Cícero Lucena autoriza construção de USF em Mumbaba e reforça compromisso de cobrir 100% da cidade com serviços de saúde

 

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando para cobrir 100% os serviços de saúde na cidade. Nesta segunda-feira (16), o prefeito Cícero Lucena reforçou o compromisso com a autorização da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Canaã, em Mumbaba, a sétima de um total de 12 que serão erguidas do zero pela gestão municipal. Durante a solenidade, o gestor ressaltou que serão mais de 40 novas equipes atuando no atendimento à população da Capital.

“Fico muito feliz porque nós estamos acabando com área descoberta, onde uma equipe de saúde da família que tem como limite máximo de atendimento a quatro mil pessoas, tinha delas que atendia oito mil pessoas. Então, o serviço não é prestado com a qualidade, com a eficiência, por mais que o profissional se esforce. Mas, agora, serão 10 unidades básicas de Saúde. Estamos construindo cerca de 40 novas equipes de saúde da família”, disse o prefeito, que acompanhou os serviços que estão em andamento em Mumbaba.

O investimento é de R$ 2,4 milhões. O equipamento vai atender, em um espaço com serviço informatizado e ambientes climatizados, cerca de 12 mil moradores. A unidade terá três equipes com médico, enfermagem, agentes de saúde, odontologia e farmácia, vacinas, entre outros serviços, como saúde da mulher, exames e clínico geral. O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, lembrou de outros avanços na Saúde, a exemplo da informatização dos serviços, dos mais de mil procedimentos hemodinâmicos no Hospital Santa Isabel, melhorias do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital do Valentina e Upa de Cruz das Armas.

“O prefeito teve um grande desafio quando entrou na Prefeitura, o primeiro era reestruturar a área da Saúde. Os prédios estavam todos sucateados, todos depredados, então ele começou a ser um grande programa de reformas. Nós já vamos com quase metade dos prédios da saúde reformados, informatizados, com internet, e agora ele está expandindo, graças a Deus. Essa é a sétima ordem de serviço das unidades básicas de saúde, os nossos hospitais com prontuário eletrônico também reformados, a nossa capacidade de atendimento praticamente duplicou, então são muitos avanços”, pontuou.

Para a moradora Ana Luiza de Lima, a USF em Mumbaba representa uma conquista esperada há muito tempo e que vai melhorar a qualidade de vida. “Porque a gente vai ter serviço de saúde praticamente na porta de casa, sem precisar ir pra longe. Tem minha família inteira e eu, que precisamos de uma consulta, de medicamentos, uma vacina. Ou seja, são serviços como esses que a gente, tendo acesso, melhora muito a vida”, afirmou.

Novas USFs na zona Sul – A região com maior crescimento populacional da cidade está recebendo o olhar da gestão municipal para atender a demanda por serviços e desafogar os equipamentos já existentes. Já são cinco USFs – Valentina, Colinas do Sul, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira e agora Mumbaba, que já receberam a ordem de serviço.

Outras intervenções na região – Ainda na região de Mumbaba, incluindo o Bairro das Indústrias e Jardim Veneza, a Prefeitura de João Pessoa executa também obras de drenagem com capacidade de guiar as águas que vêm de diversos outros pontos do bairro, que antes alagavam. Na região, incluindo o Bairro das Indústrias, já foram inauguradas 44 ruas e outras 38 estão com serviços em execução ou contratados.

Fotos: Sérgio Lucena




Grande João Pessoa tem feriadão marcado pela violência com 12 assassinatos, detalhes

Polícia Civil. Foto: Divulgação/Polícia Civil de SC

Uma nova onda de violência vem assustando moradores da Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com um levantamento feito pelo portal palavrapb.com do dia 11 de outubro até a tarde de domingo (15), doze pessoas foram assassinadas na capital paraibana e nas cidades da região metropolitana.

Os homicídios foram registrados entre a última quarta-feira (11) e o domingo (15) e aconteceram em João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Marcação. Foram pelo menos quatro vítimas de homicídio na quarta-feira (11), quatro na quinta (12), dois na sexta (13), um no sábado (14) e um no domingo (15).

Tudo começou por volta das 15h da quarta (11) com um caso que aconteceu em Santa Rita e terminou com a morte de Vinícius, de 18 anos. Ele foi assassinado com 14 tiros em frente a oficina do pai.

