Acidente grave deixa três pessoas feridas em Santa Rita; criança está entre as vítimas

Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram que populares entraram em desespero ao visualizar as vítimas e tentaram fazer o socorro.

Acidente foi no viaduto de Várzea Nova, em Santa Rita (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Um acidente grave deixou três pessoas feridas no entroncamento da BR-230 com a BR-101, no viaduto de Várzea Nova, próximo ao Hospital Metropolitano, em Santa Rita, neste domingo (20). O motorista perdeu o controle do veículo e capotou várias vezes despencando na ribanceira.

Uma criança estava no carro, mas sofreu apenas ferimentos leves, já que seguia na cadeirinha de bebê. O motorista do veículo também ficou levemente ferido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher que estava no banco de trás do carro ficou presa nas ferragens e, após ser retirada, foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma com ferimentos na região bucal e aparentemente sem muita gravidade.

O dono do restaurante fez um post nas redes sociais informando aos clientes que ficará fechado até que tudo possa ser reformado. “Venho informar todos clientes e amigos do bar do vaqueiro por motivos de força maior não vamos ter música ao vivo nesse domingo mais no próximo já estamos com música ao vivo”, avisou.

Fotos que circulam nas redes sociais mostram que populares entraram em desespero ao visualizar as vítimas e tentaram fazer o socorro antes que o Corpo de Bombeiros chegasse ao local, o que não é recomendado.




Vasco vence o Atlético-MG e indica que pode se recuperar no Brasileiro

No reencontro com a torcida depois de dois meses, o Vasco vence o Atlético-MG por 1 a 0 e chega a três jogos jogos sem perder

O Vasco segue dando sinais que de pode se recuperar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Maracanã, o Cruz-Maltino venceu o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Serginho, e diminuiu, ao menos momentaneamente, a diferença de pontos para os times de fora da zona do rebaixamento do Brasileirão. Agora, o Vasco chega e três jogos sem perder, mostra evolução e indica que pode ter um segundo turno muito melhor do que foi o primeiro. Ainda mais porque ainda vai contar com o meia Payet, que, nesta manhã, foi apresentado para a torcida no Maraca.

A partida deste domingo também marcou o reencontro do Vasco com a sua torcida. Depois de dois meses e quatro jogos sem público, devido a punição sofrida no STJD pela confusão na partida com o Goiás, o Cruz-Maltino voltou a mandar um jogo com a presença do seu torcedor. E os vascaínos fizeram a sua parte. Foram mais de 53 mil presentes, que apoiaram demais a equipe, também mostrando que podem ser essenciais em uma campanha de recuperação neste segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Como foi a vitória do Vasco sobre o Atlético-MG

Logo nos primeiros minutos da partida que abriu o returno, o Vasco mostrou que, ao menos, vai brigar muito para sair da atual situação. Com Serginho no lugar do suspenso Orellano, e Praxedes de volta ao time, o Cruz-Maltino fez uma blitz contra a defesa atleticana. E não demorou para a abrir o placar. Logo aos 5′, em cruzamento de Lucas Piton, Vegetti ganhou de cabeça e Everson espalmou para a pequena área, onde Serginho apareceu livre e só empurrou para as redes.

O Vasco manteve a pressão e quase conseguiu ampliar logo depois. Em novo cruzamento pelo lado esquerdo, Vegetti mais uma vez se antecipou a marcação e, mesmo longe do gol, cabeceou forte, mas a bola explodiu no travessão. O camisa 99, aliás, acabou não marcando neste domingo, mas, mais uma vez, foi essencial para o Cruz-Maltino. O atacante ganhou a maioria dos duelos pelo alto, cavou faltas e segurou a bola quando necessário.

No entanto, o Vasco a pressão do Vasco não durou muito tempo e o Atlético-MG passou a ter mais a bola. O Galo passou a empurrar os donos da casa contra a própria defesa. Em determinado momento, a própria torcida vascaína começou a sinalizar e reclamar para o time sair do campo de defesa. Mas a zaga vascaína, que, por vezes, ficava em uma linha de cinco, fechou bem a entrada da área. No primeiro tempo, o time mineiro pouco conseguiu fazer de forma efetiva.

