Homem é preso por assassinato em Princesa Isabel

A Polícia Civil da Paraíba cumpriu, nesta sexta-feira (13), um mandado de prisão preventiva de um homem envolvido em um homicídio na cidade de Princesa Isabel, no sertão da Paraíba. O crime ocorreu no último domingo (8) em um bar na região central da cidade.

De acordo com o delegado Gutemberg Cabral, dois indivíduos em uma moto se aproximaram da vítima e efetuaram oito tiros de arma de fogo na sua direção. O autor do disparo foi preso em João Monlevade, no estado de Minas Gerais. A captura foi feita após investigações do Grupo Tático Especial (GTE) da delegacia do município em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Minas Gerais, que conseguiram descobrir o envolvido no assassinato e o autor confesso dos disparos.

“Esta delegacia, cumpriu o mandado de prisão preventiva do foragido alvo das investigações do homicídio. Conseguimos hoje capturar e identificar o indivíduo, que tudo leva a crer que ele fugiu em um dos ônibus que seguia para o estado de Minas Gerais, levando trabalhadores recrutados para trabalhar nas lavouras do sudeste, na última terça-feira (10)”, afirmou.

Em seguida, o criminoso foi encaminhado para um presídio da cidade e ficará à disposição da Justiça. Segundo a Polícia, uma das motivações do fato foi a vingança da morte do irmão do atirador. Além disso, ambos possuíam um envolvimento com a mesma companheira, que era protegida por uma medida protetiva contra o assassinado.

O comparsa do atirador já havia sido preso na última segunda-feira (9), em Princesa Isabel, no sertão do estado.

Www.reporteriedoferreira.com.br




Adriano Galdino reafirma vontade de disputar majoritária em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), disse, nesta quinta-feira (12), durante entrevista a uma emisspra de rádio da capital, que mantém vivo o sonho de disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026.

De acordo com Galdino, a possível eleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara Federal muda a configuração política do estado, mas lhe dá a preferência para estar na chapa majoritária pelo Republicanos.

“Esse é um momento especial para nós paraibanos com a possível ascensão do deputado Hugo Motta como presidente da Câmara Federal, motivo de orgulho, pelo protagonismo dele no cenário estadual e nacional, e claro que a eleição dele muda a configuração política e quero sim estar na chapa majoritária, mas é uma discussão que deve acontecer lá para o final de 2025”, disse.

Durante a entrevista, Galdino também disse respeitar a hierarquia partidária e caso o deputado Hugo Motta decida concorrer à eleição como candidato a governador, abre mão da disputa.

“A preferência é de Hugo, se ele se dispuser a disputar, tenho que me curvar à hierarquia. Agora se ele resolver disputar a reeleição como presidente da Câmara, meu nome sobe na preferência partidária”, argumentou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Júri popular: STF tem 5 votos a favor de prisão imediata de condenados

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou nesta quinta-feira (12) cinco votos a favor do entendimento de que é constitucional, ou seja, válida a execução imediata da pena da pessoa condenada por crime pelo Tribunal do Júri, mesmo que o réu ainda possa recorrer a outras instâncias na Justiça.

A sessão está no intervalo, após um pedido de vista mesa do ministro Dias Toffoli, que é um pedido de um prazo curto para mais análise do tema.

O relator do caso, presidente Luís Roberto Barroso, votou no sentido de que a medida não viola princípios constitucionais. Ele foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

A tendência de momento é de que esse entendimento prevaleça na Corte. Isso porque Dias Toffoli já sinalizou que acompanhará o voto de Barroso.




Kamala amplia liderança sobre Trump em pesquisa de intenção de voto feita após debate

A candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, ampliou a liderança das intenções de voto sobre o republicano Donald Trump após o debate eleitoral entre os dois, segundo um levantamento da agência de notícias Reuters e do Instituto Ipsos divulgado na quinta-feira (12).

Harris tem 47% das intenções de voto, contra 42% de Trump, segundo uma nova pesquisa de intenção de voto Reuters/Ipsos, a primeira do instituto realizada após o debateA diferença é um ponto percentual maior que a registrada no último levantamento feito pelo mesmo instituto, no fim de agosto.

Na ocasião, 45% dos entrevistados disseram que votariam na vice-presidente, contra 41% que manifestaram apoio a Trump.

