Primeira-dama prestigia evento do Curso de Formação de convocados da Polícia Civil




Paris 2024: Espanha bate França em final frenética no futebol masculino

Partida que parecia se encaminhar para uma vitória tranquila dos espanhóis teve reviravolta com pênalti no fim e decisão na prorrogação

Por

Esporte News Mundo

|09/08/2024 16:08

Atualizada às 09/08/2024 16:27Espanha e França se enfrentaram no Parque dos Príncipes

Reprodução/@fifaworldcup_es

Espanha e França se enfrentaram no Parque dos Príncipes

Espanha conquistou o Ouro Olímpico no futebol masculino em Paris, ao bater a França na final, em partida com muitos altos e baixos. Os franceses abriram o placar no início, mas sofreram a virada em menos de 15 minutos depois. A Espanha abriu 3×1, mas no segundo tempo os donos da casa reagiram e levaram o jogo para a prorrogação, em pênalti nos acréscimos.

A França começou melhor o jogo, com muita posse de bola, deixando a Espanha desconfortável no jogo. Não à toa, os donos da casa abriram o placar com 11 minutos de jogo, em um chute na lateral da grande área de Enzo Millot. Pelo ângulo surpreendente, o goleiro Arau Tenas falhou no lance e cedeu o 1×0 para a França.

Depois disso, os franceses recuaram e deram espaço para os espanhóis trocarem passes. Com uma posse de bola muito longa, a Espanha foi avançando gradualmente, até que Baena deu uma bela assistência para Fermín López, que finalizou livre na entrada da área para empatar o jogo, com 18 minutos.

Com a confiança de volta, a Espanha conseguiu a virada já aos 25 minutos do primeiro tempo, após mais uma jogada em trabalhada. Juan Miranda avançou pela lateral-esquerda e cruzou para Abel Ruíz, que chutou em cima do goleiro Reestes. Entretanto, o arqueiro francês acabou dando rebote, que caiu nos pés de Fermín López. O meia não perdoou em fez o seu segundo gol do dia para selar o 2×1.

A França sentiu psicologicamente a virada e a Espanha se empolgou de vez. Tanto que no ataque seguinte ao segundo gol, os espanhóis fizeram o terceiro. Mais um golaço, desta vez com Baena, em cobrança de falta. O goleiro Reestes nem pulou na bola. Com isso, o jogo foi para o intervalo com 3×1 para a seleção espanhola.

Na volta para a segunda etapa, a França conseguiu voltar melhor, finalizando mais e retomando um pouco mais da posse de bola. Mas, a Espanha se manteve forte defensivamente no início do segundo tempo.

Com 28 minutos do segundo tempo, o técnico Santi Denia, da Espanha percebeu que a França vinha ganhando cada vez mais volume de jogo e decidiu mudar a equipe. Entraram Juanlu Sánchez e Benabé para adicionar mais energia para marcação e quem sabe recuperar o controle da partida.

Mesmo com as substituições, a Espanha não conseguiu conter a pressão francesa. Os donos da casa diminuíram o placar com 34 minutos do segundo tempo, em jogada de bola parada. Olise cobrou uma falta lateral no meio da área, a desviou em Akliouche, que fez o gol do 3×2 e mateve a França viva para o fim da partida.

Após cobrança de escanteio aos 44 minutos, o VAR chamou o árbitro brasileiro  Ramon Abatti para rever um possível pênalti para a França. O juiz foi até a tela e marcou a penalidade já nos acréscimos. Jean-Philippe Mateta, que é um dos atletas com mais de 23 anos convocados, foi o escolhido para a cobrança. O atacante deslocou o goleiro e levou a partida para a prorrogação de forma heroica.

Prorrogação

O atacante Sergio Camello jogou ‘água no chopp’ da torcida francesa ao colocar a Espanha à frente no placar. De cavadinha, o espanhol decretou o 4×3 aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação, mostrando novamente a força mental da ‘Fúria’.

O segundo tempo da prorrogação foi de muita posse de bola para a França, mas já sem muita força para levar perigo. A seleção espanhola colocou números finais ao jogo no último lance, em contra-ataque que Camello teve campo livre e ficou cara a cara com o goleiro francês. O atacante marcou seu segundo gol no jogo, sendo os dois de cavadinha.

A Espanha conquistou o Ouro, após ter perdido a final de Tokyo 2020 para o Brasil. Jogando em casa, os franceses ficaram com o Prata, de uma geração muito promissora, mas que esteve desfalcada de seus principais nomes.




