Caminhão derruba poste após atingir fiação elétrica no Centro de João Pessoa

Um caminhão atingiu a fiação elétrica, resultando no tombamento de um poste e na interrupção do tráfego

Whats App Image 2024 06 04 at 18 47 23
Caminhão derruba poste após atingir fiação elétrica no Centro de João Pessoa

Um acidente ocorreu, na noite desta terça-feira (4), no centro de João Pessoa, nas proximidades do Parque da Lagoa, no cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Um caminhão atingiu a fiação elétrica, resultando no tombamento de um poste e na interrupção do tráfego na região.

De acordo com relatos de testemunhas, o caminhão, ao cruzar a avenida, ficou preso na fiação, puxando-a e derrubando o poste. A situação ficou bastante delicada devido ao risco de eletricidade presente no local. Agentes de trânsito foram acionados para desviar o fluxo de veículos, e uma das vias foi liberada para circulação.

O motorista do caminhão envolvido no acidente relatou que passou pelo mesmo trajeto no dia anterior sem incidentes, e atribuiu o acidente possivelmente ao calor e à falta de manutenção do poste. Apesar do susto, o motorista não sofreu ferimentos graves.




Vídeo: motorista morre em grave acidente; carros e poste são destruídos em Cabedelo

Uma mulher que passava pelo local quase é atingida pelos carros.

COLISAO JOAO PESSOA
Momento da colisão foi registrado por câmeras de segurança (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)
ouça este conteúdo

Um homem morreu, dois carros e um poste ficaram destruídos em decorrência de um grave acidente registrado na tarde desta terça-feira (4), na BR-230, em Cabedelo, Grande João Pessoa. A colisão aconteceu nas imediações do km 9, bairro de Intermares. Equipes do Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos de resgate, foram acionadas ao local.

A câmera de um imóvel registrou a tragédia. As imagens revelam o momento em que há o contato de dois veículos na rodovia. O motorista de um deles perde o controle e se choca com o poste. Uma mulher que passava na hora quase é atingida.

O condutor do veículo foi identificado inicialmente como Vitor, de 33 anos. Ele é natural de Salvador. O homem trabalhava como pizzaiolo e também atuava como pedreiro. A informação preliminar é de que a vítima tinha sido contratada para um serviço.


As causas do acidente devem ser apuradas e esclarecidas pela polícia.

T5




Leoni celebra suas quatro décadas de carreira em show no Seis e Meia

 

Apresentação será dia 13 de junho e contará com show de abertura da cantora Juliana Almeida às 18h30

Leoni celebra quatro décadas de carreira em show especial no Seis e Meia. O músico vai revisitar sucessos de sua trajetória como “Só Pro Meu Prazer”, “Doublê de Corpo”, “Por que não eu?”, “Exagerado” e “Garotos II”. Essa celebração será quinta-feira (13) de junho, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, com show de abertura da cantora Juliana Almeida. Os ingressos podem ser adquiridos no site Outgo ou na loja Brommer (Mag Shopping).

O público também terá a oportunidade de escutar interpretações de músicas de artistas que o influenciaram, a exemplo de “Quase sem querer”, da Legião Urbana, “Quase um segundo”, dos Paralamas do Sucesso, “Chega mais”, da Rita Lee, e “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso.

Leoni iniciou a carreira na década de 80, fundando o Kid Abelha, quando atuou como baixista e principal compositor da banda. Depois de quatro discos de ouro (mais de 500.000 discos vendidos), deixou a banda em 1986, para fundar os Heróis da Resistência. Saiu em turnê pelo país e ganhou mais um disco de ouro. Com os Heróis, lançou três discos. Em 1993, partiu para a carreira solo, e traz na bagagem sete álbuns.

Grandes nomes no palco

A programação anual está repleta de nomes memoráveis. Dia 11 de julho será a vez do cantor Ricky Vallen, já em agosto a cantora Joanna chega comemorando aniversário da cidade de João Pessoa será dia 08 de agosto, 12 de setembro o cantor Odair José sobe ao palco do Seis e Meia, já dia 10 de outubro será a vez do cantor e Danilo Caymmi.

Seis & Meia

O Projeto é uma das mais importantes e antigas iniciativas com o objetivo de divulgar a música popular brasileira. Inspirada na série de shows Seis e Meia, que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos em horários e preços acessíveis ao público, em 1995 o projeto ressurgiu no nordeste brasileiro. A ideia é simples: um teatro, um público, artistas locais e nacionais e música boa.

