PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Jardim Tambauzinho; Sérgio Botelho

 

Pode ser uma imagem de aeronave e a texto

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Jardim Tambauzinho mSérgio Botelho
– Encontrei nesses dias significativa notícia de jornal a servir de testemunha sobre nossa evolução urbana. Na edição de 21 de outubro de 1952, de A União, sob o título “A Cidade Sobe”, uma nota festejou o crescimento da urbe pessoense na direção do Leste “em busca da brisa solta e das paisagens mais amplas da orla litorânea”, segundo o texto, sob a responsabilidade do próprio jornal.
A notícia tratava do loteamento do “futuro Jardim Tambauzinho”, conduzido pelo governo paraibano, a quem o sítio pertencia, por meio do Banco do Estado, tendo sido “grande o interesse despertado junto aos proprietários em adquirir um terreno naquele setor da urbe, para edificação de uma casa residencial, num ponto que mais tarde será considerado o melhor de toda a cidade”, considerava o texto, realçando também o fato de já terem sido vendidos 700 dos 1.200 terrenos do loteamento. Apesar de firmada entre as décadas de 1920 e 1930, apenas com a sua pavimentação, naquele início da década de 1950, é que a Epitácio Pessoa passou a significar, mais efetivamente, a ampliação da capital paraibana no rumo do mar (lembrem-se que a cidade foi inaugurada cerca de 350 anos antes disso).
Na área em que hoje se encontra Tambauzinho, conhecida como Imbiribeira, funcionava o Campo de Aviação, justamente, como sugere a denominação, onde baixavam aeronaves com destino a João Pessoa. Também na década de 1950 é que foi construído, na região, o I Grupamento de Engenharia, no terreno onde funcionara a Escola Agropecuária da Imbiribeira.
Naquele momento, em ponto mais à frente, na Epitácio, o Montepio do Estado e a Caixa Econômica estavam construindo o Jardim Miramar, o destacado bairro que hoje representa uma das áreas mais nobres, do ponto de vista arquitetônico e de valor em dinheiro por m², então, um pretenso, depois consolidado, conjunto habitacional. Em marcha batida, a cidade se expandia rumo às praias. Hoje, Tambauzinho e Miramar são, apesar da importância de ambos, apenas partes da imensidão que representa o Leste pessoense e suas muito vastas adjacências.
Na foto, o Campo de Aviação da Imbiribeira, parcela da hoje Tambauzinho.
www.reporteriedoferreira.com.br Por Sérgio Botelho, jornalista, poeta, escritor.



UNE – UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA NA DITADURA Por Rui Leitao

UNE – UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA NA DITADURA

É sempre através da juventude estudantil que a renovação política se estabelece, tendo a escola como importante agente de transformação social. Os Jovens estiveram na vanguarda das lutas democráticas em todo o mundo. No Brasil esse movimento político teve na UNE – União Nacional dos Estudantes, a construção de uma história de lutas pela democracia, liberdade e justiça social.

Fundada em 11 de abril de 1937 passou a ser a entidade máxima dos estudantes brasileiros. Seu primeiro presidente oficial foi o gaúcho Valdir Borges, eleito em 1939. Porém, quando da instauração da ditadura militar em nosso país, uma de suas primeiras ações foi metralhar e incendiar sua sede, no Rio de Janeiro, na noite do dia 31 de março de 1964. A partir de então foi desenvolvida uma perseguição que resultou na prisão, tortura e execução de centenas de estudantes. Na época era presidida por José Serra, que, inclusive, havia sido um dos oradores do Comício da Central do Brasil, poucos dias antes do golpe. A Lei Suplicy de Lacerda a colocou na ilegalidade, permanecendo dessa forma por 20 anos, até quando foi aprovado pelo Congresso Nacional o projeto, de autoria do deputado e ex-presidente da UNE Aldo Arantes, que a tirava da clandestinidade.

Mesmo tendo sua entidade na ilegalidade, os estudantes se organizaram a nível nacional, no ano de 1968, num movimento deflagrado com o assassinato do estudante Édson Luís, no Rio de Janeiro. Foi um ano de muita efervescência política, com a juventude nas ruas protestando contra o regime ditatorial em vigência. Em outubro tentaram realizar o 30º. Congresso Nacional da UNE, de forma clandestina, no sítio Ibiuna , em São Paulo, com participação de mais de mil estudantes vindos de todos os estados do Brasil. O local foi invadido por 400 pollciais prendendo quase todos com base na Lei de Segurança Nacional. Dentre eles muitos paraibanos. A politização crescente do movimento estudantil fez com que passasse a ser motivo de preocupação cada vez maior nos círculos militares, concorrendo para que em dezembro fosse editado o AI-5 – Ato Institucional número 5, quando se iniciou um período de punições mais severas com o objetivo de desmobilizar o movimento.

