Brasil assume hoje presidência do Conselho de Segurança da ONU

Lula vem pedindo por reforma do órgão

Por

|01/10/2023 06:00

Presidente Lula vem discursando a favor de uma reforma no Conselho de Segurança
Fábio Pozzebom /Agência Brasil – 22/09/2023

Presidente Lula vem discursando a favor de uma reforma no Conselho de Segurança

O Brasil assume neste domingo (1º) a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O país foi eleito como membro não permanente do órgão por dois anos, em mandato que termina no fim de 2023.

A presidência é rotativa e tem duração de um mês. Embora tenha caráter protocolar, ela permite que o país líder proponha debates sobre temas que considera prioritários.

Segundo o Itamaraty, o principal tema a ser apresentado pela delegação brasileira é a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos. Além disso, o tema da igualdade de gênero deve ser posto em debate durante a presidência brasileira.

Reforma no Conselho de Segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem afirmando há meses que o Conselho de Segurança da ONU precisa passar por uma reforma. Em agosto, o  presidente chegou a afirmar que o órgão faz guerra, e não paz.

Durante a Assembleia Geral da ONU, que ocorreu neste mês em Nova York, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ecoou o discurso de Lula e afirmou que as instituições globais precisam ser reformadas.

“Chegou a hora de renovar as instituições multilaterais, baseando-se nas realidades econômicas e políticas do século 21 e ancorados nos princípios da Carta da ONU e do direito internacional”, afirmou o secretário-geral diante de líderes do mundo todo.

Além de Lula, outros países em desenvolvimento têm criticado o Conselho de Segurança da ONU, sobretudo por conta da sua incapacidade de resolver a guerra na Ucrânia.

Embora a reforma do Conselho de Segurança da ONU não seja um tema que será resolvido rapidamente, a presidência brasileira no órgão pode servir para o país se apresentar como candidato a uma possível vaga permanente na instituição.

Atualmente, o Conselho de Segurança da ONU é formado por cinco membros permanentes e com direito a veto e dez membros rotativos, eleitos para mandatos que duram dois anos. Os cinco países permanentes são Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. Na visão de Lula, mais países latino-americanos e africanos deveriam estar presentes no colegiado.

Com uma possível reforma, o órgão pode passar a incluir mais membros permanentes e rotativos. Com exceção do Japão, o Brasil é o país com maior número de mandatos rotativos no conselho.




Lula recebe alta antecipada após cirurgias no quadril e nas pálpebras

Presidente trabalhará da residência oficial do Palácio da Alvorada por cerca de três semanas, até se recuperar dos procedimentos

Por

iG Último Segundo

|01/10/2023 16:35

Atualizada às 01/10/2023 17:25

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil – 14/09/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (1º)  após passar por uma cirurgia no quadril e outra nas pálpepras na última sexta-feira (29). A equipe médica antecipou a alta do chefe do Executivo, que anteriormente estava prevista para terça-feira (3).

Em uma postagem no X (antigo Twitter), Lula agradeceu as orações de apoio e disse estar pronto para “correr uma maratona.”

“Recebi alta e já estou no Palácio da Alvorada, de onde irei trabalhar nas próximas semanas. Obrigado pelas orações e todas as mensagens de carinho. Estou me recuperando para trabalhar ainda mais pelo Brasil e correr uma maratona”, escreveu Lula.

O procedimento feito por Lula no quadril foi uma artrosplasia, em que é colocado uma prótese na articulação desgastada. A cirurgia visa proporcionar a recuperação do movimento da articulação, além de dar conforto para realização de atividades diárias.

Já a cirurgia nas pálpebras visa remoção a pele flácida das pálpebras ou retirar o excesso de bolsas de gordura ao redor dos olhos

O presidente da República trabalhará da residência oficial do Palácio da Alvorada, enquanto se recupera. Ele ainda passará por sessões de fisioterapia.

Uma estrutura foi construída junto à entrada do palácio no intuito de  permitir que a imprensa acompanhe o cotidiano do presidente enquanto ele estiver em reclusão em sua residência.




Internado em Brasília, médico diz que Lula terá alta antecipada

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O médico Roberto Kalil, da equipe que fez a cirurgia no quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que Lula deve ter alta neste domingo (1º). O Chefe de Estado realizou nesta última sexta-feira (29) um procedimento no quadril e outro nas pálpebras.

A informação foi confirmada em um boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês neste domingo. De acordo com o documento, o presidente passou a noite estável, segue em recuperação e até “caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica”.

