Argentina: Javier Milei é eleito presidente; Massa reconhece derrota

País teve segundo turno das eleições neste domingo (19)reconhece derrota

Por

iG Último Segundo

|

Javier Milei é ultraliberal e já criticou Lula
Reprodução: Flipar

Javier Milei é ultraliberal e já criticou Lula

O candidato libertário Javier Milei (La Libertad Avanza) foi eleito  presidente da Argentina , derrotando o governista e ministro da Economia Sergio Massa. O candidato derrotado reconheceu a vitória do opositor cerca de 20h17, antes mesmo do horário previsto para o fim da contabilização dos votos, às 21h.

Os argentinos foram às urnas neste domingo (19) para eleger o presidente em um dos segundos turnos mais polarizados da história. No primeiro turno, Massa teve 36,69% dos votos, enquanto Milei teve 29,99%.

O resultado da eleição pode ser visto como surpreendente, já que na história do país, somente o ex-presidente Maurício Macri conseguiu, em 2015, sair de segundo colocado no primeiro turno e virar o jogo no segundo turno.

Milei teve o apoio da candidata que ficou em terceiro lugar no primeiro pleito, Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), que teve 23,84% dos votos.

Quem é Javier Milei?

Milei é economista e desempenha papel de deputado federal, tem 53 anos e não tem esposa. Durante a campanha, disse que sua irmã, Karina Milei, desempenhará o papel de primeira-dama.

As principais propostas de campanha de Milei são a dolarização da economia argentina, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.

Na última pesquisa, da Atlasintel, Milei registrava 52,1% contra 47,9% de Massa — com margem de erro de um ponto percentual.

O levantamento ouviu 8.971 pessoas com mais de 16 anos de forma aleatória e por meios digitais entre o domingo (5) e a quinta-feira (9). O nível de confiança é de 95%.

Na Argentina, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos até os 70 anos. Mas, a partir dos 16 anos e depois dos 70, é possível escolher se irá votar ou não.




Presidente Lula assina medidas pela igualdade racial nesta segunda-feira, Dia da Consciência Negra

 

Presidente Lula assina medidas pela igualdade racial nesta segunda-feira, Dia da Consciência Negra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o segundo Pacote pela Igualdade Racial, um conjunto de 13 ações apresentadas pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em parceria com mais de dez ministérios e órgãos federais. O evento será às 10h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.

No Pacote pela Igualdade Racial, constam titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, edital, grupos de trabalho interministeriais, acordos de cooperação, e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à terra, à inclusão, à memória e à reparação.

O evento contará com a presença de ministros e ministras, secretários e secretárias, parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor e lideranças de movimentos sociais. Ao final da cerimônia, a ministra Anielle Franco e representantes das secretarias nacionais do Ministério da Igualdade Racial falarão com a imprensa.




Prefeitura de João Pessoa prorroga mutirão de negociação de débitos tributários até 15 de dezembro

 

A Prefeitura de João Pessoa prorrogou o prazo para que os contribuintes com débitos tributários renegociem os pagamentos com descontos nas multas e juros. O Programa de Regularização Fiscal, iniciado em 16 de outubro, encerraria nesta sexta-feira (17), mas agora foi estendido até o dia 15 de dezembro. A prorrogação permitirá que contribuintes que receberem o 13° salário na primeira quinzena de dezembro possam saldar estes débitos para iniciar o ano de 2024 sem dívidas junto ao município.

No Refis podem ser negociados débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) de anos anteriores, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de multas do Procon, de construção e do meio ambiente. No acordo, o contribuinte pode conseguir descontos que chegam a 90% nas multas e 100% nos juros.

As negociações acontecem no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 17h. A distribuição de fichas tem início às 8h e são distribuídas, por dia, 500 fichas para atendimento. Contribuintes pessoa física e jurídica podem aderir ao programa para renegociar dívidas em qualquer fase da cobrança administrativa ou judicial.

Para pagamentos à vista, os incentivos corresponderão ao desconto de 100% nos juros de mora e de 90% na multa de mora ou multa por infração, conforme o caso. Em multas aplicadas pelo Procon, Semam, Emlur e por construir sem licença, o desconto será de 80%.

