Homem é morto e mulher baleada na Cidade do Congo Pb
Um homem morreu e uma mulher ficou seriamente ferida a tiros durante um tiroteio em uma festa na cidade do Congo, interior na Paraíba.
Diz a Polícia Militar, o alvo do ataque seria um ex-presidiário, que estava no local e conseguiu se evadir estando a polícia em seu encalço
Suspeitos invadiram o evento e atiraram várias vezes contra o homem. Valdemir da Silva não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
Uma mulher que estava na festa foi atingida por uma bala perdida e socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
A assessoria de imprensa da unidade informou ao Notícia Paraíba que a mulher foi atingida com um disparo de raspão na cabeça e segue internada. O estado de saúde dela é considerado estável.
Felipe Leitão afirma que Tião Gomes é o favorito para assumir cadeira no TCE
O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Felipe Leitão, afirmou que Tião Gomes é o favorito para assumir cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Declaração foi feita ao programa Arapuan Ver desta sexta-feira (29).
Felipe Leitão ressaltou que o deputado Adriano Galdino, presidente da ALPB, tem um compromisso com o deputado. “Eu também tenho esse compromisso”, disse
Tião Gomes já declarou interesse na vaga no TCE. “A gente ta construindo através do governador, através de Adriano Galdino, através de lideranças de dentro da Assembleia e claro, se me perguntarem se eu quero, é claro que eu quero”, destacou.
Felipe Leitão informou ainda ao Arapuan Verdade que votação para o TCE deve acontecer na volta do recesso em fevereiro
Casal morre ao fugir de abordagem policial e colidir com poste, em João Pessoa
Um casal morreu após a moto em que estavam bater de frente com um poste em João Pessoa. A situação teria acontecido durante uma suposta fuga no conjunto Muçumagro, no bairro do Valentina, na madrugada deste sábado (30).
Várias pessoas estariam se esquivando da abordagem da Polícia Militar quando o casal, na fuga, bateu com a moto no poste. A PM estaria na região para apurar a realização de uma festa irregular.
Segundo informações, o homem e a mulher que estavam na moto, no sentido Praia do Sol-Valentina, tentavam escapar em alta velocidade de uma abordagem policial.
Apesar da sinalização com sirene, o casal não obedeceu e continuou a fuga, perdendo o controle da moto e colidindo contra um poste. Os dois morreram no local antes de serem socorridos.
Secretário de Infraestrutura é vítima de tentativa de homicídio na Paraíba
O crime teria sido praticado por um servidor diarista da Prefeitura de Gurinhém, que, insatisfeito com supostos descontos salariais, confrontou o secretário armado com uma faca
Secretário de Infraestrutura é vítima de tentativa de homicídio na Paraíba (Foto: Reprodução/ Google Street View)
O secretário de Infraestrutura do município de Gurinhém, Hudson Samir Galgani da Silva, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira (29). O crime teria sido praticado por um servidor diarista da Prefeitura, que, insatisfeito com supostos descontos salariais, confrontou o secretário armado com uma faca.
Durante a discussão, o homem desferiu um golpe nas costas de Hudson, que precisou de atendimento médico emergencial. Ele foi inicialmente socorrido pelo Samu e levado para a Policlínica da cidade. A faca ficou encravada na vítima, que agora aguarda um procedimento cirúrgico para sua retirada.
A Polícia Civil informou que o suspeito já foi identificado e diligências estão em andamento para sua localização e prisão. Testemunhas relataram que o servidor alegou descontos inadequados em seu pagamento, o que teria motivado a ação violenta.
O caso gerou grande repercussão em Gurinhém, onde a comunidade aguarda o desfecho das investigações. A polícia segue apurando as circunstâncias do crime e reforça que o suspeito poderá responder judicialmente pela tentativa de homicídio.
T5
Datas de pagamento do abono natalino e salários e 13º dos servidores da Paraíba são divulgadas
O calendário de pagamento do Abono Natalino, que beneficia mais de 669 mil famílias paraibanas, foi divulgado pelo governador João Azevêdo na última segunda-feira (25), no programa ‘Conversa com o Governador’. Na ocasião, o governador divulgou também as datas de pagamento do funcionalismo público.
