Homem suspeito de furtar moto morre após colidir com árvore durante fuga, no Sertão da Paraíba

Homem suspeito de roubar moto morre após colidir com árvore, no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Um homem de 41 anos, identificado como Valdijane de Sousa Abreu, morreu após sofrer um acidente de moto, batendo contra uma árvore, na cidade de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, na noite de quarta-feira (16). As investigações da Polícia Civil apontam que Valdijane havia furtado uma moto antes de sofrer acidente e morreu durante a fuga.

De acordo com a Polícia Civil, a partir de imagens de circuito de segurança, Valdijane é suspeito de ter ido até uma residência em Nazarezinho com a ajuda de um outro homem, entrou na casa, furtou uma motocicleta que estava estacionada na garagem e fugiu nela.

Após fugir na motocicleta, ainda dentro da cidade de Nazarezinho, Valdijane perdeu o controle da moto e bateu contra uma árvore. Ele não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local.

Ainda segundo a Polícia Civil, o suspeito já tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. Ele já tinha histórico criminal, havia cumprido parte da pena e houve uma progressão de regime, mas ele não cumpriu as exigências necessárias para permanecer em regime aberto. Como resultado, foi emitido um mandado de prisão devido ao descumprimento dessas condições.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca identificar e localizar o outro suspeito de estar envolvido no crime de furto.

 

About Author




Diácono Fabiano Moura de Moura é suspenso pela Arquidiocese da Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba informou que o Diácono Fabiano Moura, clérigo incardinado, encontra-se, por norma dos cânones 1394 §1 e 1333 §1 do Código de Direito Canônico, suspenso do uso de ordens na Arquidiocese, não tendo jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental na Igreja Católica Apostólica Romana.

As referências no Direito Canônico são as seguintes:

O cânon 1394 estabelece que: “O clérigo que tenta se casar, mesmo que seja apenas civilmente, incorre em uma suspensão latae sententia“, expressão do latim que significa que a pena é inerente, por assim dizer, ao ato culposo, sem ser preciso esperar que um juiz ou um superior o inflijam por meio duma sentença ou decreto.

Já o cânon 1333 diz que: “A suspensão, que só pode aplicar-se aos clérigos, proíbe: todos ou alguns atos do poder de ordem; todos ou alguns atos do poder do governo; o exercício de todos ou de alguns direitos ou funções inerentes ao ofício”.

Fabiano Moura de Moura era juiz e decidiu se afastar da magistratura para se dedicar à vida religiosa. Ele também é Mestre em Psicologia. Ele se aposentou da magistratura em 2014 quando tinha 44 anos.




Putin diz que não participará da cúpula do G20 no Rio após mandado de prisão

Confirmação vem em meio à ameaça de prisão devido a um mandado do Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário

Por

Ansa

|

Putin garante ter relação amigável com Lula
AFP

Putin garante ter relação amigável com Lula

O presidente da Rússia,  Vladimir Putin, afirmou que não participará da cúpula de líderes do G20  no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro, em meio à  ameaça de prisão devido a um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual o Brasil é signatário.

“Tenho uma relação amigável com Lula. Eu iria lá de propósito para violar a decisão e arruinar a cúpula? Não”, disse Putin à CNN Brasil, durante um encontro com jornalistas em Moscou. No entanto, o líder do Kremlin garantiu que o governo russo “terá um representante” na reunião.

Em 2023, o TPI, sediado em Haia, emitiu uma ordem de prisão contra Putin por crimes de guerra ligados à deportação forçada de crianças da Ucrânia para a Rússia.

Em entrevista no último domingo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, havia admitido que o presidente russo poderia ser preso caso viesse para a cúpula do G20.




Juíza publica quase 2 mil páginas de provas contra Trump por eleições de 2020

A magistrada Tanya Chutkan rejeitou um pedido dos advogados de Trump para manter os documentos sob sigilo até as eleições presidenciais

Por

AFP

|

Trump deveria ser julgado em março, mas o caso foi suspenso enquanto se aguarda a resolução da demanda de seus advogados sobre a imunidade presidencial
AFP

Trump deveria ser julgado em março, mas o caso foi suspenso enquanto se aguarda a resolução da demanda de seus advogados sobre a imunidade presidencial

A juíza federal que preside o caso contra Donald Trump pela suposta tentativa de alteração dos resultados das eleições de 2020 publicou, nesta sexta-feira (18), quase 2.000 páginas com provas contra o ex-presidente, a menos de três semanas das  eleições nos Estados Unidos.

