Jamais trairei minha consciência Por Rui Leitao 

Jamais trairei minha consciência Por Rui Leitao

“Quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar”. Essa frase do dramaturgo Nélson Rodrigues me leva a refletir sobre o perigo de seguir ideias defendidas por pretensa maioria, sem se dar ao trabalho de contestar, discutir. Tem muita gente que age assim, preferindo aderir às opiniões apresentadas como majoritárias numa sociedade para que assim possam parecer mais inteligentes, mentalmente brilhantes.

Nietzsche classificava essas pessoas como “homens de rebanho”. São pessoas que não se constrangem em perder suas individualidades, agem e falam conforme o padrão politicamente correto que lhe fizeram compreender. Normalmente são indivíduos inflexíveis e reacionários. O discurso repetitivo que usam, muitas vezes absorvido da propaganda midiática, construído através de seduções doutrinárias, revela um lamentável empobrecimento cultural.

Eu procuro seguir o conselho do próprio Nietzsche quando diz: “Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir”. Sou muito desconfiado das posições apontadas como da maioria. Tenho receio de ser convencido pelo discurso fácil, aquele que me oferecem como verdadeiro e não me dão o direito sequer de questioná-lo. Vejo com tristeza alguns amigos que na incapacidade de organizar suas próprias ideias, ficam a repetir o que ouvem e passam a considerar como verdades absolutas.

Não há hipótese que me leve a trair a consciência. Enquanto não estiver convencido de algo que não concordo numa primeira análise, eu continuarei assumindo minhas convicções, sem medo de críticas. Já vivenciei experiências de sofrer admoestações, e até desqualificação do meu pensamento, por não comungar com o raciocínio da eventual maioria. Me recuso ser mais um “homem de rebanho”. Deixem-me com minha própria compreensão das coisas. Não me incomodo fazer parte de uma minoria circunstancial, desde que isso me dê a paz de quem não está traindo a consciência.

Rui Leitão- Jornalista, advogado, poeta ,escritor.




Brasil é escolhido para ser a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 — Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 — Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa

O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito durante a madrugada desta sexta-feira (17) durante um congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Veja a lista de prováveis estádios mais abaixo.

Essa será a primeira vez na história que a competição será disputada na América do Sul. O Brasil já sediou duas copas masculinas, em 1950 e 2014.

Além do Brasil, Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta. Já os Estados Unidos e o México desistiram da disputa em abril.

Durante o congresso desta sexta-feira, as comitivas tiveram 15 minutos para fazer uma apresentação final. O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direito das mulheres.

Além disso, segundo o ge, a campanha do Brasil propôs o uso de 10 estádios que foram palco de jogos da Copa de 2014, com abertura e final no Maracanã. No entanto, a programação pode ser alterada pela Fifa.

O slogan da candidatura brasileira foi “Uma Escolha Natural”. O processo foi apoiado pelo governo federal, que criou um grupo de trabalho em outubro de 2023 para ajudar na análise dos requisitos da candidatura.

Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de várias áreas visitou o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5. Bélgica, Alemanha e Holanda receberam nota 3,7.

Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda.

A última Copa do Mundo Feminina foi sediada na Austrália e na Nova Zelândia. A competição, disputada em agosto de 2023, consagrou a seleção da Espanha como campeã. O Brasil caiu ainda na fase de grupos.

Duda Pavão durante apresentação do Brasil no Congresso da Fifa, em Bangkok — Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha

Duda Pavão durante apresentação do Brasil no Congresso da Fifa, em Bangkok — Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha

Estádios

Veja os estádios que o Brasil propôs para a Copa de 2027:

  1. Maracanã (Rio de Janeiro)
  2. Neo Química Arena (São Paulo)
  3. Mineirão (Belo Horizonte)
  4. Mané Garrincha (Brasília)
  5. Arena Pantanal (Cuiabá)
  6. Arena Castelão (Fortaleza)
  7. Arena da Amazônia (Manaus)
  8. Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
  9. Arena de Pernambuco (Região de Recife)
  10. Arena Fonte Nova (Salvador)
Debinha marca para o Brasil contra a França pela Copa do Mundo de 2023 — Foto: Reuters

Debinha marca para o Brasil contra a França pela Copa do Mundo de 2023 — Foto: Reuters




Joias furtadas por Bolsonaro: PF encontra imagens do “kit ouro branco” nos EUA

ORCRIM BOLSONARISTA
Joias furtadas por Bolsonaro: PF encontra imagens do “kit ouro branco” nos EUA
Joias, que foram separadas do Rolex vendido e recomprado na Pensilvânia após início das investigações, fazem parte de um conjunto avaliado em mais de R$ 500 mil.