Em seguida, ainda na noite da quarta (11), dois crimes foram registrados. Um deles foi um ataque a tiros em Bayeux que deixou duas pessoas mortas e pelo menos quatro feridas, entre elas uma criança de oito anos que está se recuperando no hospital. De acordo com informações de testemunhas, os crimes foram cometidos por dois homens que estavam em uma motocicleta. O outro caso aconteceu em João Pessoa, no bairro Ilha do Bispo. Um jovem, de 21 anos, foi morto enquanto esperava o conserto de sua motocicleta.

O quinto homicídio ocorreu na madrugada da quinta-feira (12) na zona rural de Santa RitaUm corpo foi encontrado com diversos ferimentos causados por pedradas.

Outro caso vitimou um jovem, de 24 anos, que foi morto a tiros enquanto bebia na praia de Cabo Branco. Horas depois, duas pessoas foram assassinadas na mesma região. De acordo com informações da Polícia Militar, uma dupla abordou um grupo de pessoas que caminhava na orla e anunciou um assalto. Dois homens que estavam nesse grupo seriam policiais do Rio Grande do Norte, que reagiram e começaram uma intensa troca de tiros.

Casos mais recentes

Na madrugada da sexta-feira (13) um homem foi assassinado a tiros na Aldeia Alagoa Grande, em Marcação, na Paraíba. De acordo com informações da polícia, a vítima estava em um bar quando foi surpreendido pelo atirador. Não há informações sobre suspeitos nem sobre a motivação do assassinato. O caso deve ser investigado.

Um caso semelhante, também dentro de um bar, foi registrado na noite da sexta-feira (13), na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa. Dois homens em uma motocicleta são suspeitos de praticar o crime. A delegada Flávia Assad, plantonista da delegacia de homicídios, disse que a vítima encontrava-se dentro do seu estabelecimento comercial quando foi assassinada pela dupla. A Polícia Militar (PM) informou que o homem respondia por receptação culposa e fazia um mês que teria ido morar na cidade portuária.

Os dois crimes de homicídio mais recentes aconteceram na madrugada de sábado (14) e de domingo (15). A vítima do primeiro foi um adolescente de 16 anos, que morreu após ser vítima de disparos de arma de fogo, no bairro de Mandacaru em João Pessoa. Ele foi socorrido para o Hospital de Trauma, mas não resistiu aos ferimentos. Já no domingo (15), um outro homem foi morto no bairro Padre Zé. Segundo a PM, ele teria ligação familiar com um homem que também foi vítima de homicídio no Jardim Manguinhos, recentemente.

Resposta das forças de segurança

Uma reunião de emergência foi convocada em João Pessoa, na sexta-feira (13), em resposta a uma recente onda de violência que abalou a cidade. A reunião ocorre em meio a relatos de casos de violência, incluindo um tiroteio em Bayeux e um triplo homicídio na orla da capital, eventos que chamaram a atenção.

Os comandantes das forças de segurança se uniram para definir uma estratégia de segurança abrangente para João Pessoa e região metropolitana. O objetivo é garantir a tranquilidade dos moradores e dos visitantes, especialmente em um momento em que a cidade recebe um grande número de turistas.

Coronel Sérgio Fonseca, responsável pelas operações esclareceu que a situação atual é atípica, com a ocupação de praticamente 100% da rede hoteleira na região. Esse cenário, aliado à concentração de pessoas, oferece oportunidades para a ação criminosa. Portanto, a Polícia Militar está redobrando seus esforços para manter a segurança nas ruas durante o feriado.

Além disso, o oficial destacou que, em um dos incidentes, o homicídio foi direcionado a um indivíduo que era membro de uma facção criminosa, sugerindo que o ataque foi premeditado. Em outra ocorrência, durante a noite, houve um confronto entre policiais do Rio Grande do Norte e criminosos que resultou em duas mortes e duas pessoas feridas.

Major Bruno, comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, também estava e esclareceu que a presença policial foi reforçada nas áreas turísticas, incluindo a orla. A situação envolvendo o confronto entre policiais do Rio Grande do Norte e criminosos ainda está sob investigação.

Durante a reunião, as autoridades discutiram estratégias para reforçar a segurança na orla do estado da Paraíba, que atrai visitantes devido à sua beleza e características únicas. A Polícia Militar se comprometeu a não permitir que criminosos prejudiquem a experiência dos moradores e turistas na região.

About Author