Em 1972, seu presidente Honestino Guimarães foi sequestrado e morto, assim como outros dirigentes estudantis que sofreram torturas e alguns desapareceram sem que até hoje se tenha notícia deles. A heróica luta de resistência foi, então, destroçada pela repressão violenta. Porém, no ano de 1977, os estudantes voltaram às ruas promovendo grandes passeatas, culminando com a realização do chamado “Congresso da Reconstrução”, acontecido em Salvador, em 1979, marcando o fim de seis anos sem a eleição de uma diretoria de forma direta, oportunidade em que foi eleito presidente o baiano Rui César Costa Silva.

Em represália, o presidente João Figueiredo mandou demolir o prédio da UNE na Praia do Flamengo, o mesmo que havia sido invadido e incendiado na noite do Golpe de 64. Houve uma reação dos estudantes numa manifestação pública, na cidade de Piracicaba, São Paulo, que contou com a presença do então sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, sendo reprimida pelas forças opressoras do governo. Três anos depois o governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, cede à UNE o casarão da Rua do Catete, 234, onde passou a funcionar. A devolução definitiva do prédio da Praia do Flamengo só veio a acontecer em 1994, por decisão do presidente Itamar Franco. O presidente Lula, ao final do seu segundo mandato, em 2010, lançou, no local, a pedra fundamental para as obras de reconstrução da nova sede da entidade.

A UNE participou intensamente de vários episódios da história política do Brasil, desde a sua fundação no ano de 1937. Mas foi nos chamados “anos de chumbo” que ela se destacou pela resistência ao golpe civil-militar de 1964 e à ditadura que se instalou na sequência dos fatos, alçando a um papel bastante ativo em nível nacional. Essa história não pode ser apagada.

www.reporteriedoferreira.com.br    Rui Leitão-advogado, jornalista; poeta, escritor.

 

 




Grupo armado invade residência e mata homem a tiros em Bayeux

Durante a madrugada desta segunda-feira (2) um grupo formado por quatro homens armados invadiu uma residência no bairro do Sesi, em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa e assassinou um homem com vários tiros.

Ricardo Bernardo do Nascimento, de 32 anos, que foi morto com pelo menos seis tiros. A esposa dele também estava na casa, mas não foi atingida.

De acordo com familiares, a vítima já tinha cumprido pena por tráfico de drogas. Não há informações sobre os suspeitos do crime.




Opinião/Rede Mais: Tacyana lidera com 42,4% e Domiciano tem 16,9%, em Bayeux

Tacyana Leitão, Domiciano Cabral, Hermerson Caminhoneiro e Glicério Feitosa disputam Prefeitura de Bayeux

A candidata Tacyana Leitão (PSB) venceria com 42,4% dos votos, se fossem hoje as eleições para Prefeitura de Bayeux, município da região metropolitana de João Pessoa. Esse é o resultado dos números da pesquisa estimulada realizada pela Opinião, contratada pela Rede Mais e divulgada pelo Portal MaisPB, nesta segunda-feira (2).

Conforme os dados, o segundo colocado na disputa é o ex-deputado federal e empresário Domiciano Cabral (MDB), que aparece com 16,9% das intenções de voto.

O vereador Hermerson Caminhoneiro (Solidariedade) tem 7,1% da preferência do eleitorado, enquanto o empresário Glicério Feitosa (Novo) conta com 5,1%. Branco, nulo e nenhum são a opção de 9,3% dos entrevistados e 19,2% se dizem indecisos ou ainda não sabem.

Fonte: Opinião Pesquisas Sociais – Registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo PB-05448/2024

Tacyana também lidera na espontânea

A candidata do PSB, Tacyana Leitão, também lidera a pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos). Ela é mais lembrada, espontâneamente, por 30,2% dos entrevistados.

Na pesquisa espontânea, 8,9% dos eleitores citam o nome do ex-deputado Domiciano Cabral. Hermerson Caminhoneiro tem 3,1% das citações e Glicério Feitosa 2,9%.