A magistrada Tanya Chutkan rejeitou um pedido dos advogados de Trump para manter os documentos sob sigilo até 14 de novembro, nove dias após as eleições presidenciais nas quais Trump se apresenta novamente como candidato republicano.

Os advogados do magnata avaliam que a publicação dos documentos poderia ter uma “aparência preocupante de interferência” em uma eleição na qual seu cliente aparece empatado nas pesquisas de intenção de voto com sua adversária democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

Chutkan considerou que, embora “sem dúvida haja um interesse público que os tribunais não se envolvam nas eleições”, reter os documentos também poderia ser interpretado como um ato de interferência na votação.

“Se o tribunal reteve informações às quais o público de outra forma teria direito de acesso apenas pelas possíveis consequências políticas de sua divulgação, essa retenção poderia constituir — ou parecer — uma interferência eleitoral”, argumentou.

“Portanto, o tribunal continuará mantendo as considerações políticas fora de sua tomada de decisões, em vez de incorporá-las como solicita o demandado”, conclui a magistrada.

Os documentos são um apêndice de uma apresentação judicial do procurador especial Jack Smith, em resposta à decisão da Suprema Corte de que um ex-presidente tem ampla imunidade por atos oficiais realizados no exercício do cargo.

Na apresentação, Smith disse que Trump fez um “esforço criminoso privado” para alterar as eleições de 2020 e não deveria estar protegido pela imunidade presidencial.

Trump, de 78 anos, deveria ser julgado em março, mas o caso foi suspenso enquanto se aguarda a resolução da demanda de seus advogados sobre a imunidade presidencial.

Chutkan não definiu uma nova data para o julgamento, mas este não ocorrerá antes das eleições de 5 de novembro.

Se Trump vencer, é muito provável que as acusações das quais é alvo sejam arquivadas.

Acusações contra Trump

O ex-presidente é acusado de conspiração para fraudar os Estados Unidos e para obstruir um procedimento oficial, a sessão do Congresso destinada a confirmar os resultados das eleições de 2020, que foi atacada por uma multidão de seus apoiadores em 6 de janeiro de 2021.

O republicano também é responsabilizado por tentar privar os americanos de seu direito ao voto com suas falsas alegações de que teria vencido as eleições.

Este é apenas um dos vários problemas legais de Trump, que em maio foi  condenado em Nova York por 34 acusações de falsificação de documentos comerciais para encobrir pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels para silenciá-la sobre um caso extraconjugal que ela afirma ter tido com o empresário.

O republicano também enfrenta acusações no estado da Geórgia por ter supostamente tentado alterar os resultados das eleições de 2020, que foram vencidas pelo democrata Joe Biden.




Fluminense vence clássico contra Flamengo e respira no Brasileirão

 

Lima comemora após abrir o placar para o Fluminense contra o Flamengo
Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Lima comemora após abrir o placar para o Fluminense contra o Flamengo

Enfim, o Fluminense voltou a vencer clássicos e quebrou um jejum de oito jogos sem bater o Flamengo. Nesta quinta-feira (17), o Tricolor superou o Rubro-Negro pelo placar de 2 a 0, no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão.  Lima e Arias anotaram os gols para a equipe de Mano Menezes. Ganso comandou o triunfo, mesmo após perder um pênalti ainda na primeira etapa. O Flu conseguiu segurar a pressão rubro-negra nos minutos finais e conquistou mais um resultado importante.