Jair Bolsonaro, Frederick Wassef e o Rolex recomprado na Pensilvânia.

A equipe de investigadores deslocada aos EUA pela Polícia Federal (PF) fizeram novas descobertas que complicam ainda mais a situação de Jair Bolsonaro (PL) nas investigações sobre o furto de joias do acervo da Presidência feito pelo ex-presidente.

Após perder as eleições para Lula e articular uma tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro fugiu para os EUA às vésperas da posse, no final de dezembro de 2022, levando em malas uma série de joias recebidas principalmente em visitas a países árabes, para serem vendidas ilegalmente no país.

Segundo informações de Bela Megale, do jornal O Globo, nos EUA os agentes conseguiram imagens inéditas do “kit ouro branco”, com anel, caneta, abotoaduras e um rosário islâmico cravejados de diamantes.O kit incluia ainda o Rolex que foi vendido ilegalmente na Pensilvânia e recomprado pela organização criminosa após o início das investigações. O conjunto, recebido em visita oficial a Arábia Saudita em outubro de 2019, foi avaliado em mais de R$ 500 mil.

As joias foram vendidas de forma ilegal para a loja “Goldie’s”, em Miami, na Flórida, pelo tenente coronel Mauro Cid, que chegou a ser preso duas vezes e firmou acordo de delação premiada com a PF.

Os agentes conseguiram imagens de anúncios de revenda das joias, que comprova a negociata ilegal.

A operação, realizada em parceria com o FBI (Agência Federal de Investigação dos EUA), ainda obteve documentos que comprovam a ação da quadrilha comandada por Bolsonaro na venda das joias da União.

Veja imagem do kitKit ouro branco furtado por Bolsonaro do acervo da Presidência (PF)

 




Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal lideram propagação de desinformação, aponta UFRJ

Estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aponta que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador digital Pablo Marçal estão entre os principais propagadores de desinformação sobre a tragédia do Rio Grande do Sul. A análise foi feita entre os dias 27 de abril e 10 de maio.

Segundo o Netlab, o deputado federal Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para “denunciar” uma suposta demora do presidente Lula em aprovar o envio da Força Nacional ao Rio Grande do Sul.

Eduardo Bolsonaro também criticou a decisão de Lula de ir primeiro à cidade de Santa Maria e não a Porto Alegre logo no início da tragédia.

Estudo do Netlab (UFRJ) aponta desinformação sobre enchentes no RS do deputado Eduardo Bolsonaro (Reprodução)

Segundo o parlamentar, a escolha do presidente teria sido influenciada pelo secretário de comunicação Paulo Pimenta, que é de Santa Maria — o município, no entanto, era o mais afetado do estado no dia da visita de Lula, em 2 de maio.

Pablo Marçal publicou desinformação sobre o Rio Grande do Sul (Reprodução)

Pablo Marçal

O Netlab também apontou que Netlab, Pablo Marçal usou as redes sociais para disseminar a informação falsa de que a Polícia Rodoviária Federal estava impedindo que caminhões com doações chegassem às vítimas das chuvas e enchentes.

O influenciador também acusou a TV Globo de receber dinheiro para esconder a realidade da tragédia gaúcha e manipular a opinião
pública.

estudo também elenca o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG),
a influenciadora digital cristã Michele Dias Abreu, o empreeendedor e influenciador Leandro Ruschel, e o médico influenciador Victor Sorretino como os principais disseminadores de fake news.

Narrativas

O Netlab também aponta as principais informações falsas disseminadas na internet. Entre as desinformações mais compartilhadas, estavam “Lula não está comprometido com as vítimas das enchentes”, “Marina insiste em culpar Bolsonaro por tragédia”, “Starlink é a única internet que está ajudando nos resgates”, “Show da Madonna recebeu recursos que deveriam ir pro RS”.

De acordo com o Netlab, também foram identificadas notícias falsas como “Governo está impedindo que doações cheguem às vítimas”, “As chuvas são um castigo de Deus”, “A tragédia foi planejada por globalistas” e “Figuras de direita estão ajudando mais que o governo”.