 

Leoni | Data, horário e onde

Quinta-feira, 13 de Junho, às 18h30

Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)

Loja física: Brommer (Mag Shopping)

Vendas online: https://www.outgo.com.br/wnpromo

Informações: (83) 98888-4845

www.reporteriedoferreira.com.br/ Assessoria




Antônio Erivaldo, presidente do SINDSPOL-PB; A paridade e integralidade dos policiais civis ativos, inativos e pensionistas é um direito inegociável

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba (SINDSPOL-PB) destacou a importância da aprovação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis n° 14735/23, que precisará ser adaptada em todos os estados. Dos 39 vetos, apenas 5 foram derrubados devido a alegações de inconstitucionalidade. Um novo Projeto de Lei será apresentado no Congresso Nacional.

 

Ele repudiou a declaração de um assessor legislativo da Presidência, Gilberto, que afirmou não ter recebido um ofício assinado pelos presidentes da COBRAPOL e ADEPOL/BR sobre os 22 itens vetados. Todos os sindicatos filiados à COBRAPOL enviaram pedidos para derrubar os vetos ao presidente do Congresso, Deputados e Senadores, e isso deve ser comunicado ao presidente da República como mais um obstáculo para os PCS.

 

A paridade e integralidade dos policiais civis ativos, inativos e pensionistas é um direito inegociável, conforme já aplicado em grande parte dos estados, afirmou Antônio Erivaldo, presidente do SINDSPOL-PB. A luta continua!




Cármen Lúcia assume presidência do TSE e ataca “algotírimo do ódio”

Ministra defendeu a democracia em evento que contou com a participação do presidente Lula

Por

Agência Brasil

|

Cármen Lúcia assume o TSE
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cármen Lúcia assume o TSE

Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia tomou posse nesta segunda-feira (3) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . O mandato será de dois anos.

Em seu discurso, a magistrada defendeua democracia e prometeu combater a circulação de fake news . Para Cármen, o medo implementado pelo ódio e pelas mentiras espalhadas nas redes fomenta ditaduras.

“O algoritmo do ódio, invisível e presente, senta-se à mesa”, afirmou a ministra. “A mentira é um insulto à dignidade do ser humano, um obstáculo ao exercício pleno das liberdades. Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria”, acrescentou.

A cerimônia de posse teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades.

Cármen Lúcia entra na vaga deixada por Alexandre de Moraes, que cumpriu o período máximo de um biênio na chefia do TSE. A ministra será responsável por comandar as eleições municipais de outubro.

Moraes, inclusive, tratou de exaltar a nova chefe do Tribunal. “A magistrada é exemplar, mas, acima de tudo, a ministra Carmen Lúcia é uma grande amiga, que honra o Poder Judiciário, a Justiça Eleitoral. Sua sabedoria, firmeza, sensibilidade garantirão, em 2024, eleições livres, seguras e transparentes, fortalecendo cada vez mais a nossa sólida democracia”, disse Moraes.

O ministro Nunes Marques ficará com a vice-presidência do tribunal pelo mesmo período.  Os ministros André Mendonça (STF), Raul Araújo e Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares (Advocacia) completam a composição do plenário.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.

Perfil

Cármen Lúcia foi nomeada para o Supremo durante o primeiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ela sucedeu o ministro Nelson Jobim na Corte. Antes de chegar ao STF, a ministra atuou como procuradora de Minas Gerais. É formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

Será a segunda passagem da ministra pela presidência do TSE. Em 2012, Cármen se tornou a primeira mulher a comandar a Justiça Eleitoral e o pleito municipal daquele ano. De volta ao tribunal, a ministra se destaca pelo combate às fraudes de cotas de gênero nas eleições e violência política contra candidatas.




“Vamos sim colocar o nome para o Senado”, diz João Azevêdo sobre candidatura em 2026 

João Azevêdo ressaltou ainda que está terminando o segundo mandato como governador do estado e considera natural ir para uma candidatura ao senado.

João Azevêdo, Senado, governador, eleições 2026

Governador João Azevêdo (Foto: Reprodução)

O governador da Paraíba, João Azevêdo, admitiu que será candidato ao Senado nas eleições de 2026. A afirmação foi feita no programa Arapuan Verdade desta segunda-feira (3). “Vamos sim colocar o nome para o Senado”, afirmou.

