Presidente da CBF toma decisão sobre Dorival após eliminação do Brasil

Ednaldo Rodrigues se pronunciou após seleção brasileira ser eliminada da Copa América

Por

iG Esporte

|

Dorival e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF

Staff Images / CBF

Dorival e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF

Mesmo com a  eliminação do Brasil na Copa América, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, decidiu dar sequência ao trabalho de Dorival Júnior no comando da seleção brasileira. Em entrevista à ‘ESPN’, o mandatário afirmou que é apenas o início do trabalho do treinador.

“Daqui a dois meses tem eliminatórias e o projeto é exatamente esse: de continuar (com Dorival), entendendo, intensificado e trabalhando. E o objetivo agora de eliminatórias, temos jogos setembro, outubro e novembro, são seis jogos. É o ciclo de Copa do Mundo, e ele está com toda a sua comissão técnica bastante consciente daquilo que foi feito”, disse Ednaldo.

O presidente acredita que Dorival e sua comissão já tem noção do que aconteceu de errado na Copa América, e irão corrigir esses erros na sequência do calendário da Seleção.

“Dorival tem noção daquilo que não aconteceu bem, e é daí que se constrói uma seleção competitiva, uma seleção vencedora. O projeto é isso aí, porque toda vez que se faz mudanças, começa um novo trabalho e sempre é mais difícil, então eu acho que foi um início que já deu pra ele fazer suas conjecturas e tenho certeza que ele vai encontrar o timing certo”, acrescentou.

Ednaldo revelou que objetivo era sair campeão, mas reconheceu que existem seleções a frente do Brasil: “Falar que não quer ganhar não é correto… A gente tinha consciência que temos seleções (na Copa América) que já estavam em um estágio bem maior, como a Colômbia, a Argentina, o próprio Uruguai. Então, a gente já tinha consciência disso, o próprio treinador também e toda a comissão técnica”.

Veja abaixo uma galeria de fotos de Dorival Júnior:

Dorival e Ednaldo Staff Images / CBF

1/14 Dorival e Ednaldo Staff Images / CBF




“Vou pedir demissão amanhã”, diz primeiro-ministro da França, Gabriel Attal

Fala vem após resultados de pesquisas da votação para Assembleia Nacional, que escolhe primeiro-ministro

Último Segundo

Por

iG Último Segundo

|

Atualizada às 

Gabriel Attal, primeiro-ministro da França
LUDOVIC MARIN / AFP

Gabriel Attal, primeiro-ministro da França

Gabriel Attal , atual primeiro-ministro da França, informou que apresentará um pedido de demissão na segunda-feira, 8. A decisão vem após os resultados de boca de urna das votações para Assembleia Nacional.

As pesquisas mostram que o bloco de esquerda Nova Frente Popular tem maioria de assentos do Parlamento, seguido pelo partido de Macron. O partido de extrema direita ficou na lanterna.

Pedidos de demissão do cargo não são a norma na França. Porém, com o partido de Attal e Macron não tendo a maioria das cadeiras do Parlamento, parece a definição da decisão do primeiro-ministro.

Resultados da votação na França

Attal, no entanto, viu como positivo o resultado da votação. Os partidos de centro e esquerda se uniram diplomaticamente após os resultados do primeiro turno para impedir a extrema-direita de vencer as eleições.

Para Attal, o resultado mostrou que “os riscos “foram afastados pelos franceses”. “Nenhuma maioria absoluta poderá ser conduzida pelos extremos. Devemos isso ao espírito francês ancorado nos valores da república.”

Pedido de demissão para Macron

Attal ainda viu o resultado das eleições de maneira bastante positiva – o partido do centro termina com um número de cadeiras bem maior que o projetado.

“Estamos em pé com três vezes mais deputados do que davam algumas estimativa no começo da campanha.”

“Ser primeiro-ministro é a honra da minha vida. A formação política que representei nessa campanha, mesmo tendo realizado um resultado três vezes maior do que o que era previsto, não tem uma maioria. De acordo com meus princípios, vou entregar amanhã de manhã minha demissão ao presidente da República. […] Assumo minhas funções enquanto meu dever exigir. Essa noite uma nova era para nossa nação começa.” Ele disse que respeita a escolha dos franceses.




Ministro de Lula cutuca Milei e Bolsonaro: “Encontro de terraplanistas e negacionistas”

Congresso reúne líderes da extrema-direita em Balneário Camboriú, em Santa Catarina

Home

Último Segundo

Pedro Sciola de Oliveira

|Congresso conservador reuniu Bolsonaro, Javier Milei, Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e outras lideranças da extrema-direita

Reprodução/Instagram/@DiegoMac227

Congresso conservador reuniu Bolsonaro, Javier Milei, Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e outras lideranças da extrema-direita

O ministro Paulo Teixeira , do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar , tratou de cutucar os participantes do CPAC Brasil , congresso conservador realizado em Balneário Camboriú (SC) que reúne líderes da extrema-direita. O evento acontece neste final de semana.