Anúncios enganosos

O Netlab identificou também 381 anúncios enganosos e 51 anúncios com desinformação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul nas plataformas da Meta. Também foram identificados anúncios fraudulentos que promoviam produtos ou informações enganosas com a intenção de gerar lucro.

Por agências




Homem é assassinado e amigo baleado em Colinas de Ribamar Grande João Pessoa

Um homem de 30 anos morreu e o amigo dele ficou ferido durante um ataque a tiros na noite dessa quinta-feira (16) em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

A Polícia Militar informou que um grupo de amigos estava bebendo em uma calçada quando os suspeitos chegaram atirando.

Nailson Paulino dos Santos foi atingido com vários tiros e morreu no local.

O amigo dele, Carlos Henrique, também foi baleado. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma da capital.

Ao Notícia Paraíba, a assessoria de imprensa da unidade repassou que a vítima segue internada e não corre risco de morte.

Os suspeitos do ataque seguem foragidos e a motivação será investigada pela Polícia Civil. Delegado Paulo Josafa que estava de plantão esteve no local e toma todas as providencias.




Veja lista dos estabelecimentos autuados por despejar esgoto no mar de João Pessoa

A operação conjunta realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa que flagrou o Bar do Cuscuz despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, na orla de João Pessoa, também autuou outros estabelecimentos ao longo dos dias.

Desde a última sexta-feira (10), sete estabelecimentos da orla da capital paraibana foram flagrados com irregularidades na rede de esgoto. Os estabelecimentos – suspeitos de despejar esgoto sem tratamento nas galerias pluviais, que desaguam nas praias da capital – foram alvos da Operação Praia Limpa. Uma nova fiscalização da operação deve acontecer na manhã desta quarta-feira (15).

A fiscalização denominada de ‘Praia Limpa’, foi estruturada com o objetivo de identificar e coibir ligações clandestinas de esgotos que comprometam a limpeza e qualidade das praias.

Confira a lista de estabelecimentos que foram autuados nos últimos dias:

– Bar do Cuscuz

– Quiosque Olho de Lula

– Quiosque Capitão Lula

– Quiosque das Frutas

– Hotel Nord Easy

– Quiosque dos Atletas

– Quiosque Rei do Coco




Governo Lula propõe reajuste de 43% a professores federais

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentaram uma nova proposta para os docentes de institutos e universidades federais. Os aumentos de salário vão de 23% a 43% até 2026, considerando o reajuste de 9% já garantido em 2023 pelo governo Lula, depois de seis anos sem reajuste. Dessa forma, o salário inicial de um docente passaria de R$ 9.916 (salário em abril de 2023) para R$ 13.753. Já o salário para professor titular, no topo da carreira, iria de R$ 20.530 (abril de 2023) para R$ 26.326.  

Benefícios – O governo federal já garantiu outros benefícios. Os auxílios já tiveram aumento na ordem de 118% (auxílio-alimentação) e 51% (auxílio-creche e auxílio-saúde).  

A proposta apresentada prevê pagamento do reajuste em duas parcelas: janeiro de 2025 e maio de 2026. Prevê, ainda, uma reestruturação de classes e padrões da carreira docente, com destaque para a aglutinação das classes iniciais. Isso vai garantir reajuste maior na entrada e maior atratividade. Os steps de progressão passariam de 4% para 4,5% em 2025; e para 5% em 2026. O padrão C1 passa de 5,5% para 6%. O controle de ponto e frequência seria padronizado entre professores do magistério superior e professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). 

Mesa de negociação – A proposta traduz o empenho do MEC e do MGI pela valorização da carreira dos professores federais. Os dois ministérios se reuniram na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, para discutir as carreiras e os reajustes dos professores de universidades e institutos federais. A mesa de negociação dos servidores técnico-administrativos será em 21 de maio. 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, vem assegurando o compromisso do MEC em defender a valorização dos profissionais da educação. “Estive pessoalmente no MGI, no início da manhã, para debater a proposta a ser apresentada aos docentes. Estamos empenhados em garantir que os nossos educadores e servidores técnico-administrativos tenham a devida valorização”, concluiu. 

Também participaram da reunião a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; o secretário-executivo adjunto, Gregório Grisa; o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; e a equipe de Gabinete do Ministro. 

