O Vermelho e Branco do Esporte Clube Cabo Branco Por Sérgio Botelho
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. O Vermelho e Branco do Esporte Clube Cabo Branco
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. O Vermelho e Branco do Esporte Clube Cabo Branco
A NECESSÁRIA REGULAÇÃO DA MÍDIA Por Rui Leitao
Ainda existe muita gente no Brasil que permite ser anestesiada pela mídia monopolista empresarial que permanece atrelada às classes dominantes. São muitos os que resistem em enxergar a realidade e acreditam no mundo paralelo que o jornalismo pertencente à elite econômica insiste em propagar. O jornalismo por ela produzido tem forte apelo ideológico de direita. Pratica a ideologização e partidarização das informações sem nenhum constrangimento. Faz a defesa intransigente do neoliberalismo e nunca foi aliada de projetos democráticos.
A monopolização da informação tem o propósito de distorcer fatos conforme seus interesses políticos e econômicos, na intenção de manipular a opinião pública e negar ao cidadão o direito de conhecer a verdade dos fatos. Jornalistas golpistas que se afirmam democráticos estimulam o ódio, o preconceito, o separatismo, o racismo e vociferações fascistas. Defendem o totalitarismo que quer ocupar o lugar da política, enfraquecendo o Estado. Não se conformam com o resultado da eleição presidencial de outubro do ano passado.
A regulação da mídia é imperiosa e urgente para a preservação, a consolidação, o avanço da democracia e a garantia da soberania nacional. E não venham argumentar que se trata de cerceamento da liberdade de expressão. O que se faz necessário é o impedimento do monopólio midiático, porque ele tem compromisso com o capital financeiro, e não com os brasileiros. Vemos, com muita frequência, condenações midiáticas que se antecipam ao devido processo penal. Basta que sejam adversários.
Há um lobby histórico de empresários do setor contra a regulação da mídia, fazendo com que boa parte da população aceite os argumentos de que se trata de imposição de censura. Pelo contrário, a diversidade de vozes e a pluralidade de ideias ajudam a combater a censura. A grande mídia se recusa a promover um debate transparente e informado sobre o tema. Alimenta a cultura do medo e da desinformação. A regulação midiática já é realidade em vários partes do mundo democrático. A regulação estabelece regras para garantir o bom funcionamento e para que todos possam usufruir do direito à comunicação.
Esse debate precisa ser aprofundado no campo das políticas da comunicação e da cultura. É imprescindível regulamentar o § 5o do Art. 220 da CF quando prevê que “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”. Até hoje não há uma lei que determine o que é monopólio e oligopólio na lógica das comunicações. É importante que a mídia funcione de forma ética, responsável e democrática. O embargo a este debate é feito com a preocupação em garantir a reserva de mercado, o lucro e com o poder de pautar a sociedade com a visão única dos valores da classe dominante. Que tenhamos uma regulação com critérios transparentes e amplamente debatidos.
www.reporteriedoferreira.com.br Por Rui Leitão, Jornalista, advogado, poeta escritor.

O Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB) e a Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras (ABCAL) realizarão sessão solene conjunta nesta segunda-feira (dia 11), a partir das 19h30, na sede do Senai, localizada no bairro do Sesi, para prestar tributo póstumo ao centenário de nascimento do escritor Joacil de Brito Pereira (1923-2012) e celebrar a emancipação política do município.
Na ocasião haverá uma homenagem pelo transcurso do nascimento de Joacil.
Joacil nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923 em Caicó, no Rio Grande do Norte. Ele teve intensa atuação na vida pública.
Na vida profissional, o homenageado teve grande protagonismo por se dedicar à coletividade e em prol do bem público.
No dia 29 de agosto de 2012 Joacil faleceu deixando o seu legado de compromisso com a sociedade eternizado para futuras gerações.

“A sessão solene é uma forma de gratidão a Joacil de Brito Pereira, esse importante escritor, historiador, poeta, romancista, biógrafo e político que recebeu o título de Cidadão Bayeuxense, conferido pela Câmara Municipal de Bayeux, em agradecimento por tudo que fez por esta terra, principalmente como criador do projeto de Lei da emancipação política da cidade, oficializada em 15 de dezembro de 1959”, disse o presidente do IHGB, Edielson Gonçalo Gomes.
A Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras (ABCAL) é uma instituição sem fins lucrativos de caráter científico, artístico e cultural fundada em 31 de outubro de 2022.
Como uma associação privada, a ABCAL tem como objetivo promover a pesquisa, o estudo e a difusão de conhecimentos nas áreas de ciências, artes e letras, além de preservar e valorizar a cultura e a história local.
A ABCAL é regida por seu Estatuto Social, Regimento Interno e, subsidiariamente, pela legislação brasileira aplicável. A instituição conta com membros ativos e prestigiosos de diferentes áreas, incluindo cientistas, artistas, escritores e outros profissionais de renome, que trabalham juntos para alcançar seus objetivos.