Para pagamentos parcelados, o desconto aplicado nas multas e juros respeitará as seguintes regras: ao parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 70%; no parcelamento em 24 vezes, o desconto é de 50%; no parcelamento em 36 vezes, o desconto é de 30% e no parcelamento em 48 vezes, o desconto é de 10%. Em relação ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), fica concedido o desconto de 30% desde que os acordos sejam firmados em parcela única com pagamento à vista.

O desconto pode ser aplicado às transmissões e cessões já declaradas ou lançadas de ofício pelo município, bem como para aquelas que forem lançadas durante o período do programa de regularização fiscal, ou seja, até15 de dezembro. Não podem ser negociadas no Programa as infrações de trânsito, indenizações devidas ao município, multas de natureza contratual, sanções pecuniárias e os valores do atual exercício de 2023 da TCR, IPTU e ISS.




Mulher vítima de acidente com carreta no sertão da PB estava acompanhada de família

Carreta de algodão tomba por cima de carro e mata uma pessoa no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

A mulher que morreu vítima de um acidente com uma carreta carregada de algodão que tombou na tarde da sexta-feira (17) por cima de um carro e uma moto, na PB-262, entre os municípios de Teixeira e São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, estava acompanha da própria família. O companheiro dela e uma criança, que não teve grau de parentesco revelado, estavam no carro.

De acordo com a Polícia Militar, a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O homem e a criança que estavam no veículo ficaram feridos, foram socorridos e foram levados para o Hospital Regional de Patos.

O Corpo de Bombeiro informou à reportagem da TV Paraíba que o motorista do caminhão e o piloto da moto não ficaram feridos.

Corpo de Bombeiros realizaram resgate das vítimas de acidente no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Corpo de Bombeiros realizaram resgate das vítimas de acidente no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Carreta carregada de algodão tombada no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Carreta carregada de algodão tombada no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

About Author




Justiça mantém prisão de Pe. Egídio que é conduzido a presídio especial em João Pessoa

 

O Padre Egídio Carvalho, acusado de desviar cerca de R$ 140 milhões do Hospital e Fundação Padre Zé, teve sua prisão mantida após audiência de custódia realizada na tarde desta sexta-feira (17) no Fórum Criminal de João Pessoa. Ele foi encaminhado para o Presídio Especial, localizado na região do 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Valentina Figueiredo, destinado a presos com curso superior e direito a cela especial.

Amanda Duarte e Jannyne Dantas, também investigadas pelos desvios no hospital, tiveram suas situações definidas pelo juiz. Duarte será mantida em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, enquanto Dantas será encaminhada ao Presídio Feminino Júlia Maranhão em João Pessoa. As investigações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) apontam que o religioso liderava um esquema criminoso que ocorreu entre 2013 e setembro deste ano.




PT marca prévias para janeiro, mas tentará acordo este mês

PT marca prévias para janeiro, mas tentará acordo este mês

O Diretório do PT de João Pessoa marcou para o dia 21 de janeiro a realização das prévias para definir quem será o nome do partido a prefeito da Capital.

Antes, no dia 30 deste mês, haverá uma reunião para discutir a possibilidade de acordo entre os que estão na disputa interna: os deputados Cida Ramos e Luciano Cartaxo e a ex-deputada Estela Bezerra.

Em não havendo acordo entre as forças, interlocutores anteciparam ao BLOG que a chance é quase zero, será realizada nova reunião do diretório municipal para avaliar se algum candidato tem 2/3 da composição.

Se nenhum deles tiver, valerá a data estabelecida para as prévias internas: 21 de janeiro.

Diante do calendário da tartufa eleitoral estabelecido, os pretensos candidatos já iniciaram a “campanha” interna.nha” interna.

maispb




Cícero Lucena acende árvore natalina no Busto de Tamandaré, que completa iluminação de fim de ano em JP

A iluminação natalina de João Pessoa está deixando a cidade ainda mais linda e fazendo sucesso entre os moradores. Depois do Parque Solon de Lucena e da Praça da Independência, o prefeito Cícero Lucena fez, na noite desta quinta-feira (16), o acendimento da árvore de 20 metros instalada no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Esse símbolo completa a decoração do projeto desse ano, que também possui itens na Avenida Duarte da Silveira e Epitácio Pessoa.

