Lula e Barroso removem grades que protegiam o STF

Gesto é visto como simbólico com objetivo de demonstrar normalização na democracia do Brasil

Último Segundo

Por

|01/02/2024 18:05

Lula ao lado de Barroso, Janja, Alexandre de Moraes e outros líderes políticos e do judiciário
Reprodução

Lula ao lado de Barroso, Janja, Alexandre de Moraes e outros líderes políticos e do judiciário

Na tarde desta quinta-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, em um gesto simbólico, ordenou a retirada das grades de proteção que circundavam a sede da mais alta corte do país. O ato foi acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrendo durante o intervalo da sessão que marca a abertura do ano do Judiciário.

As grades, que foram instaladas de forma permanente em 2016, passaram a cercar o perímetro do STF em meio aos protestos que eclodiram durante o mandato da então presidente Dilma Rousseff (PT). A medida visava reforçar a segurança do local diante do ambiente político tenso da época.

No entanto, com a atual conjuntura política, tanto o Palácio do Planalto quanto o Congresso Nacional já haviam tomado medidas semelhantes.

As grades em frente ao Palácio do Planalto foram retiradas em maio de 2023, por determinação do presidente Lula, após uma década de cercamento do prédio.

Da mesma forma, as grades diante do Congresso Nacional foram removidas em março de 2023, por decisão da cúpula legislativa, também após dez anos de isolamento.

A decisão de remover as grades em frente ao STF tem um significado simbólico, representando a retomada da normalidade democrática no país, segundo os líderes políticos e do poder judiciário. Em suas palavras durante o ato, o presidente Barroso ressaltou a importância desse momento.

“É uma bênção podermos realizar esta abertura do ano judiciário sem termos preocupações que não sejam as preocupações normais de um país: crescimento, educação, proteção ambiental e todos os outros valores que estão na Constituição, que nos unem a todos”,

 

 




HPMGER tem contas de gestão do quadriênio 2019-2022 aprovadas pelo TCE-PB

O então Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) teve suas contas de gestão deste vez do ano de 2022 aprovadas por unanimidade nesta quarta-feira (31) pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). As contas dos anos de 2019, 2020 e 2021 da unidade hospitalar também já tinham sido aprovadas. O Tribunal de Contas é o órgão responsável por fiscalizar o gerenciamento dos recursos por parte dos órgãos e entidades públicas.

Para o coronel Almeida Martins, ex diretor-geral do hospital, mais uma vez enfatizou o compromisso com uma gestão transparente e na prestação de uma assistência de qualidade aos usuários do SUS. “sempre pautamos nossas ações em vários princípios, como sempre o respeito aos recursos públicos, baseado em uma gestão eficiente e equilibrada financeiramente e ainda, na oferta de uma assistência em saúde que cada vez mais proativa, com aquisição de novos equipamentos e abertura de vários novos serviços, contribuindo, com isso, para o bem-estar de nossa população”.

O Hospital Edson Ramalho sempre contou com uma equipe de assessoria técnico-normativa e de licitações que se empenhava diariamente no objetivo de fazer com que a unidade hospitalar funcionasse de maneira organizada e adequada às legislações vigentes. Outro grande pilar que contribuiu para essa conquista por parte da gestão hospitalar do Edson Ramalho foi a realização dos pregões presenciais para a aquisição de bens e serviços.

A aprovação das contas deste quadriênio (2019 a 2022), sela o modelo eficiente, transparente e com integridade nos recursos públicos.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeitura de João Pessoa define operação de trânsito e transporte para abertura do Folia de Rua; confira

Fotografia: DroneMob/Semob-JP

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) planejou, para esta quinta-feira (1º), quando acontece a abertura do Folia de Rua, uma operação especial de trânsito e transporte com o objetivo de garantir a segurança viária, o disciplinamento do fluxo de veículos e os deslocamentos dos usuários de ônibus até o Ponto de Cem Réis, local onde ocorrerão os shows de Alceu Valença, Yuri Carvalho e Renata Arruda.

Com base no planejamento, a partir das 17h, as equipes da Semob-JP já estarão posicionadas para organização do trânsito da região, com atuação de 25 agentes de mobilidade. “Com certeza será mais um evento de sucesso. Nossas equipes operacionais estarão empenhadas para orientar a população e disciplinar o fluxo tanto de foliões como de veículos, promovendo bloqueios e desvios em todo o entorno do Ponto de Cem Réis, garantindo a segurança viária para todos. Também ressaltamos que teremos ônibus para ida e retorno após os shows, incentivando as pessoas a se deslocarem com tranquilidade usando o transporte público”, ressaltou Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP.

