Corpo é encontrado no Parque da Lagoa em JP, há suspeita de assassinato. 

Homem é assassinado e corpo é encontrado no Parque da Lagoa, em João Pessoa

Um corpo foi encontrado boiando no Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa. O caso foi registrado na tarde deste domingo (18).

Segundo0 a polícia são de que um homem foi encontrado morto com três tiros, duas lesões na cabeça, e marcas de pedradas. Ele estava com mãos e pernas amarrados

A identidade não foi revelada, mas o corpo é de um homem com barba e com aparência de menos de 30 anos. Até as 14h deste domingo, não havia informações da identidade do homem e a motivação do crime.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e fez a remoção do cadáver da Lagoa do Parque Solon de Lucena.




Maílson diz que ‘supostos golpistas’ ignoraram uma reação internacional




Centro Integrado da Justiça realiza mutirão de serviços na próxima terça-feira em João Pessoa

Os serviços oferecidos no mutirão vão desde saúde, como vacinação, teste rápido, aferição de pressão e ajuda com o cartão do SUS, a orientações jurídicas. 

Cijus; mutirão; TRT-13; serviços; gratuitos

O Cijus oferece serviços gratuitos para toda a população, mas principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.

O Centro Integrado da Justiça (Cijus) vai oferecer um mutirão de serviços gratuitos de cidadania em comemoração ao dia mundial da Justiça Social, na próxima terça-feira (20), das 8h às 14h, no Cijus, ao lado do Shopping Tambiá. Os serviços oferecidos vão desde saúde, como vacinação, teste rápido, aferição de pressão e ajuda com o cartão do SUS, a orientações jurídicas.

Também serão oferecidos cuidados pessoais, com corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha; até serviços sociais, com cadastro no programa pão e leite, impressão de currículos, atendimento para as pessoas com deficiência e banho solidário para as pessoas em situação de rua.

O Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) é uma ação pioneira do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) para promover Direitos Humanos e Justiça Social. Na prática, é um espaço que reúne diversos serviços úteis e gratuitos à população, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, promovidos por oito parceiros interinstitucionais.

Neste grupo, estão incluídas desde pessoas em situação de rua até as desempregadas ou as que buscam acesso a informações e orientações jurídicas.

O local também oferta capacitações e cursos profissionalizantes em um ambiente totalmente preparado para atender ao público: o Laboratório de Inovação Social.

Confira os serviços ofertados no Cijus

Núcleo de Protocolo e Atendimento ao Público – TRT-13

  • Autuação de Ações Trabalhistas a termo (sem contração dos serviços de advogado);
  • Informações sobre acesso à Justiça do Trabalho (cidadão);
  • Informações processuais (jurisdicionado);
  • Informações gerais sobre a Justiça do Trabalho na Paraíba.

Defensoria Pública

  • Assistência jurídica gratuita;
  • Solicitações de segunda via de certidão de nascimento, casamento e averbação de divórcio;
  • Consulta processual (Processos da Justiça);
  • Encaminhamentos: certidão de óbito tardia, inventário/partilha, divórcio consensual ou litigioso, pensão alimentícia, direitos humanos;
  • Direito do Consumidor, da Pessoa Idosa, da Mulher e de vítimas de violência.

Sebrae/PB

  • Parcerias para o desenvolvimento de pequenos negócios.
  • Orientação empresarial para MEI, ME, EPP e, também, Pessoa Física;
  • Diagnóstico empresarial;
  • Após diagnóstico empresarial, encaminhamento para consultorias de gestão e inovação (Sebraetec);
  • Encaminhamento para Capacitações;
  • Encaminhamento para Atendimento pelo SEBRAE NA SUA EMPRESA (consultoria gratuita);
  • Orientação para capacitação EAD (Plataforma SEBRAE – cursos gratuitos);

Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano

Promover programas, projetos, serviços e benefícios no combate das desigualdades sociais no Estado, visando à melhoria da qualidade de vida da população em situação de exclusão social.

SINE-JP

  • Oferta de vagas e postos de trabalho;
  • Capacitação profissional;
  • Habilitação no seguro-desemprego;
  • Seleção de mão de obra.

Ministério Público do Trabalho (MPT-PB)

  • Acolhimento de denúncias trabalhistas(coletiva e de empresas de grande porte);
  • Formalizar pedido de mediação;
  • Realizar cadastros de órgãos e entidades;
  • Realizar inscrições em processos seletivos;
  • Prestar orientações sobre atuação do MPT.