Com a vitória, o Fluminense respira na competição e sobe para 15ª posição, com 33 pontos. Do outro lado, o Flamengo estaciona na quarta posição, com 51 pontos, e vê o título se distanciar. O time rubro-negro volta a campo no domingo contra o Corinthians, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Rossi pega pênalti

Como de costume, o clássico teve momentos emocionantes no primeiro tempo. O Flamengo foi superior ao Fluminense, que assustou no fim. O jogo começou bastante truncado, com as duas equipes exercendo forte marcação no campo de ataque. Contudo, o Rubro-Negro conseguiu impor seu jogo com as pontas para abrir a defesa tricolor. Gabigol teve chances de marcar. Do outro lado, o Flu criou com Kauã Elias e Marquinhos. Em um contra-ataque, Martinelli deu ótimo passe para Marquinhos invadir a área e sofrer pênalti, que só foi validado após análise do VAR. Ganso foi para a cobrança, bateu rasteiro e parou em defesa de Rossi, que garantiu o placar igual da primeira etapa.

Ganso se recupera e comanda segundo tempo

Mesmo desperdiçando a cobrança de pênalti, Ganso não se abateu e fez o que sabe de melhor: distribuir o jogo. Ele participou dos dois gols do Fluminense. No primeiro, o camisa 10 deu passe genial para Kauã Elias, que carregou até a área e cruzou para Lima abrir o placar no clássico carioca, logo aos quatro minutos. Depois disso, iniciou a jogada do gol de Arias, que recebeu assistência de Martinelli. A postura do Tricolor se manteve com toques de bola, enquanto o Flamengo tinha dificuldades para infiltrar na área adversária.

Fluminense segura o Flamengo

Depois do segundo gol do Fluminense, o técnico Filipe Luís acionou Arrascaeta e Michael para tentar buscar o empate. Apesar de ter a posse de bola, o Flamengo não era incisivo na criação das jogadas. As melhores chances aconteceram em cabeçadas de Léo Pereira e Lorran. Contudo, Manoel e Thiago Santos foram seguros para brecar as investidas dos adversários.

Flamaengo

Brasileirão-2024 – 30ª rodada
Data : 17/10/2024 (quinta-feira)
Local : Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público : 58.117 presentes
Gols : Lima, 4’/2°T (0-1); Arias, 14’/2°T (0-2)
FLAMENGO : Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Alex Sandro, 25’/2°T); Allan, Léo Ortiz (Plata, 16’/2°T), Alcaraz; Matheus Gonçalves (Arrascaeta, 25’/2°T), Bruno Henrique (Michael, 16’/2°T) e Gabigol (Lorran, 32’/2°T). Técnico : Filipe Luís.
FLUMINENSE : Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Thiago Santos, Diogo Barbosa; Bernal (Victor Hugo, 33’/2°T), Martinelli, Ganso (Isaac, 29’/2/T); Lima (Renato Augusto, 39’/2°T), Marquinhos (Arias, intervalo) e Kauã Elias (Cano, 33’/2°T). Técnico : Mano Menezes.
Árbitro : Raphael Claus (SP)
Assistentes : Danilo Ricardo Manis (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
VAR : Rafael Traci (SC)
Cartões Amarelos : Bruno Henrique (FLA), Samuel Xavier, Martinelli, Ganso (FLU)

Por

Jogada10

 




Grupo armado assassina jovem no bairro de Mandacaru em João Pessoa

A vítima  foi atingida com cerca de 20 tiros, a maioria na cabeça

Um jovem identificado por Erigleston de Lima, de 26 anos, foi assassinado a tiros dentro da casa onde morava na madrugada desta  sexta-feira (18) no bairro Mandacaru, em João Pessoa.

Segundo a Polícia, um grupo de criminosos teria arrombado a porta da casa e invadiu a residência.

A vítima estava dormindo com a esposa e uma enteada quando foi surpreendido pelos criminosos

Erigleston de Lima foi atingido com cerca de 20 tiros, a maioria na cabeça, na frente da família. Ele não resistiu e morreu no local.

Os criminosos s evadiram tomando paradeiro ignorado  estando a  Polícia Civil vai investigar o que teria motivado o homicídio.




Presidente da câmara de João Pessoa é alvo da PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a operação Livre Arbítrio, para cumprir sete mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas à prisão com o objetivo de investigar influencia a suspeita de influencia de facção criminosa na eleição de João Pessoa.

