Com dólar em alta, Lula muda tom: “Responsabilidade fiscal é compromisso”
atualizado em 03/07/2024 às 12h47
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) mudou o tom do discurso, nesta quarta-feira (3) e em sua fala tentou não desagradar o mercado financeiro. Nos últimos dias, o dólar teve altas consecutivas depois que o chefe do Poder Executivo fez duras críticas ao presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
Hoje, o petista assegurou que “responsabilidade fiscal é compromisso” e que governo “não joga dinheiro fora”. Isso em razão as críticas que o governo tem se excedido nos gastos públicos.
“Aqui, nesse governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário. A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso desse governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca”, disse Lula.
Lula preferiu não comentar sobre o aumento do dólar. Ao ser questionado sobre o assunto, ele disse que falaria sobre “arroz e feijão”. Durante a tarde, o gestor deve lançar a segunda parte de plano voltado ao agronegócio e aos grandes produtores.
Corinthians encaminha contratação de Ramón Díaz
Treinador deve assinar com o Timão até o fim de 2025
Por
iG Esporte|
Lucas Barreiros
|–
Leandro Amorim / Vasco
Ramon Díaz deixou o Vasco em abril
O técnico argentino Ramón Díaz deve ser anunciado em breve como o novo comandante do Corinthians.
De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o empresário do treinador viajou a São Paulo para acertar os últimos detalhes do negócio, e Ramón deve assinar com o Timão até 2025.
Ramón Díaz estava no Vasco desde julho de 2023, e acabou demitido pelo Cruz-Maltino após a goleada sofrida frente ao Criciúma, em abril deste ano. Na última temporada, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B.
No ano passado, o argentino chegou ao Vasco num cenário similar ao vivido pelo Corinthians atualmente. Com nove pontos em 14 rodadas, o Cruz-Maltino ocupava a 19ª colocação do brasileirão.
Veja abaixo a galeria de fotos de Ramón Díaz:
1/8 Ramón Díaz Reprodução/Twitter
Tornozeleira eletrônica: padre Egídio de Carvalho viola medida cautelar e juiz comunica ao Gaeco
O Centro de Monitoramento de Tornozeleira Eletrônica da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado informou à 4ª Vara Criminal de João Pessoa violação das medidas cautelares impostas pela Justiça ao padre Egídio de Carvalho. O religioso foi posto em liberdade em abril, mas estava proibido sair de casa sem autorização judicial.
Segundo apurou o Blog Wallison Bezerra, o monitoramento eletrônico mostra que Carvalho deixou seu apartamento, no bairro de Cabo Branco, e caminhou pela orla pessoense no dia 21 de junho sem explicar o porquê da saída. Em outras vezes Egídio, deixou a casa para ir a consultas. Nesses casos, porém, o sacerdote apresentou atestados que comprovam a necessidade de deslocamento.
“Informamos a Vossa Excelência que realizamos busca por violações no período de 18/04/2024 à 27/06/2024 referente ao (a) monitorado (a) EGIDIO DE CARVALHO NETO, filho (a) de Nair Araújo de Carvalho e Joaquim Nabuco de Carvalho e o (a) mesmo (a) incorreu em descumprimento das cautelares, saindo da sua zona de inclusão no dia 21/06/2024 sem apresentar justificativa. Nos dias 25/04/2024 e 02/05/2024 o monitorado saiu, porém enviou atestados médicos e no dia 18/04/2024 compareceu nesta Central para instalação do dispositivo. Enviamos relatório com todas as saídas e os atestado médicos”, diz o ofício encaminhado pela Seap à Justiça.
O juiz José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal, pediu que o Ministério Público da Paraíba se manifeste sobre a informação prestada pelo Estado.
“Considerando as informações da Central de Monitoramento de Tornozeleira Eletrônica, dê-se vista ao MPPB (GAECO)”, assinala o magistrado.
Medidas cautelares impostas a Egídio Carvalho
O Padre Egídio de Carvalho foi preso em novembro do ano passado no âmbito da Operação Indignus, que apura suspeita de desvios de recursos milionários do Hospital Padre Zé, em João Pessoa.
