Agência divulga contagem de atas da Venezuela e González tem o dobro de votos de Maduro

Associated Press divulgou a própria contagem de atas de votação na Venezuela e mostra vitória absoluta de González sobre Maduro

Por

iG Último Segundo

|03/08/2024 16:08Nicolás Maduro e Edmundo González

Reprodução: Redes Sociais

Nicolás Maduro e Edmundo González

Associated Press divulgou neste sábado, 3, a contagem de atas das eleições da Venezuela a qual tiveram acesso. Os números mostram que Edmundo González  recebeu mais votos do que Nicolás Maduro , que se declarou presidente reeleito.

AP analisou 24 mil imagens de atas eleitorais correspondentes a 79% das urnas de votação. No total, foram quase 10,26 milhões de votos. Os votos de González são bastante superiores.

De acordo com os cálculos da agência, feita com decifração de QR Codes das folhas de votos, maduro teve 3,13 milhões de votos. González teve 6,89 milhões, mais do que o dobro do presidente.

De onde vêm atas de eleição?

As atas totais das eleições são fonte de tensão. Diversos países pediram pela divulgação, mas o Conselho Nacional Eleitoral , presidido por aliado de Maduro, não as divulgou, apesar das cobranças mundiais.

As atas consultadas pela AP foram divulgadas pela oposição de Maduro na internet. María Corina Machado , líder do partido, divulgou que tinham as atas digitalizadas e as disponibilizou em um link. Agora, a divulgação é pública.

Por lá, a AP analisou as imagens; 4% delas estava com qualidade ruim de análise. Porém, a agência de notícias enfatizou que não conseguiu verificar de modo independente a validade das atas vindas da oposição de Maduro.

Protestos contra Madur explodem em Caracas, Venezuela reprodução / Twitter

1/4 Protestos contra Madur explodem em Caracas, Venezuela reprodução / Twitter
María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter

2/4 María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter
María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter

3/4 María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter
María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter

4/4 María Corina encabeça manifestações na Venezuela reprodução / Twitter

Contagem do CNE

A contagem anunciada pelo CNE, sem apresentação das atas, é bastante diferente da AP. Eles atribuíram 6,3 milhões de votos a Maduro e 5,3 milhões a González. Teriam sido apuradas 96,87% das urnas.

Essas foram as atas retificadas pelo país e usadas para a posse de reeleição de Maduro na Venezuela.




Confusão na arquibancada interrompe jogo do Figueirense pela Série C

Provocações entre as torcidas exigiu uso de spray de pimenta pela PM, que causou danos em diversos torcedores

03/08/2024 – 19:06 – Atualizada em: 03/08/2024 – 19:09

Redação NSC Esporte
Momento em que o árbitro do jogo cobre os olhos por causa do gás de pimentaMomento em que o árbitro do jogo Anderson Ribeiro Gonçalves cobre os olhos por causa do gás de pimenta (Foto: reprodução, Nosso Futebol)

Uma confusão envolvendo torcedores e a Polícia Militar interrompeu a partida entre Botafogo-PB e Figueirense na tarde/noite deste domingo, no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB), pela Série C.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o Figueirense vencia o jogo por 1 a 0, quando uma confusão começou na arquibancada começou e torcedores foram reprimido com spray de pimenta por policiais militares dentro do estádio.

Os portões da arquibancada foram aberto para que torcedores que estavam na região onde a confusão se deu pudessem adentrar o gramado e se afastar dos efeitos do spray. Muitos foram deslocados para outro local dentro do estádio. Após dez minutos a partida foi retomada e no minuto seguinte o Botafogo empatou a partida.

A reportagem do NSC Total apurou que a confusão começou após provocações entre as duas torcidas na arquibancada. Uma bomba teria sido jogada por torcedores mandantes no setor visitante por fora do estádio. A PM usou de gás de pimenta para conter os ânimos, mas os efeitos foram sentidos dentro de campo, num primeiro momento por atletas do Figueirense e até o árbitro do jogo, Anderson Ribeiro Gonçalves, sentiu os olhos.

Veja vídeo de torcedores de torcedores sendo socorridos

Houve a invasão de alguns membros de organizadas, enquanto outros – especialmente famílias, com crianças, inclusive -, entraram no campo de forma ordeira para se proteger.

A torcida do Figueirense foi retirada do estádio e com o retorno do jogo – e gol do Belo – os socorristas ainda atendiam algumas pessoas. A partida terminou 3 a 2 para os donos da casa.

Não é a primeira vez que a torcida do Botafogo-PB protagoniza tumulto no Almeidão. Em julho, a partida entre Botafogo-PB e Confiança, também pela Série C, precisou ser paralisada devido a uma confusão fora do estádio, onde a Polícia Militar também utilizou spray de pimenta e o gás foi levado para dentro do Almeidão.




Botafogo-PB vira contra o Figueirense e segue na liderança da Série C

Foto: Cristiano Santos

No estádio Almeidão, em João Pessoa, no fim de tarde de sábado (03), muita emoção em mais um vitória do Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro. Com uma virada espetacular, o time fez 3 a 2 no Figueirense e carimbou matematicamente uma classificação para o quadrangular que estava desenhada.

Com Henrique Dourado começando no banco, Evaristo Piza escalou o Belo com Dalton, Iranilson, Douglas, Reniê, Rafael Furlan; Lídio, Edmundo, Bruno Leite, Sillas; Jô e Pipico.