“Esse é um plano que está sendo colocado. O partido, o PSB, nos solicitou que fizéssemos essa análise de colocar o nome. É natural o processo. Eu tenho dito muitas vezes que isso é muito natural”, iniciou o governador.

Ele afirmou que está terminando o segundo mandato e considera natural ir para uma candidatura ao senado.

“E, se tudo der certo, se as condições de temperatura e pressão estiverem em ordem, nós vamos sim colocar o nome para o senado”.

Por Clickpb




Próximo lote do Imposto de Renda sai em junho e já tem 18 milhões na fila

A restituição do IR é paga primeiro a quem declara nos primeiros dias.

 | Atualizado há 3 horas

FOLHAPRESS) – A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (31) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Mais de 5,6 milhões vão receber R$ 9,5 bilhões no maior lote já pago na história. Mas a fila de pessoas que terão direito à restituição ainda é longa.

Segundo a Receita, mais de 38 milhões de brasileiros entregaram a declaração até as 18h desta quinta (30), sendo que 62,6% delas tiveram a mais dinheiro retido no ano passado do que era devido, e, agora, têm direito de restituir esta quantia.

São mais de 18,3 milhões de pessoas nesta situação e que não estão contempladas no lote que está sendo pago nesta sexta. Elas serão distribuídas em quatro outros lotes, que serão pagos mensalmente sempre no último dia útil do mês até setembro.

A próxima lista deve ter a consulta liberada em 21 de junho. Os nomes serão definidos entre os dias 10 e 12, sendo que o pagamento será feito em 28 de junho. Este loteterá correção de 1% conforme a taxa básica de juros da economia, a Selic.

A restituição do IR é paga primeiro a quem declara nos primeiros dias. No entanto, há uma lista de prioridades legais, que coloca alguns contribuintes à frente de outros. Quem não está entre os prioritários pode ter que aguardar um pouco mais, mesmo tendo declarado no início.

A tendência é que o segundo lote siga contemplando apenas os contribuintes com prioridade, como já ocorreu em anos anteriores. Além disso, os moradores do Rio Grande Sul entraram nesta fila e têm direito de receber antes do que quem entrega a declaração pré-preenchida ou opta por receber a restituição por Pix.

VEJA ABAIXO QUAL É A ORDEM DE PRIORIDADE:

Idosos com 80 anos ou mais
Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e/ou doença grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
Contribuintes do Rio Grande do Sul
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix

Demais contribuintes

Entre as pessoas que estão no mesmo grupo de beneficiados, o desempate é feito pela data de entrega. Mas se o contribuinte faz uma declaração retificadora, corrigindo alguma informação, ele volta para o final da fila, valendo a data em que entregou o IR com as informações alteradas.

Quem não foi contemplado agora, terá o valor corrigido quando receber. No caso do segundo lote, a Receita pagará 1% a mais da quantia a ser devolvida. Nos meses seguintes, a correção será de 1% e um acréscimo proporcional da taxa Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano.

FOLHAPRESS)