A pesquisa Reuters/Ipsos ouviu 1.690 pessoas entre quarta-feira (11) e a quinta (12), entre elas 1.405 eleitores registrados — nos EUA, o voto não é obrigatório, e os cidadãos têm de fazer um registro a cada pleito para poder votar — e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Debate

O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, na noite de terça-feira (10), foi marcado por trocas de acusações em temas centrais da corrida à Casa Branca e pelo tom mais assertivo de Harris, que empurrou o adversário para a defensiva e conseguiu se impor até em temas mais confortáveis para Trump, como imigração e economia.

Enfática e expressiva, Kamala Harris investiu em ataques a Trump e procurou se desassociar de Joe Biden ao mesmo tempo em que defendeu seu governo. Com oratória segura, ela também evocou seu passado como procuradora-geral, deixando de lado dúvidas sobre se conseguiria lidar com acusações de Trump. E, mesmo sem o apoio de sua equipe e de anotações prévias, que não puderam entrar no auditório do debate, conseguiu dar respostas rápidas.

Segundo levantamento do jornal “The New York Times”, Trump passou a maior parte do debate, de pouco mais de 90 minutos, se defendendo de ataques da adversária, ao contrário do enfrentamento que teve em junho contra o presidente Joe Biden. Na ocasião, o republicano foi quem mais fez ataques.

Donald Trump, que começou o debate repetindo o tom mais calmo que adotou no cara a cara contra Biden, também foi optando por falas mais agressivas ao longo do enfrentamento em reação a provocações constantes da adversária.

Ele tentou atrelar a democrata a Joe Biden, buscando tirar proveito do mau desempenho do presidente. “Ela é Biden. Ela está querendo se afastar de Biden, mas ela é Biden”, disse.

www.reporteriedoferreira.com.br palavrapb




Governador afirma que Paraíba vive seu melhor momento

“João Azevedo Lins Filho afirma que a Paraíba está vivendo seu melhor momento, e nós podemos compartilhar boas notícias assim. Segundo o Banco do Brasil, o crescimento do nosso PIB será o maior do Brasil. Vamos avançar ainda mais com o nosso turismo decolando e com a construção do Polo Turístico Cabo Branco, que vai gerar milhares de empregos. Além disso, nossa capacidade de gestão e saúde fiscal atrai investimentos, gera desenvolvimento e cria cada vez mais oportunidades para os paraibanos.

*O Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil da Paraíba- SINDSPOL/PB, Antônio Erivaldo H. de Sousa diz que a Polícia Civil da Paraíba é avaliada pela 4ª vez consecutiva pelos Institutos de Pesquisas Nacionais como uma das melhores do Brasil, mas o reconhecimento e a valorização por parte do atual governo têm deixado a desejar, pois paga o pior salário do Brasil.

SINDSPOL/PB, NA LUTA! VALORIZAÇÃO JÁ!”*

 




CBTU começa a receber pagamento de passagem via Pix em João Pessoa

Os usuários do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana podem, a partir desta segunda feira (9), pagar suas passagens através de Pix. Os estudos para o recebimento da transação via Pix foram iniciados desde o mês de julho deste ano até culminar no programa que possibilita o recebimento através da leitura de QR-Code.

A implantação do sistema começou pela Estação João Pessoa, numa primeira etapa para averiguação da funcionalidade e possíveis ajustes no sistema criado pela equipe da CBTU João Pessoa. Atualmente, apenas a CBTU em Recife utiliza o pix como meio de pagamento das passagens.

O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, afirmou que toda equipe de colaboradores da Companhia está imbuída em fazer o melhor, inclusive se utilizando de recursos modernos para facilitar a vida dos usuários do sistema.

“Mais uma vez adotamos novos procedimentos para tornar o acesso aos trens mais simples e rápido, com a inclusão do Pix como forma de pagamento e em breve teremos mais benefícios para os nossos usuários”, declarou.

De acordo com o coordenador do projeto CBTU Pix, Carlos Ataíde, a pagamento não levará mais do que trinta segundos para ser efetuado. “Ao chegar na bilheteria o passageiro escolherá a quantidade de passagens a ser comprada. Em seguida, será gerado um código numa tela digital, instalada na parte externa da bilheteria, que será lido pelo passageiro para efetuar o pagamento das passagens e partir daí, adentrar à plataforma de embarque”, explica.

A CBTU também está viabilizando a geração do QR-Code, pagamento e a apresentação de um código único que dará acesso ao sistema através do aplicativo Meu Trem JP para os próximos meses. Após a implantação e correção do sistema de recebimento do pagamento via pix em João Pessoa, as estações de maior fluxo também terão essa funcionalidade.

O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias criado pelo Banco Central do Brasil. Com o Pix, é possível fazer transações pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento.