No intervalo do jogo, um temporal começou a cair no Maracanã. O gramado, que já estava prejudicado, ficou ainda pior. E a parte técnica do jogo, é claro, caiu. No entanto, com o Atlético-MG tentando a todo custo buscar o empate, a partida ficou mais aberta. O Galo ofereceu o campo para o contra-ataque do Vasco, que desperdiçou oportunidades.

Mesmo pressionando, o Atlético-MG teve dificuldades para criar oportunidades claras de gols. As melhores vieram com Hulk. O atacante teve duas boas finalizações – uma delas, no fim do jogo, de falta – e, em ambas, parou em boas defesas do goleiro Léo Jardim. Ainda nos últimos minutos, o zagueiro Mauricio Lemos também teve uma chance de cabeça e, de novo, o goleiro vascaíno salvou.

Vasco diminui diferença para times fora do Z-4

Com a vitória sobre o Atlético-MG, o Vasco vai aos 16 pontos e sobe para a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, ainda pode voltar a ser ultrapassado pelo Coritiba, que ainda joga nesta rodada. A diferença para o Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, neste momento é de apenas dois pontos. No próximo domingo (27), o Cruz-Maltino volta a campo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30.

Atlético-MG paralisa na tabela

Depois de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG interrompeu a sua reação com a derrota para o Vasco, neste domingo. O Galo segue com 27 pontos, na 11ª colocação. No próximo domingo, o time mineiro recebe o Santos, às 18h30, no Mineirão. No entanto, este jogo ainda pode marcar a inauguração da Arena MRV, a depender de questões burocráticas.

# SELEÇÃO J V E D +/- PONTOS
1 Botafogo 20 15 3 2 24 48
2 Palmeiras 20 10 7 3 19 37
3 Fluminense 20 10 4 6 8 34
4 Gremio 18 10 3 5 5 33
5 Flamengo 19 9 5 5 7 32
6 Bragantino 19 8 8 3 10 32
7 Athletico Paranaense 19 9 4 6 6 31
8 Fortaleza EC 20 8 5 7 3 29
9 Cuiaba 20 8 4 8 -2 28
10 Sao Paulo 20 7 7 6 5 28
11 Atletico Mineiro 20 7 6 7 4 27
12 Cruzeiro 20 6 7 7 3 25
13 Corinthians 19 6 6 7 -1 24
14 Internacional 20 6 6 8 -7 24
15 Goias 19 6 4 9 -9 22
16 EC Bahia 19 4 6 9 -7 18
17 Santos 19 4 6 9 -12 18
18 Vasco da Gama 19 4 4 11 -14 16
19 Coritiba 19 3 5 11 -18 14
20 America MG 19 2 4 13 -24 10
www.reporteriedoferreira.com.br/ Triveta



Secretaria das Mulheres promove palestras e atividades para enfrentamento à violência de gênero

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), está promovendo a campanha ‘Agosto Lilás’, com a realização de oficinas de capacitação sobre a Ronda Maria da Penha e palestras com o tema ‘A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher”. As atividades seguem até o final do mês em escolas, associações e órgãos públicos.

Nesta segunda-feira (21), às 16h, servidores da SEPPM ministram a palestra no Hotel Nord Luxxor, no Cabo Branco. Já na terça-feira (22), a palestra acontece às 10h, na Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho. O encerramento será marcado pelo Fórum de Combate à Violência Contra as Mulheres – 17 anos da Lei Maria da Penha, no Shopping Sebrae, o Bairro dos Estados, no dia 30 deste mês.

A campanha nacional Agosto Lilás, que este ano vem com o tema ‘A vida começa quando a violência acaba’, se configura como um importante instrumento no combate a violência doméstica e sexual contra as mulheres em todo o País. Na Capital, no primeiro semestre deste ano, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ednalva Bezerra registrou mais de 170 atendimentos para mulheres vítimas de violência doméstica.

Onde procurar ajuda – Na Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, que funciona no Paço Municipal, no Centro, de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito pelos números 3213-7351 (recepção) ou 98654-6332. Já para acionar o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ednalva Bezerra, também no Centro da cidade, o número é 0800-283-3883.