Em abril, Carvalho foi colocado em liberdade após ser submetido a procedimento cirúrgico no Hospital da Unimed, na Capital. Ao decidir pela liberdade, o Poder Judiciário determinou ase seguintes cautelares:
1. Monitoramento eletrônico (art. 319, IX, do CPP), cuja colocação do equipamento deverá ser condição sine qua non para a liberação da prisão domiciliar;
2. Proibição de se ausentar de sua residência nesta cidade de João Pessoa, sem autorização do juízo, devendo indicar, com precisão e de forma comprovada, seu endereço atualizado, para fins de acompanhamento do monitoramento eletrônico e para que fique disponível aos chamamentos do Poder Judiciário (art. 319, IV, do CPP);
3. Juntar aos autos comprovante do endereço nesta cidade, onde ficará recolhido, fazendo-o antes do início da prisão domiciliar e da colocação do equipamento de monitoramento eletrônico;
4. Proibição de manter contato com pessoas diversas de seus advogados constituídos e dos familiares que residem no mesmo imóvel, salvo casos de urgência e mediante comunicação a este juízo, em até 48 horas (art. 319, III, do CPP);
5. Proibição de acesso ou frequência em estabelecimentos vinculados a ASA e ao Instituto São José, assim como a proibição de contato com qualquer colaborador destas instituições, bem como as demais acusadas (art. 319, II, do CPP);
maispb
Marcelo Monteiro e Marcelo Pimentel fecham aliança para disputa em Lucena
Marcelo Monteiro e Marcelo Pimentel fecham aliança para disputa em Lucena
Os pré-candidatos de oposição, Marcelo Monteiro (PSB) e Marcelo Pimentel (UB), fecharam aliança para a disputa eleitoral em Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. A união já estabelece a composição da chapa.
Ex-prefeito por dois mandatos, Monteiro será o candidato a prefeito, e Pimentel o vice. Agora, os políticos buscarão o apoio do pré-candidato Netinho de Lando no sentido de unir a oposição no município.
“Netinho é uma liderança jovem, um empresário que investe na cidade, e sua família tem um histórico de serviços prestados ao nosso povo. Tenho certeza que ele também vai fazer parte dessa união”, afirmou Marcelo Monteiro.
João: “Decisão do PT por candidatura em João Pessoa não faz diferença nenhuma”
O governador da Paraíba, João Azevêdo
O governador João Azevêdo (PSB) afirmou, na noite desta terça-feira (02), em entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB, que a decisão da Executiva Nacional do PT por candidatura própria em João Pessoa não altera as articulações do PSB e o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), em João Pessoa. “Para mim não faz diferença nenhuma. Eu acho que a candidatura do prefeito Cícero Lucena está posta, muito bem colocada, ele está fazendo uma grande gestão”, disse Azevêdo.
“Eu acho que cada coisa tem seu momento. Vamos fazer a análise do fato, sentar com o partido para entender a posição que o PT tomou. Nós sabemos que essa é uma parte do PT, o próprio PT tem internamente divergências quanto a essa candidatura própria, mas é uma decisão do partido. Eu jamais interferiria ou faria comentários de decisões de outros partidos”, afirmou Azevêdo.
O PT faz parte da base do governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa, inclusive ocupando espaços no governo. Para o gestor paraibano, a decisão tomada hoje foi levada em consideração por um “grupo minoritário”.
“O PT participa do governo, o PT tem secretarias no governo. O PT tem um grupo de pessoas que entendem claramente que o caminho teria sido o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena. Entretanto, tem um grupo minoritário que não entende assim”, analisou Azevêdo.
E acrescentou: “A decisão da Executiva Nacional precisa ser analisada internamente no PT, não por quem está de fora. Para mim não faz diferença nenhuma. Eu acho que a candidatura do prefeito Cícero Lucena está posta, muito bem colocada, ele está fazendo uma grande gestão. E a disputa, quem vai decidir isso não será nenhuma Executiva, não será presidência de partido, quem vai discutir isso é o povo através do voto vai decidir o que ele acha dessa posição”, concluiu João.
www.reporteriedoferreira.com.br/MaisPB
Treze FC é derrotado por Iguatu e perde invencibilidade no Brasileiro Série D
O Iguatu venceu o Treze por um placar de 1 a 0, na noite desta quarta-feira (2) pelo Campeonato Brasileiro, Série D. O jogo aconteceu no Estádio Morenão, no Ceará.