A evolução fez com que a previsão de alta, a qual era entre segunda (2) e terça-feira (3), se antecipasse. Apesar disso, Lula, de 77 anos, precisará diminuir o ritmo nas próximas três semanas. Mesmo assim, ele ainda poderá trabalhar no Palácio da Alvorada.

 g1




Técnico do Botafogo-PB assume “culpa”, mas ressalta campanha na Série C

Felipe Surian, técnico do Botafogo-PB (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

O técnico do Botafogo-PB, Felipe Surian, se pronunciou na noite deste último sábado (30) sobre a derrota para o Volta Redonda, no Almeidão. Chegando a sua quarta derrota seguida nesta segunda fase da Série C, o Belo não possui mais chances de subir em 2023.

Em entrevista, Surian assumiu a culpa pela campanha ruim nesta fase de quadrangular da Série C, mesmo que nos últimos jogos os gols sofridos vieram principalmente através de falhas individuais.

“Infelizmente, não conseguimos concluir aquilo que a gente criou em outros. Muitas bolas passando na frente da área, finalizações poderiam ter sido feitas melhores e não foram feitas. Mas o futebol é isso. Eu sou o principal responsável pelo sucesso ou pelo fracasso, depende da visão de cada um”, disse o treinador.

Um dos momentos que foi determinante nesta campanha, de acordo com Surian, foi o confronto contra o Paysandu, em Belém, quando Belo segurava um empate num Mangueirão lotado, até tomar um gol no último minuto. O elenco ficou bastante cabisbaixo e afetou a confiança dos atletas.

Mesmo assim, o treinador reforçou o empenho dos atletas nesta campanha de Série C, especialmente nesta primeira fase: “A minha chegada após fracassos no Estadual, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o torcedor mais otimista possível não estava acreditando na nossa classificação. Mas os atletas compraram aquilo que a gente passou durante esse longo período juntos”, concluiu.

O Botafogo-PB, de fato, passou a maioria das 19 rodadas da Série C ocupando as primeiras oito posições, com direito a chegar na reta final numa quarta colocação. Mas depois de uns insucessos nas últimas rodadas, a equipe terminou em 6º.

www.reporteriedoferreira.com.br/Leonardo Abrantes – MaisPB




Eleições de 2024; João Azevêdo se reúne com Federação PT, PCdoB e PV para planejar alinhamento

Dirigentes do PT, PCdoB e PV se reuniram nessa quinta-feira (28) com o governador João Azevêdo e lideranças do PSB para discutirem o cenário político para 2024 e a possibilidade de da frente caminhar junto com o projeto eleitoral do governador. Hoje pela manhã, João disse que iria conversar com a direção estadual do PT para tentar atrair o partido ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP).

Além de João Azevêdo, estiveram na reunião Nonato Bandeira, Ronaldo Guerra, Tibério Limeira e Deusdete Queiroga. (Foto: Reprodução)

 

A Direção da Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV na Paraíba se reuniu com o governador João Azevêdo (PSB) e a cúpula do PSB para debater o alinhamento de posicionamentos para as próximas eleições municipais.

O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, fez uma publicação nas redes sociais sobre o encontro que classificou como positivo. “Hoje a Direção da Federação Brasil da Esperança na Paraíba teve uma boa conversa de conjuntura política com o governador João Azevêdo e companheiros do PSB. Temos muita disposição de uma construção unitária para os projetos políticos e eleitorais que se aproximam. Nossa unidade será fundamental na luta contra a direita conservadora em João Pessoa e também em todo o Estado”, destacou o petista.

Além de João Azevêdo, estiveram presentes na reunião os secretários Nonato Bandeira, Ronaldo Guerra, Tibério Limeira, Deusdete Queiroga e Sargento Denis que também festejou o encontro. “Estamos e estaremos juntos e juntas!”, escreveu em seu Instagram.




Jackson Macêdo afirma que liderança de João Azevêdo leva a conversa sobre alianças em João Pessoa e Campina Grande

O governador, em João Pessoa, deve manter aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP), que pretende concorrer à reeleição.

Jackson Macêdo é presidente do PT na Paraíba (Foto: Reprodução)

O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, disse que a discussão sobre alianças passa pela liderança do governador João Azevêdo (PSB) e que ele também pode mostrar como vai ser a conjuntura em João Pessoa e Campina Grande. Em entrevista à rádio Arapuan, nesta sexta-feira (29), ele classificou o governador como “a grande liderança” do estado.