Pelo MGI, estavam presentes a secretária-executiva Cristina Kiomi Mori; o secretário-executivo adjunto Adauto Modesto; o secretário de Relações do Trabalho, José Feijó; a secretária-adjunta de Relações do Trabalho, Meri Lucas; o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso; e o assessor Bráulio Cerqueira. 

Atualmente, existem 16 mesas específicas abertas com negociações em andamento para servidores federais, além de tratativas para a abertura de mais 11, até junho. 

No final de abril, após acordo com as entidades, o governo concedeu: reajuste de 51% no auxílio-alimentação, passando de R$ 658 para mil reais; aumento na assistência à saúde complementar per capita média (auxílio-saúde); e acréscimo na assistência pré-escolar (auxílio-creche). 




Assembleia Legislativa da Paraíba faz homenagem a servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma homenagem, nesta quinta-feira (16), com a solenidade de concessão de Diploma de Honra ao Mérito aos servidores que completaram mais de 30 anos de serviços prestados à Casa Epitácio Pessoa.

Assembleia Legislativa da Paraíba

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), solenidade de concessão de Diploma de Honra ao Mérito aos servidores que completaram mais de 30 anos de serviços prestados à Casa Epitácio Pessoa. A solenidade, proposta pelo deputado João Gonçalves, contou com a presença do vereador de João Pessoa, Luiz Flávio, funcionários da ALPB, além de familiares e amigos dos homenageados.

assembleia legislativa, homenagem, servidores
Foto: ALPB

O deputado João Gonçalves afirmou que ter a oportunidade de homenagear profissionais que dedicaram mais de três décadas de suas vidas ao serviço da Assembleia Legislativa da Paraíba é um ato gratificante e de muito respeito. “Eu estou há uns 32 anos nessa Casa e saí só por um tempinho, mas logo voltei. Assim como vocês, sei o quanto é gratificante trabalhar aqui, porque vivemos para o povo”, afirmou o deputado.

O parlamentar destacou que ao longo desses anos, cada um deles contribuiu de maneira singular para o fortalecimento e sucesso do Legislativo paraibano, através de comprometimento incansável, profissionalismo exemplar e dedicação inabalável. “Vocês merecem o melhor. Por mim, teria muita festa para consagrar esse momento histórico e toda essa dedicação pelo trabalho da Casa. Vocês são exemplos de dedicação e integridade, inspirando colegas e cidadãos por igual. Que este momento seja um reflexo do respeito e da admiração que todos nutrimos por vocês”, destacou João.

Em nome de todos os homenageados, o servidor Félix Araújo Sobrinho agradeceu pela oportunidade de representar os demais colegas no recebimento da honraria. “Trata-se de uma brilhante iniciativa do deputado João Gonçalves. Gratidão aos servidores desta Casa de me confiar na missão de tecer algumas palavras nesta sessão solene. Eu imagino, meus colegas de trabalho, a imensa responsabilidade que carrego nos ombros, mas sobretudo, o imenso orgulho de ter sido deferido com esta representação,” declarou Félix.

Félix destacou ainda a jornada enriquecedora e as importantes contribuições dos servidores ao longo dos anos, segundo ele, marcados por um compromisso incansável com a ética e a eficiência. “Esta homenagem também simboliza um agradecimento renovado ao empenho e ao espírito de serviço que define a trajetória dos profissionais no Legislativo estadual”, declarou o homenageado.

Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, Wilton César Vasconcelos Leitão declarou que a Casa de Epitácio Pessoa é composta por servidores guerreiros, que são o alicerce do parlamento estadual e que dedicaram e dedicam a vida ao Poder Legislativo. “Quero agradecer por esta homenagem que o deputado faz com muita justiça aos servidores da Casa. Agradeço a todos vocês que contribuíram ao longo desses 30 anos como servidor, deixando partes suas aqui nesta Casa, na história da Assembleia Legislativa. Agradeço a todos e que tenhamos a capacidade de sermos cada vez melhores”, afirmou o presidente do Simpol.