Em publicação feita nas redes sociais, o ministro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o congresso de “encontro de celerados, terraplanistas e negacionista”. O evento contou com as presenças de  Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente da Argentina, Javier Milei .

“O Balneário de Camboriú em Santa Catarina, já foi melhor frequentado. Sediou, neste final de semana, um encontro de celerados, terraplanistas, negacionistas. A cidade precisa de uma limpeza espiritual, a favor dos legítimos frequentadores do balneário”, disse.

O encontro, que acontece desde 1979, também marcou a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina. Candidato à Prefeitura de Balneário Camboriú, o quarto filho de Bolsonaro, Jair Renan, também está no local.

Discurso de Milei

O presidente argentino Javier Milei fará o discurso de fechamento do CPAC Brasil na noite deste domingo (7). O discurso é aguardado e pode gerar um aprofundamento na crise diplomática entre Brasil e Argentina.

Antes de viajar ao Brasil,  Milei voltou a criticar Lula, chamando o presidente brasileiro de “dinossauro idiota”, “corrupto” e “esquerdista” em publicação feita nas redes sociais.

De acordo com o jornalista Jamil Chade, do UOL,  caso o líder da Argentina volte a fazer críticas pesadas a Lula em território brasileiro, o Palácio do Planalto fará retaliações e pode até retirar o embaixador do Brasil em Buenos Aires.




ELEIÇÕES 2024: confiras as restrições do calendário eleitoral que começam este mês

A partir deste mês, começam a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. As vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

No dia 6 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Confira as principais restrições
6 de julho

Nomeação de servidores – a partir do próximo sábado (6), três meses antes do pleito, os agentes públicos não podem nomear, contratar e demitir por justa causa servidores públicos. A lei abre exceção para nomeação e exoneração de pessoas que exercem função comissionada e a contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.

Concursos – A nomeação de servidores só pode ocorrer se o resultado do concurso foi homologado até 6 de julho.

Verbas – Os agentes públicos também estão proibidos de fazer transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios. O dinheiro só pode ser enviado para obras que já estão em andamento ou para atender situações de calamidade pública.

Publicidade estatal – A autorização para realização de publicidade institucional de programas de governo também está proibida. Pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e a divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais também estão vedados e só podem ocorrer com autorização da Justiça Eleitoral.

Inauguração de obras – Também fica proibida a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

20 de julho
Convenções – A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos e as federações poderão escolher seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.

Gastos de campanha – Na mesma data, o TSE divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa.

Direito de resposta – Também começa a valer a possiblidade de candidatos e partidos pedirem direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.




ELEIÇÕES 2024 Pesquisa; prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno

Na pesquisa, o Datafolha ouviu 616 eleitores na capital pernambucana, entre 2 e 4 de julho. Margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos.

Eleições 2024, pesquisa, Datafolha, Recife, intenções de votos

eleições municipais

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) mostra os seguintes percentuais de intenção de voto para a prefeitura do Recife:

Intenção de voto

João Campos (PSB) – 75%
Daniel Coelho (PSD) – 7%
Gilson Machado (PL) – 6%
Em branco/nulo/nenhum – 5%
Dani Portela (PSOL) – 3%
Não sabem – 2%
Tecio Teles (Novo) – 1%
Simone Fontana (PSTU) – 1%

Esse é o caso de um cenário estimulado, em que são apresentadas opções para o entrevistado escolher sua preferência.

O Instituto Datafolha ouviu 616 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Cenário sem Dani Portela

O Datafolha também traz um segundo cenário, com Túlio Gadêlha (Rede) no lugar de Dani Portela (PSOL). Dani Portela foi lançada como pré-candidata pelo diretório municipal da federação PSOL/Rede, mas a instância municipal da Rede lançou o nome do deputado federal Túlio Gadêlha.

João Campos (PSB): 74%;
Daniel Coelho (PSD): 8%;
Gilson Machado (PL): 5%;
Túlio Gadêlha (Rede): 3%;
Simone Fontana (PSTU): 1%;
Tecio Teles (Novo): 1%;
Em branco/nulo/nenhum: 6%;
Não sabem: 1%.

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

Gilson Machado (PL) – 38%
Tecio Teles (Novo) – 36%
Túlio Gadelha (Rede) – 34%
Simone Fontana (PSTU) – 31%
Dani Portela (PSOL) – 28%
Daniel Coelho (PSD) – 27%
Votaria em qualquer um/não rejeitaria nenhum – 8%
João Campos (PSB) – 8%
Não sabem – 5%
Em branco/nenhum – 2%
Fonte: Instituto Datafolha.

G1




UFPB tem mais de 100 vagas em edital para bolsas de R$ 500

A seleção da UFPB oferece 104 vagas imediatas para os quatro campi e também está destinada à formação de cadastro de reserva. A carga horária é de 80 horas mensais.

UFPB, edital, aluno apoiador, vagas, bolsas

Imagem ilustrativa (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, a partir desta sexta-feira (5), inscrições para estudantes de graduação da instituição interessados em atuar no programa Aluno Apoiador, do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), vinculada à Reitoria. A seleção do CIA oferece 104 vagas imediatas para os quatro campi e também está destinada à formação de cadastro de reserva.

As inscrições ocorrem até o dia 15 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer às vagas, o aluno precisa estar regularmente matriculado em cursos de graduação presenciais e ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0, no caso de alunos de cursos de Ciências Exatas, ou CRA igual ou superior a 7,0 para os demais casos.

Serão selecionados estudantes que assumirão atividades junto aos discentes com deficiência atendidos pelo CIA, respeitando-se as peculiaridades, necessidades educacionais de cada área de deficiência, Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), Transtornos Mentais e outras demandas pedagógicas.

De forma prioritária, serão selecionados às bolsas os alunos com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo ou oriundos de escolas públicas. O valor da bolsa e a carga horária máximos são de, respectivamente, R$ 500,00 e 80 horas mensais.

O interessado às vagas deve estudar no mesmo campus e, preferencialmente, ser do mesmo curso ou área do estudante com deficiência assistido pelo programa. Além disso, deverá ter, obrigatoriamente, disponibilidade de 20 horas semanais para realizar as atividades.

Cada aluno pode se candidatar apenas a uma vaga, para um estudante assistido, de acordo com as especificações da tabela de estudantes com deficiência que necessitam de apoio (Anexo XIII do edital). Além disso, não é permitida a acumulação da bolsa de aluno apoiador com qualquer outra espécie de bolsa acadêmica fornecida pela UFPB.

O processo seletivo é dividido em duas fases. A primeira delas é uma prova online, de caráter eliminatório, com questões objetivas sobre o referencial bibliográfico constante em anexo editalício e também sobre uma capacitação, gravada e disponibilizada no canal do CIA no YouTube, disponível aqui. A nota mínima para aprovação nesta fase é 7,0.

Já a segunda etapa da seleção, de caráter classificatório, inclui uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. Nesta etapa, o aluno receberá uma pontuação correspondente para cada indicador socioeconômico e de vulnerabilidade mencionados no edital, que vão compor seu Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de acordo com fórmula também indicada no edital.

A nota final será obtida a partir da média das notas da prova e da avaliação socioeconômica, e a classificação final será por ordem decrescente de notas finais, respeitada a prioridade das vagas para os discentes com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo ou oriundos de escola pública.

O resultado final da seleção será publicado na data prevista de 06 de agosto, no site do CIA, no qual também serão divulgados os resultados relativos às demais etapas do processo seletivo. Para efetivar o ingresso do aluno apoiador no programa, os classificados precisam, ainda, assinar o termo de compromisso no Sigaa, de 07 a 09 de agosto, e o contrato, de forma presencial, no CIA.

De acordo com o edital, os candidatos aprovados e classificados no processo de seleção para aluno apoiador deverão, obrigatoriamente, realizar um curso de formação continuada, com carga horária mínima de 4h mensais, a ser desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas. A não participação nesse curso implicará no desligamento do aluno apoiador do programa. As orientações gerais e cronogramas de participação serão divulgados no site do CIA.

Com assessoria.




Brasileirão ; Treze vence Maracanã-CE e Sousa o Potiguar de Mossoró por 1 x 0

Brasileirão: Treze vence Maracanã-CE e segue líder do Grupo A3

Classificado para o mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D,  o Treze venceu, por 2×1, na noite neste domingo (7), o Maracanã, do Ceará, e continua na liderança do Grupo A3. O jogo válido pela 12ª rodada aconteceu no Estádio Amigão.

Com o resultado, o Galo chega a 27 pontos. A liderança dá ao clube de Campina Grande a possibilidade de decidir  o mata-mata em Casa. O time já havia garantido a classificação na rodada anterior.

Com apoio de sua torcida, o Treze saiu na frente com aos cinco minutos do primeiro tempo com Thiaguinho. Aos 35 minutos, Júnior Mandacaru, de cabeça, deixou tudo igual.

O Treze continuou buscando a  vitória até que, aos 33 minutos do segundo tempo, Milani, de cabeça, fechou o placar para os donos da Casa.

No próximo domingo (14), o Treze enfrenta o Sousa. O jogo está agendado para as  16h, no Marizão.  No mesmo dia o Maracanã pega o Potiguar, às 15h, no Estádio Prefeitão.

Confira os gols

 

BRASILEIRÃO SÉRIE D

Sousa vence Potiguar de Mossoró por 1 x 0 e entra na briga por vaga na próxima fase

Foto:: Jefferson Emanoel/Sousa FC

O Sousa venceu o Potiguar de Mossoró  por 1 x 0, neste domingo (7), e entrou na briga por vaga no mata-mata do Campeonato Brasileiro, Série D. O jogo aconteceu no Estádio Edgarzão.

O único gol da partida foi marcado por Alexandre Aruá, aos 13 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Dinossauro chega a 17 pontos e é o quarto colocado na zona de classificação do grupo A3.

No próximo domingo (14), o Sousa jogará contra o Treze, líder da chave e já classificado para a próxima fase. O jogo está agendado para as 16h, no Estádio Marizão.

www.reporteriedoferreira.com.br/maispb