“O PSB é nosso principal aliado na Paraíba e o maior líder desse campo é João Azevêdo. Ele é o líder desse projeto e é fundamental entender com ele a conjuntura desses municípios”, falou.

E quando se trata de municípios e, portanto, das Eleições 2024, Jackson diz que esse debate também passa por João Pessoa e Campina Grande.

O governador, em João Pessoa, deve manter aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP), que pretende concorrer à reeleição.

Já em Campina Grande, ele é adversário de Bruno Cunha Lima e pode lançar um nome do próprio PSB ou apoiar alguém de um partido aliado, como é o caso do deputado Romero Rodrigues (Podemos) que vem sendo cortejado pelo Republicanos.

www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb




Prefeito, chefe de gabinete e secretária de São José do Bonfim recebem diárias para viagens a Patos, cidade limite onde possuem residências

Apenas o prefeito recebeu R$ 16,4 mil em diárias, de janeiro a setembro, para ir de São José do Bonfim a Patos. Viagem tem distância de 16 quilômetros

Esaú Nóbrega, prefeito de São José do Bonfim (Foto: Reprodução/Instagram)

 

O prefeito de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega, o chefe de gabinete, Miguel Mota, e a secretária de Administração, Rosalba Mota, estão recebendo diárias da Prefeitura para tratar de assuntos administrativos em Patos. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Polêmica Patos e os dados foram conferidos pelo  Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

O pagamento das diárias, feito em viagens de servidores, seria normal se a distância entre as duas cidades não fosse de apenas 16 quilômetros e os gestores não tivessem casas em Patos.

Como apurado pelo ClickPB, apenas o prefeito recebeu R$ 16,4 mil em diárias, de janeiro a setembro, para ir de São José do Bonfim a Patos. Em uma viagem o destino do prefeito de São José do Bonfim a Teixeira, município 13 quilômetros distante. Por mês, Esaú Rauel recebe R$ 18 mil como remuneração de prefeito.

O TCE verificou que as viagens são listadas para escritórios que trabalham com a Prefeitura e que os assuntos tratados são de “interesse administrativo”. Os valores das diárias pagas ao prefeito variam entre R$ 400 e R$ 800. Já os auxiliares dele receberam diárias variando entre R$ 240 e R$ 480.

www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb



 Pesquisa encomendada pelo PT da Paraiba: Cícero dispara com 31% e Ricardo tem 0%, Cida 2% e Cartaxo 2% aparecem nas últimas colocações

O primeiro colocado em todos os cenários é o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, com mais de 30% das intenções de voto.

Nas pesquisas com cenários apresentados previamente aos eleitores, o prefeito chega a somar 40% (Foto: Reprodução/Secom-JP)

Vazou o resultado da pesquisa encomendada pelo PT com os cenários para as Eleições 2024 em João Pessoa. A surpresa é que os candidatos da legenda aparecem em último lugar como lembrados pelos eleitores. O ClickPB teve acesso à pesquisa de intenções de voto para as próximas eleições, em João Pessoa.

Na pesquisa encomendada pelo PT, além dos pré-candidatos petistas que já indicaram sua vontade de postular a vaga na Prefeitura de João Pessoa, também estão o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (Podemos) e Marcelo Queiroga (PL).

O resultado final desta pesquisa deve balizar a escolha do diretório nacional do PT pela posição na disputa em 2024.

O primeiro colocado em todos os cenários é o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Nas pesquisas com cenários apresentados previamente aos eleitores, o prefeito chega a somar 40% das intenções de voto. Já os preferidos do partido, como apurou o ClickPB, para a candidatura própria em João Pessoa aparecem como menos lembrados pelos pessoenses.

No cenário espontâneo, Cícero Lucena aparece com 31% das intenções de voto, seguido por Nilvan Ferreira, com 8%, Pedro Cunha Lima, com 5%, Ruy Carneiro com 3%. Do Partido dos Trabalhadores, Luciano Cartaxo e Cida Ramos são os mais lembrados, mas somam apenas 2% das intenções, cada um. A outra petista, Márcia Lucena, aparece empatada com Marcelo Queiroga (PL) com 1% dos votos. Já os demais petistas cotados para a disputa, Ricardo Coutinho e Estela Bezerra, apareceram com 0% das intenções.

Os eleitores que não sabem ou não responderam qual sua intenção de voto somam 45%. 2% do total entrevistado declarou que votará em ninguém/branco/nulo.