Avião com 62 passageiros cai em Vinhedo (SP); não há sobreviventes, diz prefeitura

O avião bimotor havia saído de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP)

Por

iG Último Segundo

|09/08/2024 14:40

Atualizada às 09/08/2024 17:06

Avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido, segundo a Prefeitura de Vinhedo
Reprodução/redes sociais

Avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido, segundo a Prefeitura de Vinhedo

Um avião de passageiros caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP). A prefeitura da cidade confirmou, em nota, que não há sobreviventes (leia nota completa ao final da matéria).

A Voepass Linhas Aéreas, proprietária da aeronave, informou que o avião envolvido era um modelo turboélice ATR-72 , que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).

Haviam 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, conforme divulgado pela Voepass.

A Polícia Militar informou a emissoras de televisão de Campinas que recebeu o chamado às 13h28, na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local.

Logo que atingiu o solo, o avião registrou de duas a três explosões, de acordo com testemunhas que presenciaram a queda.

A aeronave caiu no condomínio residencial Recanto Florido, e atingiu o muro de uma casa. Não há registro de vítimas no solo.

Fachada do condomínio onde avião caiu
Pedro Lopes/Portal iG

Fachada do condomínio onde avião caiu

A ocorrência está sendo atendida por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Durante a tarde, equipes dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) chegaram ao local para iniciar as investigações.

Confira nota da Prefeitura de Vinhedo

“Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida com a queda da aeronave ATR da companhia VOEPASS nesta sexta-feira, 9 de agosto, por volta das 13h30 no Recanto Florido em Vinhedo, com a morte de 62 pessoas que estavam a bordo do voo.

Os corpos das vítimas estão sendo levados para o IML de Campinas para os procedimentos legais.

Desde o ocorrido, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Saúde, Obras, Defesa Civil e Guarda Municipal, está no local oferecendo suporte aos trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e aguardando a chegada dos órgãos da Aeronáutica, responsáveis pela investigação.

Os focos de incêndio e maiores riscos já foram controlados, o objetivo maior, desde o início, foi o de garantir a segurança de todos no local e o atendimento a possíveis vítimas, com a Santa Casa de Vinhedo, Santa Casa de Valinhos e Hospital Galileo preparados para oferecer todo o suporte.

Assistentes sociais, membros da Defesa Civil e da equipe de engenharia da Secretaria de Planejamento Urbano estão no local prestando apoio a toda vizinhança afetada.

A Prefeitura de Vinhedo está em contato com a Prefeitura de Cascavel, oferecendo assistência e informações às autoridades, empresa e familiares das vítimas. Para ampliar o suporte, foi montada uma Central de Apoio às Famílias das Vítimas na sede do Programa Quero Vida que funcionará 24h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-7899 na Guarda Civil de Vinhedo.

Neste momento de profunda dor, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas”.

Confira nota do Ministério de Portos e Aeroportos

“O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.

O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”.

 

Confira nota da Força Aérea Brasileira (FAB)

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”.

Confira nota da Voepass Linhas Aéreas

“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

 A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores”.

Confira nota aeroporto de Cascavel

“A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9)”.




Confira os documentos que você pode usar para votar no dia da eleição

Com as eleições se aproximando, é fundamental estar ciente dos documentos aceitos pela Justiça Eleitoral para garantir que você possa exercer seu direito de voto sem problemas. O 1° turno das Eleições Municipais 2024 está marcado para o dia 6 de outubro e o 2º turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.

Para exercer seu direito de voto de maneira consciente e informada, confira, a seguir, quais são os documentos válidos para se apresentar na seção eleitoral, bem como algumas dicas importantes para o dia da votação.

Documentos aceitos

De acordo com o artigo 102 da Resolução nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para comprovar sua identidade no dia da eleição, você pode apresentar:

e-Título (para quem tem cadastro biométrico);

carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;

certificado de reservista, carteira de trabalho  e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).




Prefeitura divulga edital de concurso com 432 vagas para agente de saúde em JP

A Prefeitura de João Pessoa publicou, nesta terça-feira (06), o edital de concurso para agentes de saúde. Ao todo, são ofertadas 432 vagas, sendo 282 para agente comunitário de saúde e 150 para agente de combate à endemias.

Os salários são de R$ 2,4 mil para carga de 40 horas semanais para o nível médio. A seleção será feita pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Social (Idecan). A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Clique aqui e confira o edital completo 

“Hoje, qualquer pessoa pode olhar o site da Prefeitura Municipal de João Pessoa, coloca Diário Oficial, e no Diário já tem todo o cronograma do concurso, com as datas das inscrições, das provas. Convido a todos a se inscrever, estudar e se Deus quiser fazer parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, afirmou o secretário de Administração, Ariosvaldo Alves,  em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádios.

As inscrições serão abertas no dia 12 de agosto e seguem até 16 de setembro. Elas devem ser feitas através do site da empresa organizadora. As provas estão previstas para acontecer no dia primeiro de dezembro.