SENAC

Realizar matrículas em cursos profissionalizantes nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo.

Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana

Atendimento humanizado às mulheres, população negra, comunidades cigana, quilombolas, de religião de matriz africana e afro-indígenas; migrantes, povos originários, indígenas e população LGBTQIAPN+, orientando sobre seus direitos e serviços disponíveis no Governo Estadual.

SENAI

Informações e matrículas em cursos de aperfeiçoamento, profissionalizantes e técnicos.

SERVIÇO

Centro Integrado da Justiça Social – CIJUS

Endereço: Avenida Dom Pedro I, nº 247, Centro (vizinho ao Shopping Tambiá)

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h

Telefones: 3533-6193, 3533-6194 e 3533-6195

E-mail: cijus@trt13.jus.br

Com assessoria




Motociclista é assassinado com vários tiros e Ex-presidiário é executado a tiros no meio da rua

Um motociclista foi assassinado com tiros na cabeça. O crime ocorreu na tarde deste sábado (17), no município de Bayeux, pertencente à região Metropolitana de João Pessoa. A vítima chegou a ser levada por terceiros para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia foi acionada para cena do crime.

A víitima conduzia sua motocicleta pelas ruas do bairro Imaculada, quando acabou sendo alvejado com disparos de arma de fogo. Os criminosos estavam em uma motocicleta e fugiram após cometer o homicídio. A Polícia Militar realiza buscas na região com o objetivo de encontrar os autores do crime.

O homem após ser baleado com tiros na cabeça foi levado em uma motocicleta por terceiros para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas morreu minutos depois. A motivação do crime ainda é desconhecida pelas autoridades. O caso será investigado pela delegacia de Polícia Civil.

Ex-presidiário é executado a tiros no meio da rua em Mamanguape

.

Um ex-presidiário foi assassinado a tiros enquanto caminhava pela rua. O crime de homicídio ocorreu no fim da tarde deste sábado (17), no município de Mamanguape. Uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chegou a ser acionada, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

O ex-presidiário caminha por uma rua do Bairro Planalto em Mamanguape, quando o criminoso se aproximou da vítima e efetuou diversos disparos. Em seguida, o autor dos tiros fugiu. O crime foi cometido no meio da rua e diversas pessoas testemunharam a execução do ex-presidiário.

A Polícia  realiza buscas na região com o objetivo de encontrar e prender o criminoso. A motivação do crime ainda é desconhecida pelas autoridades. O homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil.




Começa contagem regressiva para declaração do imposto de renda

Por: RedaçãoFonte: Agência Brasil
Começa contagem regressiva para declaração do imposto de renda

Passado o carnaval, começa a contagem regressiva para a declaração do imposto de renda.

O prazo do fisco começa em 15 de março e vai até 31 de maio.

Além disso, é importante também ter cuidado com as informações e documentos declarados. Qualquer coisa errada pode levar para a malha fina.

Devem declarar, por exemplo, pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559 no ano passado. Ainda precisam ser informadas as movimentações sobre bitcoins e outros criptoativos.

A novidade deste ano é que quem recebe até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2824 por mês, está isento de declarar.

A medida beneficia 16 milhões de brasileiros.

Já os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos dos funcionários. A data vale também para instituições financeiras e corretoras de valores que devem entregar o documento com as aplicações financeiras dos clientes.

 




João Azevêdo autoriza ordem de serviço para obra do contorno de Areia




Moraes diz que PF tem ‘provas robustas’ de plano de golpe de Estado

O posicionamento do ministro surge em meio às investigações da Operação Tempus Veritatis

Home

Último Segundo

Por

|16/02/2024 17:47

Ministro Alexandre de Moraes
Reprodução: Flipar

Ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, fez declarações contundentes nesta quarta-feira, afirmando que existem “provas robustas” indicando um planejamento para a ocorrência de um golpe de Estado no Brasil. O posicionamento do ministro surge em meio às investigações da Operação Tempus Veritatis, autorizada por ele na semana passada.

Moraes enfatizou que os indícios coletados pela Polícia Federal apontam para a atuação de um “grupo criminoso” que agiu de forma “coordenada e estruturada” com o intuito de promover uma ruptura institucional.

Sua declaração foi feita em resposta ao pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre sua decisão autorizando a referida operação.