Canais para denúncias:
180 – Central de Atendimento a Mulher (nacional)
153 – Ronda Maria da Penha (municipal)
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil

AGOSTO LILÁS 2023 – CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Data Hora Palestra e público Instituição Local
21/08 (segunda) 16h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Hotel Nord Luxxor- Cabo Branco Av. Cabo Branco, 1930 – Cabo Branco
22/08 (terça) 10h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Escola Municipal Leonel Brizola Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488 – Tambauzinho
14h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gervásio Maia Rua Venâncio Gonçalves de Oliveira, 1087 – Gervásio Maia
23/08 (quarta) 9h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” (Público: 2 turmas de 8º e 9º ano) Escola municipal Ubirajara Targino Cristo Redentor  
  18h Google Meet –
Liga Acadêmica de Anestesiologia da Pb (LAANE) e Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Pb (LIAGO).
24/08 (quinta) 8h às 11h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur)   Av. Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados
9h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” (Público alvo: 2 turmas de 8º e 9º ano     Escola Municipal Frei Afonso R: Cordeiro Sênio, 250 – Varadouro
14h às 16h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” – violência e saúde mental Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) Av. Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados
25/08 (sexta) 9h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as Mulheres (CoMu) Auditório do CCHLA – Castelo Branco
28/08 (segunda) 14h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Associação de Assessoria e Consultoria para Inclusão Social-AC Social Rua Rio Grande do Sul, 684 – Bairro dos Estados
29/08 (terça) 14h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” (Público alvo: 9º ano) Escola Municipal Fenelon Câmara Geisel
  30/08 (quarta)   9h às 13h Encerramento do Agosto Lilás – Fórum de Combate à Violência Contra as Mulheres – 17 anos da Lei Maria da Penha.   Auditório do Sebrae-PB Av. Maranhão, 983 – Bairro dos Estados
31/08 (quinta) 8h Palestra: “A importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher” Público alvo: alunos do 9º ano Escola Municipal Fenelon Câmara Geisel



Copa Feminina: Espanha conquista primeiro título mundial na história; veja todas as campeãs

Por Redação do ge — Sidney, Austrália

20/08/2023 09h04  Atualizado 20/08/2023

A Espanha é campeã da Copa do Mundo Feminina! Em uma final inédita, a seleção espanhola bateu a Inglaterra por 1 a 0 e se junta às outras quatro vencedoras do torneio: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão.

Aos 28 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Olga Carmona da Espanha contra a Inglaterra

Apenas em sua terceira participação do mundial, a equipe de Jorge Vilda já alcança o lugar mais alto do pódio do futebol feminino. Na estreia, em 2015, ficou em último lugar no grupo do Brasil e não avançou. Em 2019, parou nas oitavas diante dos Estados Unidos.

Olga Carmona colocou a Espanha na final da Copa do Mundo Feminina — Foto: Reuters

Olga Carmona colocou a Espanha na final da Copa do Mundo Feminina — Foto: Reuters

Confira as campeãs da Copa do Mundo Feminina:

  1. Estados Unidos – 4 (1991, 1999, 2015 e 2019)
  2. Alemanha – 2 (2003 e 2007)
  3. Noruega – 1 (1995)
  4. Japão – 1 (2011)
  5. Espanha – 1 (2023)

Veja os detalhes das edições:

1991 – Estados Unidos

A primeira edição foi disputada na China e teve a seleção norte-americana no lugar mais alto do pódio após vencer a Noruega por 2 a 1 na final. A Suécia goleou a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze.

1995 – Noruega

As norueguesas conseguiram o título logo na edição seguinte disputada na Suécia. A decisão foi diante da Alemanha, vencendo por 2 a 0. Os EUA ficaram no terceiro lugar, seguidos pela China.

