Adolescente de 16 anos atira e mata pais e irmã adotivos em SP

Os policiais encontraram os corpos e a arma na sala da casa na Vila Jaguara, Zona Oeste da cidade

Por

iG Último Segundo

|

O adolescente foi encaminhado à delegacia
Reproduçao TV Globo

O adolescente foi encaminhado à delegacia

Na madrugada desta segunda-feira (20), um adolescente de 16 anos foi apreendido após confessar à polícia o assassinato de seu pai, mãe e irmã adotivos dentro de sua casa na Vila Jaguara, Zona Oeste de São Paulo. A informação é do portal g1.

Segundo o boletim de ocorrência, o menor entrou em contato com a Polícia Militar no domingo (19) à noite, admitindo o crime e manifestando o desejo de se entregar.

Os policiais foram até o endereço da família, localizado na rua Raimundo Nonato de Sa, e encontraram o adolescente, que afirmou ter cometido os homicídios na sexta-feira (17) devido a conflitos com seus pais. O pai e a irmã foram mortos primeiro, e o adolescente ainda teria ido à academia antes de matar a mãe.

Os corpos de Isac Tavares Santos, 57 anos, Solange Aparecida Gomes, 50 anos, e Letícia Gomes Santos, de 16 anos, foram descobertos com marcas de tiros de uma pistola e já estavam em avançado estado de decomposição, conforme informações da polícia.

A arma do crime, uma pistola municiada com um cartucho íntegro, foi encontrada na mesa da sala. Próximo ao corpo da adolescente, foi encontrada uma cápsula deflagrada. A arma e munição foram apreendidas.

O adolescente foi encaminhado à delegacia, onde explicou que constantemente enfrentava problemas com seus pais adotivos e que o incidente foi motivado por um desentendimento anterior. Ele detalhou que na quinta-feira (16) foi insultado pelos pais, que confiscaram seu celular, impossibilitando-o de realizar uma apresentação escolar.

Os pais “o teriam chamado de vagabundo, tiraram seu celular e, não podendo usar o aparelho para fazer uma apresentação da escola, planejou a morte”, segundo consta no boletim de ocorrência.

Segundo o menor, ele tinha conhecimento do esconderijo da arma de fogo de seu pai e realizou testes pouco antes do crime. No dia seguinte, atirou contra seu pai enquanto este estava na cozinha, de costas. Sua irmã, ao ouvir o disparo, foi até o local e foi baleada no rosto.

Após os crimes, o adolescente foi à academia e, ao retornar, aguardou sua mãe, que foi assassinada ao descobrir os corpos de seu marido e filha. O menor ainda colocou uma faca no corpo de uma das vítimas no dia seguinte.

O caso foi registrado como ato infracional por homicídio, feminicídio, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e vilipêndio de cadáver.




Líder Supremo e presidente: saiba como funciona ordem de poder no Irã

Nesta segunda-feira (2), o presidente iraniano Ebrahim Raisi morreu em um acidente de helicóptero

Por

iG Último Segundo

|

Foto do presidente iraniano Ebrahim Raisi em 2 de abril de 2024
AFP

Foto do presidente iraniano Ebrahim Raisi em 2 de abril de 2024

A Constituição iraniana estabelece um procedimento claro para a sucessão presidencial em caso de falecimento do presidente em exercício, como ocorreu nesta segunda-feira (20), após o helicóptero de Ebrahim Raisi se acidentar e provocar sua morte . Nesses casos, o primeiro vice-presidente assume temporariamente, sujeito à aprovação do Líder Supremo.

Além disso, a Carta Magna determina que os três principais chefes dos poderes da república – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem coordenar uma eleição para escolher um novo líder dentro de 50 dias após o vice-presidente assumir interinamente.

Publicidade

O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber , está aguardando a aprovação do Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo. Fontes oficiais indicaram que Mokhber estava a caminho do local onde o helicóptero do presidente caiu.

Como funciona a relação de poder

O Líder Supremo do Irã desempenha um papel crucial como árbitro final dos assuntos internos e externos na República Islâmica, assumindo autoridade até mesmo sobre os poderes do presidente.

Diferentemente de seu antecessor, o presidente moderado Hassan Rouhani, Ebrahim Raisi construiu uma estreita aliança com Khamenei.