Dentre os alvos na capital, está o presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley (PSD). Também houve busca e apreensão nas residências de Pollyanna Monteiro e Taciana Batista, que já tinham sido presas em fases anteriores da Operação Território Livre, e um conselheiro tutelar alvo de buscas em outra oportunidade.

Em nota, o parlamentar negou as acusações e disse que tem que sido alvo de “ilações maliciosas”. (Veja a nota completa no final da matéria)

A investigação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO/PB.

Segundo a Polícia Federal, através de ameaças, controle de território e coação para o voto, os investigados teriam exercido influência no pleito eleitoral. Os crimes investigados são: constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, ameaça, lavagem de dinheiro e peculato, dentre outros.

As diligências hoje realizadas visam obtenção de provas de materialidade e autoria que reforcem os elementos já colhidos durante a investigação policial, objetivando a responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados.

Veja a nota divulgada por Dinho Dowsley 

Tenho sido alvo, nos últimos dias, de ilações maliciosas envolvendo meu nome com motivos meramente eleitoreiros. Tenho 20 anos de vida pública, com cinco mandatos dedicados à população de João Pessoa, sem nenhum processo, denúncia ou indiciamento. Sempre fui bem votado nos bairros da capital e tive meu trabalho referendado pela força da aprovação popular.

No que se refere à atuação da Polícia Federal, relacionada à operação Território Livre, deixo claro que apoio à investigação e esclareço que me coloquei desde o início à disposição para explicações sobre eventuais citações levianas ao meu nome. Confio na Justiça dos homens e de Deus e estou certo de que ficará patente a minha inocência, já que não há qualquer envolvimento meu nos fatos investigados.

www.reporteriedoferreira.com.br   MaisPB




“DOIS RIOS” Por Rui Leitao

“DOIS RIOS” Por Rui Leitao

Essa música é primorosa, tanto a melodia, quanto a letra. São seus autores, em parceria, Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Fez grande sucesso quando lançada em 2003 pela banda mineira Skank. As dualidades estão presentes no seu conteúdo, citações que nos levam a delirar, fantasiar, dar asas à imaginação no sentido dos desejos.

“O céu está no chão/O céu não cai do alto/É o claro, é a escuridão”. Quando imaginamos um lugar bom, que nos deixa em paz, vivendo um intenso momento de felicidade, costumamos dizer que “estamos no céu”. Não o lugar que nos espera em outro plano, após a morte, mas aqui mesmo, na vida terrena. Por isso o “eu lírico” diz que o “céu está no chão”, porque é a ocasião em que experimentamos essa sensação plena de satisfação. Mas ele adianta que “o céu não cai do alto”, essa condição de contentamento, de prazer, tem que ser construída. Necessário se faz saber distinguir os momentos de claridade, onde tudo é mais fácil de ser conquistado, e de escuridão, onde as dificuldades e os percalços muitas vezes nos impõem esforços maiores e paciência para vencer os obstáculos.

“O céu que toca o chão/E o céu que vai no alto/Dois lados deram as mãos”. A realidade e o sonho podem andar de “mãos dadas”. Um não pode seguir em frente sem o outro. Tudo o que se pretende fazer antes precisa ser pensado, sonhado, aspirado.

“Como eu fiz também/Só pra poder conhecer/O que a voz da vida vem dizer”. O “eu lírico” relata sua experiência ao buscar entender o que “a voz da vida” nos tem a dizer. Somos nós mesmos os construtores de nossa história, portanto o importante é saber identificar as oportunidades que nos são oferecidas.

“Que os braços sentem/E os olhos vêem/Que os lábios sejam/ Dois rios inteiros/Sem direção”. Nessa estrofe começa a colocar o projeto de vida como sendo a elaboração de uma história de amor. A unificação de sentidos e sentimentos simbolizada nas ações que os braços possam desenvolver, na visão das coisas que os olhos possam proporcionar, e nas manifestações do que pensam e desejam mutuamente quando os lábios expressam no falar e na troca de carinhos ao se beijarem. Os “dois rios inteiros” significam dois corpos inteiros que se encontram em entrega total, mesmo sem saber ainda a direção que devam tomar.