Servidores homenageados:

Darei Moreira dos Santos, Fabiola Soraya Barreto Chaves, Francisco de Assis Araújo, Fêlix de Sousa Araújo Sobrinho, Joacil Ferreira da Silva, Jonilda Moreira da Silva, José Fernando Rodrigues, José Osvanaldo Justino de Araújo, Karlla Cylene Gomes Aragão Ramalho, Laureni Lopes da Si Alves Moreira, Marcial Pereira de Matos, Marcilio Germano Costa, Magaly Teixeira Maia, Magda Maria de Sousa, Maria das Graças Ramalho Aragão, Maria do Socorro Góes, Maria Eunice dos Santos Florence, Maria Gorette Sarmento, Maria Jacinta Claudino, Maria Marluce da Silva, Nereida Nóbrega Nery, Noelson Rocha Araújo, Orlando José Bomfin Filho, Paulo Rogério de Oliveira, Raimunda Fortunato de Araújo, Raylson Ricardo dos Santos, Regina Coeli Bezerra da Silva, Willans Trindade e Wilton César Leitão.

Com informações da ALPB




João anuncia R$ 42 milhões para festas juninas da Paraíba

O governador João Azevêdo anunciou, nesta terça-feira (14), investimentos em torno de R$ 42 milhões no apoio aos festejos juninos da Paraíba, em 2024.  Deste montante, R$ 16 milhões são para ‘O Maior São João do Mundo’, em Campina Grande.

O anúncio foi feito em solenidade no Garden Hotel, em Campina Grande.  O governador defendeu o investimento como incentivo e retorno econômico para o Estado.

“São investimentos que passam pela mídia (divulgação), pelo Salão do Artesanato, pelo apoio a 160 quadrilhas, pelo festival de quadrilhas, além de toda a  estrutura de Segurança e Saúde”, elencou.

O gestor destacou os investimentos no São João de Campina Grande e disse esperar que a cidade vai “surpreender com uma grande festa”.

“O São João se consolida cada vez mais e a participação popular cada vez maior. Queremos fazer que o São João seja uma festa inclusiva para que todas as pessoas tenham oportunidade de aproveitar”, defendeu.

Veja vídeo 

MaisPB




Tribunal de Justiça anula eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Areial

Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) anulou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Areial, para o biênio 2023/2024, realizada em sessão extraordinária no dia 9 de dezembro de 2021.

Desembargador, José Ricardo Porto, TJPB

Desembargador José Ricardo Porto (Foto: TJPB)

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) anulou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Areial, para o biênio 2023/2024, realizada em sessão extraordinária no dia 9 de dezembro de 2021. A decisão da Primeira Câmara Especializada Cível do TJPB determina que seja mantida a mesa anteriormente eleita, com a realização de novas eleições apenas para o cargo de primeiro secretário, como está previsto nos artigos 14 e 15 do Regimento Interno da Casa. A relatoria do processo foi do desembargador José Ricardo Porto.

Conforme consta nos autos, os vereadores Marcos Antonio Jorge da Silva, Afonso Henrique Patrício Alves e Maria Aparecida da Silva Oliveira Santos foram eleitos, em janeiro de 2021, para compor a Mesa da Câmara Municipal de Areial no biênio 2023/2024. Entretanto, meses após a eleição e em razão de requerimento apresentado pelos vereadores Diego Balbino Martins, Edvaldo de Lima e Josinaldo Miguel da Silva, o pleito foi anulado, tendo sido realizada nova eleição, sob o fundamento de que a vereadora Maria Aparecida Oliveira Santos havia sido reeleita para o mesmo cargo (primeira secretária), em manifesta violação ao disposto no artigo 23, § 2º, III, da Lei Orgânica do Município.

Os vereadores Marcos Antonio Jorge da Silva, Afonso Henrique Patrício Alves e Maria Aparecida da Silva Oliveira Santos impetraram um mandado de segurança, alegando que como a primeira secretária havia renunciado ao cargo, caberia tão somente a convocação de nova eleição para o seu posto, conforme determina o regimento interno.

Analisando o caso, o desembargador José Ricardo Porto entendeu que houve ilegalidade no ato praticado pelo então presidente da Câmara. Segundo ele, uma nova eleição da Mesa só seria realizada no caso de renúncia coletiva, o que não ocorreu no caso.

“O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Areial não contém nenhuma norma determinando a desconstituição in totum da Mesa eleita na hipótese de reeleição indevida de um dos seus integrantes, sendo forçoso concluir que, em tal conjuntura, deveriam ser aplicadas as regras contidas nos artigos 14 e 15 da norma regimental, com a convocação de uma nova eleição apenas para o cargo de primeiro secretário, que restou vago após a renúncia da vereadora Maria Aparecida Oliveira Santos”, pontuou o desembargador.

Da decisão cabe recurso.

Por TJPB