Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem: “De forma alguma”

Após vazamento de imagens da prova, 15 prisões foram efetuadas no primeiro dia de Exame, consideradas pelo ministro Camilo Santana “ocorrências pontuais”

Ministro da Educação, Camilo Santana
Valter Campanato/Agência Brasil – 07/07/2023

Ministro da Educação, Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), descartou categoricamente nesta segunda (6) a possibilidade de cancelar o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o  vazamento de imagens da prova. “De forma alguma”, declarou o ministro.

Camilo Santana participou de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde também estiveram presentes a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

O encontro tinha como objetivo principal discutir o programa de renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No entanto, durante a reunião, Camilo informou ao presidente Lula um balanço da situação do Enem.

O ministro destacou que as 15 prisões ocorridas no domingo (5), relacionadas ao Enem, foram consideradas “ocorrências pontuais” e não representam uma ameaça generalizada à integridade do Exame. Santana acrescentou que a Polícia Federal (PF) conduziu duas diligências para investigar a divulgação das imagens da prova, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal.

O que aconteceu?

Nesse domingo (5), o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pediu para a PF investigar a divulgação de uma foto, nas redes sociais, que continha o tema da redação do Enem 2023.

A imagem mostrava não apenas o tema da redação,  “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, mas também os textos de apoio que acompanhavam a prova.

Por Ig

 




Homem é morto a tiros por criminosos em moto em Santa Rita

Um homem foi assassinado a tiros na noite desse domingo (5) em uma comunidade do município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima, ainda não identificada, foi morta com cerca de oito tiros, que atingiram a região da cabeça.

O delegado Bruno Germano explicou que o crime foi cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta e abordaram a vítima.

Ainda não há informações se o homem residia na região, porém o fato do local do crime ser deserto dificultou a existência de testemunhas do assassinato.

Por enquanto, nenhum suspeito foi preso.




 Em Mari Pb, colisão entre dois veículos na área urbana da PB 073 deixa feridos

O acidente ocorreu nas imediações da entrada do pastor

Por: Redação RepercutePBFonte: RepercutePB/ExpressoPB
RODOVIA DA MORTE: Em Mari, colisão entre dois veículos na área urbana da PB 073 deixa feridos

 Uma colisão entre dois veículos na PB 073, área urbana que corta a cidade de Mari, Zona da Mata da Paraíba, deixou alguns feridos no início da noite deste domingo (05).

As primeiras informações são de que o acidente ocorreu nas imediações da entrada do pastor, área de muita circulação de veículos devido ao início do trecho asfaltado que dá acesso ao centro da cidade.

Uma equipe do Samu foi acionada para prestar socorro aos feridos, mas até o fechamento da matéria não se tinha a identificação dos envolvidos no acidente.

A rodovia estadual PB 073 é conhecida pelos seus terríveis acidentes com mortes trágicas pelo nome de “RODOVIA DA MORTE”