Noruega foi campeã da Copa do Mundo Feminina de 1995 — Foto: Getty Images

Noruega foi campeã da Copa do Mundo Feminina de 1995 — Foto: Getty Images

1999 – Estados Unidos

As norte-americanas conquistaram o bi dentro de casa. Foi a primeira final de Copa feminina decidida nos pênaltis e as donas da casa superaram a China após empate sem gols. O Brasil, da artilheira Sissi, foi bronze após bater a Noruega na disputa pelo terceiro lugar.

2003 – Alemanha

Em nova edição realizada nos Estados Unidos, as alemãs conseguiram sua primeira conquista ao baterem a Suécia na grande decisão. Birgit Prinz foi a melhor jogadora e artilheira do torneio, e as anfitriãs ficaram com o terceiro lugar após superarem o Canadá.

2007 – Alemanha

Mais uma edição disputada na China e o bicampeonato alemão. A vitória foi sobre o Brasil, da artilheira e craque Marta, por 2 a 0 na final. Os Estados Unidos venceram a Noruega na disputa pelo terceiro lugar.

Seleção da Alemanha festeja título da Copa do Mundo de 2007, após bater o Brasil na final — Foto: Feng Li/Getty Images

Seleção da Alemanha festeja título da Copa do Mundo de 2007, após bater o Brasil na final — Foto: Feng Li/Getty Images

2011 – Japão

Alemanha jogou em casa mas não passou das quartas de final, em que foi eliminada pela seleção japonesa, campeã da edição. O Japão venceu os Estados Unidos para confirmar o primeiro e único título asiático na história das Copas. As suecas bateram a França na disputa pelo bronze.

Japão conquistou a Copa do Mundo Feminina de 2011 — Foto: Thorsten Wagner/Getty Images

Japão conquistou a Copa do Mundo Feminina de 2011 — Foto: Thorsten Wagner/Getty Images

2015 – Estados Unidos

Depois de 16 anos, os Estados Unidos venceram o Japão por 5 a 2, em uma reedição da final anterior, e conquistaram a edição do Canadá. A Inglaterra foi a terceira colocada ao superar a Alemanha.

2019 – Estados Unidos

Em edição disputada na França, novo título das norte-americanas, que contaram com brilho de Megan Rapinoe, craque e uma das artilheiras da competição. Vitória na final contra a Holanda (comandada por Sarina Wiegman), por 2 a 0. A Suécia venceu a Inglaterra na disputa pelo terceiro lugar.

Jogadoras da seleção dos Estados Unidos erguem o troféu da Copa do Mundo Feminina — Foto: REUTERS/Denis Balibouse

Jogadoras da seleção dos Estados Unidos erguem o troféu da Copa do Mundo Feminina — Foto: REUTERS/Denis Balibouse




Copa do Mundo Feminina 2023: veja datas, horários dos jogos e resultados

COPA DO MUNDO FEMININA

A Copa do Mundo feminina acontece entre 20 de julho e 20 de agosto

Na primeira fase, serão 48 partidas, com jogo de abertura no estádio Eden Park (Lucy Nicholson/Reuters)

Nesta quinta-feira, 20, começa a Copa do Mundo Feminina 2023. Ao todo 32 seleções estarão na competição que será realizada em dois países, Austrália e Nova Zelândia.

A Copa do Mundo feminina acontece entre 20 de julho e 20 de agosto. Na primeira fase, serão 48 partidas, com jogo de abertura no estádio Eden Park, em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia.

O Brasil estreia no dia 24 de julho, às 8h, com a seleção o Panamá. A seleção está no Grupo F com França, Jamaica Canadá.

Veja os grupos da Copa do Mundo feminina 2023

Grupo A 

  • Nova Zelândia
  • Noruega
  • Filipinas
  • Suíça

Grupo B

  • Austrália
  • Irlanda
  • Nigéria
  • Canadá

Grupo C

  • Espanha
  • Croácia
  • Zâmbia
  • Japão

Grupo D

  • Inglaterra
  • Dinamarca
  • República Popular da China
  • Haiti

Grupo E

  • Estados Unidos
  • Vietnã
  • Países Baixos
  • Portugal

Grupo F

  • França
  • Brasil
  • Jamaica
  • Panamá

Grupo G

  • Suécia
  • África do Sul
  • Itália
  • Argentina

Grupo H

  • Alemanha
  • Marrocos
  • Colômbia
  • República da Coreia

Veja a tabela da Copa do Mundo Feminina 2023

Grupo A

  • 20/07 – 4h – Nova Zelândia x Noruega
  • 21/07 – 2h – Filipinas x Suíça
  • 25/07 – 2h30 – Nova Zelândia x Filipinas 
  • 25/07 – 5h – Suíça x Noruega
  • 30/07 – 4h – Suíça x Nova Zelândia
  • 30/07 – 4h – Noruega x Filipinas 

