Com atrasado, MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Com quatro dias de atraso, o Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).A lista já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Com o atraso na divulgação da segunda chamada, que estava prevista para a última terça-feira (27), houve alteração também no prazo para entrega de documentação do candidato pré-selecionado, que vai até o dia 12 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição de ensino ou por meio eletrônico.

Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março. A divulgação da lista de espera está prevista para o dia 22 de março.

De acordo com o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu a inscrição de 716.759 pessoas. Serão ofertadas nesta edição 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

O MEC não divulgou o motivo do atraso, apenas informou nesta sexta-feira (1) que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estavam trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni “o mais rápido possível”.

Programa

O Programa Universidade Para Todos foi criado em 2004 para oferecer bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.

A seleção é realizada duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Agência Brasil




Sousa EC PB na Copa do Brasil 2024: CBF confirma data e horário

Foto: Jefferson Emmanoel/Sousa EC

O Sousa Esporte Clube enfrentará o Petrolina nesta quinta-feira (7), às 20h30, no estádio Marizão, no Sertão paraibano, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. Uma vitória nesta etapa da competição pode render um valor de R$ 2,205 milhões ao Dinossauro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite dessa sexta-feira (1º) a tabela detalhada de toda a segunda fase da competição nacional. O confronto entre as equipes sertanejas terá transmissão através do pay-per-view da Rede Globo, o Premiere.

A equipe que conseguir avançar para a próxima fase, além de faturar mais de R$ 2 milhões, vai aguardar o sorteio que definirá os confrontos da terceira fase, uma antes das oitavas de final, onde os campeões da Copa do Nordeste, Verde e da Série B e os clubes que participam da Copa Libertadores entram.

 




BBB 24: Wanessa Camargo é expulsa após dar tapa em Davi

Decisão foi tomada horas após Davi reclamar de uma agressão que teria sido cometida pela cantora.

BBB 24: Wanessa Camargo é expulsa após dar tapa em Davi

Wanessa Camargo foi desclassificada do BBB 24 na tarde deste sábado (2). A decisão foi comunicada pela produção do reality show.

A desclassificação ocorreu horas depois de Davi ter dito ter recebido um tapa da cantora.

Por volta das 13h, a goiana foi convocada para o confessionário da casa e, cerca de 20 minutos depois, a equipe do programa avisou seus companheiros de confinamento.

“Atenção senhores, por favor arrumem os pertences da Wanessa e coloquem na despensa imediatamente. Atenção a todos, coloquem os pertences da Wanessa na despensa”, afirmou a voz, que acabou acordando os brothers do BBB 24.

Até o momento, a TV Globo não informou ao público ou aos participantes o motivo da saída de Wanessa Camargo. A expectativa é de que o apresentador Tadeu Schmidt explique a situação no programa deste sábado.

Leidy Elin, por exemplo, especula se Wanessa não teria deixado o programa por algum motivo familiar.

“Gente, é alguma coisa com a família pra sair assim, para chamar ela sozinha no confessionário. Eu pensei que ela tivesse apertado o botão”, declarou a trancista de São Gonçalo.

A decisão da produção vem horas após Davi ter reclamado à produção sobre uma atitude de Wanessa no quarto Fada durante a festa. Segundo o brother, a cantora deu um tapa em sua perna enquanto dormia.

“Ela viu que eu estava deitado. São quatro camas naquele quarto, ela veio bater logo na minha cama? Além disso ser provocação, é falta de respeito. Eu estava dormindo, cara. Perdi até o sono”, disse.

“Aí quando você está no seu momento de paz, tem que acontecer. Tem que acontecer alguma coisa, tirar você do sério. Isso não vai ficar de graça não”, afirmou.

Questionado pelo colega de confinamento sobre o que a produção falou, Davi respondeu: “Vai analisar. Já passei para eles já. Estou cheio de ódio aqui. (…) Não fica de graça não. Não sou otário”.

 

www.reporteriedoferreira.com.br/ Por CNN Brasil




Raniery Paulino sugere que Léa Toscano rompa com prefeito de Guarabira e vá para base aliada do governador João Azevêdo

Raniery Paulino disse que o ponto de partida é romper com o prefeito de Guarabira e lembra que ela já foi no PSB.

O deputado federal, Raniery Paulino (Republicanos), sugeriu uma composição com a ex-prefeita de Guarabira

O deputado federal, Raniery Paulino (Republicanos), sugeriu uma composição com a ex-prefeita de Guarabira

O deputado federal, Raniery Paulino (Republicanos), sugeriu uma composição com a ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano, para a disputa das eleições deste ano na cidade. Ele sugere ainda que ela rompa com o atual prefeito da cidade, Marcus Diogo. Além disso, ele quer a deputada na base aliada do governador João Azevedo para uma composição ampla.

“O ponto de partida é ela romper com o prefeito de Guarabira e então a deputada Camila vir para a base do governo na Assembleia, com respeito ao desejo e as tratativas de cada um. Ela já foi do PSB, inclusive, mas eu não posso dar opinião sobre um partido ao qual não pertenço”, ponderou Raniery Paulino.