Bloqueios e desvios – Serão bloqueados, a partir das 17h, os acessos a Praça 1817 (sentido Visconde de Pelotas) e a Praça João Pessoa – nesta, a intervenção será necessária para concentração e deslocamento do Bloco Anjo Azul, que também desfila na quinta-feira (1º).

Estacionamentos reservados – Taxistas poderão estacionar em vagas nas seguintes ruas: Praça 1817 (sentido Avenida Padre Meira), Eliseu Cézar e Barão do Abiaí. Já as viaturas administrativas poderão estacionar na Praça 1817 (sentido Avenida Visconde de Pelotas) e as viaturas operacionais na Avenida Visconde de Pelotas.

Transporte Público – Segundo a programação da Diretoria de Transportes da Semob-JP, haverá oferta de transporte público tanto para ir ao Ponto de Cem Réis quanto para retornar após o show. Para isso, as linhas que geralmente circulam até as 22h50 vão realizar a última viagem às 23h20 e 14 delas continuarão até 00h30 – entre elas, as circulares 1500 e 5100, além das 104, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 507, 510, 602, 701.

Vale ressaltar que, após a 00h, ônibus extras serão colocados à disposição da população de acordo com a demanda. Caso a equipe de fiscalização de agentes da Semob-JP observe a necessidade de reforço, o número de viagens poderá ser ampliado.

COTT – Além das equipes em campo, agentes de mobilidade também estarão atuando através do videomonitoramento das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado. Somando os dois setores, pelo menos 230 pontos da cidade estarão sendo observados em um trabalho conjunto das forças de segurança.

Em caso de urgência de trânsito, a Semob-JP disponibiliza para população os números 3213-7188 (ligações) e 98760-2134 (WhatsApp).

Texto: Pollyana Sorrentino
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: arte: Thiago Ferreira da Costa

About Author




Quarta-feira marcada pela violência na região metropolitana de João Pessoa

 

Uma tarde marcada pela violência na região metropolitana de João Pessoa resultou em quatro assassinatos nessa quarta-feira (31). Os crimes, ocorridos em diferentes localidades, deixaram a população assustada.

Por volta do meio-dia, Lucas Vinícius da Silva Souza, de 23 anos, foi vítima de um homicídio em Cruz das Armas. O jovem, que seguia de moto pela Avenida, foi surpreendido por disparos vindos de um carro. Lucas estava a caminho do enterro de um amigo.

No distrito de Mata Redonda, em Alhandra, um homem de 19 anos foi morto a tiros no início da tarde. De acordo com o delegado responsável pela investigação, os atiradores estavam em um carro e abandonaram o veículo após o crime, roubando uma caminhonete durante a fuga. Quatro pessoas participaram do assassinato.

A violência continuou, e por volta das 14 horas, mais um assassinato foi registrado, desta vez em Cabedelo, na comunidade Castelinho. A vítima, abordada por homens encapuzados, foi levada até sua casa e executada. A residência já havia sido palco de outro homicídio no início do mês, ligado a disputas entre facções criminosas.

A quarta vítima do dia foi assassinada por volta das 15 horas, no Bairro do Roger. O homem, que trabalhava como ajudante em uma mudança, foi morto enquanto estava na escada do condomínio. A polícia está conduzindo investigações para esclarecer as circunstâncias do crime.




 Cícero Lucena autoriza reforma e ampliação da Cozinha Comunitária do Gervásio Maia e anuncia a construção novas unidades

Cícero Lucena autoriza reforma e ampliação da Cozinha Comunitária do Gervásio Maia e anuncia a construção de três novas unidades

O prefeito Cícero Lucena autorizou, na quarta-feira (31), o início das obras de reforma e ampliação da Cozinha Comunitária do Gervásio Maia e reforçou o compromisso da gestão municipal de requalificar todas as unidades desse serviço em João Pessoa. Durante a solenidade, o gestor ainda adiantou que outros três equipamentos serão construídos para ampliar o cuidado e a segurança alimentar da população mais vulnerável da Capital.

“É um olhar de compreensão do que existe em uma cidade do tamanho de João Pessoa. Entre as nossas cozinhas comunitárias e os restaurantes populares, nós assistimos cerca de 10 mil pessoas por dia. No programa Pão e Leite são 10 mil famílias recebendo alimento. Garantimos o almoço para essas famílias e a terceira refeição no final da tarde também, distribuída com essas famílias para que elas possam ter a paz, a tranquilidade que vão ter o que comer no seu dia a dia. Estamos reformando todas as nossas cozinhas e vamos construir três novas espalhadas pela cidade, nos pontos onde há uma maior demanda”, adiantou o prefeito.

