Gervásio põe PSB no radar da sucessão de Azevêdo e cria um “fato novo”




Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos

Receberão também imunizante os imunocomprometidos

07/12/2023 13h55
Por: RedaçãoFonte: Agência Brasil
Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos

 

Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações.”Antiviral
A pasta destacou ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.Subvariantes
De acordo com o ministério, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.“O Ministério da Saúde segue alinhado com todas as evidências científicas, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais atualizadas para o enfrentamento da covid-19, incluindo o planejamento para vacinação em 2024, que já está em andamento.”“A pasta garante que o SUS [Sistema Único de Saúde] sempre terá disponível as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].”



 Investimento trilionário em Mataraca por empresa chinesa; João Azevêdo reforça necessidade de cautela e frisa: “Melhor esperar e reavaliar”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, abordou nessa terça-feira (12) o recente anúncio de um grupo chinês que propôs a construção de uma cidade futurista em Mataraca, no litoral norte do estado. Azevêdo destacou que, embora seja comum o surgimento de projetos inovadores, cabe ao estado realizar avaliações e levantamentos antes de oferecer qualquer forma de apoio.

O anúncio do projeto para Mataraca despertou o interesse da população e das autoridades locais. No entanto, Azevêdo sublinhou a importância de uma abordagem cautelosa diante da ausência do aval oficial do governo chinês para o empreendimento.

Ele ressaltou que, conforme a informação do consulado da China, esse projeto específico em Mataraca não conta com o aval do governo chinês.

“É natural que apareça, que surja esse tipo de projeto, agora cabe ao estado fazer as avaliações, os levantamentos e a informação que nós temos do consulado é que efetivamente não é um projeto que tem o aval do governo chinês, como os outros que nós tivemos lá na China e trouxemos para a Paraíba, então por conta disso é melhor esperar um pouco e reavaliar”, declarou o governador.




Trinta candidatos na Paraíba parão as Provas do 2º dia de reaplicação do Enem 2023

Trinta candidatos na Paraíba estão programados para realizar as provas do segundo dia de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Nesta quarta-feira (13), os participantes enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. O início das provas está marcado para as 13h30, e os participantes terão até as 18h30 para concluir seus exames.

Para ter acesso à sala de prova, cada participante deve apresentar um documento de identificação oficial com foto, como carteiras de identidade emitidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas.

A reaplicação do exame é um direito concedido aos estudantes que enfrentaram problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou foram alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros de sua residência. Em todo o Brasil, 9.451 participantes estão previstos para passar pelo processo de reaplicação do Enem.

www.reporteriedoferreira.com.br/pbagora




SINDSPOL-PB, recebe a visita do Presidente da COBRAPOL.

 

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba -SINDSPOL-PB, Antônio Erivaldo Henrique de Sousa juntamente com o Diretor Financeiro Antonio Targino da Costa Neto, receberam na sede própria do Sindicato a honrosa visita do Companheiro LEANDRO BARBOSA ALMEIDA Presidente da Federação Regional do Policiais Civis da Região Norte e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba -SINDSPOL-PB, Antônio Erivaldo Henrique de Sousa juntamente com o Diretor Financeiro Antonio Targino da Costa Neto, receberam na sede própria do Sindicato a honrosa visita do Companheiro LEANDRO BARBOSA ALMEIDA Presidente da Federação Regional do Policiais Civis da Região Norte e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL.

www.reporteriedoferreira.com.br




 Homem mata esposa e irmão a tiros na zona rural de Santa Gertrudes no Sertão Pb

Todos os três envolvidos, vítimas e autor, estavam com mandados de prisão em aberto e seriam integrantes de uma quadrilha.

Um duplo crime de homicídio chocante foi registrado no final da tarde desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, na zona rural do distrito de Santa Gertrudes, município de Patos.

Em Tempo Real; A Polícia acaba de identificar o autor dos crimes, trata-se de Wellington Alves Dantas, irmão da vítima, que se evadiu do local do crime no veículo do próprio irmão assassinado.

 

De acordo com informações apuradas pela polícia, o crime teria acontecido na comunidade conhecida por Sítio Lajes, onde um homem matou a tiros sua esposa, de 32 anos, e o próprio irmão, de 50 anos, após descobrir uma suposta traição envolvendo os dois.

Segundo o comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Esaú Lucena,  as guarnições da Polícia Militar foram acionadas e ao chegarem no local constataram que a mulher já estava em óbito. O irmão foi socorrido por uma testemunha ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, porém, já chegou sem  vida.

Ainda de acordo com o comandante, todos os três envolvidos, vítimas e autor, estavam com mandados de prisão em aberto e seriam integrantes de uma quadrilha ligada aos crimes de pistolagem na região de Jardim de Piranhas, com intermédio em Serra Negra do Norte-RN, Paulista-PB e demais cidades da área.

O autor fugiu do local logo após o crime e segue foragido. Equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos foram acionadas e seguem em diligências para tentar localizar o paradeiro do suspeito.