PF quer colaboração dos EUA para investigar joias ligadas Bolsonaro

Polícia Federal tem investigado o escândalo das joias que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ex-presidente Jair Bolsonaro

A Polícia Federal tomou medidas para estabelecer uma colaboração policial com as autoridades dos Estados Unidos no âmbito da investigação das joias associadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que foram negociadas em território norte-americano.

No centro dessa iniciativa de cooperação está o objetivo dos investigadores de obter acesso às contas bancárias pertencentes a Bolsonaro, ao ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente Mauro Cid, e a seu pai, o general Mauro Loureira Cid, nos Estados Unidos.

Por meio dessa colaboração internacional, a Polícia Federal também pretende pedir ao FBI que conduza diligências nas joalherias envolvidas na transação das peças de joias em questão.

O ponto mais importante da investigação recai sobre a loja na qual o advogado Frederick Wassef efetuou a recompra do relógio Rolex, originalmente presenteado a Bolsonaro em 2019 por autoridades sauditas. O relógio de luxo havia sido vendido pelo general Mauro Cid no ano passado.

A PF busca rastrear a origem dos recursos utilizados na recompra do Rolex e de outras peças do conjunto de joias, razão pela qual solicitou a quebra de sigilo das contas de Bolsonaro e da família Cid tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Simultaneamente, as diligências conduzidas pelo FBI nas joalherias têm como objetivo verificar todos os envolvidos na negociação.

Um recibo relacionado à recompra do relógio contendo o nome de Wassef foi detalhado pelo colunista Valdo Cruz do “G1”. As investigações seguem em andamento, e a colaboração internacional entre as autoridades brasileiras e norte-americanas promete trazer um novo capítulo à apuração das circunstâncias envolvendo as joias associadas a Jair Bolsonaro.

Por Ig




UEFA divulga lista de jogadores que concorrem ao Prêmio de Melhor da Europa da temporada

A Uefa divulgou nesta quinta-feira os nomes dos jogadores que concorrem ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2022/2023. Os três finalistas são Lionel MessiErling Haaland e Kevin De Bruyne.

O vencedor será conhecido no dia 31 de agosto, no Fórum Grimaldi, em Mônaco, durante o sorteio da fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

O brasileiro Vinicius Júnior ficou fora do top-11, assim como Neymar. Confira abaixo os jogadores que completam o ranking além de Messi, Haaland e De Bruyne

  • 4. İlkay Gündoğan – Alemanha e Manchester City (hoje no Barcelona)
  • 5. Rodri – Espanha e Manchester City
  • 6. Kylian Mbappé – França e PSG
  • 7. Luka Modrić – Croácia e Real Madrid
  • 8. Marcelo Brozović – Croácia e Inter (hoje no Al Nassr)
  • 9. Declan Rice – Inglaterra e West Ham (hoje no Arsenal)
  • 10. Alexis Mac Allister – Argentina e Brighton (hoje no Liverpool)
  • 11. Jesús Navas – Espanha e Sevilha

Também foram anunciados os indicados ao prêmio de melhor técnico. O espanhol Pep Guardiola do Manchester City, Simone Inzaghi da Inter de Milão e Luciano Spalletti do Napoli são os indicados.

 




Mais de 20 mil famílias vão receber a nova parabólica digital na Paraíba nas próximas semanas

Beneficiários de algum programa social do Governo Federal que têm uma parabólica tradicional funcionando podem agendar a instalação gratuita do novo equipamento

Famílias de menor renda de mais de 30 cidades da Paraíba podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital. No Estado, mais de 34 mil famílias podem ser beneficiadas. O agendamento é feito junto à Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

De acordo com a entidade, mais de 14,5 mil residências na Paraíba já foram beneficiadas com a instalação gratuita do novo equipamento, enquanto outras 20 mil estão agendadas, aguardando a visita do técnico. Na cidade de Boqueirão, por exemplo, cerca de 2,3 mil kits já foram instalados. Em seguida vem Queimadas, com 2,1 mil instalações.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, explica que o programa está em sua quarta fase e já atendeu mais de 780 mil famílias em todo o país. “Até a terceira fase, trabalhamos nas capitais, passando pelas cidades com mais de 500 mil habitantes até os municípios com 200 mil moradores e seus entornos. Aproximadamente dois terços da população brasileira vivem nos locais atendidos. Agora, chegou a hora de expandir a atuação para as cidades com mais de 100 mil habitantes e municípios vizinhos”.

O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, completa.

Para saber se tem direito à nova parabólica digital, é preciso ter uma parabólica convencional funcionando. Depois, basta entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

Na Paraíba, continuam com o agendamento aberto para instalação do kit gratuito as seguintes cidades, além da capital: Alhandra, Baía da Traição, Barra de Santana, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santana de Mangueira, Boqueirão, Campina Grande, Carrapateira, Caturité, Fagundes, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Lagoa Seca, Marcação, Massaranduba, Mataraca, Matinhas, Montadas, Mogeiro, Puxinanã, Queimadas, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, São Sebastião de Lagoa de Roça e Sobrado.




SINDICATO PROTOCOLA PAUTA DE REINVINDICAÇÕES NA SECRETARIA DA SEGURANÇA E PEDE AUDIÊNCIA COM O TITULAR, EQUIPE ECONÔMICA E GOVERNADOR.