 




Orçamento 2025 chega ao Congresso com salário mínimo de R$ 1.509




A profissão de fé de Lula na política é um antídoto ao “aventureirismo”




Juíza indefere candidatura de Leonardo Barbalho a prefeito de Pitimbu

Juíza argumentou que enquanto prefeito de Pitimbu, teve contas rejeitadas por problemas na prestação de contas do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento de Jovens e Adultos (EJA).

Leonardo, Juíza, Pitimbu

Leonardo Barbalho (Foto: DivulgaCandContas)

A juíza Daniere Ferreira de Souza, da 73ª Zona Eleitoral, indeferiu a candidatura de Leonardo Barbalho a prefeito de Pitimbu. A informação foi conferida pelo ClickPB neste sábado (31) no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O portal mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.

O pedido de impugnação da candidatura de Leonardo Barbalho foi feito pela coligação Pitimbu Continuará a Brilhar, que tem como candidata a prefeita a Professora Adelma.

A coligação alegou que Leonardo, enquanto prefeito de Pitimbu, teve contas rejeitadas por problemas na prestação de contas do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento de Jovens e Adultos (EJA).

Por causa dessa condenação, Leonardo Barbalho ficou com o nome em uma lista de pessoas com contas julgadas irregulares.

“O impugnado não observou seu dever de prestar contas acerca de recursos repassados ao Município de Pitimbu no exercício de 2016, por conta do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento de Jovens e Adultos, razão pela qual, como resultado de um processo de tomada de contas especial, o Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas de Leonardo Jose Barbalho Carneiro e o condenou ao recolhimento aos cofres do FNDE da quantia especificada em tal decisão. Ante o exposto, em harmonia com o Ministério Público Eleitoral, julgo procedente a impugnação ajuizada pela Coligação Pitimbu Continuará a Brilhar e, consequentemente, indefiro o registro de candidatura do candidato Leonardo José barbalho Carneiro para concorrer ao cargo de Prefeito nas Eleições Municipais de 2024”, argumentou a juíza, como notado pelo ClickPB.

Veja abaixo o processo onde a juíza indeferiu a candidatura de Leonardo Barbalho:




Nevita Luna afirma que lutará por mais visibilidade para advocacia negra como desembargadora no TJPB

Candidata ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), nas eleições da OAB-PB, a advogada Nevita Luna afirmou, nesta sexta-feira (05), que será voz ativa no TJPB na defesa da advocacia negra. Ela garantiu que lutará para dar visibilidade a todos os advogados e advogadas paraibanas, independente de cor ou classe social.

Nevita destacou que durante suas andanças pela Paraíba, nesse período de campanha, dialogou com advogados e advogadas negras de todas as regiões do Estado, que relataram as dificuldades enfrentadas durante o exercício profissional pela cor da pele.

“Na cidade de Guarabira, por exemplo, fui parada por um colega advogado que me disse: ‘doutora, quando estiver lá no Tribunal, não esqueça de nós, advogados de cor que somos, pois na maioria das vezes somos invisibilizados e muitas vezes até confundidos com pastores ou seguranças’.  Podem ter certeza meus amigos que atuarei ativamente no TJPB para dar voz, pra dar visibilidade a vocês, colegas advogados e advogadas, de todas as cores”, afirmou.

Currículo
Nevita destaca que o seu currículo, com larga experiência na advocacia, como professora e qualificações na vida acadêmica a credencia como a mais qualificada entre as mulheres na disputa para formação da lista sêxtupla, que será formada em eleição direta entre os advogados paraibanos e enviada ao TJPB.

Professora universitária, com mestrado e doutorado, incluindo duas experiências acadêmicas internacionais, na França e no Canadá, Nevita possui uma rica trajetória acadêmica e profissional. Ela já atuou em mais de 1.200 processos.

Nevita lembra que iniciou sua carreira na advocacia em 2009 em João Pessoa. Em 2013, assumiu importantes processos nas cidades de Patos-PB e Recife-PE, que marcaram sua trajetória. Já publicou o livro ‘Por uma erótica do direito Contradições, diálogos e perspectivas entre direito e emoção. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

“Minha experiência abrange processos de família e sucessões, com notáveis resultados em casos de indenização por danos morais por violência doméstica e estelionato afetivo. Enfim, meu currículo e trajetória, tanto na advocacia, como na vida acadêmica, com certeza é meu diferencial entre os candidatos e candidatas para assumir a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional”, afirmou.

www.reporteriedoferreira.com.br/MaisPB