Confira abaixo o cenário apresentado com os números da pesquisa:

Conforme apurou o ClickPB, a pesquisa foi encomendada ao Instituto Ver, Pesquisa e Estratégia, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram consultados 813 eleitores moradores de João Pessoa entre os dias de 7 e 11 de setembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de intervalo de erro é de aproximadamente 4%.

Voto estimulado

Além dos votos espontâneos também foram pesquisados quatro cenários estimulados na disputa para a Prefeitura de João Pessoa em 2024, como visto pelo ClickPB. Nas pesquisas com cenários estabelecidos, os nomes do PT colocados foram Luciano Cartaxo, Cida Ramos, Márcia Lucena e Estela Bezerra.

No primeiro cenário, Cícero Lucena aparece com 38% contras 13% de Nilvan Ferreira, que aparece em segundo lugar. Luciano Cartaxo (PT) aparece com 6% das intenções de voto, o mesmo resultado de Pedro Cunha Lima. Ruy Carneiro tem 5% e Marcelo Queiroga soma 2%. Nesta pesquisa, 15% são indecisos ou não sabem seu voto e 14% declararam voto em ninguém/branco/nulo.

Já o segundo cenário consultado pela pesquisa que o ClickPB teve acesso traz Cícero Lucena com 40% das intenções de voto. Nilvan aparece com 14% dos votos, seguido por Pedro Cunha Lima, com 7%, Ruy Carneiro com 6%, Cida Ramos com 2% e Marcelo Queiroga com 1%. Neste cenário, 15% dos eleitores declararam voto em ninguém/branco/nulo e outros 15% não sabem ou estão indecisos.

No terceiro cenário apresentado na consulta aos eleitores pessoenses, o prefeito Cícero Lucena aparece novamente com 40%. Nilvan Ferreira tem 14% das intenções de voto, Pedro Cunha Lima aparece com 7%, Ruy Carneiro tem 6%, Marcelo Queiroga tem 1% e Estela Bezerra aparece com 0%. Como acompanhou o ClickPB, 16% declararam voto em ninguém/branco/nulo e 15% não sabem ou estão indecisos.

O último cenário consultado, Cícero Lucena mantém os 40% de intenções de voto contra 14% de Nilvan Ferreira. Pedro Cunha Lima soma 7% e Ruy Carneiro tem 6%. Marcelo Queiroga e Márcia Lucena aparecem empatados com 1% das intenções de voto. Neste cenário, 16% dos eleitores declararam voto em ninguém/branco/nulo e outros 16% não sabem ou estão indecisos.




Arquidiocese afasta Padre Egídio de atividades eclesiásticas após escândalo no Padre Zé

A Arquidiocese da Paraíba afastou o cônego Egídio de Carvalho Neto de qualquer ofício ou encargo eclesiástico. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira pelo arcebispo Dom Manoel Delson.

Padre Egídio é investigado por supostos delitos tipificados pelo Ordenamento Canônico da Igreja.,  envolvendo o furto de aparelhos telefônicos do Hospital Padre Zé,

No último dia 18 o cônego renunciou à direção do Hospital Padre Zé. O Padre George Batista o substituiu no cargo. A mudança de comando ocorreu em um período em que acontece uma investigação de furto de celulares doados pela Receita Federal para a instituição.

Segundo a Arquidiocese, em nota divulgada hoje, Padre Egídio não tem jurisdição para presidir ou administrar, publicamente, qualquer sacramento ou sacramental, até o término do procedimento de investigação penal perpetrado nos termos do direito canônico.

Confira nota da Arquidiocese:

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., Arcebispo Metropolitano da Paraíba, cumpre o dever de comunicar ao Povo de Deus que o Côn. Egídio de Carvalho Neto, sacerdote incardinado nesta Arquidiocese da Paraíba, investigado de supostos delitos tipificados pelo Ordenamento Canônico da Igreja, foi, por norma do cân. 1722 do Código de Direito Canônico, afastado de qualquer ofício ou encargo eclesiástico nesta Arquidiocese, não tendo jurisdição para presidir ou administrar, publicamente, qualquer sacramento ou sacramental, até o término do procedimento de investigação penal perpetrado nos termos do direito canônico.

Dê ciência a quem de direito.