Grupo B

  • 20/07 – 7h – Austrália x Irlanda
  • 20/07 – 23h30 – Nigéria x Canadá
  • 26/07 – 9h – Canadá x Irlanda
  • 27/07 – 7h – Austrália x Nigéria
  • 31/07 – 7h – Canadá x Austrália
  • 31/07 – 7h – Irlanda x Nigéria

Grupo C

  • 21/07 – 4h30 – Espanha x Costa Rica
  • 22/07 – 4h – Zâmbia x Japão
  • 26/07 – 2h – Japão x Costa Rica
  • 26/07 – 4h30 – Espanha x Zâmbia
  • 31/07 – 4h – Japão x Espanha
  • 31/07 – 4h – Costa Rica x Zâmbia

Grupo D

  • 22/07 – 6h30 – Inglaterra x Haiti
  • 22/07 – 9h – Dinamarca x China
  • 28/07 – 5h30 – Inglaterra x Dinamarca
  • 28/07 – 8h – China x Haiti
  • 01/08 – 8h – China x Inglaterra
  • 01/08 – 8h – Haiti x Dinamarca

Grupo E

  • 21/07 – 22h – Estados Unidos x Vietnã
  • 23/07 – 4h30 – Holanda x Portugal
  • 26/07 – 22h – Estados Unidos x Holanda
  • 27/07 – 4h30 – Portugal x Vietnã
  • 01/08 – 4h – Vietnã x Holanda
  • 01/08 – 4h – Portugal x Estados Unidos

Grupo F

  • 23/07 – 7h – França x Jamaica
  • 24/07 – 8h – Brasil x Panamá
  • 29/07 – 7h – França x Brasil
  • 29/07 – 9h30 – Panamá x Jamaica
  • 02/08 – 7h – Jamaica x Brasil
  • 02/08 – 7h – França x Panamá

Grupo G

  • 23/07 – 2h – Suécia x África do Sul
  • 24/07 – 3h – Itália x Argentina
  • 27/07 – 21h – Argentina x África do Sul
  • 29/07 – 4h30 – Suécia x Itália
  • 02/08 – 4h – Argentina x Suécia
  • 02/08 – 4h – África do Sul x Itália

Grupo H

  • 24/07 – 5h30 – Alemanha x Marrocos
  • 24/07 – 23h – Colômbia x Coreia do Sul
  • 30/07 – 1h30 – Coreia do Sul x Marrocos
  • 30/07 – 6h30 – Alemanha x Colômbia
  • 03/08 – 7h – Coreia do Sul x Alemanha 
  • 03/08 – 7h – Marrocos x Colômbia



Vídeo: Sergio Moro puxa papo com Alexandre de Moraes, mas é ignorado

Senador Sergio Moro se encontrou com o ministro Alexandre de Moraes, tentou puxar assunto, mas foi ignorado

Vídeo: Sergio Moro puxa papo com Alexandre de Moraes, mas é ignorado

Por

|19/08/2023 17:31

Sergio Moro e Alexandre de Moraes se encontraram em evento do PP
Reprodução/SBT

Sergio Moro e Alexandre de Moraes se encontraram em evento do PP

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) protagonizou uma tentativa de diálogo na última sexta-feira (19) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, porém, foi prontamente ignorado. O momento, capturado pelas câmeras do SBT, ocorreu durante o Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, realizado em Brasília pela Fundação Milton Campos, uma instituição associada ao PP.

Enquanto ambos participavam do evento, Moro tentou engajar Moraes com uma pergunta: “Como é que as coisas estão lá? Agitadas?”. No entanto, o ministro Moraes apenas sorriu, evitando qualquer resposta ou interação.