De acordo com João Azevêdo, as ações devem injetar mais R$ 2,4 bilhões na economia da Paraíba.
O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro para beneficiários do Bolsa Família, seguindo a ordem do final do Número de Inscrição Social (NIS).
10/12: Final 1
11/12: Final 2
12/12: Final 3
13/12: Final 4
16/12: Final 5
17/12: Final 6
18/12: Final 7
19/12: Final 8
20/12: Final 9
23/12: Final 0
Servidores e aposentados
A segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. A primeira parcela foi paga no mês de junho.
Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29, começando pelos aposentados e pensionistas.
Nos dias 26 e 27 de dezembro, será realizado o pagamento do mês de dezembro, também começando pelos aposentados e pensionistas.
Calendário de pagamentos do Governo do Estado
28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados
29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta
09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual
10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino
26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados
27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta
Prefeitura de João Pessoa divulga calendário de pagamento para novembro, dezembro e 13º
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou nesta segunda-feira (25), durante entrevista à Arapuan FM, o cronograma de pagamento dos servidores municipais para o fim de 2024.
Confira as datas:
28 de novembro: Inativos (referente a novembro)
29 de novembro: Ativos (referente a novembro)
13 de dezembro: Pagamento do 13º salário
18 de dezembro: Programa Nota Dez
20 de dezembro: Inativos (referente a dezembro)
23 de dezembro: Ativos (referente a dezembro)
Governo Azevedo anuncia pagamento do servidor público, referente aos meses de novembro, dezembro e 13º salários
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS – O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal “Conversa com o governador”, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro. Ele também garantiu o abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões.
Ação é registrada contra PSD por fraude de cotas de gênero nas eleições de João Pessoa
Uma ação de investigação judicial foi protocolada na Justiça Eleitoral da Paraíba nesta sexta-feira (29), contra o Partido Social Democrático (PSD), por suspeita de fraude nas cotas de gênero durante as eleições municipais de João Pessoa em 2024.
De acordo com a denúncia, o PSD registrou 30 candidatos às eleições proporcionais, sendo 21 homens e 9 mulheres. Contudo, uma das candidatas, Maria José Sales da Silva (conhecida como Gorete Sales), teve sua candidatura indeferida devido à ausência de quitação eleitoral, decorrente da não prestação de contas das campanhas de 2014 e 2016.
Com a exclusão de Gorete Sales, o partido deixou de cumprir a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, alcançando apenas 26,66%, enquanto a proporção masculina foi de 73,34%.
A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Gorete Sales, e o recurso apresentado pelo PSD foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 13 de setembro.
Caso a ação seja julgada procedente e o PSD condenado, todas as candidaturas do partido nas eleições de 2024 poderão ser impugnadas.
O presidente do partido, Antonio Arroz, afirmou que o artigo 13 da Lei 9.504/97 permite a substituição de candidatos que desistam da disputa, desde que a renúncia ocorra até 20 dias antes da eleição. Nesses casos, o partido ou coligação pode indicar um novo nome que atenda a todos os requisitos legais para concorrer.
Por outro lado, se a desistência ocorrer após esse prazo, a substituição só é admitida em situações específicas, como:
Falecimento do candidato;
Renúncia formal após o prazo;
Inelegibilidade, quando o candidato é considerado juridicamente inelegível.
Em tais casos, o partido dispõe de até 10 dias para registrar o substituto.
Em áudio, militares fizeram pedido a Bolsonaro e clamaram por golpe como o de 1964
A trama golpista ocorreu após o segundo turno das eleições de 2022
Último Segundo
Por
José Coutinho
|24/11/2024 22:22
Reprodução/X
Bolsonaro recebeu pedido de militares em trama por golpe
A investigação conduzida pela Polícia Federal revelou um plano golpista articulado por militares de alta patente após o segundo turno das eleições de 2022 . Mario Fernandes , general da reserva e ex-secretário-geral adjunto da Presidência, liderava o grupo que discutia ações extremas, incluindo um complô para assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva , seu vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes
Em um dos áudios obtidos pela Polícia Federal e divulgado pelo ‘Fantástico’, da TV Globo, o general Fernandes deixa clara sua postura radical: “Qualquer solução, caveira, tu sabe que ela não vai acontecer sem quebrar ovos, sem quebrar cristais.” Em outra gravação, ele acusa fraude eleitoral sem apresentar provas: “Tá na cara que houve fraude. Tá na cara. Não dá mais pra gente aguardar essa p…”. O conteúdo desses áudios, que circularam em grupos restritos de militares, expõe a tentativa de mobilizar as Forças Armadas para desestabilizar a ordem democrática.