Arquidiocese da Paraíba, 27 de setembro de 2023

 




PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. O velho prédio da PRI-4 e o sucesso de seu auditório

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. O velho prédio da PRI-4 e o sucesso de seu auditório
Por Sérgio Botelho
– Cerca de 15 anos depois da primeira transmissão brasileira de voz ao vivo por ondas de rádio, executada no Rio em 7 de setembro de 1922, pelo paraibano Epitácio Pessoa exercendo a presidência da República, foi que a Paraíba inaugurou sua primeira emissora radiofônica. O feito local se realizou por conta do governo Argemiro de Figueiredo, e o ato histórico aconteceu em 25 de janeiro de 1937, segundo aniversário de posse do governador. A Rádio Difusora da Parahyba (PRI-4) funcionou inicialmente nas dependências do jornal A União (prédio lamentavelmente derrubado no governo Ernany Sátiro, na década de 1970, para a construção do que atende hoje à Assembleia Legislativa da Paraíba), na Praça João Pessoa.
Meses depois foi transferida para um novo prédio, idealizado e construído pelo arquiteto Clodoaldo Gouveia (o mesmo do Lyceu e da Secretaria da Fazenda), na Rodrigues de Aquino. Finalmente, em 9 de agosto de 1985, o então governador Wilson Braga inaugurou o espaço que até hoje abriga a emissora, no Corredor Pedro II, quando o antigo foi derrubado para a edificação do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na sequência do tempo, o governo José Maranhão inaugurou mais uma emissora Tabajara, no caso, a FM, de tanto sucesso, a partir de então. Enfim, o atual governador João Azevedo, além de criar a Empresa Paraibana de Comunicação, reunindo A União e Tabajara, sob a presidência da jornalista Naná Garcez, e tendo na Secretaria de Comunicação o jornalista Nonato Bandeira, inaugurará, proximamente, a nova Tabajara AM com tecnologia de FM, retomando o nome original de Parahyba, um passo significativo na consolidação da histórica rádio paraibana.
Contudo, o meu assunto de hoje refere-se justamente ao velho prédio da Rodrigues de Aquino, aproveitando para isso o Dia Nacional do Rádio, festejado neste 25 de setembro, e que coincide com a data de nascimento de Edgard Roquette Pinto, fundador da primeira rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. A Tabajara viveu nas décadas seguintes à inauguração um período de enorme sucesso, com direito a orquestra e casting próprios. (Marcou época na história musical brasileira a Orquestra Tabajara, que nasceu e se criou no velho prédio da Rodrigues de Aquino sob a regência do maestro Severino Araujo,). Aproveitou-se bem de uma época, décadas de 1940, 1950 e 1960, em que o rádio brasileiro gestou os mais famosos cantores, compositores, orquestras, além de roteiristas, autores e atores de radionovela.
O sucesso das rádios se materializava em programas de auditório, e o prédio da Rodrigues de Aquino tinha o seu próprio espaço para shows, onde se apresentaram, ao longo do tempo, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva, Sivuca, a internacional Orquestra de Tommy Dorsey, o cantor mexicano Bievenido Grande, entre outros nomes da música brasileira e internacional. Época em que brilhou, na apresentação dos programas de auditório, o icônico radialista-apresentador Pascoal Carrilho, inspirador de tantas histórias que entre verdades e invenções o transformaram numa das figuras mais famosas da história da cidade de João Pessoa.
Na representação feminina, destaque para Ana Paula e Zélia Gonzaga, duas vozes marcantes na história da emissora. Nesses dias, em minhas pesquisas, li uma crônica deliciosa de se ler assinada pelo poeta amigo Saulo Mendonça, com o título “O radiante Pascoal Carrilho”, no Ambiente de Leitura Carlos Romero. Trata-se de texto altamente recomendável, como tudo o que escreve Saulo, no qual ele engrandece a memória de Carrilho. Saulo usa o escrito, ainda, para lembrar a performance de Eivaldo Botelho, no caso, do Repórter Tabajara, entre outras figuras como Geraldo Cavalcante e Paulo Rosendo, da época de ouro da PRI-4. Sobre Eivaldo, era meu primo em primeiro grau. Tempos depois, eu mesmo tive a honra de ancorar, na rádio, programas diários de notícias e debates nas luxuosas companhias de Linaldo Guedes, Lenilson Guedes, Josy Aquino e Ivando Oliveira, sob a direção, em momentos diferentes, de Rui Leitão e Genésio de Sousa Neto.
www.reporteriedoferreira.com.br Por Sérgio Botelho – Jornalista, poeta e escritor