“Um Natal com muita luz, com muita fé, renovação de esperança, de confiança num futuro melhor. A cidade de João Pessoa merece isso e quem nos visita também vai usufruir de algo que está embelezando esse momento tão importante na nossa vida. Agradecer os parceiros, a equipe da Prefeitura, que se esmerou em fazer o Natal belo como ele está agora e convocar todos aqueles que possam também participar com sua contribuição, iluminando sua casa, seu comércio, sua atividade”, afirmou o prefeito.

O projeto da iluminação natalina desse ano foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com execução da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A decoração é composta por itens diversos, milhares de lâmpadas de LED, que contornam objetos e dão forma a símbolos natalinos, tradicionais da época.

O secretário do Planejamento, José William Montenegro, explicou que o resultado que está encantando a população é fruto de um estudo de vários meses. “Hoje eu acho que é o coroamento desse trabalho que a Seplan deu início ainda no começo do ano. Conseguimos fazer, com bastante antecedência, tudo isso que as pessoas estão vendo. Do Busto de Tamandaré até a Lagoa, nós temos uma outra cidade, temos um outro Natal, temos uma iluminação que, se Deus quiser, vai elevar ainda mais João Pessoa não só no plano turístico, mas também para aqueles que aqui vivem, que precisavam ter um Natal bonito, uma iluminação diferenciada”, afirmou.

Caminhões luminosos – O clima de Natal, além da iluminação nas vias e praças, também vai estar circulando nas ruas de João Pessoa levado pelo caminhões compactadores que fazem a coleta de lixo. A iniciativa da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com as empresas Inova e Tecsol, vai ampliar a simbologia da época mais iluminada do ano, chegando aos diversos bairros da Capital.

Turismo e geração de renda – Próximo à árvore, no Largo de Tambaú, a Prefeitura de João Pessoa criou um espaço para que artesãos possam expor e comercializar seus trabalhos. São 60 bancas temáticas de Natal, que estão fazendo sucesso entre os turistas e gerando renda para os empreendedores. São 200 profissionais cadastrados, que se revezarão no local até o mês de janeiro.

Uma dessas beneficiadas é Hayder de Moraes Coutinho, que comercializa bijouterias. “Um espaço maravilhoso aqui. E hoje está sendo o primeiro dia, que eu tenho certeza que vai ser muito produtivo pra todos nós. Agradecer pela oportunidade ao prefeito, que está fazendo isso pra gente. Muito bacana, muito bom mesmo”, elogiou.

Entre os visitantes de João Pessoa, a iluminação foi aprovada. A professora Maria do Carmo, de Brasília, disse que está acostumada a visitar a Capital paraibana, mas este ano a cidade está ainda mais bela. “Está de parabéns, porque combina com a beleza dessa cidade. Gostei de tudo que vi e, claro, vou registrar tudo com fotos”, afirmou a turista.




Segunda parcela do 13º salário será paga antes do dia 15 de dezembro, diz governador da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), confirmou na manhã desta terça-feira (14), que o estado deve pagar a segunda parcela do 13º salário aos servidores públicos estadual antes do dia 15 de dezembro. “Estamos fechando só detalhes operacionais, mas o recurso está garantido”, assegurou o governador.

Um dos motivos do equilíbrio fiscal da Paraíba, justificou João Azevêdo, foi a recomposição das perdas com a arrecadação no ano passado e este ano, devido à mudança na legislação do ICMS no governo Bolsonaro. “O governo vai fazer uma compensação de parte dessas perdas, até porque as perdas mais acentuadas esse ano aconteceram em julho, agosto e setembro”, disse.

A Paraíba deve receber R$ 403 milhões de recomposição. Na avaliação do governador, é um valor que não compensa as perdas, mas ajuda o estado. “Acho que assim a gente vai conseguindo tocar. O estado está absolutamente redondo, ao contrário de outros tempos”, completou.