Jovem fica ferido após ser atropelado no bairro da Torre, em João Pessoa
Equipes da ‘motolância’ do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e fizeram os primeiros atendimentos até a chegada da ambulância.
Equipes da ‘motolância’ do Samu estiveram no local e fizeram os primeiros atendimentos (Foto: Reprodução)
Um homem ficou ferido após ter sido atropelado por um carro, na tarde desta terça-feira (22), no bairro da Torre, em João Pessoa. Segundo familiar da vítima, de 27 anos, foi socorrida pelo Samu e levada para o Hospital de Trauma Humberto Lucena na Capital
Um homem, de 27 anos, ficou ferido após ter sido atingido por um carro quando estava atravessando a Avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, em João Pessoa.
Equipes da ‘motolância’ do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e fizeram os primeiros atendimentos até a chegada da ambulância. O homem foi socorrido e levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. O estado de saúde é regular estando em observações médicas
Bolsonaro é intimado a depor à PF sobre empresários que tramaram golpe
Defesa do ex-presidente quer ter acesso aos autos do processo antes do depoimento, que está marcado para o dia 31 deste mês
Por
iG Último Segundo
|
Valter Campanato/Agência Brasil – 12/07/2023
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a depor sobre o caso de empresários que discutiram um golpe de Estado via WhatsApp. O depoimento está marcado para o dia 31 deste mês, mas a defesa do ex-chefe de Estado quer ver os autos da investigação antes de ele ser ouvido.
O ex-presidente já depôs à Polícia Federal em pelo menos outras quatro ocasiões:
Investigação sobre a venda de joias sauditas — 5 de abril;
Inquérito dos altos golpistas de 8 de janeiro — 8 de janeiro;
Suposta fraude em cartões de vacina — 16 de maio;
Suposta trama golpista, após denúncia do aliado do ex-presidente, o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na segunda-feira (21) que seja arquivada a investigação contra seis dos empresários envolvidos na trama. Eles foram alvos de mandado em agosto do ano passado, após revelação do caso pelo portal Metrópoles .
Nas conversas dos empresários, apoiadores de Bolsonaro defenderal um golpe de Estado caso Lula (PT) vencesse as eleições à Presidênte
Advogado de Michelle deixa a defesa de ex-primeira-dama
Em nota à imprensa, o advogado Daniel Bialski afirma que deixa a defesa porque os advogados de Jair Bolsonaro “poderão” assumir
Por
Bruno Andrade
|
Imagem: Reprodução Globonews
Advogado de Michelle deixa a defesa de ex-primeira-dama
O advogado de Michelle Bolsonaro, Daniel Bialski, deixou a defesa da ex-primeira-dama nesta terça-feira (22). Em nota, Bialski diz que deixa a defesa “justamente” porque os advogados de Jair Bolsonaro (PL) poderão assumir a defesa de Michelle.
Em nota à imprensa, o advogado afirma: “Deixarei de patrocinar a defesa [de Michelle Bolsonaro] no Inquérito nº 4.874/DF (Pet.11645), justamente porque os advogados que atualmente representam o ex-Presidente Jair Bolsonaro poderão e a representarão habilmente, daqui por diante neste caso”.
As defesas de Bolsonaro e de Michelle não estavam concordando com a organização da defesa de ambos, segundo informações da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.
Enquanto a defesa do ex-presidente argumentava a favor de uma defesa unificada de Bolsonaro e Michelle, a da ex-primeira dama era contrária, com o intuito de repetir a estratégia usada no caso dos cheques totalizados em R$ 89 mil depositados na conta de Michelle por Fabrício Queiroz.
Polícia registra dois assassinatos em menos de 24h
A vítima estava pilotando uma moto quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo, Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a se dirigir ao local.
Um homem foi assassinado a tiros em uma comunidade na Região Metropolitana de João Pessoa, na noite de ontem (21). O fato ocorreu no bairro de várzea nova, em Santa Rita. A vítima estava pilotando uma moto quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo, Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a se dirigir ao local.
No entanto, foi constatado o óbito do jovem. A Polícia também estiveram no local. A princípio, foram ouvidos cerca de quatro disparos. A expectativa é que câmeras de monitoramento da região possam auxiliar a polícia a desvendar a autoria do crime. O caso segue sendo investigado.
Homem é morto com disparos de arma de fogo, em zona rural de Guarabira
Conforme informações obtidas pela polícia, uma guarnição estava realizando rondas pela região quando foram informados por populares que teria ocorrido um crime.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado ao local e constatou o óbito. (Foto: Reprodução)
Um homem foi encontrado morto na noite de ontem (21), em um sítio na Zona Rural de Guarabira, Brejo do estado. Conforme informações da polícia uma guarnição estava realizando rondas pela região quando foram informados por populares que teria ocorrido um crime.
A vítima foi encontrada caída ao solo, ao lado de uma motocileta, com perfurações de disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado ao local e constatou o óbito. O caso segue sendo investigado pela polícia civil.
Adriano Galdino diz que audiência na Assembleia quer solucionar queda de repasses do FPM na Paraíba
Em entrevista a uma emissora de rádio da capital, nesta segunda-feira (21), o presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que o momento é de discutir soluções para evitar essa redução.