A Cozinha Comunitária do Gervásio Maia serve 600 refeições diárias, entre almoço e jantar. O equipamento terá a construção de espaço para acolhimento em estrutura metálica, vestiários e banheiros, sala de administração, sala de nutricionista, espaço da leitura, readequação dos espaços físicos, recuperação de instalações elétricas e hidrossanitárias, readequação do espaço público e acessibilidade. Um investimento de R$ 500 mil, com quatro meses de prazo para conclusão.

“Uma cozinha comunitária é um equipamento essencial para a população, porque além dele promover a segurança alimentar, ele promove a integração da comunidade. Aqui, nós não fazemos só o papel de servir a refeição, nós também desenvolvemos trabalhos com toda a comunidade. A gente investe para que a família possa sair dessa vulnerabilidade e que ela se insira no mercado de trabalho. Então, é um equipamento decisivo para a mudança da família para uma situação econômica de independência e liberdade”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia.

A coordenadora da Cozinha Comunitária do Gervásio Maia, Márcia Monteiro, agradeceu o cuidado da gestão em ampliar a oferta de serviços nas cozinhas, dando melhores condições de atendimento e um acolhimento mais humanizado aos usuários. “É um serviço muito importante para as pessoas, que garante o sustento, que dá condições das famílias poderem ter o seu alimento todos os dias, no almoço e no jantar”, afirmou.

www.reporteriedoferreira.com.br    Texto: Max Oliveira
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sérgio Lucena

About Author




Individuos armados explodem cofre de supermercado na Capital

Um supermercado localizado no Bairro das Indústrias, na Zona Sul de João Pessoa, foi alvo de bandidos na madrugada desta quinta-feira (1º). Os criminosos invadiram o estabelecimento e explodiram o cofre, levando todo o dinheiro que estava no local.

Para a ação teriam sido utilizadas dinamites, causando bastante destruição em ao menos dois ambientes do supermercado. Populares que residem nas imediações ouviram por volta das 3h ao menos três explosões.

Polícia está investigando o caso, ninguém foi preso

 




Câmara Criminal do TJPB mantém prisão do padre Egídio de Carvalho e de ex-dirigentes de hospital




Oposição de Campina Grande acordou, enfim, para 2024

Mergulhada, até então, no surto de “romerodependência”, tal qual o prefeito Bruno Cunha Lima (União), a oposição em Campina Grande resolveu, enfim, buscar tratamento adequado para enfrentar 2024.

Nos últimos dias, três candidaturas estão sendo colocadas, oficialmente, na ágora campinense.

O PDT, com presença ilustre do presidente nacional da sigla, Carlos Luppi, referendou o advogado André Ribeiro como nome pedetista na vindoura disputa.

O PSB lançou plenária para abrir fevereiro, nesta terça-feira (1º), quando apresentará e formalizará o nome do médico Doutor Jhony Bezerra.

Enquanto o PSD, de Daniella Ribeiro, lançou a vereadora Eva Gouveia e a publicitária Rosália Lucas, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, isentando, porém, do debate o nome da senadora, o mais forte da sigla.

Pelo visto, agora somente Bruno é quem espera pela decisão de Romero.

www.reporteriedoferreira.com.br/ maispb




Bolsonaro e Wajngarten vão depor em inquérito sobre ‘importunação’ a baleia

Bolsonaro ironizou as investigações no ano passado. Na ocasião, o ex-presidente provou o ministro da Justiça, Flávio Dino, chefe formal da PF.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu passaporte diplomático para familiares de Domingos Brazão apontado como mandante da morte de Marielle.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu advogado Fabio Wajngarten foram intimados pela Polícia Federal a depor num inquérito que apura se o ex-chefe do Executivo federal “importunou” uma baleia jubarte. O caso teria ocorrido durante um passeio de jet sky no litoral de São Paulo em junho do ano passado.

Ambos devem comparecer a uma delegacia da corporação, em 7 de fevereiro, ou responder às perguntas por videoconferência. Wajngarten foi intimado porque acompanhava Bolsonaro no passeio que virou alvo de diligência policial.

Na ocasião, Bolsonaro andou de jet sky e teria, segundo a PF, passado perto do mamífero aquático. A investigação é pelo suposto crime de “importunação intencional”.

Bolsonaro ironizou as investigações no ano passado. Na ocasião, o ex-presidente provou o ministro da Justiça, Flávio Dino, chefe formal da PF.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim lá na Esplanada é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar o golpe agora no dia 8 [de janeiro de 2023]”, disse ele, em novembro de 2023.

“Mas aquela baleia some com os vídeos do seu ministério”, complementou Bolsonaro, referindo-se às imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça no dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

*Por O Antagonista

 




Pacheco pede ao STF lista de parlamentares espionados pela Abin