Apesar da complexidade do organograma de comando do Irã, grande parte do poder recai sobre uma figura central – a do Líder Supremo. No entanto, o sistema político do país é intrincado, envolvendo diversas autoridades com papéis específicos na tomada de decisões e na governança do Estado. Entenda o papel de cada um:

O Líder Supremo

Este é o ápice da estrutura de poder político do Irã. Inspirado nas ideias do aiatolá Ruhollah Khomeini, o primeiro a ocupar esse cargo e uma figura central na revolução iraniana, o líder supremo detém uma autoridade máxima. Até agora, apenas duas pessoas ocuparam este posto: Khomeini e o atual líder, o aiatolá Ali Khamenei, desde 1989.

Além de ser o chefe de Estado, é também a máxima autoridade política e religiosa do país, com um mandato vitalício. Suas atribuições incluem nomear pessoas para postos importantes, como o chefe do Poder Judiciário e os diretores da rádio e da TV estatais, além de questões relacionadas à segurança, defesa e política externa.

O presidente

Esta é como a segunda maior autoridade do país pela Constituição, o presidente é o chefe do Poder Executivo. No entanto, seus poderes são limitados pela estrutura de poder do Irã e pela autoridade do Líder Supremo. Candidatos à presidência são investigados pelo Conselho de Guardiões, que pode vetar aspirantes ao cargo.

Hassan Rouhani, estava no cargo desde 2013, embora tenha sido o único presidente iraniano que não era clérigo. Rouhani é considerado um “moderado” e já criticou abertamente o sistema iraniano, algo incomum para um presidente.

Conselho de Guardiões

Esta é a organização mais influente do Irã, composta por 12 membros: seis clérigos especialistas em jurisprudência islâmica e seis juristas. O conselho é responsável por ratificar projetos de lei, vetar candidatos em eleições e supervisionar a conformidade com a Constituição e a lei islâmica. Seus membros são nomeados pelo líder supremo e pelo chefe do Poder Judiciário, que por sua vez é designado pelo líder supremo.

A Guarda Revolucionária

É uma importante força militar, política e econômica do Irã, subordinada ao Líder Supremo. Com cerca de 150 mil membros ativos, a Guarda Revolucionária possui suas próprias divisões e é responsável pela defesa das fronteiras e pela manutenção da ordem interna. Sua unidade de operações no exterior, a Força Quds, é responsável por operações militares fora do país e tem grande influência em outras partes do Oriente Médio.

Essas autoridades desempenham papéis distintos, mas interligados, no sistema político do Irã, cada uma contribuindo para a governança e para a tomada de decisões no país.




A RESSACA DA EMBRIAGUEZ DO PODER Por Rui Leitao

A RESSACA DA EMBRIAGUEZ DO PODER Por Rui Leitao

Numa de suas últimas entrevistas para a imprensa Carlos Lacerda teria dito: “o poder embriaga como o vinho”. E isso é uma grande verdade, tem gente que não sabe viver distante do poder. Torna-se dependente dele. O poder é uma fonte hedonística de prazer. Na embriaguez do poder é despertada a arrogância desmedida. Quando alguém se inebria com o exercício do poder, ao perdê-lo sofre os incômodos de uma grande ressaca.

Desacostumado a caminhar na planície, perde a racionalidade, fica trôpego como um bêbado que não consegue se equilibrar nas próprias pernas. Desorientado porque não pode mais exercer a condição de mando e de superioridade, revela-se uma pessoa amarga, invejosa, incapaz de reconhecer que o seu tempo passou. Normalmente isso ocorre com indivíduos que trazem na personalidade a ausência da humildade e têm dificuldades em abandonar o seu estilo de prepotência. Não se dão conta de que o poder é efêmero.

O verdadeiro líder não se abate com a perda de poder. Muitas vezes ele se agiganta porque encontra a oportunidade de demonstrar seu carisma e sua capacidade de sedução. Recolhe-se ao seu novo ambiente com a grandeza de quem deixou um legado que merece admiração. Não nutre sentimentos de excelsa sabedoria. Aproveita a eventual perda de poder para reflexões e a partir delas traçar planos futuros. Busca construir uma nova jornada, sem desmerecer quem o sucedeu. Age exatamente de forma contrária, contribuindo, orientando, formando parcerias, mesmo que sem a autoridade de mandar ou decidir.