“(…) A representação policial, devidamente amparada por robustos elementos de informação, indica o funcionamento de um grupo criminoso que, de forma coordenada e estruturada, atuava nitidamente para viabilizar e concretizar a decretação de medidas de ruptura institucional. A Polícia Federal aponta provas robustas de que os investigados concorreram para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado”, afirmou o ministro em sua resposta.

Além disso, Moraes esclareceu que sua decisão não visa proibir o contato entre advogados e investigados, mas sim garantir que os advogados atuem apenas como intermediários, respeitando os limites éticos e legais estabelecidos.




Nicola, principal opositor de Panta, pode disputar a Prefeitura de Santa Rita com aval dos principais partidos de esquerda

Pré-candidato a prefeito de Santa Rita participa de seminário junto com partidos de esquerda e lideranças políticas

O empresário Nicola Lomonaco, principal opositor do prefeito Emerson Panta,  deu provas de que poderá ser o pré-candidato das esquerdas para disputar a prefeitura de Santa Rita nas eleições de outubro próximo. Ele foi recebido com entusiasmo na tarde deste sábado, 17, por dirigentes partidários e lideranças políticas durante a realização do Seminário da Frente Popular Santa Rita, que discutiu políticas públicas para a cidade dos canaviais, promovido pelo PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, realizado na Casa de Recepções Ágape.

Opositor ferrenho do atual gestor do município, Emerson Panta, Nicola  deve ser o pré -candidato a prefeito d=indicado e apoiado pelos partidos de esquerda e lideranças políticas que fazem oposição em Santa Rita. O empresário, que já foi candidato nas últimas eleições municipais,  é o nome das oposições que tem aparecido melhor nas pesquisas internas, chegando, inclusive,  a confrontar números com o nome lançado pelo atual prefeito.

O diretório do PCdoB já convidou o empresário, conhecido em toda a Santa Rita como “Nicola A Voz do Povo”, para ser o pré-candidato pela legenda, que hoje compõe a federação composta pelo PT, PV e PC do B. Ainda não se sabe se o convite foi aceito ou se ele já se encontra filiado, mas a presença dele no evento deste sábado, já sinaliza que com essa frente dos partidos de esquerda, a eleição para a Prefeitura de Santa Rita não será mais uma “moleza” como pensa o atual prefeito Panta..

Nicola tem se destacado na cidade por ser o único com coragem de fazer uma oposição ferrenha ao prefeito Emerson Panta,  baseado em documentos e fatos, em defesa dos interesses da população e dos servidores públicos municipais. Ele é autor de diversas denúncias junto ao Ministério Público da Paraíba, provando diversas irregularidades em diversas áreas essenciais, como na educação, saúde e infraestrutura da cidade.

Estiveram presentes ao seminário várias lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores, , a exemplo do Deputado Luiz Couto, do vereador pessoense Marcos Henrique, do dirigente político Anselmo Castilho e do presidente estadual do PV, Sargento Denis e também representantes de classe, líderes comunitários e pré-candidatos a vereadores das legendas que organizaram o evento. Em diversos momentos Nicola  foi chamado pelo prenome de  “prefeito”.

Tocador de vídeo

00:00
01:04
www.reporteriedoferreira.com.br/ Fatospb

 




Cícero Lucena autoriza construção, do zero, de dez novos CMEIs e três escolas

João Pessoa vai ganhar dez novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e três escolas, que serão construídas do zero pela Prefeitura, em parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta sexta-feira (16), o prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras, com investimento de R$ 60 milhões, que irão contemplar 11 bairros da cidade, abrindo vagas para 5 mil alunos. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe.

“Nós pretendemos que, no máximo, até o final do ano todas elas estejam entregues”, projetou o prefeito sobre as novas unidades, cujas obras têm início de imediato. Cícero Lucena prosseguiu ressaltando o investimento que a Prefeitura de João Pessoa vem promovendo na Educação da Capital, que também inclui a reconstrução de unidades de ensino, aquisição de equipamentos de tecnologia para professores e alunos, além de programas educacionais, que ajudaram atrair, para as escolas municipais em 2024, 13 mil novos estudantes.

“Só para se ter ideia, temos 13 mil novos alunos – apenas nove cidades na Paraíba têm tamanho maior do que esse. Isso demonstra o valor da nossa escola pública, mas também aumenta a nossa responsabilidade, num desafio, que é desafio bom, porque a gente está fazendo um futuro melhor para João Pessoa”, concluiu o prefeito, que também esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra durante solenidade, que ainda teve a entrega, de forma simbólica, de kits pedagógicos para os professores.

A secretaria de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, explicou que os dez CMEIs irão impactar em cerca de 3.500 novas vagas para crianças que serão acolhidas em unidades novas, com ambiente moderno, confortável e em condições para pais e mães poderem ter a confiança no cuidado da gestão municipal. Já as três escolas irão abrir cerca de 1.500 vagas, dando oportunidade a mais crianças e adolescentes terem acesso ao padrão de ensino que está proporcionando um aprendizado muito mais adequado para direcionar os alunos para o mercado, aliado as novas tecnologias.

“Muito feliz, porque as obras iniciam de imediato. Então, a gente tem a limpeza dos terrenos pra poder já começar as obras. Dessas 13 unidades de ensino, 12 são de recursos do FNDE, onde a gestão municipal investe 20% desse recurso, totalizando mais de R$ 60 milhões. E uma dessas unidades é com recurso próprio. Lembrando que também a Prefeitua já iniciou uma escola nova, então serão 14 escolas novas no município de João Pessoa”, afirmou América Castro.

Trabalho alinhado – O secretário de Educação do Estado, Roberto de Souza, ressaltou que o investimento da Prefeitura no ensino está em sintonia com o que o Governo do Estado também realiza no âmbito da Paraíba, com uma parceria produtiva para garantir uma oferta de vagas em unidades novas, com infraestrutura moderna e que dão as melhores condições para o desenvolvimento dos alunos.

“Infraestrutura determina se uma educação pode ser oferecida de qualidade ou não. Então, quando o prefeito, em articulação com o deputado Hugo Mota e mais parlamentares, faz um anúncio desse tamanho, de tantas construções para garantir uma boa infraestrutura para toda rede municipal, está mandando um recado que o governo municipal realmente está comprometido com a qualidade da educação pública. Por isso eu digo que é o momento certo, com as políticas que o Governo do Estado vem desenvolvendo, que vão na mesma direção”, afirmou.

Todas as unidades de ensino tiveram projetos apresentados pela Prefeitura de João Pessoa e aprovados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em Brasília, o deputado federal Hugo Mota destinou emenda, que ajudou a viabilizar o investimento na Capital.

“João Pessoa vive muitos avanços na Educação, principalmente no que diz respeito a cuidar bem não só dos nossos professores, como também dos alunos. É o fardamento de qualidade que está sendo entregue na data certa, com a camisa, a calça, o sapato, coisa que nós não vemos em outros municípios. Alunos recebendo tablets, são laboratórios, é a climatização das salas de aula. Importante se investir na qualidade da educação e isso tem rendido frutos positivos para que os indicadores da nossa Capital possam seguir melhorando”, justificou o deputado.

Presença – A solenidade contou com a presença do deputado federal, Mersinho Lucena, dos deputados estaduais João Gonçalves e Wilson Filho, além de vereadores e secretários da gestão municipal.

Relação dos bairros onde serão construídas as escolas e os CMEIs

-Escolas padrão FNDE em Gramame, Geisel e Cidade Verde.
Investimento: R$ 22, 4 milhões

-CMEIs padrão FNDE em Paratibe III, Funcionários IV, Bessa, Parque do Sol, Cristo, Gramame, Vista Alegre, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira VI.
Investimento: R$ 37,6 milhões

Infraestrutura que será ofertada em cada escola construída: 12 salas de aula climatizadas, cada uma com capacidade para 34 alunos; refeitório; cozinha; playground; auditório; biblioteca; sala google; salas administrativas; ginásio esportivo; subestação, reservatório de água inferior e superior; estacionamento; rampas e acessos com acessibilidade; passeio em concreto armado e piso granito em toda escola.

Infraestrutura ofertada em cada CMEIs: 10 salas de aula climatizadas, cada uma com capacidade de 20 a 24 alunos; refeitório; cozinha; playground; sala multiuso; lactário; fraldário; solários; salas administrativas; pátio coberto; subestação; reservatório; cobertura termoacústica; estacionamentos; passeio em concreto armado; rampas e acessos com acessibilidade, além de piso granilite.




Servidores estaduais da Paraíba terão simulador de aposentadoria