O único gol da partida foi marcado por Otácilio Marcos, aos 15 minutos do primeiro tempo.
O Treze não havia perdido ainda na competição e com a derrota perdeu a chance de assegurar a classificação para o mata-mata.
Com o resultado, o Iguatu assume momentaneamente a segunda colocação do grupo A3 com 21 pontos. O Galo é o primeiro com 24 pontos.
No próximo domingo (7), o Iguatu enfrenta o Atlético-CE, às 16h, no Estádio Domingão. Já o Treze joga no mesmo dia e horário com o Maracanã, no Estádio Amigão.
Cinco pessoas ficam feridas em grave acidente na Serra de Teixeira na tarde desta terça-feira
Cinco pessoas ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um caminhão e dois carros, na tarde dessa terça-feira (2), na ‘Serra de Teixeira’, na PB-262, no Sertão paraibano. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional de Patos.
Entre os feridos estão o motorista do caminhão e quatro ocupantes de um dos carros, sendo que estes últimos sofreram ferimentos mais sérios. O Corpo de Bombeiros ajudou no resgate dos feridos. O caminhão estava carregado com móveis, e ainda não há informações sobre a causa do acidente.
Os veículos ficaram totalmente destruídos após a colisão. Além da unidade do SAMU de Patos, as equipes de Teixeira e São José do Bonfim também foram acionadas para o local. Guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar também estão presentes na área. A pista ficou totalmente interditada para o socorro das vítimas. Problemas mecânicos no caminhão podem ter contribuído para o acidente.
O veículo bateu nos carros que ficaram totalmente destruídos. Além da unidade do SAMU de Patos, as de Teixeira e São José do Bonfim também foram acionadas.
Greve dos ônibus em São Paulo é cancelada de última hora
Acordo foi estabelecido na noite desta terça-feira (2); greve estava prevista para iniciar à meia-noite
Movimento de ônibus no viaduto Doutor Plínio de Queirós, em Bela Vista
Em uma reviravolta de última hora, a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo, que estava programada para começar à meia-noite desta quarta-feira (3), foi cancelada na noite desta terça-feira (2). A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (União).
A mudança ocorreu após a intervenção do parlamentar, que na noite desta terça-feira se reuniu com representantes do Sindmotoristas —que representa a categoria— e da SPUrbanuss, o sindicato patronal, para intermediar um acordo.
A confirmação inicial da greve ocorreu após uma série de reuniões entre o Sindmotoristas —que representa motoristas e outros funcionários das empresas de ônibus—, o sindicato patronal e representantes de órgãos públicos.
Houve encontros no TCM (Tribunal de Contas do Município), no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e uma última negociação entre patrões e trabalhadores, no final da tarde desta terça-feira. O impasse prevaleceu.
Na audiência de conciliação no TRT, o SPUrbanuss, que representa as empresas de ônibus, ofereceu um aumento salarial de 3,6% aos trabalhadores, sem conceder outros aumentos reivindicados pela categoria.
Os trabalhadores pedem reajuste de 3,69% pelo IPCA (inflação oficial), mais 5% de aumento real e reposição das perdas salariais durante a pandemia na ordem de 2,46%, índice calculado com base em dados do Dieese.
Além disso, reivindicam jornada de trabalho de 6h30 com 30 minutos de intervalo remunerado, vale-refeição mensal com valor diário de R$ 38, participação nos lucros e resultados, e seguro de vida equivalente a dez salários mínimos para os motoristas.
“Vamos para a greve, não tem mais saída”, disse o presidente do Sindmotoristas, Edivaldo Santiago, sendo aplaudido pelos trabalhadores.
Ao final da reunião, o diretor de organização e relações de trabalho do Sindmotoristas, Nailton Francisco de Souza, disse que, caso as empresas apresentem uma proposta sobre a nova jornada de trabalho ou para a reposição das perdas pela inflação e para o vale-refeição, o sindicato poderá convocar uma assembleia de trabalhadores para esta quarta-feira.
“Se isso acontecer, amanhã os trabalhadores estarão mobilizados para uma assembleia da categoria, em vez da paralisação”, afirmou Souza na reunião.
No último dia 6, os motoristas haviam rejeitado a paralisação, quando uma mesa técnica instalada no TCM continuaria as negociações entre empresas e funcionários.