Doutora Paula entrega Van 0km para transporte de crianças com necessidades especiais em Cajazeiras
A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) fez a entrega, na última sexta-feira (27), de uma Van 0km a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, fruto de uma emenda parlamentar destinada por ela, que será utilizada no transporte de crianças com necessidades especiais.
Ao lado prefeito Zé Aldemir, do deputado Júnior Araújo e da secretária de Saúde, Mychelle Nolêto, a deputada Doutora Paula destacou a parceria com o município na construção de políticas públicas que beneficiam diretamente a população.
“Esse é um trabalho realizado por oito mãos com muita dedicação e com o apoio da população. Só quem tem um filho autista pode entender e compreender a importância desse momento. Não quero que vocês agradeçam à doutora Paula. Eu quero que vocês agradeçam a Deus por ter nessa cidade políticos comprometidos com a causa daqueles que mais sofrem, daquelas mães que mais sofrem. Nós não prometemos, nós não estamos aqui prometendo, nós estamos entregando esse benefício a população”, destacou a deputada.
O novo veículo, adquirido para atender à demanda por transporte especializado, será utilizado para levar crianças a consultas, tratamentos e demais atividades essenciais, oferecendo conforto e segurança aos pequenos que dependem desse serviço para seus deslocamentos diários.
Segundo Doutora Paula, a entrega da Van representa mais um avanço para as políticas de inclusão da gestão de Zé Aldemir, que tem se destacado por implementar medidas que ampliam o acesso a serviços públicos essenciais, principalmente para as famílias mais carentes do município.
Morre professor José Loureiro Lopes, ex-reitor do Unipê e membro da Academia Paraibana de Letras
Morre professor José Loureiro Lopes, ex-reitor do Unipê e membro da Academia Paraibana de Letras e ex- diretor geral da Rádio Alto Piranhas em Cajazeiras na década de 60
José Loureiro Lopes
Morreu no sábado (28), em João Pessoa, o professor José Loureiro Lopes, ex-reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e membro da Academia Paraibana de Letras.
Loureiro Lopes, natural de Piancó, ocupou diversos cargos importantes ao longo de sua trajetória profissional, incluindo o de secretário de Educação do Estado da Paraíba e Conselheiro Nacional da Educação.
Ordenado sacerdote em 1965, foi o 4º pároco da Catedral Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras, onde também exerceu o cargo de diretor da Rádio Alto Piranhas. Posteriormente, ele deixou o ministério sacerdotal e passou a dedicar-se à educação, destacando-se como co-fundador e reitor do Unipê.
José Loureiro Lopes era reconhecido por sua contribuição à educação, sendo referência nacional na área. Em nota nas redes sociais, seu sobrinho Thiago Pacheco expressou sentimentos de tristeza pela perda e gratidão pelo legado deixado por Loureiro.
“Hoje, nossa família amanheceu vazia… Tio Loureiro descansou. A tristeza é grande, pois é natural querermos ter por perto todos aqueles que nós amamos, eternamente. No entanto, a gratidão é gigante. Gratidão por tudo que ele fez, por tantas vidas e famílias que ele ajudou“.
Além de sua atuação no setor educacional, Loureiro Lopes também integrou a Academia Paraibana de Letras, consolidando sua influência no cenário cultural e intelectual da Paraíba.
About Author
Consignado do INSS terá novas regras a partir do ano que vem; veja o que muda
Modalidade de empréstimo prevê desconto direto em folha
A partir de 1º de janeiro de 2025 , haverá novas regras para o crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , modalidade de empréstimo que tem desconto direto na folha de pagamento e taxas de juros mais atrativas.
Segundo as novas regras, os segurados poderão solicitar esse tipo de empréstimo no banco onde recebem o benefício antes de completar os 90 dias de espera. No entanto, se a instituição não for a que paga o benefício, a liberação só acontecerá a partir do 91º dia.
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias
As novas diretrizes não vão alterar os empréstimos já realizados, nem permitirão a portabilidade do crédito para todos os segurados antes do prazo estipulado. Isso significa que os novos beneficiários só poderão transferir seus empréstimos e cartões a outras instituições após esses 90 dias.
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, explica que essa mudança é uma forma de proteger os aposentados e pensionistas de pressões indevidas dos bancos. “Depois de três meses, as outras instituições poderão oferecer o crédito aos segurados. Assim, eles terão a chance de escolher a melhor opção disponível”, disse, ressaltando que tanto os bancos quanto os segurados saem ganhando com essa nova abordagem.