 




Justiça Eleitoral encerra convocação de mesários para eleições; veja lista

Terminou nesta quarta-feira (7) o prazo para a Justiça Eleitoral nomear todos os mesários convocados para trabalhar nas eleições municipais de 2024, que ocorrem em 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. 

Para saber se foi convocado para trabalhar, o eleitor que se inscreveu como voluntário deve buscar o edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado ou entrar em contato com o cartório eleitoral onde possui registro. Todos os contatos podem ser encontrados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os convocados podem atuar também com o apoio logístico ao pleito.

Quem quiser se opor à convocação deve se manifestar em cinco dias úteis a partir da publicação do edital. Segundo o TSE, o prazo para resposta é de dois dias, cabendo recurso juntamente aos tribunais regionais eleitorais (TREs), dentro de três dias, com igual período para resposta. Partidos e federações também podem contestar os nomes convocados, no mesmo prazo de cinco dias.

Pode ser convocado para ser mesário qualquer eleitoral acima de 18 anos que esta em situação regular com a Justiça Eleitoral. Costumam ser convocados primeiro, contudo, aqueles que se voluntariaram no respectivo TRE local.

Quem for convocado e não comparecer ao treinamento ou faltar no dia da votação precisa justificar a ausência ou pode estar sujeito a punições a serem decididas pelo juiz eleitoral responsável.

Os mesários não recebem pagamento, mas têm direito a uma ajuda de custo no valor de R$ 60 por cada turno trabalhado. Se for trabalhador formal, o mesário tem ainda direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, sem prejuízo do salário.

Há pessoas que são proibidas de serem mesárias. São elas:

– candidatas e candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive

– membros de diretórios de partidos políticos e de federações

– autoridades e agentes policiais

– ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo

– servidores da Justiça Eleitoral

– eleitoras ou eleitores menores de 18 anos.

Agência Brasil




Criança de 4 anos morre atropelada por ônibus quando voltava da escola, em Arara

A menina não resistiu e morreu

Fonte: Notícia Paraíba

Uma menina de 4 anos morreu atropelada por um ônibus intermunicipal na cidade de Arara, no Agreste da Paraíba, nesta quarta-feira (7).

O acidente foi registrado por câmeras de segurança do local e as imagens que o Notícia Paraíba teve acesso mostram o momento em que a criança corre ao lado do ônibus e é atingida.

A menina foi socorrida por populares, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O motorista do veículo permaneceu no local e prestou depoimento. Na delegacia, ele disse que conduzia o veículo quando a criança tentou atravessar a rua de forma repentina, mas ele não percebeu.

O corpo da criança será sepultado nesta sexta-feira (9).




Ginasta brasileira se machuca, é carregada por equipe e deixa tablado aos prantos

Victória Borges lesionou a panturrilha minutos antes do início da segunda série

Por

iG Esporte

|09/08/2024 08:43

Atualizada às 09/08/2024 08:44

Victória Borges foi consolada por colegas de equipe
Foto: Divulgação/CBG

Victória Borges foi consolada por colegas de equipe

O público que marcou presença na Arena La Chapelle nesta sexta-feira (09) para acompanhar as classificatórias da ginástica rítmica dos Jogos Olímpicos, vivenciaram um momento emocionante envolvendo a equipe do Brasil de Ginástica Rítmica.

Victória Borges lesionou a panturrilha minutos antes do início da segunda série, que consiste no uso de fitas e bolas. Mesmo com dificuldades, ela conseguiu concluir a prova. Assim que a música parou, ela começou a chorar, foi carregada pelas companheiras e viu o ginásio aplaudi-la em pé.

Em seguida, Victória foi encaminhada para o centro médico do Ginásio, mas já estava cinte que sua nota foi afetada por conta da lesão. Com o 24.950 na segunda rotação, o Brasil ficou fora da fase final.

Vale destacar que na primeira apresentação, com o arco, o time brasileiro foi bem e pontuou 35.950, e terminou na 4ª colocação. Mesmo com o problema enfrentado com Victoria Borges, o Brasil terminou em 9º lugar – os oito primeiros se classificavam.

Em comunicado, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) esclareceu que a atleta teve uma contratura no músculo gastrocnêmio.

“Usem esse post para despejar o máximo de amor e carinho que vocês têm, comunidade ginástica! Elas merecem! Infelizmente durante o aquecimento para a série mista, a nossa Victoria Borges sofreu uma contratura muscular na panturrilha. Assim, nossas guerreiras entraram em quadra na garra, finalizaram sua apresentação e terminaram a classificatória em nono lugar. Leoas, nosso máximo respeito por vocês. Vocês foram GIGANTES! Guerreiras e com um propósito maior que tudo. ESSE é o verdadeiro espírito olímpico. Gratidão. Gratidão. Gratidão”, disse a Confederação Brasileira de Ginástica nas redes sociais.