Não é fácil despir-se da fantasia da dominação. Para alguns é como se estivessem nus, ao perderem a ilusão de que continuam poderosos. É quando começa a vivenciar o mal-estar próprio de uma ressaca, provocada por eles mesmos ao se embriagarem com o poder que lhes foi conferido por algum tempo.

www.reporteriedoferreira.com.br     Rui Leitão-Jornalista, advogado, poeta e escritor




Debate sobre o esgotamento nas praias e entrega de Título ao Governador João Azevêdo marcam semana na CMJP

 

A semana que compreende o período de 20 a 24 de abril será marcada, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pela realização de sessões para entrega de Títulos e debates sobre as campanhas “Maio Amarelo, Maio Roxo e Maio Laranja”, além de audiência pública para discutir o problema do esgotamento nas praias de João Pessoa.

A primeira atividade da semana acontece na próxima segunda-feira (20), a partir das 14h30. A sessão solene para entrega do Título de Cidadão Benemérito ao Governador do Estado, João Azevedo Lins Filho, vai ocorrer no Plenário da casa Napoleão Laureano. A propositura é do vereador Durval Ferreira (PL).

Na terça-feira (21), a partir das 11h, acontece uma sessão especial para debater a campanha “Maio Amarelo, Paz no Trânsito”, proposta pelo presidente da Casa, vereador Dinho (PSD).

A quarta-feira (22) será marcada pela realização de uma audiência pública, a partir das 9h, no âmbito da Comissão de Políticas Públicas (CPP), para discutir sobre o esgotamento nas praias de João Pessoa. À tarde, a partir das 14h, acontece uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Pessoense a sra. Jamile Bezerra Cantalice. A propositura é do vereador Coronel Sobreira (Novo).

Encerrando a semana, na sexta-feira (24), acontecem duas sessões especiais. A primeira, a partir das 9h, irá debater a problemática do “capacitismo na cidade de João Pessoa” e foi proposta pelo vereador Junio Leandro (PDT). A segunda sessão especial acontece a partir das 13h e irá discutir as campanhas “Maio Roxo e Maio Laranja”. A propositura é da vereadora Eliza Virgínia (PP).

PARAÍBA.COM




RS: Número de mortes cresce para 157; desaparecidos caem para 88

Mais de 540 mil pessoas estão desalojadas

Por

iG Último Segundo

|Chuvas no Rio Grande do Sul causam enchente em Venâncio Aires

Divugação

Chuvas no Rio Grande do Sul causam enchente em Venâncio Aires

O número de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 157, enquanto o de municípios afetados se manteve em 463, de acordo com boletim da Defesa Civil do estado divulgado na noite deste domingo (19). Ainda, o órgão informou que o número de desaparecidos caiu de 89 para 88.

Segundo o boletim, a quantidade de desalojados (tiveram que sair de casa, mas estão com parentes ou amigos) chegou a 581.633 pessoas. O número de pessoas em abrigos segue em 76.955, e o de feridos continua em 806. A tragédia afeta 2.336.136 de pessoas.

Ainda, a quantidade de pessoas resgatadas é de 82.666, e 12.215 animais foram resgatados.

O governador Eduardo Leite (PSDB) disse que é esperado que o número de vítimas fatais cresça. Segundo o mandatário, o  evento se trata do maior desastre climátic da história do estado.

Os temporais começaram no dia 29 de abril e têm provocado danos a imóveis e elevação no nível dos rios e arroios, fazendo com que muitas pessoas fiquem desabrigadas.

Militares, bombeiros, profissionais de saúde e voluntários participam da operação de resgate de moradores do bairro Sarandi, cujas casas foram afetadas pelas enchentes, em Porto Alegre. Foto: Anselmo Cunha/AFP - 05/05/2024
Vista aérea mostrando casas destruídas por enchentes em Roca Sales. Foto: Gustavo Ghisleni/AFP - 05/05/2024
Pessoas são transportadas em retroescavadeira após serem resgatadas no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Foto: Anselmo Cunha/AFP – 05/05/2024
1/8

Estado de calamidade

No dia 1º de maio,  o Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”.

Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador.

Energia elétrica, água e telefonia

Veja a situação dos serviços básicos em todo o estado:

  • CEEE Equatorial: 84.130 pontos sem energia elétrica (4.6% do total de clientes);
    RGE Sul: 106.900 pontos sem energia elétrica (3.5% do total de clientes);
    Corsan: 39.589 clientes sem abastecimento de água (1% do total de clientes);
    Tim: Serviço normalizado;
    Vivo: 3 municípios sem serviços de telefonia e internet;
    Claro: Serviço normalizado.

Escolas

Segundo a Defesa Civil, 1.058 escolas estaduais foram afetadas em 248 municípios. Ao todo, são mais de 378 mil estudantes impactados, 570 escolas danificadas e 86 escolas servindo de abrigo.

Por Ig




Irã mobiliza “todo seu potencial” para achar helicóptero de presidente

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, falou publicamente com a população do país e pediu paciência a todos

 Ebrahim Raisi
Reprodução

Ebrahim Raisi

O vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, determinou que todo o potencial e capacidades do governo sejam usados para encontrar o helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi. Segundo a IRNA (agência de notícias da República Islâmica), houve uma sessão presidida por Mokhber para definir as ações de resgate.

O vice-presidente determinou que o ministro da Saúde, Bahram Einollahi, e o vice-presidente para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, fossem até as cidades de Varzaqan e Jolfa, localizadas na província do Azerbaijão Oriental, região onde ocorreu o acidente.

Einollahi e Mansouri vão ficar responsáveis por supervisionar os trabalhos de busca e resgate. A aeronave sofreu um acidente neste domingo (19) por causa de más condições climáticas.

Mais cedo, a TV estatal do país havia dito que o helicóptero havia sido encontrado. Porém, a informação foi negada pela IRNA e também pela Crescente Vermelho, o que é equivalente à Cruz Vermelha.

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, falou publicamente com a população do país e pediu paciência a todos. Ele relatou que a “gestão o Estado do Irã não será afetada” pelo ocorrido e que não há motivo para ficarem ansiosos.

“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina”, disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal.

Além do presidente iraniano, também estavam no helicóptero Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.




Lucena PB; bandidos são afugentados pela Polícia Militar e a paz volta a reinar

Nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, a Cidade de Lucena no Litoral Norte de João Pessoa e toda região polarizada

amanheceu desfrutando de total segurança, ordem e paz ,isso, devido ao trabalho incessante ininterrupto da  nossa briosa Polícia Militar da Paraiba, tendo a frente o Tenente Urquiza, e seus auxiliares estão afugentando a bandidagem da Cidade.

Vários meliantes foram presos, armas e drogas apreendidas e gangs desarticuladas. As incursões da polícia continua e toda população pode ficar tranquila e em paz. Em Lucena bandido não tem vez.

 

 




Mais um restaurante é embargado no Seixas após ser flagrado com irregularidades durante fiscalização da Sudema

Bar e restaurante são multados e interditados na praia do Seixas, em João Pessoa por irregularidades em esgoto.

Mais um restaurante é embargado no Seixas após ser flagrado com irregularidades durante fiscalização da Sudema

Um bar e um restaurante foram multados e interditados em João Pessoa por irregularidades em esgoto. Ambos os estabecimentos são situados na Ponta do Seixas. A ação ocorreu durante a Operação Praias Limpas, que vem sendo realizada pela Sudema

O primeiro foi o Praiô Beach Club. O local foi autuado no valor de 90 UFR-PB (R$ 5.926,50), notificado a apresentar projeto sanitário junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as notas da empresa de desgotamento, bem como solucionar o problema constatado de lançamento irregular de resíduos líquidos em desacordo com as exigências estabelecidas em Lei ou Atos Normativos e embargado até a devida regularização.

Já a Peixada do Lobo Restaurante foi autuado no valor de R$15.513,60 pela Secretária Municipal de Meio Ambiente. Além disso foi notificado a cessar imediatamente o problema identificado (Vazamento da Fossa Septica) e embargado até a ulterior deliberação do órgão competente

Operação Praias Limpas é uma ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.