Atualmente, a taxa média para empréstimos consignados gira em torno de 1,66% ao mês, enquanto o cartão de crédito atinge 2,46%. O segurado pode usar até 45% do benefício para o pagamento de empréstimos, sendo 35% para crédito pessoal e os outros 10% divididos entre cartão de crédito e cartão de benefício.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do no
FAKE: Polícia Civil conclui que ‘ataque’ a candidato em Duas Estradas foi encenação; Guega deve responder ação por denúncia falsa
A informação sobre o caso de Guega, em Duas Estradas, foi detalhada pelo delegado Walter Brandão em entrevista ao programa Arapuan Verdade.
Ataque foi ‘fake’, diz Polícia. (foto: reprodução/redes sociais)
Uma situação registrada como ‘ataque’ por um candidato a vice-prefeito do município de Duas Estradas, no Brejo do estado, não foi verdadeira. A informação foi detalhada pelo delegado Walter Brandão em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM
“Nós quando tomamos conhecimento do fato, procedemos todo o isolamento da área, procedemos todas as perícias, procedemos as diligências necessárias, laudos especiais […] constataram que, na verdade houve uma falsa informação de um suposto crime de tentativa de homicídio que de fato não ocorreu”, detalhou em entrevista à Rádio Arapuan FM.
O suposto ataque havia sido denunciado pelo candidato a vice-prefeito Guega (Republicanos.
“As investigações não deixam dúvida e nos convencem de que foi uma simulação do fato e de que, na verdade não houve crime”, explicou o delegado Walter Brandão.
Segundo o delegado, toda a vizinhança do local onde teria supostamente ocorrido o ataque foi ouvida e ninguém constatou a suposta motocicleta usada pelos dois elementos.
Contradições
De acordo com o delegado, ao longo da investigação foram observadas várias contradições, o que levou a Polícia Civil, além de outros motivos, concluir da não veracidade do ataque reportado pelo candidato a vice-prefeito ‘Guega’ em um sítio na Zona Rural de Duas Estradas.
Candidato Guega. (foto: reprodução/redes sociais)
“Todos os estampidos de forma intervalada, os disparos, os projéteis, o trajeto dos projéteis estudados, os disparos de dentro para fora do veículo, a declaração de que os supostos algozes se encontravam do lado de fora… então foram várias contradições e não encontramos o mínimo de razoabilidade para sequer continuar com o inquérito policial, uma vez que com as diligências nos convenceu de que havia um farto contexto probatório, inclusive pericial, de que a dinâmica do fato em nada converge com as declarações da suposta vítima”, explicou como observou o ClickPB.
‘Guega’ pediu que Polícia não desse prosseguimento à investigação
O candidato a vice-prefeito disse à polícia que não tinha interesse no prosseguimento da investigação, que foi um dos pontos que chamou atenção do delegado.
“Por ocasião da sua oitiva pediu que não tinham interesse no prosseguimento da investigação. Um dos pontos que me chamou atenção, como uma pessoa vítima de uma emboscada”, falou Walter Brandão à rádio Arapuan FM.
Situação foi falsa, diz Polícia. (foto: reprodução/redes sociais)
Segundo a investigação, alguns disparos partiram de fora para dentro do veículo (ao lado do motorista), dois deles atingindo o vidro do motorista e o para-brisas. Já outros disparos partiram de dentro para fora do veículo, atingindo o lado dianteiro do passageiro.
“Um dos pontos que diverge totalmente das declarações da vítima (os tiros que partiram de dentro para fora) e de todo um contexto que se foi produzido como prova no local. Então ficou patente a intenção da suposta vítima de levar a opinião pública a seu favor, orquestrando movimentos lá clamando por paz, por segurança, enquanto na verdade conclui-se a investigação, que foi uma encenação para tentar comover a opinião pública”, detalhou.
Candidato vai ser denunciado e pode ser preso
‘Guega’ será denunciado por falsa comunicação de crime. A informação foi confirmada pelo delegado Walter Brandão. A pena para estes casos pode chegar a seis meses de detenção.
“Ele será agora, será penalmente responsabilizado pela falsa comunicação de crime”, pontuou o delegado. O inquérito de falsa comunicação foi relatado e distribuído na comarca e deverá também ocorrer abertura de inquérito no Ministério Público.
Já o inquérito inicial da ‘tentativa’ foi arquivado.
Relembre o caso
Gilvan Garcia de Carvalho Filho, mais conhecido como ‘Guega’, de 60 anos, declarou à Polícia que foi vítima de um atentado.