A equipe conta com ginastas reservas, mas qualquer substituição só pode ser feita antes do início da competição. Uma vez que as cinco atletas entram em campo, não é permitido fazer alterações para as fases seguintes.

A equipe brasileira é composta por Maria Eduarda Arakaki, Deobrah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio, além de Victória Borges.

Para a grandefinal que acontece no sábado, pela manhã, estão classificadas: Bulgária, Itália, Ucrânia, França, China, Israel, Uzbequistão e Azerbaijão.

 




Estrela mais brilhante do Olimpo brasileiro, Rebeca Andrade é ouro no solo em Paris

Por Marcos Guerra — Paris, França

05/08/2024 10h33  Atualizado há 41 segundos

Rebeca Andrade chorou de emoção e alívio e o Brasil chorou com ela. A estrela mais brilhante do Olimpo brasileiro conquistou o ouro na final do solo na manhã desta segunda-feira (5), na Bercy Arena, em Paris, e se tornou a maior medalhista do país em todos os tempos.

Foi um dia de emoção e redenção. Rebeca havia falhado na final de trave menos de uma hora antes e ficado fora do pódio. Mas levantou a cabeça e entregou tudo no tablado, com um solo belíssimo, chegadas praticamente cravadas ao fim de cada acrobacia e as lágrimas de quem sabia que havia encerrado sua participação nas Olimpíadas de Paris com uma apresentação de encantar o mundo todo. Simone Biles fez acrobacias incríveis, mas as falhas na execução a deixaram com a medalha de prata. A americana Jordan Chiles ficou com o bronze.

Rebeca Andrade na final do solo em Paris 2024 — Foto: LOIC VENANCE / AFP

Rebeca Andrade na final do solo em Paris 2024 — Foto: LOIC VENANCE / AFP

Com sua sexta medalha em duas Olimpíadas, Rebeca Andrade ultrapassou os cinco pódios dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. E pode ter se despedido do solo da maneira mais perfeita possível. A ginasta disse, nos últimos dias, que pode deixar de fazer o solo, que sacrifica muito seus joelhos. Se realmente essa foi a última vez, Rebeca fechou com graça, leveza e acrobacias impressionantes, altas e difíceis. Tanta beleza rendeu à ginasta um excelente 14.166. E quem sabe não a faz repensar a decisão?

Foi a quarta medalha de Rebeca em Paris 2024. Além do ouro no solo, Rebeca sai da França com duas pratas, no salto e no individual geral, e um bronze por equipes. Na carreira olímpica, ela ainda tem o ouro no salto e a prata no individual geral em Tóquio 2020, somando seis pódios nas duas edições dos Jogos.

Rebeca Andrade na final do solo em Paris 2024 — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade na final do solo em Paris 2024 — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O solo de Rebeca

Rebeca trocou o collant grená da trave por um azul lindíssimo para o solo. Deu sorte. Cravou cada uma das quatro chegadas de acrobacia, entregou uma coreografia cheia de graça e inventividade e levantou o público presenta na Bercy Arena.

Rebeca Andrade se apresenta na final do solo — Foto: Reuters

Rebeca Andrade se apresenta na final do solo — Foto: Reuters

O solo de Simone

É difícil competir com o altíssimo grau de dificuldade do solo de Simone Biles. Mas dessa vez, a americana pisou com os dois pés fora do tablado duas vezes e teve erros de postura. Ainda assim, realizou suas acrobacias impossíveis, tirou 14.133 e comemorou uma prata.

Simone Biles tira 14,133 na final do solo dos Jogos de Paris

Os solos das outras ginastas

Bronze na trave, a italiana Manila Esposito sofreu uma queda em sua primeira diagonal no solo e deu adeus às possibilidades de medalha.

A chinesa Yushan Ou fez uma série com algumas falhas e pisou fora do trabalho, recebendo a nota de 13.000.

Aos 16 anos, a japonesa também pisou fora trabalho, mas apresentou uma série sólida em sua estreia em Olimpíadas, com nota 13.166.

Medalhista de ouro na trave, a italiana Alice D’Amato tirou 13.600 com uma série esteticamente encantadora.

Foi seguida pela romena Ana Barbosu, que fez uma apresentação sólida e tirou 13.700.

A última a se apresentar foi a americana Jodan Chiles. Companheira de Simone na equipe dos Estados Unidos, Jordan tirou 13.766 numa série empolgante, embalada por canções de Beyoncé, e ficou com a medalha do bronze.