Além disso, o general afirmou que discutiu com o então presidente Jair Bolsonaro a possibilidade de impedir a diplomação da chapa eleita. “Qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro. Tudo. Mas aí na hora: pô, presidente. A gente já perdeu tantas oportunidades”, teria dito Fernandes. O teor conspiratório se estendeu a outros integrantes do grupo. Um oficial, também não identificado, afirmou: “O senhor me desculpe a expressão, mas quatro linhas é o c… Nós estamos em guerra.”
A investigação concluiu que os acampamentos em frente a quartéis no fim de 2022 foram organizados como parte da estratégia golpista. Além disso, informações privilegiadas sobre a segurança de Lula teriam sido repassadas por Wladimir Matos, agente da Polícia Federal. Ao todo, 37 pessoas foram indiciadas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto e outros membros da alta cúpula do governo anterior.
Entidades como a OAB, AJUFE e AMB se manifestaram em defesa da democracia e das instituições. A OAB destacou a importância de lideranças políticas se distanciarem de atos violentos, enquanto a AJUFE e a AMB ressaltaram a necessidade de combater ações que atentem contra o estado democrático de direito com o rigor da lei.
Leo Bezerra autoriza reforma do Polo de Costura do Alto do Mateus e expansão do projeto de economia solidária para mulheres da comunidade
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou, na manhã desta terça-feira (27), a ordem de serviço para a reforma do Centro de Inclusão Produtiva em Vestuário (Polo de Costura) do Alto do Mateus. A obra vai permitir a expansão do projeto que ensina costura e crochê para mulheres da comunidade e estimula o empreendedorismo, desenvolvimento profissional e independência financeira para suas alunas. O investimento é de R$ 500 mil.
“O que a gente busca aqui é que as pessoas verdadeiramente se capacitem para abrir o próprio negócio ou adentrar ao mercado de trabalho com novas habilidades e possam levar o pão de cada dia de suas famílias. Esta é mais uma de tantas obras que estamos realizando no bairro Alto do Mateus, como a praça aqui em frente que terá ordem de serviço para reforma nos próximos dias e a pavimentação em curso que vai chegar a 100% do bairro”, afirmou Leo Bezerra.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, a obra consiste na reforma total do espaço, novo piso, teto, restauração da parte elétrica, máquinas e climatização. “É uma grande reforma, total reestruturação. Vamos modificar tudo: a laje, o piso, a pintura, permitindo que a Prefeitura amplie esse projeto de geração de emprego e renda para atender não só o Alto do Mateus. É um projeto de gestão, criando também outros polos de desenvolvimento como em Mandacaru e Grotão”, explicou.
Economia Solidária – A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Norma Gouveia, afirmou que a obra não será apenas uma reforma na estrutura física, mas também a reformulação da modalidade de atuação do Polo, voltado para a economia solidária. “Queremos que esse Polo seja um espaço de fomento, de capacitação da população e organização social, de onde estas pessoas serão direcionadas para a sua autonomia e independência financeira”, destacou.
Durante as obras, as aulas do Polo serão redistribuídas para outros espaços da Prefeitura garantindo a não interrupção dos cursos. Eles serão desenvolvidos no Centro de Referência da Cidadania dos Funcionários II, nas lavanderias comunitárias do Mandacaru e Padre Hildon Bandeira, que também passarão a ser polos de costura, coordenados pelo Centro do Alto do Mateus, e ainda na Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), através de uma parceria.
A solenidade de ordem de serviço contou com as presenças de deputado estadual João Gonçalves, além de suplentes de vereadores e secretários da gestão municipal.