Dr. Joacil de Brito Pereira, escritor, historiador, poeta, romancista, biógrafo e político, como deputado estadual e deputado federal. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, onde assumiu a presidência; membro da Academia Paraibana de Letras, onde também assumiu a presidência. Pertence a Ordem dos Advogados do Brasil – seção da Paraíba, Associação Paraibana de Imprensa, ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, Academia
Campinense de Letras, Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, membro da Academia de Letras e Arte do Nordeste Brasileiro, sócio correspondente do IHG/RN; sócio honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; dentre outras entidades culturais. Foi homenageado com várias condecorações.
Recebeu o título de Cidadão Bayeuxense conferido pela Câmara Municipal de Bayeux em agradecimento por tudo que fez por esta terra, principalmente como criador do Projeto de lei da emancipação política de Bayeux, oficializada em 15 de dezembro de 1959. Portanto, por tudo que fez e continua fazendo pela literatura paraibana e bayeuxense, convidamos a participar do quadro de Sócio Correspondente do nosso INSTITUTO, e aproveitamos a oportunidade para homenagear com a Comenda do Mérito Cultural “Major Otílio Ciraulo”, distinção honorífica do IHGB. Depois foi convidados para ser patrono da Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras.
www.reporteriedoferreira.com.br

O ex-senador e ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) não deverá participar do processo eleitoral municipal, em 2024. A informação foi revelada com exclusividade pelo comunicador Fabiano Gomes, durante o programa “Ô Paraíba Boa” da Rádio 100.5 FM Líder, nesta quinta-feira (7).
Ex-governador, ex-senador da República, Cássio é um dos principais cabos eleitorais da Paraíba, mas, confirmou que seguirá priorizando o trabalho em seu escritório de advocacia e consultoria, em Brasília/DF, e que não estará presente em nenhuma eleição municipal no estado, tanto em guia eleitoral como em palanque ou em atividades de rua.
Em entrevista recente, o presidente do PSDB da Paraíba, o deputado estadual Fábio Ramalho, chegou a projetar um possível retorno de Cássio à política. Segundo Ramalho, caso o ex-senador decida retornar, a Paraíba deve acolhê-lo. No entanto, isso não acontecerá nas eleições municipais de 2024.
Com investimento de R$ 500 milhões, a ponte é considerada uma obra importante, que beneficiará o complexo rodoviário e a logística do Porto de Cabedelo.

O governador João Azevêdo apresenta, nesta segunda-feira (11), o projeto da ponte sobre o Rio Paraíba, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, em solenidade que irá acontecer no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego, às 10h. Na ocasião, também será autorizada a licitação da denominada Ponte do Futuro.
Com investimento de R$ 500 milhões, a ponte é considerada uma obra importante, que beneficiará o complexo rodoviário e a logística do Porto de Cabedelo. A construção representa uma importante intervenção na mobilidade urbana e desenvolvimento econômico, pois eliminará gargalos logísticos e fomentará o trade turístico no Litoral Norte da Paraíba.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.

Levantamento do Poder360 com as pesquisas eleitorais mais recentes em 20 capitais brasileiras mostra que 11 prefeitos estão atualmente em 1º lugar ou empatados dentro da margem de erro nessa posição na disputa pela reeleição em 2024.
Confira a reportagem completa aqui
Entre os 11, aparece o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas). Esses nomes que se caracterizam como candidatos competitivos.
De acordo com os dados levantados, o pessoense aparece à frente de Nilvan Ferreira, que deve deixar o PL até abril; e o deputado Luciano Cartaxo, que vai disputar prévias internas do PT com a deputada Cida Ramos.
Além de Pedro Cunha Lima e do deputado Ruy Carneiro (Podemos), que segue para a terceira tentativa de disputar a Prefeitura da Capital. Nas eleições de 2024, o PSDB já fechou questão e vai apoiar Ruy.
Cícero conta com o apoio do governador João Azevêdo (PSB) para o projeto à reeleição.
www.reporteriedoferreira.com.br/maispb
Uma fábrica têxtil foi atingida por um incêndio no bairro Distrito Industrial, em João Pessoa, neste domingo (10). O fogo começou durante a madrugada e formou uma cortina de fumaça de cor escura. Não há registro de feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 8h. A suspeita é de que um vazamento na tubulação tenha dado inicio ao fogo. A parte elétrica foi desligada e agentes da corporação registram apenas danos materiais.
A Norfil confirmou que no turno da madrugada ocorreu um incêndio em um dos galpões de sua fábrica. A empresa, no entanto, não soube informar se algum colaborador inalou fumaça, mas confirmou que haviam funcionários em expediente durante o horário do incidente.
O Bombeiros, por sua vez, informou que não houve necessidade de resgate de pessoas, uma vez que a própria equipe de brigadistas da empresa realizou a evacuação do local de imediato.
O fato ocorreu durante a madrugada no bairro de Mandacaru, Zona Norte de João Pessoa.
O caso segue sendo investigado. Qualquer informação sobre os acusados também pode ser fornecida pela população, de forma anônima, por meio do telefone 197. (Foto: Reprodução)
Uma travesti foi assassinada com diversos disparos de arma de fogo neste domingo (09) em João Pessoa, o fato ocorreu durante a madrugada no bairro de Mandacaru, Zona Norte da capital. A informação foi confirmada pelo delegado Diego Garcia.
De acordo com as informações parte dos disparos de arma de fogo atingiram a boca da travesti, que residia nas proximidades do local do ocorrido. À polícia, foi detalhado que a vítima já havia sido presa por tráfico de drogas e também já teria sofrido retaliações por parte dos criminosos da região.
Além dos disparos de arma de fogo, há a suspeita que a travesti tenha sido arrastada na via onde ocorreu o fato.
O caso segue sendo investigado. Qualquer informação sobre os acusados também pode ser fornecida pela população, de forma anônima, por meio do telefone 197.