O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MINHA MÃE Por Rui Leitao

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MINHA MÃE Por Rui Leitao
Se estivesse viva hoje estaria completando seu centenário de nascimento. É uma data comemorativa, mas também de muita saudade. Comemoração pelo evento. Saudade pela falta que ela nos faz.
Maze, como meu pai carinhosamente a chamava, nos deixou num setembro de 2018. Lembro-me bem desse dia triste para todos nós. Estávamos os oito filhos ao seu lado no leito da morte. Rezavamos juntos o Pai Nosso, enquanto ela subia aos céus ao encontro de Deus e do marido que teve em vida. Sua passagem para a eternidade foi serena , como sempre foi seu comportamento enquanto esteve entre nós. Parecia que estava adormecendo. Uma feição de quem sabia que estava indo para os braços dEle.
Choravamos, claro, por sua partida, mas havia algo que nos confortava, a certeza de que ela seguia o caminho do plano celestial.
O seu desenlace tem um episódio que reflito hoje como sendo providência divina. Esperou até o último instante a chegada de sua primeira neta que ainda mora no Canadá. Ela havia lhe prometido, quando de sua partida para o exterior de que voltaria a vê-la. Ao abencoa-la pronunciou suas últimas palavras.
Dona Maze, deve estar continuando a nos proteger lá de cima. Fazendo o que sempre fez em vida, zelar e cuidar de seus filhos e netos. A serenidade com que partiu foi a mesma que caracterizou seu comportamento durante os 95 anos em que esteve conosco.
A ausência física dela nos deixa triste. Mas a lembrança dos exemplos que nos deixou é alimento para seguirmos construindo nossas vidas nos espelhando na sua forma de viver.
Ela não morreu, porque as pessoas que amamos jamais morrem. Elas ficam vivas no nosso coração, nos animando a continuar o legado de honradez, dignidade e perseverança que nos deixou.
Quando estou triste ou preocupado vêm à minha lembrança as palavras de conforto e de ânimo que nos oferecia. Era uma mulher que não se abatia com as dificuldades, enfrentava todas com coragem e determinação. Nunca a vi lamentando as adversidades da vida.
Neste momento em que celebramos o seu centenário de nascimento, levantamos as mãos aos céus e agradecemos a ventura de termos tido uma mãe tão dedicada, tão companheira, tão conselheira e tão exemplar quanto ela.
Mamãe, estamos juntos nesta data, cheios de amor e gratidão por tudo o que fez por nós. Tomo a ousadia de falar por meus irmãos e irmãs, porque tenho certeza de que é a expressão de sentimentos de todos.
Rui Leitão
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "No dia 1° de junho celebraremos os 100 anos de nascimento de Mazé com uma missa na Comunidade Maná às 18h. Saudade imensa de seu convívio, do seu amor maternal. Que sua história de vida seja nesta data,mais mais do que nunca, recordada com muito amor Ficaremos felizes com sua presença"
www.reporteriedoferreira.com.br Por Rui Leitao- Advogado, jornalista, poeta e escritor



Loja Maçônica Paz e Harmonia realiza Sessão Magna de Iniciação, neste sábado 1º de junho

 

Na manhã deste sábado, 01 de  junho  de 2024, a Loja Maçônica  Paz e Harmonia  realizou uma emocionante Sessão Magna de Iniciação, sob a condução do Venerável Mestre Luiz Gustavo de Aguiar Côrrea. A cerimônia marcou a entrada de dois novos irmãos na Ordem, enriquecendo ainda mais a fraternidade e os ideais maçônicos da instituição.

Os candidatos iniciados nesta significativa ocasião foram  Dárcio Wendel Pires de Lacerda e Carlos Carneiro. Com dedicação e comprometimento, eles deram seus primeiros passos dentro dos ritos e ensinamentos da Maçonaria, fortalecendo os laços de união e sabedoria que permeiam a Loja Paz e Harmonia.

Durante a solenidade de Iniciação o Grão-Mestre entregou ao Imão iêdo Ferreira, Mestre Instalado o Diploma de Hemérito, pelos relevantes serviços e dedicação a Loja Maçônica Paz e Harmonia da qual foi venerável .

O Grão Mestre Ailton  Elisiário da Serenissíma Grande ,participou efetivamente da solenidade   .

A sessão foi marcada pela presença calorosa de diversos irmãos vindos das mais diversas lojas maçônicas de João Pessoa . Esse encontro de conhecimento e fraternidade ressalta a importância da troca de experiências e do apoio mútuo entre os membros da Ordem, que se estende além das fronteiras das lojas maçônicas.

A Loja Maçônica Paz e Harmonia celebra, assim, não apenas a admissão de novos membros, mas também a continuidade de sua missão em promover valores como fraternidade, conhecimento e evolução pessoal, inspirando todos os irmãos a trilharem o caminho da verdadeira luz maçônica.

www.reporteriedoferreira.com.br




Congresso Nacional da Cobrapol discute a Lei Orgânica Nacional da PC

Diretores do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba – SINDSPOL-PB e SINDAO/PB, presentes no XXV Congresso Nacional da COBRAPOL, em Brasília, defendendo a aplicação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis nos Estados, com Paridade e Integralidade.

 

 

 

 

Registro da participação dos sindicalistas representantes da Polícia Civil da Paraíba na solenidade de abertura do XXV CONGRESSO NACIONAL DA COBRAPOL, no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal em Brasília – DF. O evento tem como pauta principal a implementação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis n° 14.745/23 em todos os Estados da Federação. “A luta continua”, concluiu Antônio Erivaldo Henrique de Sousa.

 

 

 

 

 

Congresso Nacional da Cobrapol discute a Lei Orgânica Nacional da PC

Solenidade de abertura acontece nesta segunda-feira, 03, a partir das 19h, no auditório da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Evento segue até o dia 05. (Arte: Divulgação Assessoria)

A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) realiza, entre os dias 03 e 05 de junho, o XXV Congresso Nacional da Cobrapol. O evento acontece em Brasília/DF, com abertura oficial da programação nesta segunda-feira, 03, a partir das 19h, no auditório Nereu Ramos, da Câmara de Deputados do Congresso Nacional. Já nos dias 04 e 05, o encontro acontece no auditório do Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal.