O mesmo disse que estava em um carro quando, por volta das 2h foi atingido por vários disparos semelhantes aos de arma de fogo, na região do sítio Camaratuba.
De acordo com a Polícia Militar, no veículo foram observados “cinco perfurações semelhantes a marcas de disparos de arma de fogo”, onde 02 delas estava no vidro da porta do motorista, outras duas no vidro da porta do passageiro e a um no para-brisa, em frente ao volante.
| Assista ao Programa Arapuan Verdade, com a entrevista do delegado:
www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb
Cícero divulga nota dura, fala em ataque e perseguição às vésperas da eleição e diz que ninguém está acima de Deus e da vontade do povo
A assessoria da campanha do atual prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição pelo Progressistas, divulgou, na manhã deste sábado (28), uma dura nota que classifica a prisão da primeira-dama, Lauremília Lucena, pela Policia Federal, no âmbito da Operação Território Livre, como “ mais um ataque covarde e brutal, ardilosamente arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição.”
Na nota, a campanha de Cícero ressalta a liderança consolidada em todas as pesquisas, que indicam vitória já no primeiro turno do atual prefeito, e lembra que “seus opositores, nos últimos dias, disseminaram boatos pela cidade sobre uma nova operação. A operação realizada hoje, portanto, já era prevista e foi recentemente denunciada no plenário da Câmara dos Deputados pela deputada federal Eliza Virgínia, que alertou publicamente sobre o uso político de instituições com o objetivo de influenciar a campanha eleitoral em João Pessoa.”
Também na nota, a campanha diz que “as injustiças que, mais uma vez, atingem Cícero e sua família não ficarão impunes”, e que “a campanha continuará nas ruas para mostrar que nenhuma força política está acima de Deus e da vontade soberana do povo.”
Nota
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi alvo de mais um ataque covarde e brutal, ardilosamente arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição, envolvendo sua família.
Com sua liderança consolidada em todas as pesquisas, que indicam vitória já no primeiro turno, seus opositores, nos últimos dias, disseminaram boatos pela cidade sobre uma nova operação. A operação realizada hoje, portanto, já era prevista e foi recentemente denunciada no plenário da Câmara dos Deputados pela deputada federal Eliza Virgínia, que alertou publicamente sobre o uso político de instituições com o objetivo de influenciar a campanha eleitoral em João Pessoa.
Na imprensa, nossos adversários divulgaram versões fantasiosas e inverdades com o intuito de manchar a honra de uma mulher íntegra, respeitada e querida pelo povo paraibano. Lauremília não teme as investigações e, na justiça, demonstrará que é vítima de uma grave perseguição política, orquestrada pelos adversários de Cícero, que claramente utilizam sua influência para esse fim.
Trata-se de uma prisão política. Lauremília tem residência fixa e jamais se recusaria a prestar depoimento ou esclarecer quaisquer fatos. Houve o uso de força desproporcional, já que ela sequer foi convocada para prestar depoimento. Claramente, os adversários de Cícero estão utilizando todos os meios para conquistar o poder a qualquer custo, sem respeito à sua família ou à cidade de João Pessoa.
Lauremília tem uma vida limpa, é uma benfeitora na cidade e do Estado. Ela provará sua inocência, sendo mais uma vítima de injustiça, assim como Cícero também foi.
João Pessoa não pode e não vai retroceder. As injustiças que, mais uma vez, atingem Cícero e sua família não ficarão impunes. A campanha continuará nas ruas para mostrar que nenhuma força política está acima de Deus e da vontade soberana do povo.
www.reporteriedoferreira.com.br
Candidato a vereador e filho são assassinados na Paraíba
Candidato a vereador Itatuba e seu filho são assassinado a tiros
O candidato a vereador de Itatuba, na Paraíba, Edinaldo Ferreira Andrade, conhecido como Nau Gordo, de 51 anos, foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (28).
O jovem de 18 anos, filho do vereador, foi identificado como Eraldo Vitorino Juvino de Lira. O pai, de 51 anos, e o filho foram assassinados em bairros diferentes de Itatuba, mas em um breve intervalo de tempo, segundo as primeiras informações.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu um chamado sobre disparos e, ao chegar ao local, confirmou a morte. A Polícia Militar informou que agentes encontraram o corpo e isolaram a área para a perícia.
A Polícia Civil deve investigar o motivo do assassinato de pai e filho e se o caso tem ligação política, já que Nau Gordo concorria ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Itatuba.