Mesmo sem ser candidatas nesta eleição, a ex-prefeita Sara Cabral é lembrada como opção de 2,4% dos entrevistados e 0,7% apontam o nome da atual prefeita Luciene Gomes.

A pesquisa espontânea registra 7,6% de brancos, nulos e nenhum e um universo de 44,2% de indecisos.

Fonte: Opinião Pesquisas Sociais – Registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo PB-05448/2024

Domiciano lidera rejeição

A pesquisa Opinião/Rede Mais também mediu os índices de rejeição e perguntou ao eleitorado de Bayeux, entre os candidatos, em que não votaria de jeito nenhum.

Domiciano Cabral é rejeitado por 22,4% dos entrevistados, seguido de Hermerson Caminhoneiro (17,6%), Glicério Feitosa (14,7%) e Tacyana Leitão (11,1%).

De acordo com os números, 9,3% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos que disputam a Prefeitura de Bayeux e 24,9% não rejeitam nenhum deles.

Fonte: Opinião Pesquisas Sociais – Registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo PB-05448/2024

Dados técnicos da pesquisa

Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05448/2024, a pesquisa foi realizada no dia 26 de agosto de 2024 e entrevistou 450 eleitores de Bayeux. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos

As entrevistas com os moradores foram realizadas nos bairros Alto da Boa Vista, Baralho, Brasília, Centro, Comercial Norte, Imaculada, Jardim Aeroporto, Jardim São Severino, Jardim São Vicente, Manguinhos, Mário Andreazza, Mutirão, Rio do Meio, São Bento, Sesi e Tambay.

Cobertura Especial

Parceiros desde 2016, a Rede Mais e a empresa Opinião Pesquisas Sociais renovaram, no começo deste ano, contrato de exclusividade para realização de uma série de pesquisas no projeto de cobertura especial das eleições municipais de 2024 na Paraíba.

Os levantamentos estatísticos realizados pela Opinião são divulgados pelo Portal MaisPB e também no Programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra para 25 emissoras em conexão com a Rede Mais Rádios, tendo a Rádio POP FM 89.3 em João Pessoa, como cabeça de rede, e em Campina Grande a Rádio POP Cariri 101,1 FM.

Opinião Pesquisas Sociais – 30 anos de experiência

Com três décadas de experiência no mercado, a Opinião Pesquisas Sociais, sediada em Campina Grande, acumula atuação destacada e relevante na Paraíba e em estados do Nordeste.

Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos institutos mais respeitados e acreditados do segmento. A empresa tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016, sempre com níveis máximos de acertos nas tendências e resultados.

Portal MaisPB – soma de conteúdo e credibilidade

Fundado em 2010, o Portal MaisPB é um veículo consolidado no segmento da mídia digital da Paraíba. Com 14 anos de história, pelo conteúdo relevante e linha editorial reconhecida pela seriedade e equilíbrio, alcançou uma das maiores audiências mensais do segmento e conquistou respeitabilidade na cobertura jornalística paraibana.

www.reporteriedoferreira.com.br/MaisPB




Rússia bombardeia Kiev, capital da Ucrânia, com mais de 20 mísseis

Os ataques ocorreram na madrugada desta segunda-feira (2)

Por

|02/09/2024 02:45

Ataques russos na capital da Ucrânia
Reprodução

Ataques russos na capital da Ucrânia

A capital ucraniana, Kiev , foi alvo de um novo ataque russo  nas primeiras horas desta segunda-feira (2), apenas uma semana após o último bombardeio. Desta vez, mais de 20 mísseis balísticos foram lançados contra a cidade, embora a maioria tenha sido interceptada pelo sistema de defesa ucraniano. A ofensiva deixou ao menos duas pessoas feridas por destroços

O ataque começou com o acionamento das sirenes de emergência cerca de duas horas antes da chegada dos mísseis. Apesar do sucesso da defesa aérea em impedir que a maioria dos projéteis atingisse alvos críticos, alguns danos foram registrados. Uma casa de caldeiras na estação de tratamento de água e a entrada de uma estação de metrô, que também serve como abrigo antibombas, foram atingidos.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko , confirmou que os ataques afetaram principalmente o bairro Svyatoshynksyi , conhecido por abrigar diversas instituições educacionais. Além disso, o ataque causou incêndios em veículos e danificou um edifício não residencial no bairro de Shevchenkivskyi . Destroços dos mísseis também atingiram o distrito de Solomyanskyi , onde se localizam a grande estação de trem e o aeroporto internacional da capital.