No decorrer do evento, Moraes discursou, sendo agraciado com aplausos de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), incluindo o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Durante sua fala, Moraes também fez um apelo a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, instando à celeridade na aprovação da lei que estabelece regulamentação para o uso da inteligência artificial no Brasil.

Expressando sua preocupação, Moraes enfatizou: “Aí entramos naquele ciclo vicioso: se não há regulação, há necessidade da Justiça regulamentar, e aí o Judiciário é acusado de usurpar o Legislativo. Se não existe uma regulação, é necessário decidir”.

O ministro também abordou a postergação da votação do Projeto de Lei das Fake News. “Desculpe a sinceridade, mas perdemos a oportunidade de regulamentar essa questão recentemente. Sou a favor de uma regulamentação minimalista, no caso das big techs e das redes sociais. Não devemos especificar tudo, apenas standards [diretrizes básicas], para avançarmos nessa regulação”, concluiu, encerrando seu posicionamento sobre a temática da regulamentação digital no país.




Coronel é suspeito de usar estrutura da PMDF para transportar R$ 1 milhão em espécie, diz PGR

O coronel da Polícia Militar Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do departamento operacional, é suspeito de usar a estrutura da corporação para transportar R$ 1 milhão em espécie de São Paulo para Brasília. O militar, que está preso desde o dia 7 de fevereiro, e outros seis oficiais foram alvos de uma operação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal nesta sexta-feira (18).

De acordo com a denúncia apresentada pela PGR, Naime mantinha “relações econômicas aparentemente ilícitas com um indivíduo identificado como Sérgio Assis”. O documento mostra que o coronel promoveu o transporte de R$ 1 milhão em espécie no dia 12 de junho de 2021.

“Há indícios de que Naime tenha se utilizado da estrutura da Polícia Militar do Distrito Federal para promover ‘escolta’ no transporte de valores, bem como elementos da provável origem espúria dos recursos, além de potencial lavagem de dinheiro”, diz a denúncia.

A PGR diz ainda que o transporte do dinheiro em espécie foi feito “sem declaração correspondente e de forma não oficial”. O objetivo, segundo a denúncia, seria burlar mecanismos de monitoramento antilavagem e dificultar a identificação da origem, da localização da propriedade e da própria movimentação dos valores.




Bolsonaro preso amanhã? Aliados avaliam situação do ex-presidente

Ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma série de processos na Justiça

Bolsonaro preso amanhã? Aliados avaliam situação do ex-presidente

Por

|19/08/2023 16:54

Jair Bolsonaro chorou ao lado dos apoiadores
Reprodução

Jair Bolsonaro chorou ao lado dos apoiadores

No círculo próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), há uma perspectiva de que a prisão do capitão da reserva não seja uma medida iminente nos próximos dias. Segundo essa visão, os recentes escândalos relacionados a joias e ao hacker Walter Delgatti estão sendo amplificados pela mídia, gerando um ambiente de incerteza em relação às acusações.

Os aliados de Bolsonaro argumentam que a Lava Jato, que já foi visto pela sociedade com um papel significativo no combate à corrupção, evoluiu para um cenário midiático onde a Polícia Federal e a Justiça, possivelmente influenciadas pelo apoio popular, extrapolaram limites legais em suas ações. O grupo afirma que essa postura da operação durante o período em que o ex-juiz Sergio Moro estava à frente da operação é diferente do que tem ocorrido contra o ex-presidente.

Uma pessoa próxima ao ex-chefe do Executivo federal observou que figuras como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin, entre outros ministros, possuem abordagens distintas das adotadas por Moro. A fonte ressaltou que esses magistrados tendem a agir de forma mais prudente e em conformidade com a lei, o que sugere uma menor probabilidade de decisões precipitadas em relação a Bolsonaro.

Apesar da crença de que a Justiça exigiria evidências substanciais antes de solicitar a prisão, o entorno de Bolsonaro reconhece que o ex-presidente vive com o receio de ser detido. Essa apreensão é uma constante, mesmo que o grupo acredite que a prisão não seja iminente.




