São Paulo vence o Palmeiras nos pênaltis e é campeão da Supercopa do Brasil

 

O São Paulo venceu o Palmeiras no estádio Mineirão, na tarde deste domingo, por 4 a 2 nas cobranças de pênaltis, e conquistou o título da Supercopa Rei – batizada com novo nome em homenagem a Pelé. A competição põe frente a frente os campeões da Copa do Brasil e Brasileirão do ano anterior.

Veja as duas defesas de Rafael que deram o título da Supercopa ao São Paulo

Depois de empate sem gols no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro Rafael nas penalidades – ele defendeu as cobranças de Murilo e Piquerez. O Tricolor converteu com Calleri, Galoppo, Pablo Maia e Michel Araújo.

A Supercopa do Brasil – como era inicialmente chamada – surgiu em 1990, em uma edição marcada por controvérsias.

Eram o campeão brasileiro de 1989, Vasco da Gama, e o campeão da Copa do Brasil de 1989, Grêmio. Por falta de datas, decidiu-se que a disputa do título seria feita nos jogos da 1ª fase da Libertadores de 1990, em que os times se enfrentariam.

O Grêmio venceu no Olímpico Monumental, empatou em São Januário e sagrou-se campeão, mas o troféu não foi entregue.

Time do São Paulo na disputa da Supercopa — Foto: Marcos Ribolli

Na segunda edição, o Corinthians – campeão brasileiro – venceu o Flamengo – campeão da Copa do Brasil – no Morumbi. E depois dessas duas edições, a competição foi encerrada.

A Supercopa só voltou três décadas depois, em 2020. Ao longo deste hiato, houve uma disputa entre os campeões de 2018 – Corinthians e Cruzeiro – em duas partidas amistosas durante a pausa da Copa de 2018, mas sem valer taça.

Em 2013, surgiu a possibilidade de o torneio ser retomado em 2015, mas isso não ocorreu. Na época, segundo a CBF, o principal problema era o choque de datas no calendário.

Desde 1990, portanto, foram sete edições disputadas – contando com a de 2024 – e o torneio tem o Flamengo como maior campeão, com dois títulos. A última edição, de 2023, havia sido conquistada pelo Palmeiras, quando o time de Abel Ferreira venceu o Flamengo, por 4 a 3, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.




Acidente envolvendo viaturas da PM deixa policiais feridos em Campina Grande

Um acidente foi registrado na noite desse sábado (3) entre duas viaturas da Polícia Militar. A colisão entre os dois veículos ocorreu no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a Antenor Navarro, em Campina Grande.

Dois policiais feridos foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade e o estado de saúde ainda não foi divulgado.

Por enquanto não há informações sobre o que teria motivado o acidente.