A CLASSE REINVINDICA:
1- Nivelamento dos salários em nível nordeste para todo grupo GPC.
2 – Salário de nível superior para a categoria investigativa, através de subsídio.
3 – Salários dos delegados nivelados aos procuradores.
4 – 50% do valor das horas extras sejam incorporadas aos salários de todo grupo GPC.
5 – Os valores corrigidos sejam retroativos a data base de janeiro 2023.
6 – Aposentadoria dos policiais Civis seja concedida com a garantia da paridade e integralidade.
7 – Alíquota previdenciária no mesmo valor dos policiais militares e bombeiros.
8 – Risco de vida igual aos valores pago aos delegados e Peritos, para todos integrantes do grupo GPC – 600

9 – Que o governador estado nomei todos classificados do último concurso, após o curso de formação não Acadepol/pb.
10 – incorporação total da Bolsa Desempenho para ativos, inativos e pensionistas.

www.reporteriedoferreira.com.br




VÍDEO: preso pela Polícia Federal e Gaeco, prefeito de São Mamede passa por audiência de custódia em Patos

Audiência vai definir se o prefeito será colocado em liberdade ou encaminhado a um presídio

Prefeito foi preso em operação nesta terça-feira (Foto: Reprodução)

O prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, conhecido como Doutor Jefferson, preso nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal, chegou ao Fórum de Patos durante a tarde para passar por audiência de custódia (veja vídeo abaixo). A audiência vai definir se o prefeito será colocado em liberdade ou encaminhado a um presídio.

Doutor Jefferson é um dos alvos dos mandados de prisão da operação “Festa no Terreiro 2”, realizada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O objetivo da operação é combater esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, além dos mandados de prisão preventiva, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no município de Patos e um no município de São Mamede, ambos no Sertão do estado.

Também foi determinado o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens no valor equivalente a R$ 5.187.359,94. Os crimes investigados durante a operação são os de frustração do caráter competitivo de licitação, violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, fraude em licitação ou contrato, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, além de lavagem de dinheiro.

Prefeito já foi alvo de mandados na primeira fase

Durante a primeira fase da ‘Festa no Terreiro’, em março deste ano, o prefeito de São Mamede já havia sido alvo da Polícia Federal, à época, as investigações da PF apontaram que o Drº Jefferson, usaria o código “Festa no Terreiro” para se referir aos dias que ocorreriam licitações fajutas, realizadas pela administração municipal.

Gravações, realizadas pela PF e pelo Gaeco teriam captado a ação do gestor. Após ser alvo de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal naquela época, Drº Jefferson revelou surpresa com a ação e negou possíveis irregularidades em seu patrimônio. Conforme apurou o ClickPB, no apartamento do gestor a polícia teria tido acesso a computadores.

Ainda em março, em vídeo publicado horas após ser alvo da primeira fase da ‘festa no terreiro’, Jefferson se defendeu e relatou ter cooperado com a PF e que fez “questão de desbloquear” o telefone.

Quando começou a operação

No segundo semestre de 2021, a sexta fase da operação Recidiva, intitulada de ‘Bleeder’ investigou uma série de esquemas de fraudes em licitações no estado. Meses depois, a Bleeder culminou com uma outra operação, a ‘Festa no Terreiro’, com foco em fraudes no sertão do estado. De acordo com a PF, o nome da operação se dá após investigações apontarem para o uso do termo por agentes públicos do município de São Mamede, entre eles o próprio prefeito, nos dias em que ocorriam licitações fajutas.

Durante a primeira fase da operação, em março de 2022, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo dez no município de Patos e um em João Pessoa.

Naquela época, foram encontrados mais de R$ 170 mil juntos a uma oração. De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo aos cofres públicos é estimado em aproximadamente R$ 8 milhões.

Advogados do prefeito vão interpor recurso no STJ

À reportagem, o advogado Alexandre Nunes, que junto com o também advogado Fred Igor compõe a defesa do gestor, detalhou que a equipe acompanhou as diligências de busca, apreensão e prisão realizadas pela Polícia Federal contra o prefeito. Ainda segundo o jurídico, nas próximas horas deve ser interposto recurso frente ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

www.reporteriedoferreira.com.br/ clickpb




Incêndio atinge casa de acolhimento em João Pessoa

Incêndio teria sido provocado por três adolescentes que atearam fogo em colchões

Publicado em 17/08/2023 05:34
Por Redação Portal T5
Corpo de Bombeiros foi acionada para combater as chamas

Corpo de Bombeiros foi acionada para combater as chamas (Foto:  Redes Sociais)

Uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes foi atingida por um incêndio, na noite desta quarta-feira (16), em João Pessoa. A instituição, que fica no bairro de Jaguaribe, abriga menores em situação de vulnerabilidade. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria sido provocado por três adolescentes que atearam fogo em colchões. As meninas estavam no primeiro andar da casa de acolhimento.

Quando perceberam as chamas, os responsáveis pela casa de acolhimento acionaram o Corpo de Bombeiros e retiraram as crianças e adolescentes do local. Todos os menores acolhidos pela instituição foram realocados para outra casa.

As meninas que provocaram o incêndio foram levadas para a delegacia para prestar depoimento.