O Congresso terá como tema central, ‘A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e Combate ao Assédio Moral’. Também, serão abordados assuntos considerados relevantes para a categoria, como desafios da mulher policial civil no desempenho de suas atividades, atuação da Polícia Civil na Força Nacional e a importância da participação do policial civil no cenário político.

A solenidade de estreia contará com uma palestra ministrada pelo diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, que também é professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas EAESP. Na ocasião, ele fará uma abordagem sobre “Segurança como Direito Social e o papel das Polícias Civis”.

Durante os três dias, o Congresso contará com a participação de diversos palestrantes, autoridades e representantes dos sindicatos e federações filiadas à Cobrapol. Entre os nomes, estão o deputado federal pelo estado de Alagoas, Fábio Costa, relator da LONPC na Câmara dos Deputados; o delegado e coordenador da Polícia Judiciária da Força Nacional, Pedro Filipe Cruz; o deputado estadual por Rondônia, Ribeiro do Sinpol; o ex-deputado estadual pelo Ceará e atualmente presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Nordeste, Tony Britto; a diretora de Assuntos da Mulher Policial da Cobrapol, Aline Rise; a presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná, Valquíria Tisque; a vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás, Eufrásia Campos; além de outras figuras ligadas à segurança pública do país.

LONPC

A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735/23) surge como foco central após os recentes desdobramentos que envolvem o tema, incluindo a votação ocorrida nessa terça-feira, 28, no Congresso Nacional, que resultou na derrubada de cinco vetos. São eles: licença remunerada para exercício de mandato classista; carga horária de 40 horas semanais, garantidos os direitos remuneratórios e indenizatórios e as horas extraordinárias; e as previsões sobre auxílio-saúde e adicional de verba indenizatória em caso de função de confiança ou equivalente.

De acordo com o presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, a votação ocorreu após grande articulação da Cobrapol e demais entidades classistas junto aos parlamentares, para a derrubada dos 38 vetos presidenciais que deixa de fora temas importantes como os que envolvem as indenizações e aposentadoria integral.

“Foram várias manobras, por parte do governo federal, com o objetivo de impedir a derrubada do veto 39/23, imposta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar da conseguirmos derrubar cinco vetos importantes para a carreira, isso não é o suficiente. Por isso, decidimos abordar o tema nesse encontro, para que possamos apontar todos os avanços alcançados até o momento e debater sobre os entraves ainda existentes”, afirma Adriano Bandeira.

Por fim, o presidente da Cobrapol reitera o compromisso de luta, junto às demais entidades que representam a categoria, pela aprovação dos demais vetos, “para que tenhamos uma categoria mais fortalecida e valorizada em todo país”.

Confira a programação completa:

03 de junho
Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados.
17h – Credenciamento;
19h – Abertura;
19h30 – Palestra de abertura: “Segurança como Direito Social e o papel das Polícias Civis – Renato Sérgio de Lima. Diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Professor do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP;
21h – Encerramento.

4 de junho
Local: Auditório da Polícia Civil do Distrito Federal.
09h – Prestação de Contas;
10h – Ascensão estatutária do cargo do atual 2º vice-presidente da Cobrapol para condição de 1º vice-presidente e 4ª Eleição Complementar para os cargos vagos;
10h30min – Debate sobre a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis – Fábio Costa, deputado federal;
12h15 – Informes gerais;
12h30 – Intervalo para almoço;
14h30 – Palestra: ‘Polícia Civil na Força Nacional’ – Pedro Filipe Cruz Cardoso de Andrade, delegado e coordenador da Polícia Judiciária da Força Nacional;
16h – Coffee Break;
16h30 – Debate sobre a participação de policiais civis na política;
18h – Encerramento.

5 de junho
Local: Auditório da Polícia Civil do Distrito Federal.
9h – Debate sobre assédio moral e sexual no âmbito da Polícia Civil, com foco na mulher policial;
10h50 – Debate sobre os desafios da mulher policial civil no desempenho de suas atividades;
11h50 – Informativos: temas atuais da Cobrapol;
12h20 – Encerramento.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Fonte: Assessoria de Comunicação