Polícia registra três assassinatos em menos de 24h

Jovem de 23 anos é morto a tiros no Centro de São Bento, no Sertão

Um jovem de 23 anos de idade foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (19). O crime ocorreu no Centro do município de São Bento, no Sertão da Paraíba.

O caso de homicídio será investigado pelos agentes da delegacia de Polícia de São Bento. (Foto: Reprodução)

Um jovem de 23 anos de idade foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (19). O crime ocorreu no Centro do município de São Bento, no Sertão da Paraíba.

A vítima identificada como Saulo Henrique caminhava pela calçada quando dois homens em uma motocicleta chegaram e atiraram.

Segundo a polícia, a vítima foi alvejada com, pelo menos, cinco disparos de arma de fogo. Em seguida, os criminosos fugiram da cena do crime.

Uma equipe de paramédicos do Samu foi acionada, mas Saulo Henrique não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia realizou buscas na região na tentativa de encontrar e prender os assassinos, no entanto, até o fechamento da reportagem ninguém tinha sido preso.

O caso de homicídio será investigado pelos agentes da delegacia de Polícia de São Bento. A polícia não descarta que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas.

Um homem foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (19) em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. Vítima já tinha sobrevivido a outros atentados.

Segundo a polícia, o criminoso se aproximou da vítima que ainda tentou fugir, mas acabou baleado e morto. O crime causou correria na região onde era realizada uma feira pública de alimentos.

Segundo homicídio

Um homem foi assassinado a tiros no interior de uma residência na tarde deste sábado (19) no município de Cruz do Espírito Santo.

Segundo a polícia, a vítima mesmo baleado conseguiu correr e entrar em uma casa na comunidade. Os Bandidos invadiram o espaço e executaram o homem.




Reforma Tributária reduz pela metade carga dos mais pobres e aumenta para 20% mais ricos

Prédio do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Reuters

por EDUARDO CUCOLO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Reforma Tributária pode reduzir pela metade o pagamento de impostos pelos 10% mais pobres, segundo atualização de um estudo do Banco Mundial divulgado pela primeira vez em 2021. Haverá aumento da carga apenas para os 20% mais ricos.

O dado é uma comparação entre o sistema tributário atual e uma reforma que tenha alíquotas reduzidas apenas para saúde, educação e parte da cesta básica. Também considera que alguns produtos da cesta terão isenção e prevê a devolução de tributos para os mais pobres, o chamado cashback.

O modelo está próximo do texto aprovado pela Câmara dos Deputados, que está em discussão no Senado.

O trabalho divide os brasileiros em dez faixas de renda de acordo com os dados do IBGE. Atualmente, os 10% mais pobres têm uma carga equivalente a 2,4% da arrecadação dos tributos sobre consumo alvo da reforma. O percentual cairia para 1,2%. Para os 10% mais ricos, a participação na arrecadação passaria de 33% para 39,2%.

“A gente consegue um sistema mais justo do ponto de vista distributivo, mas também no sentido de retornar dinheiro para as classes mais baixas. Você diminui o efeito da pobreza e faz uma distribuição de renda maior”, afirma o consultor do Banco Mundial Eduardo Fleury, que apresentou os dados durante evento organizado pelo Insper.

O estudo também contou com a participação dos pesquisadores Gabriel Ibarra, Rafael Rubião e Ricardo Campante.

Segundo os cálculos, uma reforma que desse isenção para todos os itens da cesta básica federal atual, sem cashback, deixaria a carga dos mais pobres em 1,9% da arrecadação e a dos mais ricos em 38,5%. Ou seja, o efeito distributivo seria menor.

“Toda vez que começa a dar isenções muito grandes, isso beneficia as classes mais altas”, afirma Fleury.

A definição de quais produtos da cesta terão alíquota reduzida em 60% e quais serão isentos será feita por meio de lei a ser aprovada após a promulgação da reforma. No estudo, os consultores do Banco Mundial tiraram da lista de isenção produtos que têm consumo mais concentrado entre as famílias mais ricas. Ainda assim, esses itens terão alíquota reduzida em 60%.

About Author