Do lado do Figueira, João Burse mandou o time à campo com Thiago Gonçanves, Léo Maia, Thomás Kayck, Genílson, Samuel; JP, Matheus Machado, Camilo; Alisson, Guilherme Pato e Jefinho.

O primeiro tempo parecia que iria passar em branco, até que aos 43 minutos, Léo Maia foi até a linha de fundo do lado direito e cruzou para o meio da área, onde Camilo apareceu acertando um voleio espetacular para mandar no canto esquerdo de Dalton e anotar um golaço.

No segundo tempo, assim como na partida contra o Confiança, após confusão, a Polícia Militar disparou spray de pimenta, torcedores foram atingidos e o jogo ficou paralisado por cerca de dez minutos.

E logo no retorno, aos 30 minutos corridos, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Vinícius Leite bater de primeira, de canhota, e marcar seu primeiro gol com a camisa botafoguense.

A festa durou pouco tempo, pois aos 36 mintos Léo Maia cruzou mais uma vez da direita, Jefinho cabeceou na trave e Alisson pegou o rebote para recolocar o Figueirense em vantagem.

Só que o Belo não deixou barato e quatro minutos depois Jô recebeu na intermediária, girou chutando e contou com o morrinho artilheiro para vencer o arqueiro e empatar de novo.

E coube a Jô ser o dono da virada botafoguense. Aos 38, depois de cobrança de escanteio, o atacante subiu mais que todo mundo e, de cabeça, definiu a vitória do time paraibano.

Com 35 jogos e 10 vitórias em 16 jogos, o Botafogo-PB está matematicamente classificado para a próxima fase. O Figueirense, com 22 pontos, é o oitavo colocaro, e pode deixar a zona de classificação este fim de semana. Na décima sétima rodada o Belo visita o Náutico, no domingo (11), mesmo dia que o Figueira recebe o Londrina, no Orlando Scarpelli.

www.reporteriedoferreira.com.br     Equipe @Vozdatorcida




Manaira e Mangabeira Shopping funcionam normalmente dia 5 de agosto

No feriado de 5 de agosto, que comemora a emancipação da Paraíba e o dia de Nossa Senhora das Neves, o Manaira e Mangabeira Shopping operarão normalmente. Todas as lojas, quiosques, operações de lazer e de alimentação estarão abertas das 10h às 22h.

Neste dia, apenas algumas operações não funcionarão ou terão horário especial:
Manaira Shopping:
Agências bancárias (Banco do Brasil e Caixa Econômica), Daycoval e Boa Viagem Câmbio estarão fechados.
Labor Câmbio funcionará das 10h às 18h.
A academia Smart Fit abrirá das 8h às 17h.
A lotérica funcionará das 10h às 20h.
Mangabeira Shopping:
A lotérica, Sebrae e Sicredi estarão fechados.
A academia Selfit funcionará das 8h às 18h.



TRE-PB realiza segunda reunião voltada à segurança das Eleições

A segunda reunião voltada ao Planejamento Integrado de Segurança para as Eleições Municipais 2024 aconteceu nesta sexta-feira (2), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O encontro de trabalho foi aberto e conduzido pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

A desembargadora Agamenilde Dias destacou a importância de garantir ao eleitor a segurança física, ética e moral nas eleições vindouras.

No encontro, foi entregue, aos participantes, o relatório resultado do projeto de Planejamento Integrado, finalizado pelo servidor George Bezerra Cavalcanti Leite, assessor de Segurança e Informação do TRE-PB.

Participação

Estiveram presentes à reunião os representantes do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, do Exército Brasileiro (1º Grupamento de Engenharia) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) na PB.

 




Dinho admite cortar ponto de vereadores para evitar esvaziamento na Câmara de JP

Sessão na Câmara de João Pessoa marca retorno dos trabalhos legislativos (Foto: Arquivo)

A Câmara Municipal de João Pessoa retomou os trabalhos, nesta quinta-feira (01), depois do recesso de julho. Na abertura do segundo semestre, o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), afirmou que não admitirá discussões de cunho eleitoral nas sessões e prometeu cortar o ponto do parlamentar que se ausentar sem justificativa plausível.

“Cada um sabe da sua obrigação. Todo mundo é autossuficiente para saber das suas obrigações. Mas, vou cobrar o ponto para evitar o esvaziamento. Vamos ter que separar a política da Casa com a política eleitoral”, avisou.

Segundo o mandatário, os integrantes do Poder Legislativo já foram orientados sobre as obrigações para que a legislação eleitoral não seja violada.

“A Casa sempre foi tranquila. Vereadores mesmo da oposição, ou da situação, todos nós sabemos nos comportar. Ninguém precisa estar lembrando, é só seguir o regimento”, disse.

O secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, representou o prefeito Cícero Lucena (PP) na sessão.

“Vim trazer a mensagem do prefeito Cícero Lucena, destacar a parceria entre a Prefeitura e a Câmara. Trazer a mensagem de que a Prefeitura é parceria da Câmara, estreitando cada vez mais essa relação”, afirmou.




Repartições estaduais fecham no feriado do dia 5 de agosto

As repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado da Paraíba terão o expediente alterado no próximo dia 5 de agosto, segunda-feira, data em que se comemora a fundação da Paraíba.

O funcionamento dos serviços essenciais será preservado.

O feriado é em todo o Estado conforme Lei nº 10.601 de 16 de dezembro de 2015, que institui feriado civil conforme autorizado pelo Artigo 1º, inciso II, da Lei Federal nº 9.093.