Este novo ataque ocorre um dia após a Rússia interceptar mais de 150 drones ucranianos, conforme relatado pelo Ministério da Defesa russo. Dois drones foram abatidos sobre Moscou e nove sobre áreas adjacentes, enquanto outros foram derrubados nas regiões de Kursk, Bryansk, Voronezh e Belgorod — todas na fronteira com a Ucrânia . A maior incursão em solo russo desde a Segunda Guerra Mundial tem levado a uma intensificação dos conflitos na região.




Na Record, Mani Rego abre jogo sobre Davi e faz revelação exclusiva: “me doeu”

Mani Rego topou participar do Domingo Record neste domingo 01/09. A influenciadora, que ficou conhecida em todo o Brasil após o seu ex-cônjuge, Davi Brito, participar da edição do Big Brother Brasil 2024.

À Record, Mani disse que foi bastante difícil o término dos dois. “Eu acho que eu não estava em parte dos planos dele, eu ainda consegui ver pra ele e ver amor nele”, contou. “Ele terminou a relação”, frisou Mani.

Mani frisou que considerava Davi como parceiro, já que passou 1 ano e 3 meses morando com o ex-BBB. A influencer frisou que, após 3 dias de namoro, convidou o influenciador do BBB24 para morar com ela.

Ela frisou que, dos quase 3 milhões que Davi Brito recebeu como valor total, não teve acesso à nada do reality show. Bastante emocionada, Mani conta que se perguntou muitas vezes se caso ele não tivesse ganhado o reality show, ainda estaria com ela, disse bastante emocionada.

“Isso foi o que me doeu muito, as pessoas acusaram minha família, me acusaram, que a gente é uma quadrilha, que a gente montou um plano pra retirar dinheiro”, disse a famosa em entrevista exclusiva na Record.

Ela ainda revelou que, sofreu bastante quando o brother falou em rede nacional, na Ana Maria Braga, que apenas estava conhecendo Mani. A mãe de Mani, revelou que ficou bastante decepcionada com o ex-BBB, já que os dois tinham uma relação de proximidade e Davi Brito a chamava de mainha.

Lembrando que, os dois terminaram a relação logo após Davi Brito, se consagrar campeão do Big Brother Brasil 2024. Na primeira semana, os dois romperam a relação de quase 2 anos de convivência.




Homem é morto a tiros em Mangabeira VIII enquanto trabalhava

Unidade do SAMU prestou socorro a vítima, que morreu dentro da ambulância

Por Redação T5

IMG 3102
A identificação da vítima permanece desconhecida (Foto: Verinho Paparazzo/RTC)

Um homem foi atingido por vários disparos de arma de fogo em Mangabeira VIII na noite deste sábado (31). A vítima, que estava trabalhando em um espetinho na região, foi surpreendida e alvejada enquanto exercia suas atividades.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi rapidamente acionada e chegou ao local em questão de minutos, a vítima ainda estava com vida.

Os profissionais realizaram todos os procedimentos necessários, como a intubação da vítima, para tentar estabilizá-la. No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, a vítima não sobreviveu e morreu dentro da ambulância.

A vítima foi encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A identificação da vítima permanece desconhecida. Alguns populares afirmaram que o homem era o dono do espetinho em que estava.




PF pode indiciar Bolsonaro e outros por ‘golpismo’, diz jornalista

Ex-presidente e vários de seus ministros, incluindo o general Braga Netto, devem ser indiciadoslpismo’, diz jornalista

Por

iG Último Segundo

|01/09/2024 09:14

Apuração examinará as conexões entre diversos setores do governo Bolsonaro que supostamente trabalharam para barrar a posse de Lula
Reprodução

Apuração examinará as conexões entre diversos setores do governo Bolsonaro que supostamente trabalharam para barrar a posse de Lula

A Polícia Federal está prevista para concluir na segunda quinzena deste mês a investigação sobre uma possível tentativa de golpe de estado em 2022. As informações foram divulgadas na coluna de Lauro Jardim, no jornal Globo, neste domingo (1º).

A apuração examinará as conexões entre diversos setores do governo Bolsonaro que supostamente trabalharam para barrar a posse de Lula. Jair Bolsonaro e vários de seus ministros, incluindo o general Braga Netto, devem ser indiciados.

O indiciamento será classificado como tentativa de golpe, conforme definido no Código Penal, segundo a reportagem.

Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin e atual candidato de Bolsonaro à prefeitura do Rio de Janeiro, também será incluído no inquérito.

O desfecho da investigação coincide com a reta final da campanha eleitoral. Isso pode fortalecer o argumento bolsonarista de que há uma perseguição judicial, ao mesmo tempo, em que representa um desafio para sua candidatura, que ainda não ganhou tração.




Capital paraibana está entre destinos mais buscados para setembro, também no Booking.com

 

João Pessoa está se consolidando como um dos destinos mais procurados por brasileiros no Nordeste para a baixa temporada. De acordo com um levantamento recente da Booking.com, realizado em 20 de agosto de 2024, a capital paraibana é um dos destinos mais buscados para viagens durante o mês de setembro de 2024. A pesquisa revelou que três quartos dos brasileiros (75%) preferem viajar na baixa temporada, aproveitando as vantagens de menos aglomerações e custos mais baixos. Setembro se mostra um período ideal para quem deseja escapar da rotina e explorar novos lugares com um bom custo-benefício.Os dados obtidos refletem o volume de buscas na plataforma e não necessariamente as reservas confirmadas, mas indicam uma clara tendência de interesse por João Pessoa e outros destinos nordestinos para o período. A baixa temporada é uma excelente oportunidade para desfrutar de viagens mais tranquilas e econômicas, tornando-se uma escolha atrativa para muitos brasileiros.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, reafirma o compromisso do Governo da Paraíba em promover o Estado como um local de excelência para o turismo, não apenas durante a alta temporada, mas em todos os períodos do ano. “A diversidade cultural, as belezas naturais e a hospitalidade única da nossa cidade fazem de João Pessoa um destino que encanta em qualquer época. Estamos investindo em estratégias para divulgar ainda mais nossas regiões turísticas”, disse.

Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, comenta que manter uma boa demanda de turistas durante todo o ano é fundamental para o desenvolvimento do turismo em qualquer destino. “Para João Pessoa, ter uma alta procura na baixa temporada é um sinal positivo de que estamos conseguindo atrair visitantes em diferentes períodos. Isso ajuda a estabilizar a economia local e a oferecer uma experiência mais tranquila e de qualidade para os turistas. Estamos continuamente trabalhando para melhorar a infraestrutura e os serviços da cidade, garantindo que todos, independentemente da época do ano, possam desfrutar do melhor que João Pessoa tem a oferecer”, ressalta.

Destinos mais buscados por viajantes brasileiros, na Booking.com, para viagens em setembro de 2024:
1) São Paulo, São Paulo
2) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3) Porto de Galinhas, Pernambuco
4) João Pessoa, Paraíba
5) Fortaleza, Ceará

PB Agora




Candidatos à Prefeitura de João Pessoa já receberam R$ 5,5 milhões para custear campanhas; veja quanto cada um ganhou

Candidatos Camilo Duarte (PCO), Cícero Lucena (Progressistas) e Yuri Ezequiel (Unidade Popular) não receberam recursos até a publicação desta matéria.

Candidatos, Prefeitura, João Pessoa

Candidatos a prefeito de João Pessoa (foto; reprodução)

Os candidatos que vão disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições de outubro já receberam, juntos, R$ 5.525.000,00 para custear as campanhas. Os dados foram observados neste sábado (31) pelo ClickPB no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O portal mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.

O candidato que mais recebeu recursos é Marcelo Queiroga (PL), com R$ 2,5 milhões. Em seguida, aparece Ruy Carneiro (Podemos), com pouco mais de R$ 2 milhões. O terceiro colocado é Luciano Cartaxo (PT), que recebeu pouco mais de R$ 1 milhão.

Camilo Duarte (PCO), Cícero Lucena (Progressistas) e Yuri Ezequiel (Unidade Popular) não receberam recursos até a publicação desta matéria.

Confira abaixo o detalhamento de valores dos candidatos:

  • Camilo Duarte – R$ 0
  • Cícero Lucena – R$ 0
  • Luciano Cartaxo – R$ 1.002.000,00 (R$ 1 milhão do fundo eleitoral e R$ 2 mil de Maísa Cartaxo)
  • Marcelo Queiroga – R$ 2,5 milhões (recursos do fundo eleitoral)
  • Ruy Carneiro – R$ 2.023.000,00 (R$ 2.003.000,00 do fundo eleitoral, R$ 10 mil de Rogério Antônio Coser e R$ 10 mil de Amanda CSI)
  • Yuri Ezequiel – R$ 0