“O sol é o pé e a mão/O sol é a mãe e o pai/Dissolve a escuridão”. Vejo nesses versos o “sol” representando o amor. Ele é ao mesmo tempo o “pé”, quando nos permite dar rumo aos acontecimentos, e a “mão” quando nos faz produzir, moldar, adaptar as circunstâncias ao que os sonhos nos impulsionam buscar. É “a mãe e o pai”, como um sentimento que protege e orienta na definição de um destino comum, inclusive fazendo desaparecer diferenças, incompatibilidades, que possam impedir o caminhar juntos, “dissolver a escuridão”.

“O sol se põe se vai/E após se pôr/O sol renasce no Japão”. O amor não morre, ele pode desaparecer por momentos, num espaço temporal, mas ressurgirá depois, independente do calendário e do local onde deva novamente aparecer.

“E o meu lugar é esse/Ao lado seu, no corpo inteiro/Dou o meu lugar, pois o seu lugar/É o meu amor primeiro/O dia e a noite as quatro estações”. O “eu lírico” conclui que a decisão está tomada, quer estabelecer esse enlace, esse envolvimento, esse compartilhamento de vidas, porque ao lado da pessoa amada é o “seu lugar”, de forma integral, inteira. Ela é prioridade absoluta em tudo, e quer que isso seja eterno, a qualquer hora, “dia e noite”, em qualquer tempo, nas “quatro estações”..

www.reporteriedoferreira.com.br Rui Leitão- Advogado, jornalista, escritor, poeta.




Pleno do TRT-PB elege duas mulheres para presidência pela primeira vez na história

Dupla foi eleita nesta quinta (17), durante Sessão Administrativa no auditório do Tribunal Pleno

Sede do Tribunal Regional do Trabalho
Sede do TRT-PB (Foto: Divulgação/OAB)

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) elegeu, nesta quinta-feira (17), a desembargadora Herminegilda Leite Machado para o cargo de presidente e Rita Leite Brito Rolim para vice-presidência do órgão. Pela primeira vez na história do Tribunal, duas mulheres são escolhidas para a administração.

Além da presidência, também foram escolhidos nomes para os cargos de ouvidor regional e ouvidora da mulher do TRT-PB. Na ocasião, foram escolhidos os desembargadores Eduardo Sergio de Almeida e Rita Leite Brito Rolim, respectivamente. A Mesa Diretora para o biênio 2025/2027 foi eleita por aclamação e unanimidade.

O presidente do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, parabenizou as desembargadoras e desejou sucesso na condução da administração do Regional para o próximo biênio.

Tenho certeza de que o Tribunal estará em excelentes mãos. Sinto-me sortudo por, durante minha gestão, ter nomeado três juízas, promovido duas magistradas e participar da eleição de uma gestão eminentemente feminina. São duas magistradas de excelência e sei que o Regional tem um futuro promissor”, destacou.




Botafogo-PB vence Spartax por 23 a 0 na estreia do Paraibano Feminino

O destaque ficou para Raíssa, que marcou seis gols

BOTAFOGO-PB FEMININO
Botafogo-PB estreia com vitória no Paraibano Feminino (Foto: Allan Hebert/Botafogo-PB)

O Botafogo-PB venceu o Spartax por 23 a 0 na estreia do Campeonato Paraibano Feminino. A partida aconteceu na tarde desta quinta-feira (17) no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, em João Pessoa. O destaque ficou para Raíssa, que marcou seis gols.

O primeiro tempo das Belas foi avassalador, com 14 gols marcados. Na segunda etapa, a técnica Gleide Costa aproveitou para fazer algumas mudanças na equipe, mas as Belas seguiram marcando. Moretti balançou as redes adversárias mais três vezes. Já Kaith anotou mais dois. Andreza, Keka, Mayara e Boa marcaram um gol cada.

As Belas se reapresentam na tarde desta sexta-feira (18), no CT da Maravilha do Contorno, e já iniciam a preparação para o próximo compromisso. No domingo (20), a equipe encara o Marretinha, às 15h. A Federação Paraibana de Futebol ainda não definiu o local da partida.

T5