Presidente da ALPB, Adriano Galdino – Foto reprodução
Após ameaçarem greve, os prefeitos dos 223 municípios da Paraíba foram convidados para uma sessão especial, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na próxima quarta-feira (23), às 9h30, para debater a queda de repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Em entrevista a uma emissora de rádio da capital, nesta segunda-feira (21), o presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que o momento é de discutir soluções para evitar essa redução. “Convidamos todos os prefeitos e prefeitas sobre essa crise financeira que atravessam. Iremos lutar e dar nosso apoio para construirmos soluções”, destacou como acompanhou a reportagem.
O objetivo é discutir com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) e prefeitos municipais a preocupante queda de recursos relativos ao FPM, considerando a importância do Fundo para o financiamento das atividades dos municípios paraibanos, bem como seu impacto direto nos serviços essenciais prestados aos cidadãos do nosso ente federativo.
About Author
Hospital Santa Isabel atinge mil procedimentos hemodinâmicos em João Pessoa
Fotografia: Sérgio Lucena
Por Max Oliveira e Glaudenice Nunes
O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) se tornou referência no atendimento cardiovascular, salvando vidas por meio de uma assistência que inclui cateterismo cardíaco e angioplastia coronária, com implante de stent. De janeiro até agosto deste ano, o Serviço de Hemodinâmica da unidade hospitalar atingiu a marca de mil procedimentos – um número que o prefeito Cícero Lucena disse representar o projeto da Prefeitura de João Pessoa de oferecer uma Saúde cada vez melhor para a população.
“É praticamente uma média de quatro procedimentos, de urgência, por dia, além dos eletivos, que tem nos ajudado a enfrentar os infartos graves, agudos, que ocorrem nas nossas unidades. Uma rede montada e estruturada, com rapidez no diagnóstico, no transporte e também no tratamento. Então, é algo que faz parte do nosso projeto, de ter uma Saúde pública no município de João Pessoa cada vez melhor – mais técnica, mais profissional e mais humanizada”, disse o prefeito Cícero Lucena, durante visita ao Hospital Santa Isabel, na manhã da segunda-feira (21).
A secretária municipal de Saúde, Janine Lucena, lembrou que pacientes infartados não tinham para onde ir, mas agora conseguem receber atendimento imediato. “Nós temos inclusive uma ambulância específica para esse serviço, que muito nos orgulha. São mil pessoas que tiveram suas vidas salvas, por meio de um centro totalmente equipado para receber pacientes, sem precisar de regulação”, afirmou.
No HMSI, os pacientes portadores de infarto agudo do miocárdio estão tendo a oportunidade de receber uma assistência especializada de alto padrão, de forma rápida, segura e efetiva, o que tem salvado vidas. Das mais de mil pessoas atendidas, a imensa maioria delas foi em ocasiões de urgência ou emergência.
O médico cardiologista Fulvio Petrucci, que coordena o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel, destacou que a unidade prioriza as síndromes coronarianas agudas, aqueles pacientes instáveis que vão para as UAPs com queixas de dor no peito, muito dos quais são diagnosticados com infarto.
“Esses pacientes têm uma mortalidade bem maior do que aqueles que fazem o procedimento programado, que estão em casa e vão para um hospital fazer um cateterismo eletivo. Então, o serviço do Santa Isabel dá prioridade aos pacientes instáveis.Com infarto, que chegam frequentemente à noite, na madrugada, nos finais de semana e feriados”, declarou o médico.
E o serviço ofertado no Hospital Municipal Santa Isabel é diferenciado porque conta com bom material, equipamentos, boa equipe e um atendimento de 24 horas nos sete dias da semana, prestando assistência com qualidade tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos pacientes.
É o caso do comerciante Pedro dos Santos Sobrinho, 66 anos, que no mês passado fez um cateterismo com implante de stent. “Foi um susto muito grande, mas graças ao atendimento rápido que ele teve, deu tudo certo e agora ele está se recuperando muito bem. É uma nova vida”, disse Rosicleia Oliveira do Nascimento, esposa de seu Pedro.
Ela contou que ele começou com fortes dores e foi levado pela família para a UPA do Valentina Figueiredo, onde os profissionais perceberam que ele precisava de uma assistência cardiológica de urgência e o encaminharam para o Hospital Municipal Santa Isabel.
Rosicleia não poupou elogios ao atendimento que seu Pedro recebeu no hospital. “Agradeço a essa equipe maravilhosa pela vida do meu marido. Todo o atendimento foi nota dez, dos enfermeiros aos médicos que atenderam ele”, disse emocionada.
Outro paciente também atendido este ano no Serviço de Hemodinâmica do Santa Isabel foi José Maria Faustino, 70 anos. A filha dele, Vaneide Faustino Filho, disse que a assistência prestada ao pai foi fundamental para sua recuperação.
“A equipe que atendeu meu pai no dia em que ele chegou ao hospital foi muito atenciosa, muito cuidadosa. Realmente fiquei admirada com a atenção da equipe com o paciente, com o cuidado que tiveram com meu pai. Só tenho a agradecer pela vida dele”, disse Vaneide.
Texto: Max Oliveira e Glaudenice Nunes
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sérgio Lucena