Na última quarta-feira (28), Léa Toscano anunciou sua desfiliação do PSDB e um dos prováveis destinos seria o PSB. No momento ela é adversárias do governador João Azevêdo. Os planos dela são encontrar legenda para uma disputa a prefeita de Guarabira.




Adriano Galdino revela que prefeitos querem ir para Republicanos por insegurança no PSB: “estão insatisfeitos”

Adriano Galdino (Republicanos) revelou que muitos prefeitos das cidades paraibanas filiados ao PSB estão procurando o partido Republicanos.

Adriano Galdino (Republicanos) revelou que muitos prefeitos das cidades paraibanas filiados ao PSB estão procurando o partido Republicanos.

O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) revelou que muitos prefeitos das cidades paraibanas filiados ao PSB estão procurando o partido Republicanos. Adriano Galdino, não disse a quantidade de prefeitos que o procuraram, mas explicou que os chefes do executivo devem deixar o partido socialista por divergências com o presidente da executiva estadual Gervásio Maia.

Adriano Galdino falou que foi procurado por diversos prefeitos ligados ao PSB. Os gestores buscam um novo partido sendo o Republicanos uma das preferências dos gestores municipais. De acordo com Adriano Galdino, os prefeitos do PSB externaram insatisfação e insegurança com a direção do PSB para disputar à reeleição, sendo as críticas direcionadas ao presidente da legenda, o deputado federal Gervásio Maia.

Adriano Galdino concedeu entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade FM, na edição desta sexta-feira (1º) ao jornalista e apresentador Clilson Júnior. “Os prefeitos estão se sentindo inseguros para disputar o cargo à reeleição com a legenda e com o presidente do partido o deputado federal Gervásio Maia”, declarou o deputado estadual Adriano Galdino.

Assista ao programa Arapuan Verdade FM:




Câmara aprova reajuste salarial para servidores de João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na manhã desta terça-feira (27), o projeto de lei apresentado pelo prefeito Cícero Lucena (PP) que institui um reajuste salarial de 5% para servidores municipais. O único voto contrário foi do vereador Marcos Henriques (PT).

“Esse índice foi discutido com qual trabalhador? A Prefeitura apresentou um índice que não condiz com a realidade, que não foi discutido com os sindicatos. Eu não poderia concordar com essa arbitrariedade. Iremos consultar os sindicados. Espero que a Prefeitura possa chamar os sindicados para conversar. Não se pode chegar e impor uma política salarial aos trabalhadores”, avaliou o petista.

Já o vereador Thiago Lucena (PRTB) questionou a posição do colega e disse que o aumento apresentado pela gestão Cícero ultrapassa a inflação.

“É legítimo o vereador Marcos Henriques protestar e votar contra. Mas, estamos debatendo um reajuste que foi acima da inflação. Nos últimos 12 meses, houve uma inflação de 4,62% e a Prefeitura deu um reajuste de 5%. O diálogo é sempre bem-vindo. Agora, se a gente estivesse debatendo um reajuste abaixo da inflação, teríamos justificativa de ser contra. Mas, não é”, enfatizou.

Aprovada, a matéria agora segue para sanção do prefeito Cícero Lucena (PP) para que possa entrar em vigor.

www.reporteriedoferreira.com.br/MaisPB




Unipê rejeita termos do Procon sobre cobrança de estacionamento e secretário diz que órgão vai “atuar na forma da lei”

Os alunos denunciaram o caso ao ClickPB revoltados com a repentina taxação do uso do estacionamento para quem vai de carro à instituição para assistir às aulas.

Unipê, Alunos, Transferência,

Alunos ameaçam se transferir do Unipê (Foto: reprodução)

O Unipê rejeitou, até essa quarta-feira (28), os termos do Procon João Pessoa e do Procon Paraíba sobre a cobrança de estacionamento aos estudantes do centro universitário em João Pessoa. Os alunos denunciaram o caso ao revoltados com a repentina taxação do uso do estacionamento para quem vai de carro à instituição para assistir às aulas.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, nesta quinta-feira (29), que a reunião de ontem terminou sem consenso. Ou seja, o Unipê não acatou a orientação dos Procons, que é a de que a cobrança só poderia ser feita em novos contratos, isso significa que apenas para alunos novatos, pois os antigos assinaram contratos que não previam essa cobrança de taxa pelo uso do estacionamento. Para os Procons, os antigos matriculados devem seguir até o final do curso sem cobrança avulsa de estacionamento.

“Vamos atuar na forma da lei e das nossas atribuições”, relatou o secretário do Procon-JP. Rougger lembrou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) apresenta vedações quanto a cobranças de uso de estacionamentos.

Ainda segundo Rougger Guerra, o Unipê avalia adiar a cobrança do estacionamento para o segundo semestre. “Mas a posição do Procon é da impossibilidade de cobrança a todos os alunos já matriculados até a conclusão de seus cursos”, acrescentou o secretário do Procon-JP.

O ClickPB enviou e-mail à assessoria do Unipê, e aguarda resposta, para saber se pretendem cobrar estacionamento dos estudantes já a partir deste 1º de março, já que o centro universitário havia informado que isso ocorreria no mês que começa amanhã.

www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb