Em encontro, Lula e Zema falam em ‘civilização’ e ‘boa convivência’

Presidente e governador participaram nesta quinta-feira (8) de um anúncio de pacotes de investimentos em MG; é a primeira vez que ambos se encontram desde 2022

Por

iG Último Segundo

|

Atualizada às 

É o primeiro encontro do governador mineiro e do presidente Lula desde o momento que se elegeram
Ricardo Stuckert

É o primeiro encontro do governador mineiro e do presidente Lula desde o momento que se elegeram

Nesta quinta-feira (8), foi realizado em Belo Horizonte (MG) um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador mineiro Romeu Zema (Novo).  Zema destacou durante sua fala na cerimônia de anúncio de pacote de investimentos para Minas Gerais a necessidade de haver uma “boa convivência” com o presidente petista.  Desde que foram eleitos em outubro de 2022, foi a primeira vez que ambos mandatários se encontraram.

“Presidente, na minha vida de gestor aprendi que podemos pensar diferente, o que é normal. Mas a boa convivência, sem extremismos, em uma conversa transparente e republicana, é que vai fazer a vida dos mineiros melhorar. As críticas são muito naturais, as pessoas pensam diferente e nós, governantes, temos que aprender a conviver com essas diferenças”, disse o governador.

O presidente Lula seguiu a mesma linha de raciocínio ao dizer que quer construir uma “relação civilizada” com o governador.

“Eu nunca vou pedir para um governador ou prefeito gostar mais de mim ou gostar menos de mim. O que eu quero é que a gente construa no país uma relação civilizada. Eu já convivi com tanta gente adversária, com tanta gente que não gostava de mim, e que eu também não fazia nenhum apreço de gostar, mas o que eu acho é que a gente precisa ter responsabilidade de relacionamento”, afirmou o mandatário petista.

Na cerimônia, o mandatário mineiro entregou ao presidente uma lista com obras emergenciais que dependem de recursos do governo federal para suas conclusões.




‘Vou entrar em campo usando meu Exército’, disse Bolsonaro em reunião

Vídeo obtido pela PF mostra ex-presidente discutindo ‘dinâmica golpista’ com seus ministros

Por

iG Último Segundo

|

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado de tramar uma tentativa de golpe de Estado
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado de tramar uma tentativa de golpe de Estado

Um  vídeo obtido pela  Polícia Federal (PF) mostra o ex-presidente  Jair Bolsonaro articulando uma dinâmica golpista como seus mininistros durante uma reunião, realizada em 5 de julho de 2022, antes das eleições. Na ocasião, o então chefe do Executivo afirmou que iria “entrar em campo com seu Exército” para impedir uma derrota para  Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Hoje me reuni com o pessoal do WhatsApp, e outras também mídias do Brasil. Conversei com eles. Tem acordo ou não tem com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)? Se tem acordo, que acordo é esse que tá passando por cima da Constituição? Eu vou entrar em campo usando o meu Exército, meus 23 ministros”, declarou Bolsonaro durante a reunião, segundo a transcrição da PF.

A transcrição do vídeo foi apreendida pela PF na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O trecho, inclusive, aparece na decisão do ministro Alexandre de Moraes , do STF (Supremo Tribunal Federal), que desembocou na operação que mira uma organização criminosa na tentiva de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 .




Briga de trânsito termina em assassinato no Valentina de Figueiredo

Um homem foi assassinado a tiros, na tarde desta quinta-feira (8), no Valentina Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa. A Polícia Militar acredita que o crime pode ter relação com uma briga de trânsito.

José de Lira Nascimento, de 46 anos, vinha em um carro de modelo Ford Ecosport e, em certo momento, parou para tomar satisfação com os ocupantes de outro veículo.

“O rapaz que está ao solo vinha seguindo outro carro, de cor branca. Em certo ponto ele desceu para tomar alguma satisfação e, nesse momento, eles efetuaram os disparos contra ele e foram embora”, disse o soldado Cândido.

Atingido, o homem não resistiu aos ferimentos morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado mais chegando ao local constatou o óbito. O homem estava com um rádio amador.

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Policia Civil que investigará o caso. Até o momento os suspeitos ainda não foram localizados.




PF encontrou gramas de ouro com Valdemar Costa Neto

Presidente do PL também foi preso por porte ilegal de arma de fogo

Por

|

Atualizada às 

Valdemar Costa Neto, presidente do PL
Reprodução/Globonews

Valdemar Costa Neto, presidente do PL

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, foi preso não apenas pela posse ilegal de arma de fogo , mas também por suspeita de usurpação mineral. Ele foi detido em Brasília, no edifício do Brasil 21, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal.

O caso ganhou contornos ainda mais complexos com a descoberta de que Valdemar detinha em sua posse 39 gramas de ouro, levantando questões sobre a origem do metal precioso e sua possível extração ilegal.

A perícia está empenhada em identificar a proveniência do ouro, inclusive investigando se foi retirado de terras indígenas, o que agravaria ainda mais a situação do presidente nacional do PL.

A combinação de crimes, envolvendo posse ilegal de arma e usurpação mineral, torna o caso inafiançável, segundo as autoridades. A legislação brasileira, especificamente o artigo 55 da Lei 9.605/98, tipifica a usurpação mineral como crime, estabelecendo penas que variam de seis meses a um ano de detenção, além de multa, para quem realiza a exploração de recursos minerais sem a devida autorização legal.




Investigado pela PF, Bolsonaro deve entregar passaporte em até 24h

Além do ex-presidente, também são alvos da Operação Tempus Veritatis seus aliados Braga Netto, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira

Por

iG Último Segundo

|

Jair Bolsonaro
Valter Campanato/Agência Brasil – 18.10.2023

Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro também é alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta (8).

O mandado de busca foi realizado na residência do ex-presidente em Angra dos Reis nesta manhã. A PF determinou que Bolsonaro entregasse seu passaporte no prazo de 24 horas e proibiu que ele se ausente do país. O ex-presidente também está impedido de manter contato com os demais investigados.

Nesta manhã, dois de seus ex-auxiliares foram presos — o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, e o ex-ajudante de ordens, coronel Marcelo Câmara.

A Operação Tempus Veritatis deflagrada nesta quinta apura a organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.

 




Azevêdo exalta o clima de entendimento e “governabilidade” na Paraíba

Nonato Guedes




Restante Bessagril é Caso de Polícia

Estamos no período de verão, é grande o numero de veranistas que se encontram em João Pessoa e, normalmente buscas restaurantes, preferencialmente  na orla marítima.

Lamentavelmente, as reclamações são constantes por parte de pessoas que requentam o Bessagril, segundo as reclamações os preços são bastante altos, péssimo atendimento e a qualidade da comida não tão boa como esperado.

Declarações de um casal que não quiz revelar a identidade “Eu e minha família estamos no Bessagril, PELO MENOS, uma vez por semana. Recentemente, após sentarmos e fazermos o pedido de uma entrada – quase que ao mesmo momento que um casal da mesa ao lado, que pediu ainda depois, ficamos a esperar por mais de meia hora por um prato de petisco (picanha com fritas).

Chamamos o Garçom por algumas vezes para saber pq o pedido de um petisco estava a demorar tanto e o mesmo, da segunda vez que chamamos, já envergonhado, só acenou de longe, não querendo se aproximar da nossa mesa por já estar sem graça. Enquanto aguardávamos, as pessoas  da mesa ao lado recebeu seus foram prontamente atendidos, depois recebeu sua refeição principal e bebidas e nós a olharmos sem acreditar. Quando finalmente nosso pedido chegou, ele veio errado (veio filé com fritas). Ao ser questionado, o garçom chamou o Chef para verificar a situação. Este, por sua vez, insistiu que nosso pedido  estava errado e que o prato entregue era picanha. Já bastante chateados, resolvi me retirar ”

BESSA GRILL BAR E RESTAURANTE em João Pessoa, PB- Excesso de decibéis vem provocando barulho, som alto, e, famílias ali residentes se sentem prejudicadas e buscas por providências.

Se não bastasse, tendas gigantes são postas em frente ao estabelecimento invadindo área  pública e local de estacionamento.

Localização e Contatos · Rua Artur Monteiro Paiva, 1190 · Bessa · Joao Pessoa, PB · 58.035-010 · Brasil. Obter direções.

 Restaurante Bar Show! Horários: DOMINGO A QUINTA das 11h às 00h. SEXTAS E SÁBADOS das 11h às 02h.

Como funciona a lei do silêncio?

Com o objetivo preservar a saúde auditiva, e também manter um equilíbrio no barulho emitido por residências e comércio, a Lei do Silêncio busca manter o equilíbrio e a harmonia nos diversos ambientes. Dessa forma, ela define as responsabilidades e atitudes que as autoridades devem tomar para manter a poluição sonora sob controle.

Para isso, estabelece o nível de barulho permitido para determinadas áreas e o horário permitido para que esse barulho aconteça, garantindo que exista um controle e organização no barulho emitido em moradias ou espaços comerciais.

 

 




Lewandowski: combate ao crime deve ir além de ‘enérgica ação policial’

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública defendeu que o combate ao crime depende, também, de políticas públicas – e não ‘soluções fáceis’

Home  Último Segundo

Por

iG Último Segundo

|

 

Lewandowski toma posse como ministro da Justiça
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Lewandowski toma posse como ministro da Justiça

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tomou posse nesta quinta-feira (1º) em solenidade no Palácio do Planalto. Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele entra no lugar de Flávio Dino, indicado à uma cadeira na Suprema Corte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seu discurso, o ministro afirmou que a solução para o fim da violência e da criminalidade no Brasil vai além de “enérgica ação policial”.

“É escusado dizer que o combate à violência, para ter êxito, precisa de enérgica ação policial, demandando políticas públicas que permitam superar apartheid social que continua segregando”, disse.

Lewandowski afirmou em seu discurso que a violência e criminalidade no país “são mazelas que atravessam séculos de nossa história, remontando aos tempos coloniais, em que índios e negros recrutados à força desbravavam sertões inóspitos e labutavam à exaustão nas lavouras de cana e de café e nas minas de ouro, prata e pedras preciosas para proveito de uns poucos.”

Lewandowski ainda adicionou que não existem “soluções fáceis” para o crime, citando o endurecimento de penas e o encarceramento em massa. Para isso, ele defende que a atuação da pasta deve focar na aplicação de políticas públicas e inteligência.

O novo ministro disse que dará continuidade ao trabalho de Dino. Até então, ele fez algumas modificações na pasta .

Confira a equipe de Lewandowski

Manoel Carlos de Almeida Neto
O advogado e professor vai comandar a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, substituindo Ricardo Cappelli. Antes de ser escolhido para a Justiça, atuava como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Ele assessorou Lewandowski no julgamento do mensalão e foi braço direito quando o ex-ministro comandava a Suprema Corte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Advogado, é mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).

Jean Uema
Jean Uema assumirá a Secretaria Nacional de Justiça no lugar de Augusto de Arruda Botelho. Antes, ele atuava como chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais.

Uema tem proximidade com o novo secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. Ambos trabalharam juntos no STF quando Lewandowski era ministro da Corte.

Publicidade

Uema é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mário Sarrubbo

Mário Sarrubbo foi nomeado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no lugar de Tadeu Alencar. Até então, ele atuava como procurador-geral de Justiça de São Paulo,

Ao contrário dos outros membros da equipe, Sarrubbo não assumirá seu posto nesta quinta. A expectativa é de que ele só atue no novo cargo em março, uma vez que ainda está gerindo sua sucessão interna.

Outros nomes
No comando do gabinete de Lewandowski estará Ana Maria Alvarenga Mamede Neves, que o acompanha desde 2010, quando assumiu a chefia de gabinete do ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

O atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também vai ser mantido no cargo, assim como o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Oliveira.

 




Nominando Diniz promete divulgar, lista de agentes políticos impedidos de disputar eleições

Nominando Diniz informou que também está de olho nos acumuladores de cargos e que o TCE está apertando o cerco contra eles.

Nominando Diniz

Nominando Diniz, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), prometeu divulgar, já nos próximos dias, a lista de agentes políticos que estão impedidos de disputar as Eleições 2024. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o conselheiro que já tem os dados.

Nominando Diniz informou que também está de olho nos acumuladores de cargos e que o TCE está apertando o cerco contra eles. “Nós já temos tudo isso. Se você me procurar amanhã, eu lhe darei os números”, respondeu durante a entrevista.

O presidente do TCE informou, ainda, que o órgão vai editar uma resolução requerendo o cumprimento das regras. “Depois do Carnaval vamos editar uma resolução para ser cumprido”, falou.

Nominando Diniz de olho nos prefeitos que não atualizam Sagres

Nominando Diniz também tem feito alertas aos prefeitos paraibanos que têm escondido os dados da transparência pública e não atualizam a plataforma do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres). Na sessão dessa quarta-feira (31), o conselheiro avisou que os gestores podem ser multado.

Tem 64 prefeitos paraibanos que aproveitaram o recesso do TCE-PB para deixar de atualizar os dados públicos que devem constar no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).  Tem prefeitura há 15 dias sem colocar as informações no sistema e estão sujeito a multas.

O TCE-PB também está investigando possíveis falsificações de matrículas de alunos no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e, consequentemente, desvios de recursos públicos por parte de prefeitos paraibanos. Pelo menos 31 cidades estão na mira da Corte de Contas por matricularem um percentual excessivo de pessoas no EJA, o que seria um indício de irregularidade.

www.reporteriedoferreira.com.br/Arapuan Verdfade




Presidente Dinho Dowsley vai cobrar presença de vereadores em ano eleitoral: “é possível conciliar”

O presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, Dinho Dowsley falou que vai cobrar a presença do vereadores durante as sessões no período eleitoral.

Presidente Dinho Dowsley

O presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, Dinho Dowsley falou que vai cobrar a presença do vereadores durante as sessões no período eleitoral. A fala do líder do parlamento foi feita durante abertura do trabalhos legislativos realizada na manhã desta quinta-feira (1º), após recesso dos vereadores.

“Vou cobrar mesmo no ano eleitoral a presença dos vereadores que é importante para não atrapalhar a sequência legislativa e os projetos a serem votados para cidade de João Pessoa. Acredito que é possível conciliar os trabalhos mantendo também o debate institucional e político”, disse Dinho Dowsley.

O presidente Dinho Dowsley concedeu entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade FM, desta quinta-feira (1º) ao jornalista e apresentador Clilson Júnior. Na ocasião, deixou claro a importância da participação dos vereadores nos trabalhos legislativos apesar do ano eleitoral.

Após recesso, vereadores retornam aos trabalhos legislativos em João Pessoa

Após o recesso parlamentar, os vereadores retornam aos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1º), em João Pessoa. A Câmara Municipal realiza a abertura da primeira sessão do ano. O prefeito Cícero Lucena deve participar durante a abertura da 18ª legislatura.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), destacou a importância da abertura do ano legislativo do parlamento municipal. Dinho Dowsley explicou que apesar do ano eleitoral, os parlamentares pretendem atuar com bastante produtividade.

“Será adotado um regime de trabalho intenso, da mesma forma que aconteceu nos três anos anteriores. Conseguimos muitas conquistas relacionadas ao Centro Histórico graças ao empenho dos vereadores e não podemos diminuir nosso ritmo de trabalho”, pontuou o presidente”, enfatizou Dinho Dowsley.

Balanço do parlamento em 2023

Em 2023, os vereadores elaboram e votaram 604 Projetos de Lei Ordinária, 105 Decretos Legislativos, 22 Projetos de Lei Complementar e mais de 16 mil requerimentos. Ao todo, entre projetos, indicações, requerimentos, indicações, medidas provisórias, propostas, resolução e veto foram tramitados pela plenário da Câmara de Vereadores de João Pessoa 17.658 mil matérias. No ano anterior, a quantidade de matérias votadas pelos vereadores foi de 14.497 mil matérias.

Casa nova

Um velho sonho dos vereadores deve ser tonar realidade neste ano. O parlamento mirim deve ganhar uma nova casa. A ordem de serviço para construção da nova sede da Câmara de Vereadores foi assinada e a obras autorizadas. O projeto da nova casa Napoleão Laureano será moderno, acessível e ecologicamente correto e custará R$ 20 milhões de reais.

Os recursos para construção da obra são provenientes de um empréstimo junto ao Banco Regional de Brasília (BRB) além de recursos próprios. O novo prédio será construído em um terreno que fica em frente ao atual, a antiga casa do legislativo municipal, localizada no Centro Histórico de João Pessoa.

As obras já iniciaram pela empresa vencedora na modalidade concorrência, do tipo menor preço. A conclusão da nova sede do legislativo deve ocorrer no prazo estipulado de até 1 ano. O novo espaço vai contar com quatro andares e 32 gabinetes, plenário e auditório. Na próxima legislatura o número de vereadores vai aumentar dos 27 para 29 vereadores.

Veja entrevista ao programa Arapuan Verdade

www.reporteriedoferreira.com.br/Clickbpb