Assembleia. No entanto, respeito e, claro, cabe a cada um deles apresentar suas motivações à opinião pública”, afirmou George.

O líder também classificou a ofensiva do governo como uma reação aos movimentos desta semana em Brasília. “Vejo esse contra-ataque como uma resposta à derrota sofrida nas eleições de Campina Grande no segundo turno e também à grande movimentação promovida esta semana em Brasília pelos senadores Veneziano e Efraim, que receberam quase uma centena de prefeitos e prefeitas em seus gabinetes”, completou o líder da oposição.

T5