Coronel Sobreira critica governo Lula após retorno do DPVAT: “desmanchando o que Bolsonaro fez”

O Coronel Sobreira afirmou que o ex-presidente entendeu que aquilo era só um prejuízo. “Era mais um imposto que não tinha serventia”

Coronel Sobreira, Jair Bolsonaro, DPVAT, imposto

Vereador Coronel Sobreira. (Foto: Reprodução)

O vereador coronel Sobreira criticou a volta do imposto que traz de volta o DPVAT, pelo governo federal, e afirmou que Lula está destruindo os avanços econômicos conquistados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o governo, o DPVAT será cobrado anualmente e as tarifas podem variar entre R$ 50 e R$ 60.

“Tudo de bom que Bolsonaro fez estão desmanchando, estão desfazendo. Então, isso é ruim. O que representava o seguro DPVAT? Será que realmente trazia benefícios para as pessoas?”, questionou.

O Coronel Sobreira afirmou que o ex-presidente entendeu que aquilo era só um prejuízo. “Era mais um imposto que não tinha serventia. Ele anulou e agora estão querendo retomar. Na verdade, já retomaram, já foi aprovado. Eu entendo que é mais um imposto para elevar a carga tributária que o povo brasileiro já tem”, reclamou.

O presidente Lula sancionou o novo DPVAT e retomou o imposto obrigatório para os brasileiros. A medida foi publicada no Diário Oficial, mas com os vetos dos dois artigos que previam penalidades por infrações graves e multa para motoristas que não pagarem o seguro no prazo previsto.




Jackson Macedo defende que Luiz Couto encerre vida política: “chegou a hora de descansar” 

Jackson Macedo disse que Luiz Couto tem sido forçado a se manter na vida pública. “Ele me confidenciou que não queria disputar o último mandato”.

Jackson Macedo, Luiz Couto, PT, vida pública

Deputado federal Luiz Couto. (Foto: Reprodução)

O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, afirmou que o deputado federal Luiz Couto deveria se aposentar. Ele fez a declaração, na programação Arapuan Verdade desta sexta-feira (17), ao ser questionado sobre as acusações que o parlamentar teria feito contra Marcus Túlio, presidente municipal da legenda.

Durante reunião do partido, Luiz Couto teria feito graves acusações dizendo que Marcos Túlio havia terceirizado o PT municipal para suas decisões em conluio com Jackson Macedo e teria chegado a pedir a destituição do presidente do partido.

“Não vou rebater as acusações levianas que esse deputado federal faz contra mim, até porque fui eleitor dele muitos anos, o defendi dentro do PT por muito tempo e eu, sinceramente, acho que chegou a hora do companheiro Luiz Couto descansar, terminar a vida política dele”, disse.

Jackson Macedo comentou ainda que o petista não deveria mais estar na vida pública. “Eu acho que forçam Luiz Couto. Ele me confidenciou que não queria disputar o último mandato, que queria cuidar da vida religiosa dele, escrever a biografia dele. Mas, as pessoas que estão em torno de Luiz Couto se sustentam politicamente e usam a figura de Luiz Couto para se sustentar politicamente, e o forçam a participar de um último mandato que ele não queria”, observou.

O presidente estadual do PT reforçou que tem evitado contato com Luiz Couto. “Quando a pessoa perde argumento político, ele vai para a acusação pessoal. O que ele tem feito contra mim na imprensa, fez numa rádio em João Pessoa, nas reuniões internas do PT, em nota pública. Sinceramente, tenho muita coisa para rebater, muita coisa para falar, mas eu prefiro não responder porque vou dar mais argumentos para esse tipo de coisa”, pontuou.

Jackson Macedo disse ainda que é solidário com Marcos Túlio. “É um grande companheiro, um grande presidente do diretório municipal que eu ajudei a eleger, que Luiz Couto não ajudou a eleger – votou em Antônio Barbosa e perdeu de 1400 a 70. O grupo de Ricardo Coutinho, de Luiz Couto, de Antônio Barbosa, Estela e Márcia Lucena perdeu de 1400 a 70. São essas pessoas que defendem a candidatura de Luciano Cartaxo. Então, sou muito solidário ao companheiro Marcos Túlio”, concluiu.

Clickpb